Elena, A Filha da Princesa

Elena, A Filha da Princesa Marina Carvalho

Resenhas - Elena: A Filha da Princesa

G.M 08/09/2015

Absolutamente exasperador
Não creio que seja necessário descrever o que acontece no livro, pois a sinopse já faz isso muito bem e há diversos resumos da história feitos por outros resenhistas. Minha motivação para fazer essa resenha é a ausência de críticas negativas a esse livro, pelo menos, críticas que eu considere pertinentes.

Esse livro me enfureceu de diversas maneiras. Primeiramente, ele é machista. Muito machista. Grande parte dos homens são retratados de forma irritantemente estereotipada e quase todos eles são (ou apresentam traços de) trogloditas maníacos machistas possessivos e controladores, especialmente os protagonistas. Luka, o 'macho' principal dessa história, deve ser um dos piores personagens que já tive o desprazer de ler, incluindo os vilões. De início, quando tinha acabado de aparecer, ele me pareceu um babaca (nada de surpreendente, visto que 80% dos personagens masculinos de Marina Carvalho são assim), mas logo ele demonstrou ser muito, muito pior. A verdade é que Luka é um porco. Ele é um NOJENTO. REVOLTANTE. ABJETO. Um ser BAIXO e DESPREZÍVEL que NEM os mais SÓRDIDO dos ANIMAIS mereceria ter como companheiro. Ele consegue ser pior que Alexander, e eu já detestava Alexander.

Por pior que o energúmeno seja, no entanto, o que me enfurece mais que tudo, infinitos milhões de infinitas vezes mais que a canalhice de Luka e sua total e cara de pau, é a reação de Elena. Eu não entendo, de verdade. Depois das atitudes de Luka, eu nunca, nunca, nem em infinitos milhões de infinitos anos seria capaz de sentir algo por ele além de desprezo e repulsa. Mesmo considerando que ela já o amasse muito (o que não faz sentido, pois a relação é baseada apenas na atração física), Elena deveria ficar no mínimo irada, sua indignação deveria ser suficiente para fazer seu sangue ferver e não permitir que o calhorda continuasse a zombar dela e agir de maneira tão nojenta. Mas não. Ela não consegue retrucar suas grosserias. Ela permite que ele a trate como se fosse um pedaço de carne sem sentimentos (pois é isso que ela é para ele: apenas um pedaço de carne). Elena não reage. Mais uma vez, uma situação absurda dessas é retratada como normal, romântica até, como se fosse um probleminha irrelevante e eu, como jovem mulher, sinto raiva, indignação e tristeza. É horrível a normalidade com que Elena está lidando com os acontecimentos. Não me sinto representada por ela e, mesmo que ela fosse a mais carismáticas das criaturas, não sou capaz de respeitar uma personagem que não se dá o respeito.

Fiquei realmente chocada ao não encontrar nenhuma resenha que abordasse esses assuntos, afinal, foi o que mais me marcou. Entendo que essas sejam críticas bem subjetivas, portanto, falarei agora de aspectos mais concretos do livro. O fato é que esse livro não seria bom nem mesmo se tirássemos o machismo dele. Ele me confunde. Seus personagens, além de detestáveis, não são nem um pouco coerentes. Em um momento, Luka é um cafajeste querendo fazer cafajestagem, em outro, e do nada, é protetor e gentil e resolve que não consegue viver sem Elena. Do nada. Sem explicação. O personagem e sua relação com a mocinha não são nem um pouco desenvolvidos. Seus traumas passados são contados rapidamente, e não mostrados. Eu nunca cheguei a entender o amor de Elena pelo cara. O final foi, além de clichê (e bem parecido com o final de De repente, Ana), simplório e mal elaborado. Alguns elementos do livro, como os manifestantes-revolucionários-terroristas-republicanos e a volta de certo personagem, não foram trabalhados e suas resoluções aconteceram literalmente nas 5 páginas do epílogo. Se tais elementos não tinham importância, então por que inseri-los no enredo?

Não sei mais o que dizer. Sinto que não consegui me expressar muito bem. Esse livro me fez sofrer. Lê-lo foi um suplício. Foi desagradável. Desesperador. Os personagens estão entre os piores de minha 'carreira' literária e o enredo é um dos mais rasos dos livros que já li. Essa série, como um todo, foi uma das maiores decepções do ano, se não a maior.
SahRosa 14/09/2015minha estante
Finalmente! Finalmente uma resenha que realmente mostra o que esse livro é! Estou lendo Elena e sofrendo, livro chato, prevísivel e brochante! Um dos piores que li esse ano, sei que cada um tem sua opinião, mas não dá, Elena é uma história simplória, sem um pingo de romance, aonde o desejo carnal fala alto, aonde a mulher é tratada como um simples objeto e gosta disso! Luka é um personagem horrível, mesquinho, Elena finge não ser uma patricinha, mas é, ela é mimada, irresponsavel, como pode aceitar tudo que Luka fez e ainda querer ficar com ele? Eu li Simplesmente Ana e também não gostei, pensei que Elena fosse ser diferente, mas não é; Mesma história, com os mesmo pontos, a autora amadureceu sua escrita, mas sua história continua a mesma, clichê e sem graça e sério, como chupar o sangue de alguém é sexy? Se fosse uma história de vampiros, tudo bem, mas não é...

