Primeiro Amor

Emily Raymond

Resenhas - Primeiro amor

Laine.Bordon 01/05/2020

Lindo e emocionante
Quando comprei esse livro há alguns anos atrás achei que se tratava de uma estória com personagens descobrindo o primeiro amor, enfrentando dilemas da juventude, problemas na escola e com os pais, então sempre achei que era um livro leve e fofinho, até começar a ler.
O livro é dividido em duas partes, na primeira Axi decide fugir de casa e de seus problemas e chama seu melhor amigo Robison para que a acompanhe em uma viagem por diversos lugares nos Estados Unidos. Axi tem todo um planejamento para que a viagem seja perfeita, mas Robison decide fazer dessa viagem uma aventura bem mais emocionante, fazendo tudo o que sentem vontade sem se importarem com as consequências de suas atitudes. Me diverti bastante com a leitura nessa primeira parte e dei algumas risadas, estava até achando o livro bem fofinho. Porem na segunda parte do livro foi que as lagrimas começaram, é extremamente emocionante. Chorei até a última página. Entendo que algumas atitudes das personagens não estão certas, mas o sentimento que o livro nos traz, de que apesar dos percalços da vida podemos sim ser felizes, me deixou com um quentinho no coração e esse livro se tornou um favorito para mim.
Esse foi o meu primeiro contato com a escrita do autor James Patterson, e gostei bastante, os capítulos são curtos e a escrita do autor é bem fluida, não vemos o tempo passar na leitura do livro.

@perdidaentrelivros

RUDY 27/04/2014

Resenha feita por Rose - Blog Fábrica dos Convites
Como nasce o amor? Ele pode nascer de um simples olhar, de um sorriso, de um gesto.
O amor pode ser instantâneo, te pegar de surpresa. Pode ser passageiro, fraternal, sincero, interesseiro. Pode ser romântico, possessivo, alegre...
O amor tem várias faces e formas, mas sem dúvida quando chega, se instala e fica.
Axi Moore, a MC (menina careta), tem 16 anos, e como seu apelido diz, é toda certinha. Tímida, estudiosa, adora ler. Infelizmente vive um drama familiar que lhe despedaçou a lar.
Em um momento muito difícil, conhece Robinson, alegre, extrovertido, capaz de encantar todos com ser charme. O "cafajeste", como o chama, logo tornou-se seu melhor e único amigo.

Estas duas alas tão diferentes, encontraram um no outro uma luz, uma esperança para seguirem em frente. Aprendera a se apoiarem e fortaleceram uma amizade profunda e sincera.

"O amor era mágico e infinito. Mas a sorte, no final das contas, não era." (pág.215)

Acontece que Axi Moore está cansada da sua vida "certinha". Ela quer ais, e para isso decide fugir de casa e conhecer o país. Mas não ia fazer isso sozinha. Ela precisava e queria Robinson do seu lado, nesta louca aventura.

"- Acho que acabei de viver o melhor momento da minha vida." (pág. 62)

A menina careta pensou em tudo, desde o itinerário, até os locais que visitariam. Juntou todas as suas economias e o que precisaria levar. Agora dependia do seu "cafajeste" para dar início a esta jornada. Lógico que ele aceitou, ele não deixaria a "menina careta" sozinha.
Mas se é para ser uma aventura, então Robinson vai dar seu tempero nos planos de Axi. A viagem começa quando ele habilmente "pega emprestado" uma moto.

"- Roubar é... bem, não é uma coisa boa, Axi, mas também não é necessariamente ruim. Quer dizer, nós estamos cuidando bem da moto. E o dono vai tê-la de volta." (pág. 45)

Juntos, na potência de uma Harley Davidson, eles começam a conhecerem lugares que ouviam em músicas ou liam em livros. E começam a perceber que uma das formas de amor é a amizade. O amor quando começa com esta base, é firme e forte. Muda a vida dos envolvidos e dos que estão em volta.
A viagem pelo país também é uma viagem de auto reconhecimento. Axi e Robinson começam a reescrever o presente deles. Eles sabem que deve aproveitar cada momento que tem, pois infelizmente o destino deles pode estar na próxima curva. E nas páginas da vida, nem sempre o final é o "felizes para sempre", mas si o "que seja eterno enquanto dure."

"Carpe diem. O hoje, afinal era tudo o que sabíamos ter." (pág. 62)

Ai gente, é um livro lindo, que prende, emociona e surpreende. Mas não é só isso, você também ri com os diálogos. Você se apaixona pelo cafajeste, torce pela menina careta e tem vontade de colocar os dois no colo para protegê-los e ajudá-los.

