Gabriela Cravo e Canela

Gabriela Cravo e Canela Jorge Amado

Resenhas - Gabriela Cravo e Canela

Gregory.Faguaga 08/03/2024

Jorge muito amado
"Atrasados e ignorantes, incapa- zes de compreender os tempos novos, o progresso, a civilização, esses homens já não podem governar..."

Eu também me apaixonaria por Gabriela

jessyroux 06/03/2024

Gabriela, símbolo da força feminina e da sensualidade brasileira
"Gabriela, Cravo e Canela" é uma obra que me tocou profundamente. Ao mergulhar nas páginas desse livro, senti como se estivesse sendo transportada para as ruas movimentadas de Ilhéus, na Bahia, imerso na atmosfera envolvente e cheia de cores dessa cidade tropical. Conhecer Gabriela foi uma experiência única; sua personalidade cativante e sua simplicidade me conquistaram desde o início.

A maneira como Jorge Amado descreve a cultura e os costumes locais é simplesmente fascinante. Cada detalhe é tão vívido e realista que pude sentir os cheiros das comidas, ouvir as músicas e me perder na beleza da paisagem. E, ao mesmo tempo, a história vai muito além do romance entre Gabriela e Nacib; ele também aborda questões sociais e políticas da época, como o poder dos coronéis e as lutas dos trabalhadores.

No entanto, não posso deixar de reconhecer que, embora Gabriela seja uma personagem forte e inspiradora, a forma como algumas mulheres são retratadas na obra pode ser questionável. Às vezes, parece que elas são reduzidas a estereótipos ou objetos de desejo masculino, o que me deixou um pouco desconfortável.

Apesar disso, "Gabriela, Cravo e Canela" é uma leitura que recomendo sem hesitação. É uma obra-prima da literatura brasileira que nos faz refletir sobre o amor, a cultura e a sociedade de uma forma única e inesquecível.

Eduarda.Reis 04/03/2024

Ainda fico abismada com a forma q Jorge Amado consegue fazer uma análise da política do interior da Bahia de modo nem um pouco chato e completamente brilhante. Gosto como o tema de romance é a estória de fundo e se relaciona com várias outras linhas narrativas ao longo do livro e que no fim, indica o progresso de ilhéus. Enfim, animada para conhecer a cidade depois de ter lido essa obra prima

Cabral 04/03/2024

Linda Gabriela
Amo esse querido Jorge Amado, sua escrita é fluída e deliciosa.
Estou apaixonada por Gabriela, com seu cheiro de cravo que impregna e cor de canela. Como poderia não me apaixonar? Pela autêntica mulata, indomável, com seu corpo de mulher jovem e feições de menina.
Não dou 5 estrelas, porque por mais que eu tenha amado Ilhéus, gostado de participar das brigas políticas, traições, mudanças de vida... queria mais da linda Gabriela ao ler o livro.

monyarareeis 02/03/2024

Gabriela
A escrita de Jorge Amado me encanta. Personalidade das suas mulheres principalmente. Um misto de luta e sexualidade , pureza e safadeza? a riqueza de detalhes e como o todo se encaixa para mim, faz com que as obras dele sejam tão especiais. Uma boa leitura.

Isað¸ 26/02/2024

Perfeito
Gabriela é um livro incrível!
A história é fluída, gostosa de ler (apesar de alguns acontecimentos trágicos)

Miri 23/02/2024

GABRIELA, CRAVO E CANELA
"Gabriela, Cravo e Canela", obra de Jorge Amado, é uma jornada à cidade de Ilhéus, Bahia, durante os anos 1920.

Gabriela, uma mulher sensual e de espírito livre em uma sociedade onde o sexo feminino era restringido pelas normas sociais e culturais da época, é contratada como cozinheira por Nacib, proprietário do bar Vesúvio. Com sua sensibilidade para cativar as pessoas ao redor, ela rapidamente conquista não apenas os paladares exigentes dos clientes, mas também o coração de Nacib. É interessante observar a força de Gabriela em uma sociedade dominada por homens. Ela vai além de ser apenas uma mulher habilidosa na cozinha e bonita; é uma mulher à frente de seu tempo, recusando-se a se conformar com os padrões estabelecidos. Além disso, enquanto o romance entre Gabriela e Nacib se desenrola, somos imersos em um mundo de intrigas políticas e sociais, onde os poderosos coronéis do cacau enfrentam os desafios dos trabalhadores rurais. Com uma narrativa rica em cores e sensações, Jorge Amado captura a essência da cultura nordestina, entre os aromas e sabores da culinária baiana.

