Eragon

Eragon Christopher Paolini

Resenhas - Eragon

Banana_jubs 29/03/2023

Essa saga é meu arroz com feijão
Eragon ainda consegue ser incrível mesmo tendo se passado tantos anos desde que eu tinha lido. O livro tem seus pontos ruins, coisa que me incomodam na narrativa, mas mesmo assim é minha saga favorita.

Entrar nesse mundo junto de safira e eragon sempre vai ser minha coisa favorita.

Lucas 15/09/2023

Um. Começo promissor
Estou surpreso que este livro foi escrito por alguém de 15 anos e um começo promissor e ansioso pra ler o resto

Daiane574 26/05/2022

Mesmo conhecendo um pouco da história, me surpreendi com o quanto eu gostei. Tô ansiosa pra ler os próximos

Folhadpapel 13/08/2020

Uma otima história de fantasia.
Eu sempre ouvi falar desse livro, não da história em si, mas da capa. Por diversas vezes me peguei desejando lê-lo mesmo sem saber nada da história. Eu acreditava que Eragon era o nome do dragão, me surpreendi quando vi que não.
Esse é um livro de desenvolvimento de personagem, ou seja, não vá esperando uma guerra logo de início, afinal esse é o primeiro livro de uma série. O que me chamou a atenção foi que o livro foi escrito quando o autor tinha 15 anos, o que explica a oscilação dos personagens, que passam se serenos à revoltados do nada, e também explica algumas escolhas narrativas usadas exaustivamente nessa história. Sempre que somos apresentados a um conflito, Eragon, o nosso ponto de vista, desmaia ou é desacordado perto do ápice do problema, sem nunca ver assim o seu desenvolvimento, apenas a suas consequências.
O livro é repleto de cenas de caminhada, de viagem, de trilhas e coisas desse tipo. Isso por si só não é um problema, mas sempre que os personagens vão fazer alguma revelação eles são interrompidos, e simplesmente não conversam durante a caminhada (a não ser nos momentos que a "câmera" narrativa está ligada). Isso fica claro com o personagem Murtagh, que precisa fazer uma revelação e é interrompido, mas quando tem novamente um tempo para revelar o que ele queria, ele não revela.
Esse livro tem um mundo imenso, tão imenso que as vezes o próprio autor se perde, mas devo admitir que gostei muito do que foi exposto aqui. Christopher criou um universo gigantesco, repleto de monstros e culturas que me interessaram muito. A dinâmica e a mitologia por trás dos dragões foi bem feita. Nesse volume vemos um mundo enorme que pode ser mais explorado nos próximos livros.
Esse é o primeiro volume da série, ele é cheios de amadorismos, mas a história é muito boa. Não vá esperando algo extraordinariamente novo, pois não irá encontrar aqui.
Eragon possui uma história que entretém. Fiquei impressionado com a escrita do autor, que é fluida e leve, e a forma como ele desenvolve a história.

site: https://www.instagram.com/folhadpapel/

júlia. 06/01/2022

nada de mais
sinceramente? pensei que seria um livro mais interessante. achei a premissa legal, e a história do livro é sim bem criativa, mas achei que o livro tem informações demais. é uma história infantil, afinal. acho que a leitura é complicada pelo universo ser muito amplo, e há coisas mencionadas que foram completamente desnecessárias pro andamento da história. isso acabou prejudicando a leitura, que se tornou tediosa apesar da história cativante.

acho que é um livro mediano, não é incrível e não tem uma leitura sensacional. mas tem uma história legal, e eu confesso que tive um pouco de vontade de ler a continuação

Larissa.Azevedo 17/02/2021

Esse livro te apresenta um mundo totalmente novo e tentador, eu amei viajar com Eragon nessa jornada e estou ansiosa para os próximos desafios que virão em Eldest!

Natália Tomazeli 20/12/2022

Essa foi uma experiência de leitura maravilhosa
"A verdadeira coragem é viver e sofrer por aquilo em que você acredita."

