Gabriela Cravo e Canela

Gabriela Cravo e Canela Jorge Amado

Resenhas - Gabriela Cravo e Canela

Regina Coelli 03/10/2023

Viciante
Amei esse livro, me viciou de uma forma que não conseguia largar. Gabriela é simplesmente envolvente e encantadora sem forçar barra nenhuma. Foi tão imersivo para mim que eu lia como um filme, não foi nada difícil de imaginar cada detalhe descrito. Vale a pena a leitura, e pra quem assistiu a série da globo, quase não tem relação com o livro.

Yasmin 27/09/2023

Foi meu primeiro contato com uma obra de Jorge Amado e com a literatura modernista nacional. Fui tomada de súbito por uma curiosidade de ler esse livro e tive que fazê-lo, posso dizer que me surpreendi com a história, pois foi diferente do que eu esperava.
Eu achava que o livro tratava unicamente da história de Gabriela e de sua história de amor com Nacib, mas nem sei se Gabriela realmente é a protagonista da história, apesar de ter seu nome no título, o protagonismo parece pertencer mais a Nacib ou a cidade de Ilhéus. E essa quebra de expectativa foi ótima, foram apresentados personagens muito bons durante a trama, além de, como um bom livro modernista, trazer a vida de forma crua, como é, dos cidadãos interioranos, onde uma cidade transborda em progresso mas ainda mantêm-se a mercê de atitudes e pensamentos retrógrados. Mostrou também períodos históricos como a alta exploração do cacau, votos de cabresto, a relação dos coronéis (grandes fazendeiros) com a política, a imigração devido a secas no nordeste...
No geral, acho que esse é um livro muito rico, que valeu muito a experiência de leitura, nunca consegui me prender muito a leitura de clássicos nacionais, mas o movimento modernista me chamou a atenção e com certeza é a escola literária que mais tenho me afeiçoado.
Rafael1998 02/10/2023minha estante
Que legal e bem ilustrada você construiu sua resenha! Adorei!

Princess.books 27/09/2023

Ah, o que falar sobre Gabriela!?
Esse é com certeza meu livro clássico favorito da nossa literatura!
Jorge Amado tem uma escrita excepcionalmente linda, gostosa e de fácil compreensão, além disso, suas descrições são precisas e seu tom adorável.
Fiquei muito feliz que Gabriela não é extremamente sexualizada e a forma como Jorginho critica a sociedade em questão. Ilhéus é a cidade do progresso, cheia de mudanças, reformas, inovações, mas ainda é a cidade da lei antiga, das mortes, das armas, das fofocas e que relação podemos traçar com os tempos de hoje!
Para mim, a maior de todas as hipocrisias é a velha relação marido e mulher... Gabriela abala essas estruturas sendo uma mulher livre e ainda sim exigindo respeito, ela é um fogo que não se apaga com qualquer água e menos ainda capaz de ser padronizada, encaixada, possuída, Gabriela é a liberdade, o poder, a paixão, é uma força da natureza.
Ademais, amei o ambiente em que Jorge nos coloca, tanto fisicamente, nos fazendo criar com precisão Ilhéus em nossas cabeças, tanto psicologicamente, ora saudando os personagens, ora entrando em conflito com eles.
Cada personagem se mostra importante para a trama como um todo, sendo que no final, você ainda é capaz de lembrar de cada um, tão cativante é a leitura!
Recomendo muito e caso nunca tenha lindo um clássico antes, comece por esse!

??

PS: já tenho o sonho de conhecer a Bahia, Ilhéus que me aguarde.

Deco 08/09/2023

Cheiro de Cravo e Cor de Canela
"Gabriela é uma flor de campo, que se for plantada em vaso desfalece".

Fugida da seca do sertão, Gabriela chega a terra do cacau, Ilheus, cidade que experimenta a riqueza e o desenvolvimento naqueles anos da decada de 1920.
Com um encanto natural, contudo sem conhecer os costumes e tradições locais, Ela desperta a paixão de Nacib (dentre tantos outros homens da cidade), um "Brasileiro nascido na Síria" (quem ler entenderá) que a contrata como cozinheira nova para seu bar.

Gabriela é uma mulher de encantos, pura do seu jeito, nos seus sentimentos, livre e desinteressada nas riquezas alheias que pouco lhe dizem. Com a sua flor atrás da orelha, ela é dona de suas vontades e desejos, encantando a cidade de Ilheus.

A obra nos traz reflexões sobre a vida, liberdade, direitos, felicidade, e amor. Em uma época onde o tradicional e o progresso se conflitam, dilemas e costumes antigos são revistos, seja na vida publica (politica) ou na vida particular (relacionamentos).

