Eragon

Eragon Christopher Paolini

Resenhas - Eragon

luccaspe5 21/03/2021

eragon está para mim como harry potter está para milhares de outras pessoas. foi o pontapé inicial no universo literário, conheci no ensino médio e agora tive o prazer de reler.

M. M. Maia 15/05/2021

"O vento uivava na noite, carregando um aroma que mudaria o mundo."
Assim começa Eragon, o início de uma saga inesquecível e a estreia de um dos autores mais geniais da nossa geração.

Christopher Paolini publicou o livro quando tinha dezoito anos. Fato surpreendente, considerando a qualidade da escrita e a complexidade da estória.

Sou uma leitora voraz do gênero fantasia, li inúmeras sagas, e sem sobra de dúvida, Eragon está no meu top 3.

Eragon é um órfão que mora com o tio e o primo.

A família de Eragon vive em uma fazenda, localizada em um pequeno vilarejo chamado Carvahall. Eragon não conheceu os pais, foi criado por seu tio Darrow, cuja a situação financeira é bem precária, o que força Eragon a se aventurar em busca de caça na floresta.

Dentro da floresta há um lugar denominado "A Espinha", o local é cercado por superstições vindas dos moradores de Carvahall, ninguém se aventura até ali, mas Eragon contraria tais receios e explora suas mediações. Em uma de suas visitas a floresta ele encontra uma misteriosa pedra azul.

"Eragon achou a pedra tão bela quanto assustadora. De onde ela veio? Para que servirá?, pensou. mais perturbador surgiu em sua mente: Será que ela veio parar aqui por acidente ou estarei destinado a possuí-la?"

Eragon logo percebe que o objeto pode ser vendido por um bom valor, mas a superstição do vilarejo o impede de conseguir qualquer troca com a pedra.

Então a mágica acontece. Em uma noite, a pedra se racha e de dentro sai um filhote de dragão, azul da mesma cor da pedra.

"De repente uma rachadura apareceu na pedra. Mais outra e outra.(....)Depois de outra série de chiados, uma pequena cabeça escura saiu pelo buraco, seguida de um estranho corpo distorcido. Eragon agarrou a faca com mais força e segurou-a imóvel.
Logo, a criatura havia saído completamente da pedra. Ela ficou parada por um momento, depois, agitou-se em direção ao luar."

A partir desse ponto a narrativa começa a se desenrolar.

No universo de Eragon, houve uma época em que dragões eram comuns, assim como seus cavaleiros. Eram como uma Ordem no mundo, mas um desses cavaleiros, Galbatorix (sempre tive dificuldade com esse nome), mata todos os outros cavaleiros e seus respectivos dragões, tornando-se um imperador tirano com poderes descomunais.

Galbatorix possui um dragão macho e quer construir uma nova ordem de cavaleiros leais a ele, mas para isso, precisa chocar os dois ovos em sua posse e precisa que um deles seja fêmea.

Detalhe Importante: Os dragões, ainda dentro do ovo, escolhem seus cavaleiros, com isso o ovo só é chocado, quando estiver em posse do cavaleiro escolhido.

Eragon e Saphira viram alvos de Galbatorix, que os quer como seus servos, ao mesmo tempo, os dois se tornam a única chance de combater Galbatorix.

No primeiro livro vemos a relação de amizade entre Eragon e Saphira se desenvolvendo, tornando-se forte como se os dois fossem um só.

Não sei como descrever a sensação de ler Eragon, é um livro para se ler com calma e apreciar a narrativa.

Espero que deem uma chance para esse livro.

site: https://www.gasteitudoemlivros.com/2020/10/eragon-disponivel-gratuitamente-no.html

Leonam 30/04/2020

Muito bom, com gosto de cópia
É um ótimo livro, com uma escrita divertida, uma história boa de ler, porém, é impossível não sentir um gostinho de cópia.
A história não é genial, não tem algo de muito novo, tudo parece que é um livro do wattpad sobre senhor dos anéis.
Porém se você levar em conta que o autor era muito jovem quando escreveu, da para dizer que o livro é bom.

Igor Escobar 10/12/2009

Lindo.
Sem palavras para este livro. Demorei um pouco para ler, mas me apaixonei pela história do início ao fim. A relação entre cavaleiro e dragão e tudo o que se passa na cabeça dos dois. A forma como eles lidam com os conflitos e seus valores, é simplesmente encantador.
Aline Maia 10/12/2009minha estante
ai Éragon é tão boom *o*

Gabi Araujo 16/12/2009minha estante
Acabeeei de comprar a coleção... não vejo a hora de chegar! *-*

*tássia* 09/03/2012minha estante
Oi, estou querendo muito ler esse livro mas tenho receio de não gostar ele é mesmo bom?