Michelle Trevisani 01/04/2016minha estante
Olha, também senti muito disse que você escreveu. Não consegui gostar da história.

lary 07/07/2016minha estante
Nossa, sua resenha!
Li os dois primeiros, gostando de alguns aspectos e odiando outros, a escrita e a história são muito boas, e eu tenho o problema de não procurar muita literatura nacional. Só que... Alexander me irritava um pouco demais, o tratamento que ele dava a Ana, o ciúme exacerbado dele e da própria protagonista, afirmando o tempo todo o quanto eles eram maravilhosos e cegos. Achei o relacionamento deles um pouco abusivo, porque ele cobra dela umas coisas que eu fiquei me perguntando se era sério. Além do mais, a justificativa para não ver o Ivan como ameaça não serviu muito ao propósito de diversidade. A ideia de que ex é sempre a louca do relacionamento, apesar de dessa vez ela ter realmente cometido crimes, me deu a impressão de incitar a inimizade das mulheres no que tange esse aspecto. Mas pra mim, quando a Marina diz algo como "loira burra" e depois diz que sabe que soa preconceituoso, mas que naquele caso era justificado, fique "séééério?". E durante a leitura dos livros eu sempre ficava com uma pulga atrás da orelha quando havia algum comentário meio gordofóbico.
Mas enfim, depois disso tudo foi dar uma chance a Elena, antes vim conferir aqui resenhas. E a sua me dissuadiu a tentar.

Mariana 29/04/2018minha estante
Vim aqui, sem conseguir terminar a leitura, pra ver se era só eu que estava sentido isso ou se realmente eu estava lendo uma história tão nojenta e opressora. VOCÊ DESCREVEU TUDO O QUE EU SENTI ATÉ A GORA LENDO ESSE LIVRO! Eu estou tão impressionada e chocada que eu não consigo entender como é possível que tem mulher gostando dessa merda toda. Mano, Luka é MUITO machista, chega a ser surreal. Eu fiquei pensando "Será que a autoria pretende mostrar como são os relacionamentos abusivos? No final deve ter algum esclarecimento, não é possível!". Sério, a Elena é mostrada como uma cordeira que vai muda ao matadouro por vontade própria. Ela fica muda na presença de Luka, e o que dizer quando ela mesma fala "ele pôs a mão no meu queixo e me obrigou a olhar pra ele" como se fosse a coisa mais normal do mundo (e isso se repete em várias ocasiões). Eu me sinto mal só de pensar nas diversas meninas lendo isso e achando que ter um namorado como o Luka é normal, ou que a atração física compensa todas as outras merdas.

Marli.Santos 09/06/2018minha estante
O primeiro já achei bem ruim,personagens sem graça.TEnto ler novas autoras brasileiras, mas é tanta puxação de saco, com resenhas sempre positivas e na maioria das vezes mentirosas.

Bru 07/09/2015

Amorzinho do ano
O livro começa com Elena na Nigéria num programa onde ela incentiva a leitura para as crianças, mas ela acaba recebendo uma notícia e tem que voltar para a Krósvia. Elena acaba tenho um ''amor proibido'' e vai ter que lidar com a família. É muito engraçado ver seu pai com ciúmes. O garoto em que Elena se apaixona é um bad boy de suspirar, mas depois vamos conhecer os motivos para ele agir assim. O país passa por ondas de revoltas de pessoas querendo acabar com a monarquia e isso vai acabar afetando na vida da família real. Fiquei com muita nostalgia e saudades desses personagens já mais velhos e quero mais trabalho da Marina. Já viu que esse livro é 1000 em 1 e se você ler vai ver que tem muitas outras surpresas.

site: Veja a resenha completa em breve no Instagram: @livrossaomemorias

De Cara Nas Letras 26/08/2015

Elena - Marina Carvalho
Primeiro gostaria de dizer o quão incrível foi ver e acompanhar esse novo lado da Ana, como mãe, me apeguei tanto a ela, que foi difícil aceitá-la nesse papel (será que fiz sentido?).

Em Elena, a filha da princesa conhecemos Elena, a filha da Ana óbvio né?!, e o prólogo começa justamente mostrando o seu nascimento, ou melhor, a bolsa de Ana estourando e um Alex enlouquecido achando que está faltando algo na bolsa de maternidade, só faltando levar o quarto da criança para a hospital (exagero meu rs).