Eu realmente não esperava uma história tão bonita como esta vindo do JP. Mas se foi uma homenagem que ele quis fazer, ele conseguiu. Jane nunca será esquecida.

site: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2014/04/resenha-26-primeiro-amor-james-patterson.html
Michelle 20/09/2022minha estante
James é maravilhoso

Rose 21/04/2014

"Se era uma vida se palavras- uma vida de atos, não apenas de conversa - estou disposta a desistir delas para sempre." (pág. 145)

"- Acho que acabei de viver o melhor momento da minha vida." (pág. 62)

"Carpe diem. O hoje, afinal era tudo o que sabíamos ter." (pág. 62)

"Não havia mais uma pergunta, não havia mais um pedido. Apenas a resposta e o vazio que ela trouxe." (pág. 233)

"- Não importa como é o fim, o que importa é que ele chega. Bum, e acabou. Mas a vida, Axi... Existem níveis de vida. Você pode vivê-la bem ou ser um sonâmbulo." (pág. 228)

site: http://fabricadosconvites.blogspot.com
Clarice.Castanhola 06/07/2015minha estante
Confesso que esse livro não me chamou muita atenção , mais ele parece ser bom, apenas ,não me chamou atenção mesmo srssrs, ótima aresenha .... :D

Mia Fernandes 04/05/2020

Primeiro Amor – James Patterson e Emily Raymond
James Patterson é um daqueles poucos autores que conseguem escrever sobre tudo e sem deixar de ser bom ou cair para o lado clichê. Então já fazia meses que eu estava querendo ler Primeiro Amor tanto que enchi o saco da minha amiga Carol para isso. Porém, como eu disse na primeira frase, JP não é daqueles autores que você consegue imaginar o final de suas histórias. Talvez por não saber que a história teria um cunho mais dramático, eu esperava ter outra reação.

“Onde está o manual de instruções para as coisas importantes? Eu quero! – gritei – Quais são as instruções para, não sei, para a vida?”

Primeiro Amor entrou naquela categoria: livro bom, mas no momento errado. Eu ainda estava sob efeito da A Culpa das Estrelas, então toda a sua carga emocional foi meio que eclipsada com Guz e Hanzel. Ambos possuem personagens adolescentes e que estão descobrindo as alegrias e mazelas do primeiro amor. E por terem uma vida tão contada nos minutos de uma bomba relógio, todas as suas emoções são mais intensas.

Axi Moore é uma adolescente 16 anos chamada de MC, pelo o seu jeito de garotinha obediente, aluna CDF e tal. Apesar de ter um comportamento exemplar, isso não impediu de presenciar a ruína que se tornou sua casa. Então ela decide que as coisas devem mudar, para isso convida seu amigo, Robinson, para uma viagem.

“Carpe Diem. O hoje, afinal era tudo o que sabíamos ter.”

Robinson o patife que toda garota sonha em ter na sua vida. Melhor amigo de Axi, ele topa a viagem ao país num piscar de olhos. Porém, tudo que Axi tinha programado para esta viagem, literalmente vai ralo abaixo no primeiro “roubo” de uma moto. O que era uma viagem toda roteirizada e careta se torna uma aventura no volume máximo. Só lá pelo meio do trajeto, é que começamos, a saber, mais dos protagonistas, como eles se conheceram e como se tornaram melhores amigos. Todas as atrações turísticas tem um motivo para eles.

O meio do livro se torna um pouco arrastado, devido mesmo a protagonista que não conseguiu me despertar muita empatia. Somente quando chega quase ao final da linha e, finalmente, descobri o último segredo de Robinson é que a história ganha uma fôlego e me levou ao derradeiro final.

“Não importa como é o fim, o que importa é que ele chega. Bum, e acabou. Mas a vida, Axi...Existem níveis de vida. Você pode vivê-la bem ou ser um sonâmbulo. Você pode descer a encosta de trenó ou pode passar o resto da vida em frente à TV. Não quero parecer um idiota num programa da tarde, mas você precisa continuar vivendo do jeito que vivemos essas últimas semanas. Arriscar, Axi. Esse é o segredo. Arrisque tudo.”

