Nêmesis

Nêmesis Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - Nêmesis

readsmel0 18/11/2020

No começo estava me sentindo meio perdida pq é mencionado bastante o passado entre a Miss Marple e o Rafiel, que é mostrado no livro Mistério no Caribe, que no caso não li kkkk e foi minha culpa mesmo ter lido meio que na "ordem errada" mas sinto que isso não estragou a minha experiência de leitura, porém, claro que fiquei bastante curiosa para ler o livro anterior e descobrir esse tal de Mistério no Caribe. Mas sobre o livro "Nêmesis" fui muito conquistada pela velhinha sim, ela é bem fofa e sagaz, e com certeza deu vida á história. Como sempre, Agatha sempre deixa umas migalhinhas durante a trama para você ir desconfiando e tentando desvendar o crime, mas ainda sim sempre sou pega de surpresa no final kkkk desconfio de todos os personagens mas nunca tenho alguém de fato em mente que eu tenha certeza que seja o criminoso. Isso me deixa bem animada e maravilhada com a forma como a autora escreve, de tal jeito que eu acabo nem pensando mais em quem deve ser o assassino, só quero ler e ler aquela história sem parar. Muito animada para próximas leituras da autora!!

Carlos531 03/09/2023

Nêmesis
Outro romance policial da rainha desse estilo, dessa vez com a velhinha simpática Jane Marple que irá investigar mais um crime cruel. O inusitado dessa vez é que miss Marple irá atuar como profissional contratada e não de modo amador, atuando com muita energia e perspicácia, na verdade até certo ponto muito parecido com Hércule Poirot usando as células cinzentas, como diria Poirot. Como todo romance de Agatha Christie esse também é imperdível e quem gosta desse estilo não pode deixar de ler.

Kety 04/04/2021

Querida Nemesis
Demorei um pouco para resenhar, mas essa história perfeita não sai de minha mente.
Esse livro foi meu primeiro contato com a escrita da autora, e nossa querida Miss. Marple ganhou meu coração, com seu jeitinho curioso e sagaz. Além da narrativa fluida, a história te prende de tal forma que em um piscar de olhos você chegou ao fim. Falando em fim, infelizmente não consegui descobrir antes do fim quem era o nosso culpado, quem sabe da próxima vez? Haha
Em breve quero ler mais livros da autora porque fiquei totalmente encantada por suas histórias, 5 estrelinhas sem dúvidas ?

Rachelsilva28 01/05/2022

Sensacional
Muito bom ler novamente miss Maple, como não amar essa velhinha fabulosa ??
Amo demais

Wagner47 31/10/2020

Muito amável
Tia Jane tem que investigar um crime.
Ponto.
É só isso o que ela sabe.
Devido a isso, o livro mostra-se incrivelmente longo, por vezes necessário, mas em sua maioria mais comprido do que precisava ser, principalmente do final. Inclusive Agatha tenta fazer um certo link que poderia ser facilmente reduzido em três linhas se fosse substituído por outro

E foi um crime incrivelmente fácil (ainda mais porque Christie usa a MESMA situação de um de seus livros mais famosos), mas a graça estava no que essa amável senhora tinha de descobrir para que pudesse investigar o crime (e com isso foi mais da metade do livro)

IMPORTANTE
Leiam "Um Mistério no Caribe" antes. Não diz a respeito da solução do crime desse livro, mas de certa forma faz você eliminar alguns suspeitos (já que eles reaparecem nesta obra)

Everton Vidal 23/05/2020

Es el primer libro que leo de la Reina del crimen. A princípio no me gustó. Me costó asimilar su modus operandi, específicamente de su protagonista Miss Maple (presente en mas de doce libros de la autora) que no es exactamente una detective sino una viejita con un conocimiento inato extraordinario sobre el comportamiento humano y un faro especial para el mal. Pero a partir de la segunda mitad el romance tomó contornos muy interesantes y al fin se concluyó de una forma inesperada.
Un libro muy entretenido! Y aunque no sea el mejor de la autora representa bien su estilo y nos deja con ganas de leer otros más.

nicookie 10/04/2023

Um dos poucos livros com investigação da Miss Marple que conseguiu de fato me interessar.