Ana como a calmaria em pessoa que é, a não ser claro, quando pisam no calo dela, é quem mantém a ordem – nessa vez e em todas as outras – da família. Logo após essa episódio, já partimos para conhecer uma jovem Elena, no auge dos seus 19 anos, que estuda Línguas e parte para a Nigéria com o grupo dos Universitários sem Fronteiras para ensinar inglês e apresentar às crianças de lá o mundo da leitura. Pouco tempo depois, devido a um “imprevisto” relacionado a Ana, Elena retorna para a Krósvia para ficar com sua mãe, e ai sim a história toda começa. Os personagens que conhecemos e amamos (o Rei sz , Irina, Kare sz , Tia Marieva, os primos...), todo mundo aparece e a família fica – quase – completa. E falando nos primos, um deles tira o sono de muita gente, seja pelo lado bom ou ruim. Rebelde que só ele, querendo afrontar o Rei, Luka causa todo tipo de confusão imaginável (e inimaginável) durante sua adolescência e juventude, fazendo raiva a muita gente.

Ele só retorna ao berço familiar para o casamento da sua irmã mais velha, Luce, e se manterá nele por uma pessoa especial que vocês já devem imaginar quem seja. Entre muita confusão, afinal de contas o reinado do Rei Andrej pode estar com seus dias contados devido a uma revolução que está tendo no país contra a monarquia e no meio disso tudo, o alvo principal dos manifestantes é a Princesa Elena, ela acaba se metendo em poucas e boas. Graças aos céus ela tem um cavaleiro, sem cavalo nem armadura, sempre pronto para defendê-la e com um ótimo timing. Como o próprio diz: Elena está sempre no lugar errado, na hora errada. E por conta disso, ele acaba levando-a para a Colline Viola – a vinícola de sua família –, a fim de protege-la contra todos os atentados. A partir daí, só lendo para saber o que vai acontecer. Só posso dizer que não é pouca coisa, pelo contrário.

Nesse livro, os capítulos são intercalados, um é narrado pela Elena outro pelo Luka, coisa que muito me agradou, principalmente porque não repete a mesma cena na visão de cada um, mas sim, dá sequência a história, mostrando diferentes momentos hora pelo ponto de vista de um, hora pelo do outro. Só senti falta da Olivia, não teve nenhuma cena dela com a neta, senti falta disso. E uma coisa que me incomodou foi o fato de por muitas vezes na narração de Elena, aparecerem os nomes de Ana e Alex quando se referindo a eles, ao invés de mamãe e papai, achei “frio” esse jeito. Sobre a capa, preciso comentar? Amei! Simplesmente. A diagramação também está incrível, o detalhe no nome do narrador de cada capítulo e o símbolo referente a cada um, tudo lindo.

A Record está de parabéns, primeiro por ter investido nesse talento da nossa literatura e segundo por ter publicado uma belíssima edição de um livro tão esperado. Só me resta dizer: LEIAM! E se apaixonem mais ainda por esses personagens tão perfeitos, até nas suas imperfeições.

Até mais,
Thamyris Medeiros

site: www.decaranasletras.blogspot.com

Gabi | @ps_gabih 16/08/2015

Humilde Opinião :)
Apaixonada!!!!
A frase: Em cada livros encontra um amor diferente me define😁. Aqui estou eu morrendo de amores pelo Luka.😍💗

Elena é um spin off de Simplesmente Ana, onde os protagonistas são a filha (Elena) e o sobrinho (Luka) de Ana. 😍
Apesar de ser um spin off, da pra ler tranquilamente apenas ele sem ter lidos os outros, pois a Marina conta um pouco do desenrolar dos outros livros para que o leitor não fique perdido nos fatos. O que foi muito bom!! (Mas leiam os outros, são muito bons tbm 🙈)
A @marinacarvalhoescritora é incrível!!! E não digo por ser uma das minhas autoras favoritas. 💗

site: https://instagram.com/p/4JyW4wgYgs/?taken-by=gabiihpereira

Cássia | @procureiemsonhos 03/08/2015

Resenha feita no blog Procurei em Sonhos
Apesar de ter os dois primeiros livros na estante (Simplesmente Ana e De repente, Ana), eu nunca realizei a leitura dos mesmos. Mas isso não foi um empecilho durante a leitura de Elena. Muito pelo contrário: não conhecer os elementos envolvidos na trama me fez gostar ainda mais do que foi apresentado. Achei super interessante a maneira como a autora introduziu os leitores ao mundo de Ana, os acontecimentos em Krósvia/Perla e toda a história que se passou durante os volumes anteriores. Obviamente que spoilers a respeito dos demais livros são inevitáveis, mas particularmente não ligo para esse tipo de coisa. Dessa forma, comecei a leitura de A filha da princesa com o coração aberto e cheia de expectativas. E não me arrependi dessa escolha

O livro nos conta a história de Elena, filha da princesa Ana e do príncipe Alexander. Apesar de ter nascido e de ser criada em berço de ouro, Elena não foi a típica patricinha que eu esperava encontrar. Ela tinha todos os motivos do mundo para viver em seu castelo e em seu mundinho particular, mas decidiu que precisava fazer mais pelas pessoas, precisava ser útil de alguma forma, e por isso se dedicou aos serviços sociais e trabalhos voluntários. Com apenas 19 anos, Elena é uma garota cheia de sonhos, esperanças e com marcas no coração por conta de decepções amorosas.