Os personagens são ricos, bem trabalhados, sentimentais. Os dialogos são bastante regionalistas e gostosos de ler, me soaram naturais.

Mais uma rica obra para a minha estante.

Bruna 06/09/2023

Confesso que foi difícil me acostumar com a escrita, só depois dos 40% que me fez querer saber o fim, mas como me surpreendi, gostei muito do livro da escrita (claro de acordo com a época que foi escrito).

Sobre o amor de Gabriela e o árabe, como naquela época a mulher tinha regras a seguir, como ela foi perdendo o brilho e o encanto só pra agradar o moço bonito. Mas no fim ela precisa voltar a ser ela.

A briga política tbm foi uma outra surpresa, me ver torcendo pra mundinho derrotar o adversário foi show.

Outro item que me pegou foi como do nada algo acontecia e era colocado na história como simples fato, exemplo o tiro no sujeito, a traição e por aí vai.

Além disso, como os pensamentos da época foram retardados ali, de como a mulher era tratada, mulher casada nada podia, nada fazia era feia e só servia pra casa e filhos pras amantes tudo de mais bonito, monta casa da jóias da tudo.

Ramon.Christ 06/09/2023

Venho escrever essa resenha CHORANDO PRA 🤬 #$%!& , imediatamente após terminar o romance. O que Jorge Amado faz aqui é de uma maestria sem igual, demonstra, do meu ponto de vista, o que o torna o maior cânone da literatura brasileira!
Gabriela é um livro político. E tal aspecto é tratado de forma precisa e suave; o confronto entre o regime operacional dominado por coronéis e um desenvolvimentismo pautado no progresso, característica - teoricamente - de uma república democrática. Isso se da não só pelo debate político direto principal do livro, a construção da barra, como também, e principalmente, pelas nuances desse, quando discutidas em meio social. Estas levantadas na narrativa em numerosos momentos, como a consolidação das artes, a normalização da sexualidade como instinto, a quebra da funcionalidade matrimonial, etc. Todo esse contexto é objetivo e, sobretudo, bem desenvolvido - a objetividade me atrai porque é algo palpável ao entendimento de qualquer leitor.
Gabriela dentro do livro é uma essencial para o floreamento da história. Isso significa um alívio dentro de uma narrativa que teria de tudo para ser densa. A sua presença traz beleza de enunciados, aproximação das personagens devido a aspectos sentimentais e um humor muito bem vindo ao cenário. É uma personagem simples mas que causa efeitos, principalmente em Nacib - verdadeiro protagonista -, de uma prosa romântica ao extremo: o medo, a insegurança, o amor, a paz.
Acho que eu não consigo discorrer tecnicamente sobre o romance, uma vez que me encontro ludibriado por ela. Contudo, devo mencionar que a precisão do título dos capítulos com o que é abordado neles é EXCELENTE. Tal fato pode ter tido como óbvio, mas não. Essa exploração se da na linguagem da obra e na abordagem de assuntos, trazendo um ritmo e uma estética ímpar.
Por fim, a parte "do camarada do campo de batalha" traz uma mitologia bem dominada pelo autor e como consequência bem exposta. "Dona Flor e seus dois maridos" contém essa característica de pé a rabo e não falha em nenhum momento e aqui, em Gabriela, esse aspecto é explorado essencialmente da mesma forma, porém com maior precisão e em um único momento, tornando mais especial e poético!
Se um dia tiverem dúvida de por onde começar Jorge Amado, comecem por " Gabriela Cravo e Canela", espero que amem esse Jorge, tão bem amado, tanto quanto eu.

Déborah 18/08/2023

Gabriela, feita de Cravo e de Canela.
Dos livros de Jorge Amado, Gabriela, Cravo e Canela era um dos livros que eu mais tinha curiosidade de conhecer. O contato que tive com o autor foi tão somente com Capitães da Areia, que eu gostei muito, e desde então me surgiu a vontade de ler As Mulheres de Jorge Amado.

E não estou nada surpresa por descobrir que ele é tudo o que dizem: genial.
Com uma narrativa simples, sem floreios, uma escrita gostosa de acompanhar, somos apresentados a um universo ímpar: Ilhéus e seus moradores. Fofocas, conflitos, uma novelinha gostosa de acompanhar.

Certamente sentirei falta de Nacib, Mundinho Falcão, Gabriela, Josué, Glória e os coronéis. E de todos os personagens citados através da BRILHANTE escrita de Jorge Amado.

