Gabriela Cravo e Canela

Gabriela Cravo e Canela Jorge Amado

Resenhas - Gabriela Cravo e Canela

Camile 16/11/2023

Clássico brasileiro
Iniciei o livro com certo receio, porque a história foge bastante da minha zona de conforto, ams me surpreendi

o livro é muito bom. Eu gostei que envolveu muitos aspectos além do romance, a política deste livro ganhou meu coração, achei que foi mais bem desenvolvida do que o próprio enredo do casal protagonista.

as partes que relatavam sobre a situação da mulher na época da história me deixavam bem puta, é inacreditável que as mulheres tenham que passar por isso, e foi tudo tão bem descrito, com detalhes, muito fiel a realidade.

só posso dizer que nunca mais vou olhar pra cravo e canela sem lembrar da Gabriela

a leitura foi meio demorada, muito provavelmente porque não estou acostumada a este tipo de escrita, mas gostei bastante da leitura

Nota: 5/5

Dav 11/11/2023

Diferente
Este com toda certeza foi um dos livros que eu mais demorei para ler, tanto por não estar acostumada com a escrita descritiva de Jorge Amado, quando por problemas externos, no entanto, não me arrependo de ter me prendido para destrinchar essa obra.
Gabriela é simplesmente complexo, a quantidade de camadas existentes nesse livro nos leva a considerar infinitas situações e consequências. Inicialmente acreditei que se tratava de um mero romance entre Gabriela e seu Nacib, tanto que quando me deparei com uma cena política e descrição social, me senti completamente enganada, contudo todas essas características enriquecem o livro de uma forma, que não se trata apenas de uma protagonista diferenciada, mas sim da história de toda uma sociedade.
Gostei bastante do personagem de Mundinho Falcão, ele foi um ponto muito empolgante pra trama política da história, além de ser inteligentíssimo e boa pessoa.
Em relação a outros pontos do livro, fiquei um pouco chocada e decepcionada, no entanto, levando em consideração as ações da sociedade retratada, vi que não haviam alternativas diferentes para tais ocorrências, e acabei me conformando.
No mais, minha última consideração é que a nossa protagonista Gabriela é uma vítima do seu tempo e dos homens que passam pelo seu caminho, sua inocência de certa forma cativa o leitor como cativou os outros personagens existentes na obra. Esse mundo que você viveu não é pra você, Gabriela!

Maria.Heloisa 11/11/2023

O livro me envolveu, mas esperava mais do final. Esperei mais política, esperei algum desfecho mais emocionante.

Gabriela3025 09/11/2023

Tour por Ilhéus
De leitura muito fácil, muito gostosa, em contrapartida à uma viagem literária para uma época muito diferente do pensar contemporâneo, dos valores atuais.
Gabriela é um símbolo da mulher independente e livre. Amo o feminismo de Malvina, em confronto ao conservadorismo dessa Ilhéus muito bem escrita, e muito caótica.
A literatura brasileira é riquíssima

Paula.Brener 08/11/2023

História divertida e gostosa de ler. Perpassa a história do coronelismo cacaueiro e da sociedade brasileira dos anos 50 com leveza e maestria. Jorge Amado problematiza na obra questões que permanecem ainda muito atuais. Leitura imperdível.

Getúlio Vieira 08/11/2023

Eu nasci assim, eu cresci assim, eu sou mesmo assim, vou ser sempre assim...
Entre as disputas de poder em Ilhéus e os costumes e crenças, o livro conta história de Nacib, que procura uma nova cozinheira para o seu bar e encontra Gabriela. No início, foi difícil se adaptar a escrita de Jorge Amado (afinal, é um livro de 1958), mas quando engrena, vai que é uma beleza! Os personagens, suas histórias, seus preconceitos, as fofocas... Mas acho que o principal do livro é mostrar como, ao tentar mudar Gabriela, Nacib não só a perdia, como ele mesmo se via cada vez mais infeliz. Pois o que tornava Gabriela única, era ela ser ela mesma sem se importar com as opiniões de ninguém.

Tati.Lima 05/11/2023

Eu nasci assim...Eu cresci assim...Sempre, Gabriela...
Ahhhhhh...Q livro ótimo!!! Uma leitura muito gostosa, q vai se desenvolvendo de maneira extremamente agradável.  Esse livro me agradou demais. Segundo livro de Jorge Amado q leio, e essa leitura foi muito mais interessante. Uma escrita absolutamente maravilhosa e impossível de se largar.Gabriela, é uma personagem tão incrível, uma mulher forte, trabalhadora, dona de seu nariz, faz o q tem vontade e lhe dá  telha. A história dela com o Nacib é muito boa, não tem como não gostar deles, e não torcer pelo casal. Principalmente porq são uma casal fora dos padrões tradicionais, e essa pegada da diferença que faz com eles sejam perfeitos. Foi um livro que realmente me agradou e me encantou demais. Valeu muuuito a leitura.

lAvia494 01/11/2023

"A pele de Gabriela queimava sua pele. Aquela sua mulher, ele não a tinha apenas na cama. Estava para sempre cravada em seu peito, cosida em seu corpo, na sola dos pés, no couro da cabeça, na ponta dos dedos. Pensava que seria doce morrer em seus braços."