Tô tentando deixar de lado um pouco o Poirot pois me sinto parcial julgando todos os outros detetives pelo padrão dele.

belle.ilr 23/01/2022

aaaaaaaaaa
Eu amo os livros dela scrr, eu sempre acho o começo meio lento mas qnd tudo vai se encaixando é tão bom------
Gabi 06/03/2022minha estante
Vc acaba q vale a pena ler Agatha Christie? Pq eu vi uma edição lindíssima dos livros dela e fiquei interessada

belle.ilr 06/03/2022minha estante
amg, a escrita dela é meio rústica sabe, não é tão soltinha como os livros de hj, o começo dos livros dela é bem paradinho mas dps dai sempre fica bom, mas acho q depende de pessoa pra pessoa, le um pouquinho antes

Gabi 06/03/2022minha estante
Okkk mt obg

Tayla Cristina 12/05/2020

Inicialmente, o livro me decepcionou um pouco no tocante a edição. Embora tenha uma capa linda, estava cheio de erros de digitação. No entanto, a história é sempre bem-vinda. Ágatha Christie nunca decepciona. Nesta obra, Miss Marple parte em uma excursão em busca de justiça!

Karla 23/03/2022

Desta vez, consegui entender quem era o assassino!
"Uma vida, não importa o quanto dure, é uma experiência completa" (p. 81).

Neste livro, acompanhamos uma Miss Marple mais velha, de saúde mais delicada, mas com a mente tão sagaz e incrível de sempre, que aceita a missão dada por um falecido amigo de fazer justiça... Mas para quem? Por quê? O que aconteceu?

Ele não diz, e a adorável velhinha precisa descobrir e ser a própria deusa da vingança e justiça equitativa. Para não dar spoiler, não vou dizer o que ela descobre, mas ah... Ela descobre!

Mais uma vez a Rainha do Crime entrega uma história onde todos os elementos são bem relacionados entre si e a dúvida paira durante a maior parte da leitura. Quem é o assassino, como o por que motivo matou é plausível e bem feito.

Como sempre, adorei!

Sa 12/10/2023

Senti que o começo demorou para fluir pra mim, mas depois a história engatou. Foi minha primeira história com a Miss Marple e gostei bastante dessa personagem. Não suspeitei do assassino. Adorei o desenrolar final, muito bom.

Thiago 02/11/2022

Coincidências demais
Este livro é um dos últimos escritos por Agatha Christie, o último com Miss Marple, a famosa velhinha resolvedora de mistérios. A história é uma espécie de continuação de Um Mistério no Caribe, pois Miss Marple faz suas investigações a pedido do Sr Rafiel, o qual ela conheceu no outro livro.
Como uma autêntica obra do fim da vida da autora, ela peca em vários pontos, havendo grande quantidade de situações inverossímeis e coincidências necessárias para o desenrolar da trama. Além disso, os personagens são insípidos, não possuindo carisma ou apelo para carregarem a história. Mesmo com um bom desfecho que surpreende, o livro falha em empolgar ou impactar o leitor...

Jaque - Achei o Livro 20/05/2020

Última participação da minha detetive favorita.
Nêmesis traz de volta o Sr. Rafiel, personagem de importância em Mistério do Caribe, onde ele ajudou Miss Marple a resolver um trágico crime.
Enquanto folheava o jornal, Miss Marple se depara com a notícia da morte do Sr. Rafiel, um ano após a viagem de ambos às Antilhas.
Após algumas semanas ela é procurada pelos advogados do falecido e fica sabendo que Sr. Rafiel deixou uma grande quantia em dinheiro para ela, desde que resolvesse um crime no período de um ano.
Apesar do dinheiro ser muito bem vindo, a curiosidade pesou e fez com que ela aceitasse, até mesmo porquê ela não sabia nada sobre o crime.
Apenas seguindo instruções por carta do falecido, Miss Marple embarca numa excursão para a Grã Bretanha junto com mais 15 pessoas. Seriam algumas dessas pessoas um criminoso? Ou algum informante?
Sem saber qual é o crime e muito menos o assassino, Miss Marple vai ter que desvendar aos poucos esse mistério e conforme ela vai fazendo suas perguntas, uma triste estória vem à tona.

