Gabriela Cravo e Canela

Gabriela Cravo e Canela Jorge Amado

Resenhas - Gabriela Cravo e Canela

dudinka 15/02/2024

Doce e sensual gabriela
Antes de gabriela, tinha apenas lido ?capitães da areia? e ?a morte e a morte de quincas berro d?água? do jorge amado. admito que demorei pra pegar o ritmo nesse livro, uma vez que os dois que tinha lido antes têm uma escrita muito fluida e rápida, que logo de cara já te insere na narrativa e deixa curioso pra terminar a leitura. comecei Gabriela, cravo e canela esperando algo parecido, porém o livro tem um cenário bem lento no começo, muito introdutório, apresentando vários personagens, lugares, eventos, principalmente a cidade de Ilhéus. tem um ar de confusão no começo, pois o narrador vai e volta de diferentes casos que aconteceram num mesmo dia ou no futuro, dando spoiler de algumas situações, sem muito contexto.
porém, depois que você se acostuma à escrita e à história, a leitura flui de maneira fácil. é uma leitura gostosa e até pode-se dizer que contém certa musicalidade, com muita ênfase nos sentidos sensoriais, onde tudo é narrado com descrições de cheiro, textura, gosto, cor. o próprio título nos traz isso, com a descrição do cheiro de cravo e da cor de canela de gabriela. associa-se intimamente a sexualidade com a comida, os gostos, as sensações.
o enredo, diferente do que eu esperava, gira em torno, principalmente, de uma disputa entre o progresso e o conservadorismo na cidade de Ilhéus. por conta do título, pensei ser uma história de amor apenas, com gabriela como protagonista, porém a personagem só aparece pela primeira vez lá pela página 100 e pouco. há um enfoque grande no desenrolar do relacionamento de nacib e gabriela, mas também nessa competição política de mundinho falcão (progressista) e ramiro bastos (conservador). pode-se pensar também em gabriela como parte desse progresso sendo introduzido lentamente em Ilhéus, que, diferente do avanço econômico e urbano, é um processo demorado para mudar as configurações morais daquela sociedade ainda tão feudal. gabriela é quase como um bom selvagem, uma criança, e com seu ar infantil e despreocupado, sua beleza e seu carisma,?encanta a todos. nacib, com medo de perder sua cozinheira e ocasional amante, decide casar-se com ela mas, assim, aniquila o espírito livre de gabriela, que não gosta de entrar nos padrões sociais esperados de uma esposa. como o personagem João Fulgêncio diz, uma flor silvestre, lindíssima, morre ao ser colocada em um jarro, e o mesmo acontece com gabriela, que perde seu brilho ao ser forçada nos costumes conservadores da cidade.
enfim, o livro eh muito bom e me apeguei demais à história, é uma leitura tão gostosa e bonita, da até para sentir o gosto. mais um do jorge amado pros favoritos
Pedro3200 16/02/2024minha estante
Ótima resenha ??????

Lorena816 10/02/2024

#05 Gabriela, cravo e canela
Mais uma leitura de Jorge Amado. A melhor de todas até agora em minha opinião. Tinha gostado de Tieta do Agreste. Mar Morto achei triste. A morte e a morte de Quincas Berro D?água achei sem graça. Fiquei em dúvida entre Capitães da Areia e Gabriela. Ainda bem que escolhi Gabriela! Livro longo mas muito envolvente e cheio de voltas e reviravoltas. Personagens inteligentes, interesseiros, malandros e machistas. Mulheres carolas, submissas, reprimidas e sofredoras. Mas nem sempre infelizes. Retrato de uma sociedade que aos poucos vem se alterando a custa de muita luta dos marginalizados pela sociedade.
Conflitos da década de 1920 mas ainda tão comum no cenário político nacional mesmo 100 anos depois. E a escrita de Jorge Amado? Uma delícia de ler e sentir. Que as mulheres não precisem passar pelos sofrimentos de Gabriela para poderem ser livres e felizes!

Supercut09 05/02/2024

Eu nasci assim, eu cresci assim...
Quando que li capitães de areia do Jorge Amado, fiquei impressionado pelo enredo e dinamismo do autor ao retratar de forma incisiva o cotidiano daqueles pobres órfãos que vagavam pelas ruas de Salvador.

Depois dessa experiencia resolvi me aventurar em outra história dele, dessa vez o homônimo livro Gabriela. Antes mesmo de escolhe lo me recordei que em 2012 foi feito um remake da novela(originada em 1975) e guardei na memória muitas cenas, talvez por isso esse livro acabou sendo uma opção mais segura para retornar a conhecer a obra desse autor.

Esse livro faz um panorama sobre Ilhéus de forma bem concisa.
Uma coisa que me surpreendeu foi que a personagem Gabriela aparece pouco, mas mesmo assim e ela que liga todos os núcleos da história.

Perla.Campos 30/01/2024

Romance de mulher de alma livre que sabe o que quer para viver em paz com seu coração, que é o que de fato importa.

30/01/2024

?O amor não se prova, nem se mede. Existe, isso basta. O fato de não se compreender ou explicar uma coisa não acaba com ela. Nada sei das estrelas, mas as vejo no céu, são a beleza da noite.?

Kélita Lourrany 26/01/2024

Livro muito bom.
A linguagem é bem fluida e as gírias muito representativas, dá uma desenvoltura maior na história.