Se de um lado temos uma princesa decidida, do outro não poderia faltar um personagem totalmente o oposto e ela, não é mesmo? E é ai que conhecemos Luka*, primo de segundo grau de Elena e conhecido como o rei da cocada preta. O rapaz é odiado por praticamente toda a família real, e realmente não liga muito para o que pensam sobre ele.

E no momento em que os olhares deles se encontram, tudo muda... E a história fica mais emocionante, mais dramática e romântica. Sendo assim, a trama acaba girando em torno do "chove-não-molha" entre Luka e Elena. Ok, eu entendo que ela tinha razões suficientes para fugir dessa cilada, mas quem é que resiste ao Luka? E apesar de o foco principal da história ser o casal, os demais personagens ganharam certo destaque e me emocionei inúmeras vezes durante a leitura, principalmente quando questões relacionadas à família estavam envolvidas.

Como na maioria dos livros new adult, em A filha da princesa os capítulos são alternados entre o ponto de vista dos personagens principais (Elena e Luka) e achei que isso foi fundamental para um melhor entendimento dos fatos. Em alguns momentos, a autora até "repetiu" algumas cenas nas duas visões, para que os leitores realmente pudessem entender o que se passava dentro da cabeça de cada personagem.

Além disso, as ligações com os livros anteriores e a introdução dos personagens secundários na trama como um todo fluíram naturalmente. Parecia que eu estava vivendo no castelo, sorrindo e chorando com os personagens. Nas últimas páginas eu estava com o coração nas mãos, super aflita e pensando como a autora iria finalizar a história.

Infelizmente, a obra possui algumas fragilidades: Elena se diz muito madura, mas suas atitudes são um pouco contraditórias e isso acaba causando certa confusão; Luka ora é muito frio, em seguida, muito doce, além de ter o dom de sumir e aparecer dos lugares de maneira muito misteriosa; e os acontecimentos - como, por exemplo, os atentados contra a família real - e além do próprio final, foram um pouco corridos. Mas nada disso foi empecilho para me fazer desgostar da obra. Acredito que a autora utilizou esses artefatos porque se enquadravam melhor na trama como um todo.

E é fato que eu me apaixonei pelo jeito bad boy do Luka logo que ele apareceu. Eu tenho um fraco por personagens seguros de si e que carregam grandes segredos e mistérios. Da mesma forma que Elena, me emocionei ao descobrir cada particularidade de Luka e fui grata por poder entrar em seu mundo e conhecer um pouco mais sobre ele.

A Editora Galera Record está de parabéns! Além de investir em mais um talento nacional, o trabalho realizado na capa, diagramação e na obra como um todo foi excepcional! E devo acrescentar que Elena, a filha da princesa é uma história deliciosa, divertida e emocionante!

* Realmente não sei se ele já tinha aparecido nos demais livros.

site: http://www.procurei-em-sonhos.com/2015/06/resenha-elena-filha-da-princesa.html

Vanessa Flausino 30/07/2015

Não consegui parar!!!
Preciso falar: Marina Carvalho nunca me decepciona!
Desde o livro "Azul da cor do mar" (qe é um dos meus xodos ❤), o primeiro que li dela, venho acompanhando seu trabalho.
E ontem me apaixonei por Luka e Elena *-*
Fiquei meio apreensiva de ler depois qe me decepcionei com "A herdeira", mas p mim qe gosto do estilo, confesso qe devorei em 9 horas 😱
Não consegui parar antes de terminar.
Adorei o fato de reconhecer cada personagem, com suas características, mesmo depois de tantos anos passados na estória, mas ainda assim ter um ambiente todo novo, com uma nova estória qe amarra tudo, sem deixar pontas.
Resumindo: Amei ❤
Detalhe qe amei no livro: Adoro ver o cafajeste, o vilão e personagens do tipo descobrindo o qe é amar *-*

site: instagram.com/lapetitene

Fabi Brandes 23/07/2015

Elena: a filha da princesa
Olá pessoal, tudo bem? Como o prometido, voltei logo, e dessa vez, para falar de um gênero que não costumo ler, que são livros de princesas. Vamos conhecer Elena? Bom, trata-se de um livro spin off dos livros da série Simplesmente Ana, da autora Marina Carvalho. Para início de conversa, esse foi o meu primeiro contato com a autora e já adorei por eu ter entendido a história, mesmo sem ter lido os livros anteriores, portanto, você não precisa ter lido os outros volumes para ler Elena.