Vínia 31/10/2023

Retratação da natureza brasileira
Livro perfeitamente construído num equilíbrio entre o idílico e o político, além de um grande vocabulário adquirido com o posfácio de Paes.
Para fechar,uma breve linha do tempo da vida de Jorge Amado contendo autógrafos, prisões e diversas transformações no cenário geral do Brasil.
Acredito que o autor citado acima é o meu favorito pois ele vivenciou várias transições sociopolíticas e abordou de forma leve e detalhada em suas obras, contando com a mudança do tempo dos coronéis para o tempo dos exportadores/fazendeiros que modelaram o Brasil num símbolo agropecuário mundo afora.
Vale a pena ler pois contém:
Fortes críticas aos hábitos feudais (como matar a mulher adúltera e seu amante );
Descrição do progressismo que assolava os campos ao mesmo tempo que ainda se mantinham adeptos do tradicionalismo tanto na política ( Ramiro Bastos x Mundinho Falcão ) como na representação/sujeição feminina ( Mãe de Malvina x Malvina );
História dinâmica, acompanhamos mais de 20 personagens sendo cada um deles um elo na corrente do enredo, de extrema importância mesmo na sutileza de sua aparição.
Linguagem amadiana, apenas isso já bastaria para provocar vontade em qualquer um hahaha;
Imagem burguesa de Nacib, infantilidade e sensualidade numa mesma pessoa chamada Gabriela, com cheiro de cravo e cor de canela
Muito obrigada, Jorge Amado :) !

babalu 19/10/2023

Gostei muitooo!
Não esperava gostar tanto desse livro,com certeza não é meu favorito do mundo mas foi um dos primeiros livros nacionais mais clássicos que eu te fato gostei e que me prendeu, as tramas, reviravoltas, confusões e romances me prendeu demais!!!

madu. 13/10/2023

O amor não se prova, nem se mede. É como Gabriela.
Primeiro clássico nacional que eu leio e tenho que dizer: fiquei encantada! Que narrativa rica! Rica em cultura, rica em detalhes, rica em dramas e romances, rica em amizades e brigas.

Quando estudei sobre o gênero textual novela, não imaginei que, em sua forma escrita, ficaria tão bom quanto uma novela gravada! Não sei se consigo explicar, mas foi algo que me deixou encantada, a forma com que várias histórias são contadas, como temos as mais importantes e aquelas que são só para acrescentar algo na história, é realmente uma novela em texto.

O jeito que Jorge Amado apresentou os sentimentos de Gabriela e como ele denunciou o conservadorismo e machismo da sociedade da época foi primoroso! Que maestria tinha Jorge Amado com as palavras!

Gabriela, a personagem mais enigmática e carismática da história, ganhou meu coração em suas primeiras linhas. Jorge retratou sua inocência e seu pudor de uma forma tão tênue, tão bem feita, que nem se questiona como alguém pode ser assim.

Leiam Gabriela, Cravo e Canela!

Rodrigo 11/10/2023

Ah, Gabriela
Uma personagem forte, empoderada, dona de si que viveu em uma época onde as mulheres não podiam ser assim, em meio a um enredo de violência, mortes e política onde quem tem mais é quem ganha.

Thiago Narciso 04/10/2023

Simplesmente a melhor experiência literária que tive - até então - no ano de 2023. A forma como os personagens de Gabriela são desenvolvidos, sua "amabilidade", a maneira como são críveis, complexos, contraditórios e por isso lindos. Sem sombra de dúvidas, tive vontade de viver em Ilhéus no ano de 1925. Ver de perto a mulher com cheiro de cravo e cor de canela, as dragas que furaram o porto, os bailes e cabarés comentados por Mundinho Falcão, poder caminhar pelas extensas roças de cacau dos coronéis.
Gabriela é uma ode ao nordeste. Um elogio sincero a literatura brasileira, feito por um gênio. Um escritor que mesmo com seus problemas, transcende qualquer barreira temporal.
"Jorge Amado não se mede e nem se explica. É como Gabriela, existe e isso basta"