Existem várias lições de vida no livro, principalmente vindas do personagem Robinson, que faz uma garota adolescente se transformar na mulher que ele vislumbra no primeiro momento em que a viu. “Salvamos um ao outro, Robinson e eu. Ou, pelo menos, ele me salvou.” Fica a dica: leia Primeiro Amor antes de A Culpa das Estrelas, como eu disse são de autores diferentes, mas ambos têm quase a mesma tônica, sendo que ACDA é mais impactante.

xoxo
mia fernandes.

ricardo_22 07/04/2014

Resenha para o blog Over Shock
Primeiro Amor, James Patterson e Emily Raymond, tradução de Elaine Cristina Albino de Oliveira, 1ª edição, Ribeirão Preto-SP: Novo Conceito, 2014, 240 páginas.

Axi Moore sofreu muito com todas as dificuldades que acabaram destruindo a sua família, por isso tudo o que mais quer é fugir e deixar tudo para trás, inclusive suas tristes lembranças. A única pessoa, no entanto, que pode ajudá-la é seu melhor amigo, Robinson, que não sabe, mas é também o grande amor da vida de Axi.

Ao convidar Robinson para viajar pelo país, Axi tinha um roteiro pronto que determinava todas as suas futuras paradas. Ela só não esperava que ele sugerisse a quebra de todas as regras aceitáveis e com isso não são mais dois adolescentes em busca de aventura. Eles se tornaram fugitivos, que rapidamente se entregam ao amor, porém sem tocar no assunto que eles sabem ser capaz de mudar suas vidas para sempre.

“Robinson me fazia sentir o tipo de felicidade que não sentia desde que era criança, quando minha família ainda estava inteira. E ele me fazia sentir... um tipo de agitação que nunca senti antes na vida.
Como eu poderia voltar a ficar sozinha, ficar sem ele, agora que eu sabia que todos esses sentimentos eram possíveis?” (pág. 90).
Dificilmente existe no mundo um autor tão versátil como James Patterson. Ironicamente o sucesso que ele faz com seus livros policiais é proporcional ao sucesso dos poucos dramas que já publicou, sendo que muitos consideram seus dramas ainda melhores. Conhecendo tais livros, fica impossível não esperar por uma história memorável em Primeiro Amor, mesmo quando descobrimos que não passa de um romance adolescente.

Como aconteceu em todos seus livros, Patterson dividiu sua nova história, lançada oficialmente nos Estados Unidos em janeiro, em duas partes, sendo que dessa vez são bem distintas e com características particulares. Enquanto a primeira é divertida e mostra as loucuras que dois adolescentes podem fazer pelo primeiro amor, a seguinte é mais sentimental, reflexiva e emocionante. Nem mesmo o fato de o final ser esperado desde as primeiras páginas evita a emoção.

A partir do momento que percebemos que se trata de um romance adolescente, o receio de encontrar os dramas irritantes, que parecem se repetir em todas as histórias do tipo, é inevitável. Felizmente isso não acontece com exagero. Patterson, em parceria com Emily Raymond, soube tratar de apenas coisas naturais, levando em conta a idade dos protagonistas e as próprias circunstâncias que são reveladas a cada novo capítulo.

Se o verdadeiro amor surge apenas quando duas pessoas se completam, então não há dúvidas de que o amor entre Axi e Robinson, além de primeiro, é também eterno. Eles não formam o tipo de casal que se pega completando as frases um dos outro, porém ambos são tão diferentes que a química e a magia dessa relação conquista desde o primeiro momento. Ele, por exemplo, é fã de músicas, brincalhão e considerado uma má companhia; ela é uma leitora compulsiva, careta, inteligente, apaixonada e em alguns momentos frágil. A união dessas personalidades, ao menos na ficção, é perfeita.

site: http://www.overshockblog.com.br/2014/04/resenha-231-primeiro-amor.html

Bia 03/01/2015

Primeiro amor
Essa maravilhosa e triste historia conta sobre Axi e sua vida certinha e despedaçada e de robinson seu amigo q lhe deu esperança pra viver...
Axi resolve dar uma mudança na sua vida fugindo e indo visitar varios lugares q ela marcou num mapa e pra isso ela chamou seu amigo e unico amor robinson pra fugir com ela e viver essa aventura...aventura de roubos , desde moto ate beijos e uma vida.....chorei muito, lindo, não queria q acabasse mas fazer o q agora tenho q seguir como eles.........
Fer Kaczynski 31/01/2015minha estante
Ah que delícia ler livros assim, que não queremos que acabem nunca!!
Fiquei curiosa com este, vou procurar, bjs