Elena tem 19 anos, e ao contrário do que muita gente poderia pensar, ela está vivendo em uma situação extrema na Nigéria, ajudando crianças a ler e escrever através de um trabalho voluntário. Em condições precárias, eis que ela recebe um telefonema do pai, o Príncipe Alex a informando que sua mãe está grávida de gêmeos, e que ela deveria voltar para o reino de Krósvia para auxiliá-la.

Tudo estaria ótimo se não fossem algumas questões: Elena mudou. Não é mais uma delicada menina, agora, ela conhece os perigos do mundo. Fiquei bastante contente com a postura dela: uma moça forte, dedicada e bem decidida. E é esta menina que se depara com uma situação muito delicada no reino: há rebeldes que querem acabar com a Monarquia, e acabam usando-na para isso. Dessa forma, Elena se vê, em várias situações, no meio do perigo.

O que ela não esperava era reencontrar o seu primo ( e amor ) Luka. Luka roubou um beijo dela há anos atrás, e agora, Elena revê o pesadelo de ele estar se reaproximando da família. O que temos de ressaltar aqui, é que Luka é um bad boy, um marginal que puxou ao pai, embora esteja querendo acertar na vida, a fim de ficar com Elena.

E nesse misto de sensações, os dois vão vivendo uma espécie de romance muito lindo e forte, gostei muito de como a autora descreveu as cenas mais quentes. Trata-se de um romance do estilo New Adult, e acho que a escrita encaixou-se perfeitamente com o estilo. Não conheço os outros livros de Marina, mas pelo que andei lendo, a autora melhora a cada livro que é lançado.

Pontos e mais pontos para a editora que criou uma diagramação super fofa, o livro é lindíssimo por dentro, muito amor!
Terminei o livro com a sensação de dever cumprido por ter conhecido Elena e sua família, e com o desejo, de quem sabe, de ter um pouquinho mais.

Até mais, pessoal!

Iracema 09/07/2015

Elena é "desorientador"
Neste livro, Marina mais uma vez se superou e surpreendeu. Primeiro New Adult que a autora lança no mercado e, definitivamente, acertou em cheio.
O livro é na medida: tem enredo, escrita fluída, personagens "reais" e como alguns tem falado...uma tensão sexual absurda entre Elena e Luka! Instigante, atraente e encantador...De tão bom, se lê em poucas horas.

Izabela 06/07/2015

Eu estava muito animada para ler esse livro, mas acabei desanimando um pouco no meio do caminho. Adoro a escrita da Marina e eu já tinha gostado dos outros livros desse mesmo 'mundo', assim dizendo. O primeiro livro, Simplesmente Ana, é um dos meus queridinhos e o segundo, De Repente Ana, é bom, mas nada como o primeiro. Eu sabia que a história desse não tinha como foco a princesa Ana, mas mesmo assim estava animada para conhecer a filha dela, Elena. A escrita da autora continua ótima, mas não acho que New Adult seja o forte dela. O livro me prendeu muito no começo, o que me animou, mas quando fui chegando ao meio da história fui ficando com preguiça de continuar a leitura. Tinha momentos em que eu podia jurar que estava lendo uma distopia, era tanta coisa acontecendo e tanta revolta que eu me perdia na leitura. O livro recebeu quatro estrelas, porque a história é muito boa, mas não conseguiu me prender muito. Meio consfuso, desculpa. Acho que parte disso vem do fato de que eu estava esperando por algo mais new adult (já que a autora falou que era um). Ok, menos drama e mais ação, rs. O livro é uma continuação de uma (em tese) trilogia, mas você consegue entendê-lo muito bem se não tiver lido os outros dois livros. Cuidado, as primeiras páginas são a explicação (tipo um lembrete) de tudo que aconteceu nos primeiros livros, tipo, três páginas inteiras de 'spoilers'. Quem avisa, amiga é! =)

Elena nasceu, literalmente, em berço de ouro. Neta do rei da Krósvia e filha do casal mais popular do país ela tinha tudo para ser uma menina muito mimada, mas conseguiu ser exatamente o oposto. Desde pequena sempre quis ajudar tudo e todos, foi pensando nisso que, quando entrou na faculdade, quis fazer uma viagem com um grupo de colegas para ajudar um país com necessidades. Tudo estava relativamente tranquilo, ela estava ensinando crianças, que realmente precisavam, a ler e ainda por cima estava realizada, mas um chamado urgente do palácio a fez largar tudo para voltar para a família e todo o drama que ser uma princesa carrega. Não bastasse os dramas famíliares, o país estava no meio de uma grande bagunça, rebeldes queriam derrubar o rei e transforma Krósvia em um país sem monarquia. Quem é o foco deles? A princesinha, é claro. Afinal, a neta do rei era o maior bem dele. No meio disso tudo Ele precisa lidar com sua família, com essa bagunça de rebeldes e, claro, com o coração, que estava batendo mais forte por alguém que ia contra tudo que ela acreditava, até mesmo sua família.