Igor Escobar 09/03/2012minha estante
Minha resenha ta aí, gostei sim! :)

Agukel 21/09/2022

Livro superestimado
Queria pode falar que tive uma leitura maravilhosa. Mas infelizmente não posso.

A história tinha tudo para ser ótima. Mas é repleta de furos, clichês e muita, MUITA enrolação.

Podia citar 100 erros grotescos do livro, mas vou me resumir em 5.

1- O protagonista desmaia demais! Cada fim de capítulo é um desmaio.

2- Ele consegue descobrir palavras mágicas q nunca ouviu na vida! (Como ao transformar terra em água)

3- Leitura cansativa e repetitiva. Os acontecimentos se repetem com frequência.

4- O personagem principal e muito raso.

5- Quem viu sabe que é uma cópia de Starwars com tema de senhor do anéis.

O livro so ficou famoso pq o tio dele tinha influencia para promovelo. Lamentável.

O cara que roubava livros 27/11/2021

Uma fantasia sensacional e do jeito que eu gosto!
Eu achei o livro incrível! E não é a toa que consegui termina-lo em apenas 4 dias. Eu estou terminando o segundo livro e já comprei o terceiro. Esse livro é uma ótima pedida para quem ama fantasia e aventura.

Nathi 01/06/2012

Apesar de todas as críticas negativas que li sobre Eragon, eu amei o livro. Tipo... É espetacular!

Muita gente falou mal, e por causa de quem? Isso, Senhor dos Anéis. Eu sou meio suspeita para falar quanto às obras de Tolkien, pois não consegui chegar ao fim nem de seu primeiro livro da trilogia. Isso devido ao tempo que eu tinha pra ler (peguei emprestado), e pelo livro ser d-e-m-a-s-i-a-d-a-m-e-n-t-e detalhista, o que me incomodou d-e-m-a-i-s. Estava pensando aqui em outro bom motivo, e acho que fiquei com medo de ficar como essas pessoas fanáticas pela obra de Tolkien: leram Senhor dos Anéis, ou o Hobbit, e a partir daí, mais nenhum livro de ficção tem qualidade, acham que tudo é cópia dele.

Insuportável. Todo livro ficcional/de aventura que vou ver a resenha tem lá um chato dizendo que tudo isso já foi escrito no Senhor dos Anéis. Por favor, né?!

Enfim, passado isso, que eu estava doida pra digitar aqui, quero falar enfim, do Eragon.

Inicialmente, gostaria de dizer que nunca li outro livro que envolvia dragões nas suas histórias. Apesar de serem criaturas muito conhecidas, não me lembro de nenhum livro que li que tenha dragões. Vi dragões em alguns desenhos, e em algumas lendas chinesas. Só.

A partir disso, achei interessantíssima a história com os tais de dragões. Gostei da relação dragão-cavaleiro, gostei de Eragon, gostei do cenário, gostei da narrativa, gostei dos capítulos curtos, enfim gostei de praticamente tudo.

Durante o livro confesso que senti a Saphira, que é o dragão, meio inútil. Ia dar quatro estrelinhas no livro pelo Skoob por causa disso, mas resolvi dar um desconto, afinal ela é novíssima, e é o primeiro livro, então a Saphira tem muito que se desenvolver ainda. Por isso cinco estrelinhas!

Enfim, super-recomendado, um livro muito agradável de ler. Não é uma leitura pesada, ótima para quem está iniciando em livros com ambientes medievais.
Izaias C 12/06/2012minha estante
gostei da resenha!
e se você está começando a ler livros com ambientes medievais, acostume-se com a quantidade de detalhes!
é meio que uma técnica dos escritores, para que os leitores consigam se habituar no local, além de imaginarem nas cenas.

Ric 14/06/2012minha estante

Perfeito Nathy, vc falou tudo.