Raquel Machado 30/06/2014

Primeiro Amor
Em Primeiro Amor acompanhamos dois jovens aventureiros Axi e Robinson. Os dois se conheceram em uma situação bem inusitada e diferente de tudo que possamos imaginar e criaram uma amizade inabalável e emocionante. Axi é a garota certinha, que tira as boas notas na escola e que faz tudo que se espera da mesma, porém após perder sua irmã para o câncer e viver somente com seu pai Axi sente falta de algo há mais em sua vida, então decide tomr uma atitude drástica e planeja uma viagem pelos EUA, tendo como companhia seu fiel companheiro Robinson. Robinson é o contrário de Axi, o perfeito "canalha", como ela mesmo o chama. Ele é carismático, simpático e não tem medo de viver e fazer tudo que tem vontade, sendo as vezes coisas extremas. Axi então parte em direção a viagem de seus sonhos com Robinson. Uma viagem que irá ensinar muita coisa aos dois inclusive sobre o amor.

Começo dizendo que esse como o outro livro de Patterson me deixou bastante animada. Os livros desse autor são muito dinâmicos, os capítulos são curtos e quando vemos já estamos no fim pedindo por mais. A escrita é fluída e o desenrolar dos fatos do enredo vão se apresentando com uma maestria perfeita. No começo do livro temos uma carta super simpática do autor homenageando uma pessoa muito querida sua, dizendo que a história possa eternizar seu amor para ela, o que achei muito lindo.

Esse livro em minha opinião pode ser dividido em três grades partes: na primeira parte somos apresentados a Axi e Robinson e seu planejamento sobre essa viagem belíssima. Na segunda parte: somos apresentados ao grande dilema do livro, ao grande segredo de Axi e Robinson, que nos faz parar e pensar muito sobre tudo que pode acontecer, e na terceira parte: temos o grande desfecho da história e sua belíssima mensagem que fica na nossa mente por um bom tempo.

Uma das coisas que mais me agradou no livro foram os lugrares que eles visitaram, afinal sempre adoro livros que descrevem outros lugares, pois assim consigo me imaginar um pouquinho mais longe. Já a parte que menos me agradou foi o final, pois parece que ele aconteceu rápido demais, e poderíamos ter umas cenas mais bem elaboradas na minha opinião, dando um desefecho mais completo.

Sobre os personagens Axi me irritou muito no início por suas atitudes meio infantis e por ela ser tímida demais e certinha demais, sendo uma luta toda hora que ela imaginava-se fazendo algo fora do esperado, porém com o passar das páginas vemos o amadurecimento dessa personagem e começamos a admirá-la e torcer para que ela tenha um final feliz apesar de tudo. Robinson me agradou desde o início do livro sua atitude despreocupada e otimista me fizeram das várias risadas.

site: http://leiturakriativa.blogspot.com.br/2014/06/primeiro-amor-de-james-patterson.html

Vivi 18/03/2021

James Patterson romântico ? Sim!! Estou tão acostumada em ler seus trillhers que realmente foi algo novo pra mim.
As aventuras desse casal que tudo tem a a ser um grande clichê , bem inocente ou por que não dizer fofo nos leva a um rumo tanto... ???. E faz todo um sentido o pq decidiram dar essa volta a realizar seus sonhos. E de melhores amigos perceberem que se tornariam o primeiro grande amor. Infelizmente nada é como gostaríamos em nossa vida. Dores, despedidas e marcas que vão ser levadas para o resto de nossas vidas.
Sinopse: Um retrato comovente de um verdadeiro amor, que vai tocar o coração de quem tem um primeiro amor todo seu. Axi Moore é uma garota certinha, estudiosa, bem comportada e boa filha. Mas o que ela mais quer é fugir de tudo isso e deixar para trás as lembranças tristes de um lar despedaçado. A única pessoa em quem ela pode confiar é seu melhor amigo, Robinson. Ele é também o grande amor de sua vida, só que ainda não sabe disso. Quando Axi convida Robinson para fazer uma viagem pelo país, está quebrando as regras pela primeira vez. Uma jornada que parecia prometer apenas diversão e cumplicidade aos poucos transforma a vida dos dois jovens para sempre. De aventureiros, eles se tornam fugitivos. De amigos, se tornam namorados. Cada um deles, em silêncio, sabe que sua primeira viagem pode ser também a última, e Axi precisa aceitar que de certas coisas, como do destino, não há como fugir. Comovente e baseado na própria vida do autor, este livro mostra que, por mais puro e inocente que seja, o primeiro amor pode mudar o resto de nossas vidas.