Luka tinha tudo para seguir o mesmo caminho da prima, Elena, mas resolveu se revoltar com a vida que tinha. Depois de perder o pai, por conta de problemas no passado, ele resolveu colocar na cabeça que a culpa era de toda a família e que faria de tudo para acabar com a felicidade deles. Ele mudou de país e evitou tudo e todos por muito tempo, até que um evento familiar o levou de volta ao palácio da família. Ele só ficaria por alguns dias e logo iria para bem longe. O que ele não imaginava era que se apaixonaria, por completo, pela princesinha. Elena já não era mais a menina sem graça que ele conheceu quando era mais novo, ela era uma linda mulher com um coração de ouro. Mas e a família? E tudo de errado que ele já tinha feito? Sem esquecerm é claro, da guerra que estava quase se formando no país. Será que valeria a pena ir conta tudo que ele tinha acreditado por tanto tempo para ir atrás da princesa? Os sentimentos era correspondidos, mas isso era o mais fácil no meio de toda essa bagunça.

"Meu inferno é ele. E meu paraíso também." - Página 313

Eu adorei o jeito da Elena e ela realmente me lembrou muito a mãe dela (falando assim parece até que sou amiga das antigas da Ana, rs). Ela é resolvida e sempre soube o que queria na vida, sem esquecer, é claro, que colocaba tudo e todos na frente. O que não gostei tanto assim foi o badboy da vez e olha que normalmente é o que mais gosto. Luke tem seu charme, mas durante grande parte do livro eu só conseguia pensar que ele era um mimadinho que nunca tinha ouvido um 'não' bem dado na vida para crescer. Até ações malucas de um badboy sexy têm limites. Sério. O que mais me animou no livro foi a parte secundária dos pais de Elena (ou seja, a história da Ana, rs). Sem esquecer que todo o drama do país deixou o livro mais distópico que new adult. A história é muito boa e muito bem bolada, mas, como falei antes, estava esperando algo completamente diferente.

Se você gostou dos outros livros da autora, provavelmente vai adorar essa história. Ainda mais para rever alguns personagens e para poder voltar para Krósvia. O livro é dito como new adult e, por mais que tenha um pézinho lá mesmo, não é um de raiz (haha). Tem palavras e momentos mais fortes, mas nada muito drástico. O livro é narrado pelos dois personagens principais e a diagramação está maravilhosa, sério. A cada capítulo e troca de ponto de vista os detalhes mudam e é uma graça a mais para a história.

site: http://www.brincandodeescritora.com/

Henri B. Neto 05/07/2015

Resenha: Elena, A Filha da Princesa
A primeira coisa que preciso falar sobre "Elena, A Filha da Princesa" é que este livro definitivamente é a prova de como Marina Carvalho consegue se reinventar a cada nova história. Mesmo sendo o quinto volume publicado pela a autora, e a minha quinta experiência com um deles, o novo romance me apresenta mais um lado da autora que eu não conhecia. E confesso, não esperava que ela pudesse ter. Pois, se pudesse classificá-lo com uma única palavra, ela seria... "Ousado". Se é que vocês me entendem. E tudo isto com a escrita fluída e gostosa característica da mineira.

Diferente de "Simplesmente, Ana" - que tinha um clima bastante marcante de contos de fadas - e "De Repente, Ana" - que, além da pegada política mais marcante, pesava mais para o lado do Chick Lit - este terceiro volume (e spin-off) se passa 20 anos depois após o final do segundo volume - agora, sendo protagonizado por Elena, a filha da brasileira que descobre que é herdeira do trono de um pequeno país no Leste Europeu. Apesar de participarem bastante de todos os acontecimentos de "Filha da Princesa", Ana e Alexander dão lugar à personagem título e também a Luka, que já havia sido nos apresentado nos romances anteriores, mas que agora também se transforma em protagonista e narrador junto com a neta do Rei Markov.
Como personagem principal, Elena é uma narradora na medida certa. Apesar dela ter consciência do peso que é ser uma representante da realeza, nem por isso ela é egoísta, mimizenta ou se considera o centro do universo (como uma outra herdeira que temos por aí, mas que não vou dizer quem é...). Ao mesmo tempo em que é determinada, ela também tem um toque inocente por detrás de suas ações, e por isso gostei tanto dela. Em contrapartida, a minha relação com Luka não foi "amor à primeira vista". Sim, foi uma surpresa ver que o pequeno menino que conhecemos pelos olhos de Ana se transforma no interesse amoroso da filha dela. Mas ele não é mais o mesmo garoto de antes. Devido à tudo o que acontece em "De Repente, Ana", ele se transformou em um homem amargurado, com problemas com a família, o típico Bad Boy. Confesso que, em boa parte do livro, a nossa relação foi incrivelmente difícil. Mas, quando ele finalmente nos mostra tudo o que o atormenta, eu finalmente entendi os seus dilema, a sua personalidade e então dei a minha benção para as investidas do rapaz à jovem princesa.
Outro ponto que vale ressaltar é com relação à política da Krósvia. O país enfrenta uma grave crise, originada pelo conflito entre a monarquia e aqueles que querem que seja implantada a república - mesmo que para isto sejam usados todos os tipos de artifícios. Este clima dá uma tensão maior a história, e o mais engraçado é perceber que, mesmo escolhendo um tema apresentado em "A Herdeira" de Kiera Cass (livro publicado no mesmo mês e que foi anunciado meses depois da Marina Carvalho finalizar "Elena"), a autora soube explorar muito mais o assunto e deixar tudo mais imediatista (e crível).
Enfim, posso continuar desfiando elogios à este novo romance da trilogia da Krósvia, mas isto não seria surpresa. Adoro a forma como a Marina Carvalho escreve os seus livros, de um jeito gostoso e que nos conquistam já nas primeiras páginas. Sim, o ritmo narrativo e a pegada mais sexy deste volume pode o distanciar bastante do lado mais cor de rosa das tramas protagonizadas pela mãe da princesa... Mas isto que é o mais legal. E mostra que a autora não se prende a nenhuma fórmula, sempre pronta para surpreender os seus leitores.
Henri B. Neto
''Na Minha Estante''