Depois de tanto tempo, finalmente venho falar sobre "Eragon" foi um livro que eu realmente amei! Tanto tempo porque apesar de o livro ser relativamente curto, eu demorei bastante pra concluir a leitura (e também porque eu tô com várias resenhas mega atrasadas aqui no skoob, aí demorou ainda mais pra aparecer aqui). Isso não tirou o demérito do livro ser maravilhoso pra mim, e tenho certeza que irei continuar lendo a série! Queria ter inclusive lido ela em 2022 mas não deu, vai ficar pra 2023 mesmo.

Esse livro é um introdução muito digna a um universo literário que se assemelha muito com outros que já vimos. Mas temos que lembrar que ele foi publicado em 2003, então o que veio depois é que se assemelha a ele, com exceção do Ciclo Terramar, da Ursula K. Le Guin, que claramente serviu como uma inspiração para Christopher Paolini criar o Ciclo da Herança (até o nome ele "se inspirou" uehueheu). Eu li o Ciclo Terramar depois (os dois primeiros livros) de Eragon, mas se tivesse lido antes, acho que não teria achado Eragon grandes coisas honestamente, porque a história quase que passa o limiar da inspiração pra ir pro do copia e cola. Desculpa falar isso, mas foi o que eu senti. O sistema de magia inteirinho de Eragon é igual, IGUAL ao de Terramar e todos os personagens principais parecem o Ged (o protagonista da Ursula) só que em diferentes fases da vida. Acho que o único defeito do livro foi não ter incorporado mais coisas novas ao passo que incorpora as coisas criadas por outros, digamos. Me disseram que o autor faz isso com o Robert Jordan também, mas não vou opinar sobre porque eu ainda não li "A Roda do Tempo".

Ele tem esse ar super clássico da fantasia, porque referencia e segue moldes de obras ainda mais clássicas. Isso faz com que o livro ganhe um tom nostálgico pra mim, pra que passo tanto tempo consumindo esse tipo de história. Por isso que na época que li, gostei tanto!

Com certeza, gostaria de ter conhecido esse livro na infância, mas ler ele na fase adulta também me trouxe um sentimento muito incrível, nostálgico mesmo, como eu já disse.

Ano que vem, a Disney tá prometendo uma série (ou filme, não lembro ao certo) adaptada desses livros, e eu quero só ver se dessa vez Eragon vai fazer sucesso no audiovisual, porque da primeira vez, considero que não foi o que aconteceu kkk

Ana Elisa 11/01/2022

Incrivel
Comecei a ler esse ano no meio de 2021, por conta de trabalho, falta de tempo e até leituras que passaram na frente, demorei para finalizar a leitura de Eragon.

Me arrependo de ter deixado a leitura de lado? SIM!
Me arrependo de ter demorado tanto para ler? SIM!
Me arrependo de ter lido? JAMAIS!
Não vejo a hora de continuar lendo essa saga incrivel.

Murilo.Justino 29/01/2022

História excelente...
Gostei muito dessa obra. Há algum tempo já vinha querendo lê-la, mas enfim tomei coragem de começar. A história é muito diferente do filme e tem um desenrolar clássico das demais histórias de cavalaria/magia. Muito interessante como esse livro é uma introdução para todo esse mundo.
Leidy 29/01/2022minha estante
O filme não chega aos pés do livro.

Rebeca 28/12/2012

O vento uiva pela noite trazendo consigo um aroma capaz de mudar o mundo
Eu tinha prometido a mim mesma que não leria mais livros de fantasia, nada de vampiro, lobisomem, bruxo, dragão etc. Mas a divulgação do quarto livro da série aguçou minha curiosidade e não me arrependo de ter quebrado a promessa, pois Eragon se tornou um dos meus preferidos. Bom, é a história de um garoto que mora em uma fazenda com seu tio e primo. Sua vida é simples e comum, exceto pelo passado um pouco misterioso, nunca conheceu o pai e a mãe foi embora logo após dar a luz. Durante uma caçada ele encontra uma pedra bastante diferente que acabava mudando sua vida. De repente as coisas que ele achava serem impossíveis se mostram verdadeiras, forças inimagináveis passam a atuar à sua volta. Um destino repleto de glória, dor, sacrifícios, perdas e grandes feitos se estende à sua frente. O autor cria um universo incrível onde a trama envolve o leitor, fica aquele gostinho de quero mais, aqueles fios soltos que só nos próximos livros serão explicados. Tudo bem que toda a série tem a obrigação de fazer isso mas essa ai, bom, ela me faz lembrar HP. Não por semelhanças entre os livros, mas pelo que ambos despertaram em mim. E eu disse LEMBRAR, apenas me lembra Harry Potter, logicamente não se compara, até porque ninguém faz o que a J.K. fez. Porém, suuuuper recomendado!