Aqui é só um recorte do que ainda estou escrevendo sobre esse livro.

Gabriel1994 23/02/2024

Como não se apaixonar por Gabriela?
Gabriela Cravo e Canela, como não se apaixonar por Gabriela? Moça mais, mais gentil, mais amável, mais bela, tão singela. Jorge Amado apresenta Gabriela, uma das, se não a mais por mim amada personagem literária. Impossível não se apaixonar pela sertaneja apaixonada pela vida, podia ficar a resenha inteira tecendo elogios e falando o quanto me apaixonei pela personagem. Mas não só de Gabriela trata-se o livro, inclusive um aviso pra quem for ler esperando 100% de foco no romance entre Gabriela e Seu Nacib (como eu fui), Jorge Amado trás muito mais que isso. O autor apresenta a cidade de Ilhéus na Bahia em sua caminhada para o progresso e o futuro, nos é apresentado todo o contexto da cidade e da época. Jorge Amado, introduz personagens cativantes cada um com histórias e personalidades marcantes e próprias, o cenário político, e principalmente o cenário de intrigas e fofocas que tanto caracterizam as cidades interioranas, mas não só elas, como também todo o povo brasileiro. Afinal de contas, quem não gosta de uma fofoca? Gabriel Cravo e Canela é com certeza um livro incrível que vale muito a pena ser lido, extremamente cativante e apaixonante, assim como a própria Gabriela.

Terê 22/02/2024

Incrível
O livro é muito bom do começo ao fim. Quase cada personagem ganha uma riqueza de detalhes e mesmo sendo um livro grande e com uma linguagem difícil de ler, é aquele livro que você pode devorar várias páginas em uma sentada.

E eu amei mais ainda ter começado a ler meu querido conterrâneo por Gabriela

Consuelo 19/02/2024

O Velho, o Novo e o Cacau
Que leitura deliciosa! Há muito o que discorrer, mas vou focar no prazer que foi ?viver? em Ilhéus nesses dias. Eu, que de Gabriela só tinha (parcas) referências das adaptações para as telas, fui adoravelmente surpreendida por essa história. A história de uma cidade, de um povo, de uma sociedade em seu processo de transformação de pensamento e comportamento.

Rubens 18/02/2024

Gabriela fez tudo ser diferente
Sempre acho que Jorge Amado coloca muitos preconceitos e absurdos em seus romances, algumas pessoas podem dizer que ele apenas retratava uma época, mas eu sempre discordo, pois Jorge Amado sempre parece retratar machismos, agressões, alusões a estupro e outras coisas horríveis como se na época dele só existisse isso, então acho que era algo pessoal, era dele e não da época.
Mas nesse livro em específico ele traz menos comportamentos problemáticos e parecesse que se aproxima mais da civilidade; a narrativa é bem parecida com outros romances do autor; dinâmica, com muitos personagens e acontecimentos cotidianos que te fazem querer continuar lendo.
Gabriela é uma personagem que te faz ver que a vida pode ser vivida de forma leve e que é isso que traz felicidade.

bela 16/02/2024

Gabriela: uma grande fofoca de interior.
todo mundo sabe da vida de todo mundo e comentam sem pudor algum, todos sempre têm uma opinião formada, que defendem com unhas e dentes. ao longo do livro conhecemos a vida política cheia de disputas e diplomacia fingida, numa grande batalha entre costumes e progresso. acompanhando a vida de tantos personagens (perdi até a conta de quantos), confesso que, no inicio, foi um pouco dificil pegar o ritmo da leitura, mas logo consegui e me envolvi com as historias, dores e controvérsias desses personagens.
sobre gabriela, a grande estrela do livro, descreve-la chega até ser dificil, porque ela realmente é apaixonante e inebriante. ao mesmo tempo que é uma menina igenua, sorridente e leve, também é uma mulher que ama o desejo e ser desejada. carrega dores e traumas que chegam a ser imperceptíveis diante a forma como ela escolheu encarar a vida: com leveza e liberdade. é impossível não amar gabriela e querer bem a ela. acho que por isso foi doloroso observer o apagamento da coitada durante o casamento (junto com as reflexões impecáveis de malvina querida!!! mais ou menos ao mesmo tempo), gabriela é passarinha de livre cantar, é crueldade demais mante-la numa gaiola. como o querido joao fulgencio descreveu: ?gabriela é boa, generosa, impulsiva, pura. dela podem-se enumerar qualidades e defeitos, explicá-la jamais. faz o que ama, recusa-se ao que não lhe agrada. não quero explicá-la. para mim basta vê-la, saber que existe.?