A trama proposta pela dama do crime dessa vez é bem diferente, pois vamos descobrir junto com Jane Marple quem são os envolvidos na estória e aos pouquinhos uma grande trama envolvendo amor, tragédias e crimes vão se desvendando.
Eu acertei o culpado mas a estória por trás dos seus atos foi muito além do que poderia imaginar. Amei como a autora construiu esse personagem e seu desfecho final.
Só fiquei com algumas dúvidas sobre a estória: Se Sr. Rafiel mandou Miss Marple exatamente praquele lugar, com aquelas pessoas, era por que ele já sabia do que havia ocorrido e poderia ter contratado alguém para resolvê-lo há muitos anos atrás.
E uma outra pessoa, de extrema importância do passado que também estava na excursão, foi coincidência ou mandada por Rafiel? Será que deixei passar essa?
Enfim, eu adorei o livro. Fecha com chave de ouro a participação da Jane Marple, em toda sua glória e genialidade.
Recomendo à quem for ler que leia antes Mistério no Caribe. Apesar de serem estórias independentes, dá uma melhor visão dos personagens envolvidos.
Boa leitura!

Nota: 4,5 ★

site: https://acheiolivroperdiosono.blogspot.com/2020/05/nemesis-agatha-christie.html

Jose.Maltaca 30/03/2022

Disperso
Nêmesis, livro da escritora britânica Agatha Christie e publicado em 1972, narra a história da senhora mexeriqueira Miss Marple, a qual recebe um pedido inusitado para investigar algo nebuloso. O pedido é realizado por um conhecido de Marple, o Senhor Rafiel, o qual figura como personagem no romance “Um Mistério no Caribe”. Assim, recomendo a leitura de “Um Mistério no Caribe” antes de iniciar a leitura de “Nêmesis”, uma vez que vários detalhes do primeiro repercutem na história do segundo (o que a editora Harper Collins pareceu ignorar ao não incluir o livro do Caribe em um box anterior). Dito isso, aqui temos um whodunit bastante disperso: ora a história vai a uma direção, ora a outra, o que sem sombra de dúvida torna a experiência confusa. Desorientação esta que se traduz num entra e sai de personagens, em uma morte inverossímil e em uma trama passada chocha e sem inspiração.

Contribui para a falta de êxito da história a falta de motivação que dá o pontapé inicial ao enredo. A introdução de dois personagens patetas, cuja relevância desaparece tão logo eles aparecem, faz com que a força do argumento dos eventos transcorridos no livro passado e a excentricidade de Senhor Rafiel não sejam bem representadas. Tão logo Marple se vê em uma cruzada aleatória e mais perdida que amendoim em boca de banguela, os eventos transcorrem por ela, sem que tenha que levantar um palito para investigar e pôr a termo o que dela é pedido. Assim, quando a história se estabiliza e o whodunit é criado, já é tarde demais: o desinteresse já bateu. Some-se a isso a repetição da trama rasa que se descortina no passado e temos um festival de personagens com motivações estapafúrdias e uma série de acontecimentos que transcorrem circularmente sem muito acrescentar.

Aqui retomo o ponto inicial do livro como continuação. Para que o título “Nêmesis” tenha alguma força no final da trama, é necessário prévio conhecimento do livro anterior, o que Christie tenta martelar sem sucesso em um segmento apressado após a revelação final. Porém, mesmo no livro do Caribe, a alcunha que Miss Marple se dá é um detalhe final, nada que justifique uma trama inteira que não faz jus ao próprio apelido, não importa quanto Christie nos queira levar a acreditar que isso é merecido. Assim, Nêmesis é um dos livros mais dispensáveis da carreira da escritora britânica, a qual já escreveu livros mais divertidos (“Os Crimes ABC”), interessantes (“Um Mistério no Caribe”) e com maior carga de suspense (“Morte no Nilo”). Recomendo a leitura somente para os fãs da Rainha do Crime, e somente após ter percorrido longo trecho em sua profícua bibliografia.