Quintal 01/09/2020

seguinte, esse livro é muito chato.

O livro é praticamente todo uma perseguição e tem aquele clichê do mestre mais velho que é misterioso e guarda vários segredos. Uma pena que você descobre qual é o segredo sem pensar muito e quando o plot vem você fica "oq? essa merda aq? era ÓBVIO".

O vilão é mal construído, as relações são rasas e não trás nada de novo. Acontece q eu acho q o autor era muito novo quando ele escreveu, ele tinha 16 eu acho (se bem que eu tenho tmb e não escreveria uma história com jornada do herói cheia de elementos tolkienianos me achando super original).

Se eu pudesse eu pegaria meu tempo de volta dessa história, mas pra quem tá começando em fantasia eu não recomendo pq apesar de ser simples você vai ter um PÉSSIMO primeiro contato.

A e tem um trauma que é TÃO mal escrito que eu não vou nem perder tempo falando reclamando.

Detesto falar mal de livro mas não dá pra defender esse. Talvez seja pra você mas DEFINITIVAMENTE não é pra mim.

Eu ia dormir mas voltei pra acrescentar q amo a safira então dei mais meia estrela.

Beatriz.Morais 20/10/2023

Livro bom para passar o tempo
O livro é extremamente gostoso de ler, não é uma fantasia difícil. Gostei muito do mundo que o autor criou, com os elementos mágicos, trolls e anões. Os personagens me cativaram demais, o personagem do Eragon é totalmente diferente do filme, no filme ele é insuportável e no livro ele é bem legal de ler. É um livro que demora bastante para acontecer as coisas e quando acontece é bem rápido, principalmente as cenas de ação.

Só não vou dar 5 estrelas porque o final do livro foi muito rápido, a gente espera bastante tempo para ler sobre o confronto e acontece em poucas páginas sendo finalizado de maneira bem rápida. Algo que me incomodou também é que o verdadeiro vilão não aparece, só ouvimos falar sobre como ele é e os absurdos que ele faz.

Mas fora isso é uma fantasia muito gostosa de ler.

Letirosen 06/05/2022

Incrível!!
Eragon é aquele tipo de livro que te prende a cada página, e faz com que você se transporte para outros mundos, mergulhando totalmente na história.
Me apeguei muito aos personagens, principalmente à Saphira. Seu jeitinho vaidoso e ao mesmo tempo atencioso me conquistou. Adorei a relação entre Eragon e Saphira. É extremamente perceptível o quanto eles se amam, e lutam para proteger um ao outro.

Um livro fantástico!!! ???
Adriana 06/05/2022minha estante
Já vai para minha estante ??

Monica Quintal 25/07/2022

Um livro sensacional!
Sou suspeita pra falar, AMEI essa história do começo ao fim. Tem tudo maravilhoso que um livro de fantasia pode oferecer: um mundo a parte, com diversas criaturas (humanos, elfos, dragões, anões, gigantes, e etc), várias línguas e expressões próprias, personagens cativantes, um herói curioso e meio perdido, um vilão misterioso e tirano... Já falei dragões?
Eu adoro esse gênero, pude prever vários dos acontecimentos e, mesmo a história tendo um monte de clichês, o livro vai te deixando cada vez mais curioso pra que esses clichês aconteçam.
Sério, recomendo demais a leitura!

"A verdadeira coragem é viver e sofrer por aquilo em que você acredita."