site: http://naestante-henribneto.blogspot.com.br/2015/06/resenha-elena-filha-da-princesa.html

Marina.Garcia 23/06/2015

Pena que só posso dar 5 estrelas, estou apaixonada pelo Luka. Alguém ajuda aqui. Mais uma vez a Marina me fez ficar viciada em um livro, e alucinada pelas personagens. Mal posso esperar pelo próximo.

Fer - Mato Por Livros 17/06/2015

Mais uma história mágica, encantadora e envolvente!
Marina está cada vez mais perfeita. Quando estava no meio da historia me veio em mente que nas leituras anteriores cheguei a pensar que não poderia me surpreender mais com a escrita de Marina. Imaginei que ao chegar ao nível de perfeição, um autor não tivesse mais o que alcançar. Me enganei. Mais uma vez fui surpreendida com a forma vivaz, única e totalmente contagiante de Marina escrever.
Se sua escrita sempre foi ótima, fico me perguntando que adjetivo novo posso encontrar, para descrever sua escrita em Elena.
O avanço não esta só em sua escrita, mas na personalidade de seus personagens. Em Elena temos uma personagem mais madura, mais MULHER, sem ser vulgar, sem apelar para palavras que possam constranger alguns leitores mais novos. Ter essa sensibilidade de escrita, com certeza é para poucos.

Outra das coisas que mais me fascina na escrita dela, é o dom, o tato que ela tem em transformar um conto de fadas em algo real, palpável.
Eu me imaginava em vestidos esvoaçantes (tudo bem que Elena não rs) andando pelos jardins de Krósvia, tamanha é a realidade sentida nas descrições, nos detalhes da história criada por Marina. Cada um é a Princesa que sonha.

Além de trazer o mundo dos sonhos para o mundo real, Marina também consegue tratar de temas muito reais, dentro do mundo dos sonhos. Ela consegue desenvolver temas sociais de uma forma tão leve, mas ao mesmo tempo, que nos faz refletir em nossas ações e nas ações do mundo. Ela vai além de criar um mundo lindo e perfeito dos conhecidos contos de fadas. Ela cria um conto de fadas real, com personagens que sonham, que vivem, que erram, um mundo onde existe o certo e o errado, o bem e o mal. Mas um mundo onde é possível agir, onde é possível vencer, lutar por algo bom se acreditar e se claro, existir a força para ir atrás desse mundo melhor.

Eu adoraria vê-la escrevendo uma distopia, acho que ela seria perfeita em criar uma história nesse mundo distópico, tratando as questões sociais de uma forma única, envolvente e reflexiva.

O único ponto “negativo” da história é que eu gostaria que Elena demorasse um pouco mais para cair nas garras do lobo mau, mas também com um lobo mal daqueles fica difícil não se apaixonar e cair em suas garras, ops quero dizer, em seus braços rs.
E a cada história eu aprendo mais e mais que cada personagem segue com suas vidas, com seus destinos, como tem que ser, e não como eu quero que seja.
Seus personagens mais uma vez nos surpreenderam com sua força, com sua moral, com seu bom coração, com sua bondade e honra.
Marina me fez sorrir, chorar (e como chorei, sim a vida pode não ser como gostaríamos ou esperávamos), sonhar, acreditar, e mais do que tudo entender que o amor em todas as suas formas é capaz de fazer amar o coração mais desacreditado que possa existir.
Todos temos direito a uma segunda chance. Pensem nisso. Nossos atos, mesmo que errados, dizem muito do que fomos, do que somos. Mas, uma segunda chance, pode mudar tudo o que seremos.