@limakarla 18/08/2023

Já tinha lido capitães da areia e amado, tinha curiosidade para ler mais de Jorge Amado, descobrir o motivo de suas histórias serem tão transformadas em novelas, minisséries, filmes. Com uma amiga, decidimos ler ?as mulheres de Jorge Amado?, começando com Gabriela, que foi a primeira lançada.

Não poderia ter me surpreendido mais positivamente. Com uma escrita gostosa e envolvente, o autor escreve quase que crônicas da cidade de Ilhéus, na Bahia, trazendo tantas informações verdadeiras, nos apresentando como ninguém como era o clima na cidade naqueles anos. O livro começa devagar, vamos sendo apresentados aos moradores, ao modo de viver daquelas pessoas, suas crenças, suas relações.

Do meio para o fim, percebemos que já conhecemos todos eles, que nos importamos e queremos saber sobre o futuro de cada um! Nos vemos completamente envolvidos em todos os conflitos e fofocas, esses personagens também passam a fazer parte da nossa vida. É como acompanhar uma novela diariamente, uma delícia, sempre um gosto de querer mais. E é tudo bonito, simples, arrebatador. Sigo ainda mais apaixonada por esse homem e ansiosa pelas próximas histórias que lerei.

Renata.Mendonza 14/08/2023

Um primor
?Parecia feita de canto e dança, de sol e luar, era de cravo e canela?

Acho uma delícia os livros do Jorge Amado, Capitães da Areia é um dos preferidos da vida. Nacib e Gabriela, uma história de amor que dá certo sem gaiolas. A simplicidade da Gabriela, a leveza, é apaixonante. O modo que as coisas mudam e depois voltam a se encaixar. Apesar da edição q li ter mais de 500pg, para mim, a leitura fluiu mt bem, sem ficar arrastada ou aquela sensação de que não vai acabar nunca. Jorge Amado tem disso, uma linguagem simples, de fácil compreensão. O início com a apresentação dos personagens, talvez canse algumas pessoas e que fiquem tentados a abandonar, apenas siga. Não é uma leitura para todos, mas pra quem gosta de um bom livro, vale a pena investir.

T.N.T.Rock 06/08/2023

O gosto do Cravo e o perfume de Canela.
Uma leitura tão encantadora quanto Gabriela.
Jorge Amado descreve muito bem o Brasil profundo, o Brasil dos Coronéis de cacau, dos Doutores da cana de açúcar, um Brasil ainda tão ingênuo, mas nem um pouco inocente.
O Romance tem uma riqueza de personagens que nos faz nutrir os mais variados sentimentos, a única coisa que não se leva dessa leitura é indiferença.
Sem dúvidas um dos maiores clássicos da literatura mundial de todos os tempos.
Layza 06/08/2023minha estante
Esse livro é mt bom mesmo!!

T.N.T.Rock 06/08/2023minha estante
Sim, um livro tão rico, são tantos personagens interessantes e enredos divertidos. Maravilhoso!

Rebb.Rocha 03/08/2023

"Para que explicar? Nada desejo explicar. Explicar é limitar. É impossível limitar Gabriela, dissecar sua alma. [...] Dela podem-se enumerar qualidades e defeitos, explicá-la jamais. Faz o que ama, recusa-se ao que não lhe agrada. Não quero explicá-la. Para mim basta vê-la, saber que existe. [...] O amor não se prova, nem se mede. É como Gabriela. Existe, isso basta. O fato de não se compreender ou explicar uma coisa não acaba com ela. Nada sei das estrelas, mas as vejo no céu, são a beleza da noite."

Thiggas 03/08/2023

Um livro que se vende como romance mas que vai muito além em todos os sentidos, inclusive na própria ideia do que é um romance

Morgh 31/07/2023

Nesse livro Jorge Amado mostra que foi um homem muito além do seu tempo. Através de uma narrativa simples e empolgante, ele consegue nos inserir no meio da sociedade de Ilhéus da década de 50. Sociedade esta impregnada de preconceitos e conservadorismos.
Gabriela é uma carta aberta ao feminismo. A personagem exala a necessidade de liberdade das mulheres em meio a uma sociedade machista.
Além disso, o livro nos faz embarcar nas disputas políticas e o efeito das mudanças na cidade de Ilhéus.
Morgh 31/07/2023minha estante
Década de 20**

Andre.S 29/07/2023

Classico da literatura brasileira, esse é meu primeiro contato com a obra de Jorge Amado. Registro histórico de uma época em meio ao
romance entre Nacib e Gabriela. Deliciosa leitura, apesar de um pouco cansativa quando trata da política local de Ilhéus.