Nos contextualiza de uma época onde ser mulher era ser objeto e não ter direito a felicidade.

É um livre que nós descreve o início do progresso. A transformação de crenças.

Loovx 21/01/2024

Gabriela
O livro Gabriela, cravo e canela me surpreendeu positivamente. Já tinha visto a série de 2012, e eu tinha amado (inclusive na série incluíram alguns personagens novos, mudaram alguns finais, mas é uma ótima adaptação). O embate entre o conservadorismo e o progresso, o ?moderno?, é central na história. Percebe-se pela cultura, comportamento, política, ali em Ilhéus, onde ocorre a história de Gabriela. E concomitante a isso, os romances acontecem e se desfazem, a vida de Ilhéus acontece.
Confesso que no inicio eu tive dificuldade com a leitura por conta de muitas descrições, mas com o passar do tempo, a gente se acostuma e tudo flui de uma maneira muito boa.
Jorge Amado realmente te leva a viver com os personagens, como se de fato fossem reais. É uma imersão incrível na história que é contada.
E Gabriela? É apenas Gabriela. Um modo de vida, sinônimo de liberdade, sinônimo de resistência.

Matheus656 21/01/2024

Tenho um objetivo de ler as publicações do Jorge Amado, então comecei por Gabriela muito motivada pela vaga lembrança da Série protagonizada por Juliana Paea. Voltando ao livro, o que mais me chamou atenção foram duas questões. Tomando bastante cuidado para não cair no clichê da romantização da pobreza, a primeira questão é como Gabriela leva e enxerga a vida de uma forma simples, sem muito peso, cobrança e fardo sendo grata pelas coisas que tem mesmo parecendo pouco. Já a segunda questão, a qual me identifiquei muito, é como a sociedade de Ilhéus é no geral escrava da opinião alheia. Vários personagens não fazem o que querem. Fazem o que a sociedade espera que eles façam.

Barbarossauro 16/01/2024

Não tenho palavras para definir Gabriela, é um evento, é algo especial e indefinível, inesquecível.

Gabriela, cravo e canela me prendeu e me cansou muitas das vezes, fiquei com um gostinho de quero mais e um alívio. Os personagens de Jorge Amado sempre tão bem trabalhados, acabam se tornando amigos seus, em alguns casos, inimigo.

Passei a amar a Bahia sem ao menos conhecê-la. Posso falar tranquilamente que Ilhéus foi um dos personagens principais da história tão carregada de personagens, por muitas vezes me imaginei na praça observando Glória, entrando no Vesúvio e me deslumbrando e desfrutando da vida boêmia dos ilheenses.

O livro passou a ficar mais interessante quando Gabriela apareceu, de fato, mas a construção de Nacib foi tão significante, você se apega ao figurão que o árabe é, um querido. Moço bonito.

Outra parte importantíssima foi o começo das disputas eleitorais, acalorou a história, os jagunços de volta, acabou me prendendo mais ainda. Coronel Ramiro Ramos foi um retrato falado de como era antigamente ou atualmente? Tantas semelhanças com o atual.

?O amor não se prova, nem se mede. É como Gabriela. Existe, isso basta.?

Jorge Amado foi maravilhoso aqui.

Maria.Clara 09/01/2024

Gabriela: a sereia da Bahia
Gabriela é uma mulher se a frente do seu tempo, eu espírito livre que não pode ser contido por nada.
O livro surpreendeu positivamente pelo final muito diferente dos romances tradicionais, talvez até mais romântico.

Pedro.Alves 07/01/2024

Alerta: Propaganda antimonogâmica, protejam suas famílias!
É incrível a capacidade do Jorge Amado de criar microcosmos tão vívidos e únicos. Foi meu primeiro contato com essa história e não pode ser mais delicioso, gosto muito dessa segunda fase de escrita dele.

Enfim, recomendo muito!

ViviGreg. 06/01/2024

Impossível não se apaixonar por Gabriela, tão linda, sedutora, bondosa, livre e feliz, assim como é difícil não se envolver nas narrativas de Jorge Amado e de se afeiçoar pelos seus personagens e cenários tão realistas e brasileiros. Os livros desse autor são tão gostosos de ler, com protagonistas tão marcantes e únicos, vale muito a pena a apreciação dessas obras tão ímpares e ricas.

JosA225 31/12/2023

Gabriela, Cravo e Canela
Da série livros deliciosos. A estória de amor de Nacib e Gabriela encobre a passagem de bastão de chefe político de Coronel Ramiro Bastos para Mundinho Falcão. Dos tradicionais coronéis antigos para o industrial capitalista.

Sofia Meneghel 31/12/2023

"Falar da vida alheia era a arte suprema, o supremo deleite da cidade."
Sempre tive curiosidade de ler "Gabriela, cravo e canela" e, mesmo tendo o livro físico, não me animava a ler. Adorei o livro, e pretendo ler mais de Jorge Amado.

Como comentário, gostaria de dizer que Gabriela e o Sr. Nacib iriam adorar o conceito de relacionamento aberto.

" - Antigamente, no tempo dos barulhos, se dizia que quem chegava a Ilhéus não partia nunca mais. Os pés grudavam no mel do cacau, ficavam presos para sempre. Você nunca ouvi falar?
- Já. Mas, como sou exportador e não fazendeiro, creio que meus pés ficaram presos foi na lama das ruas. Deu-me vontade de ficar para construir alguma coisa." - página 65