Só posso desejar que mais histórias de Marina estejam a caminho.

site: www.matoporlivros.com.br

Beta Oliveira 14/06/2015

Sério, romântico, fofo, mostrando como o amor pode iluminar almas torturadas e sofridas. É um spin-off das tramas de "Simplesmente Ana" e "De repente, Ana". Amei!

Confira o texto completo no Literatura de Mulherzinha.

site: http://livroaguacomacucar.blogspot.com.br/2015/06/cap-1041-elena-filha-da-princesa-marina.html

Gaby 04/06/2015

Resenha Elena a filha da Princesa | Leio na Rede | Gaby Monteiro
O spin off da série de Simplesmente Ana é, assim como os outros livros, viciante e encantador. Publicado pela Galera Record, o livro New Adult é um dos melhores do gênero, Marina consegue balancear as cenas mais picantes com os outros elementos do enredo, deixando o livro ainda melhor.

Elena é filha de Ana e Alex e quando o livro é narrado tem 19 anos. A filha da princesa está na Nigéria fazendo trabalho voluntário com um grupo da faculdade quando recebe uma ligação de seu pai pedindo que volte à Krósvia, pois seu suporte seria preciso.

Ao voltar Elena nos faz encantar novamente com esse país, que agora está passando por mudanças radicais. O livro é narrado em primeira pessoa em duas visões: a de Elena e a de Luka. Luka é um personagem enigmático, daqueles que você odeia no primeiro momento, mas depois morre de amores. Muito bem construído, o bad boy já é conhecido pelos leitores dos outros livros, porém nada explorado até então.

O livro te prende do início ao fim e até o último capítulo as emoções estão a mil por hora! Mais uma vez, deixei a Krósvia com gostinho de quero mais, mas o final que Marina construiu para a história foi nada menos que perfeito.

Encantei-me com Elena, uma princesa de personalidade forte, bem decidida. Adorei conhecer Ana como mãe e o que aconteceu com personagens queridos que conhecemos nos primeiros volumes, porém o desfecho de uma personagem em particular quebrou meu coração…

A escrita de Marina melhora a cada livro e seu poder de nos fazer apaixonar e viajar na história também! Adorei sua primeira história no gênero New Adult e amaria se outros enredos fossem escritos neste gênero também.

A diagramação do livro é de tirar o fôlego, desde a capa maravilhosa até os detalhes internos. Apaixonei-me por tudo!

Não é necessário ter feito a leitura de Simplesmente Ana e De Repente Ana para ler Elena, porém você terá vontade de fazê-lo.

Terminei o livro sem saber o que falar, só tinha vontade de recomeçar a leitura, pois não tive tempo suficiente para me despedir dos personagens. Se quer uma dica: não deixe de mergulhar nesse universo, vale muito a pena!

site: http://leionarede.blogspot.com.br/2015/06/resenha-elena-filha-da-princesa.html

Camilla 03/06/2015

Marina Carvalho é uma escritora que já se tornou a minha favorita desde 'Simplesmente Ana', e é impressionante em ver como a sua escrita vai evoluindo a cada livro.
Elena é tão surpreendente quanto sua mãe, Ana, e fiquei muito feliz em ver a maturidade da moça de apenas 19 anos (a mesma que a minha hehehe), e ver o quanto ela é apegada a Ana, que também se mostrou tão madura, continua sendo a mesma Ana de sempre, foi engraçado ver Alex como um pai protetor que eu já imaginava que ele seria .

A história gira em torno de Elena e seu primo (de segundo grau) Luka, lindo, sexy, bad boy, o romance é gostoso de se ler, não darei tantos detalhes para não dar spoiler, confesso que foi estranho ver Ana e Alex sendo os personagens secundários na história, e por falar em secundários, senti falta de mais personagens secundários que não fossem aqueles que conhecíamos, mas Elena é uma princesa, passou por muitas coisas na adolescência, mais o fato que uma pessoa da realeza como ela, é difícil ter amigos...

A história é mais focada no romance de Elena e Luka, que é muito fofo (não diga a ele que eu disse isso), achei o final meio corrido, mas nada que atrapalhasse a história.

Mais um livro da Marina para minha estante e lista de preferidos, não sei que feitiço a autora tem, uma vez que você pega um livro dela para ler, dificilmente largará sem terminar.
Um livro leve e gostoso de se ler, gostei que a autora se arriscou mais no quesito de 'New Adult' com até algumas cenas picantes.

Recomendo certamente, Parabéns Marina, sentirei falta das aventuras de Elena e Ana pela Krosvia, mas claro que poderei reviver novamente lendo essa trilogia incrível quantas vezes eu quiser, e que venha seu próximo e novo livro! ? ? ? ?