Milla 30/07/2015

Oi, depois de tanto tempo... cá estou eu para falar de um dos últimos livros que li: Primeiro amor do autor James Patterson. A verdade é que faz tanto tempo que eu não faço uma resenha que perdi até a prática... rs. Eu não devia ter abandonado o blog desse jeito, mas vocês devem ter percebido que nos últimos doze meses minha vida anda meio agitada, hein?! Agora talvez eu me ajeite.

Tenho a terrível sensação que ultimamente tenho esbarrado em diversos livros clichês... Primeiro amor tem todos os ingredientes para emocionar uma pessoa, mas foi exatamente isso que me deixou um tanto quanto ressabiada com o livro. Ele é clichê demais e um tanto difícil de acreditar.

Aliás Um amor para recordar, A culpa é das estrelas e Primeiro amor têm todos a mesma lição final sobre como aproveitar e amar a vida... é o sumo dos "cancer books" e o segredo que eu vou guardar, vocês todos já devem saber... pois é!

Axi é a garota certinha, que vive com o pai alcoólatra desde que sua irmã faleceu, devido a um câncer, e sua mãe partiu... e Robinson é exatamente o oposto disso, mas o melhor amigo dela. Juntos, eles decidem partir numa viagem pelos Estados Unidos, com carros roubados e tudo mais... e o que, a princípio, seria a aventura de suas vidas, se mostrou como uma viagem para conhecerem a si mesmo e encontrarem o verdadeiro amor.

Mas eu não sei o que houve... o livro não me convenceu, não me emocionou, não me tocou. Me pareceu superficial e forjado (embora tenha sido baseado numa história da vida do próprio James Patterson - e que bem contada logo no começo revelando coisas que não precisavam ser tão ditas de cara).

Não é uma leitura ruim, mas não é algo muito marcante, os personagens em si não são marcantes nem têm aquelas tiradas de efeito que nos faz recordá-los. É um livro bem juvenil, com um tantinho de coisas inverossímeis e aquele efeito que causa o primeiro amor sincero...

Aliás, pesquisando agora a imagem da capa do livro para colocar... pensei que esse livro me faz lembrar o filme Meu primeiro amor.

Cássio Ulisses 08/05/2014

Esperava mais.
Eu esperava mais deste livro. Ao ler a sinopse, achei que seria um livro bem diferente e também a contar do nome do livro. Claro, julguei o livro pela capa e cometi um erro básico de um leitor, mas cometer erros é ser humano.
Enfim, o livro até a metade, é monótomo, mas dai em diante ele fica bom. Parece aquelas histórias de filmes... É melhor não contar porque pode ser considerado spoiler.
Se você gosta de livro de romance, de uma chance para o livro e não desista da leitura, mesmo que o início possa ser meio chato, porque o desenrolar fica bom.

alice 22/12/2022

Foi o primeiro livro que eu li pq era o único que tinha kkkkk. faz muitoo tempo que li, acho que foi em 2019/2020 então não me lembro muitoo dele, sei da história mas bem resumidamente. pretendo reler quando der

Maria.Fernanda 01/08/2015

Simplesmente, surpreendente!
Não, não quero dizer que o livro é surpreendente. O nome é horrível e despretensioso assim como a capa, mas o que eu quero dizer é: para um livro de dez 10 reais comprado nas lojas Americanas, ual!, eu não poderia ter me apaixonado mais.
O fato realmente apaixonante do livro é que Axi resolve sair por aí sem rumo em uma road trippin - o que é uma paixão pessoal minha - com ninguém menos que, preparem-se, Robinson, o "grande amor estrela cruzada da sua vida", cheia de problemas envolvendo uma mãe que a abandonou e um pai alcoólatra.
Robinson por sua vez tem aquele ar apaixonante de garoto otimista e cheio de clichês (uma Harley, algo mais clichê que uma Harley?) que você pensar porque não tem um amigo/namorado como ele.
Os dois encaram uma viagem nada normal e engraçada já que são grandes amigos - e depois algo mais - que possuem piadas próprias e entendimentos pessoais de suas vidas que são revelados conforme a leitura. Sim, o livro é previsível. Sim, você vai saber o fim logo de cara. E sim, você pode se apaixonar perdidamente pela história e sentir falta da leveza da convivência dos dois.
Ps: caso você seja emocionalmente instável ou uma manteiga (como eu), as chances de chorar (como eu) são de 99%.

Ariane 12/12/2015

O primeiro Amor
Simplesmente lindo. Dei tão pouco dinheiro nesse livro e amei. chorei horrores com ele. Divertido e simples. com uma linguagem Boa. E o casal Axi e Robbinson São maravilhosos.