Carlos Souza 29/08/2021

Indiscutivelmente, um livro oito ou oitenta.
Li faz alguns meses e precisei de um tempo para decidir o que achei, para mim, é uma ótima obra. E ela melhora mil por cento se você tiver assistido ao péssimo filme.
Eu adorei todo o universo criado por Christopher Paolini, é óbvio que boa parte dos seres e personagens não são nada novo e desconhecido, principalmente, se você é um leitor de Fantasia, porém, o autor consegue pegar o que é conhecido e até clichê, reformular alguns pontos e torná-los interessantes. Existem alguns pontos que me agradaram bastante, dentre eles:
1) O modo como o autor constrói os personagens, nenhum deles é raso, eles possuem um passado e isso é algo que podemos intuir sozinhos, porque peças são dadas ao decorrer da leitura, sem uso de analepse;
2) Os ambientes e suas descrições não foram extensos demais, muito menos difíceis de construir mentalmente, e olha que isso é uma coisa que acontece comigo ao longo da leitura de fantasias.
3) Eu amei a língua antiga e o personagem da Saphira, ao meu ver, ela é a protagonista do livro, pois o Eragon e o próprio Brom não teriam sobrevivido sem ela. O combate final foi muito bom, isso porque o desfecho não é algo bom, um lance meio: "Star Wars: o império contra-ataca", que te faz querer descobrir como vai continuar e como os personagens vão superar os problemas.
Enfim, é um bom início de saga, distrai e diverti. Principalmente, se você não buscar compará-lo com os livros e o universo criado pelo Tolkien.

@maarianaraamos 01/05/2020

Quero um dragão bebê!
Depois de ler esse livro fiquei com uma vontade enorme de ter uma dragão bebê haahahah! Estou louca pra conhecer a continuação e ler a saga inteira! Tem resenha desse livro lá no meu canal!

Nome do Canal: Mari Ramos

oyuridutra 17/10/2021

Um verdadeiro RPG
Um livro não muito recente, mas que possui o seu valor! A história com certeza é digna de ser comparada a campanhas de RPG. Capítulos cheios de acontecimentos e outros mais parados, mas que servem como uma espécie de treinamento do que está por vir. É muito claro a base em universos fantásticos clássicos como o Senhor dos Aneis, nem por isso deixa de ser uma jornada incrível. A língua criada para elfos e anões, as descrições dos ambientes e a jornada do herói muito presente são elementos muito presentes e marcantes, mais que recomendo essa leitura!

VicBanger 27/07/2020

Vai além de uma simples cópia de Tolkien
As influências da obra de Tolkien sobre Eragon são mais que evidentes - algumas pessoas mais extremas até acusam o Paolini de plágio. Outros leitores, por outro lado, falam de Eragon enquanto uma obra com força própria, apesar das influências; algumas pessoas mais extremas elevam o trabalho do Paolini ao nível de obra-prima.

O que tenho a dizer sobre? Sim, claro, a obra é pintada com os pincéis de Tolkien, mas o brilho reside no fato de que Paolini não reduz o seu trabalho a uma mera versão genérica: o que poderia ter sido uma simples cópia se apresenta enquanto uma bela e muito bem-escrita homenagem - que, vale mencionar, começou a ser produzida pelo autor quanto ele tinha apenas quinze anos. E cabe a minha pergunta aos isolados detratores: vocês conseguiram fazer algo parecido aos quinze anos de idade? Sei que o papel do leitor não deve ser confundido com o papel do autor, mas as pessoas precisam saber que o material que temos aqui se revela um fruto de genialidade. A narrativa demora a decolar, como alguns reclamaram? Pode até ser. Mas percebo que as paradas dadas pelo autor são intencionais e servem como uma forma de fazer com que nós, leitores e leitoras, possamos absorver os detalhes daquele universo.

Um bom livro, sem dúvidas. Mas por qual motivo o avaliei com apenas 3.5 estrelas? Bem, porque sinto que o que acabei de experimentar foi apenas uma pequena amostra desse universo do Paolini... Verei se a sequência expande significativamente esse universo - talvez em breve.

Jaguatirica 16/06/2020

Liberdade é viver sem medo
"Primeiro: nunca deixem ninguém dominar seu corpo ou sua mente. Tenha cuidado especial para que seus pensamentos permaneçam livres. Um indivíduo pode ser livre contudo pode estar mais preso do que um escravo. Deem seus ouvidos às pessoas, mas nunca o coração."

Esse foi o conselho que Garrow, tio de Eragon, deu a ele e ao filho (Roran) e uma coisa que torna o livro simples e de fácil leitura são as infinitas dicas que nos faz adivinhar o que acontecerá. Seria esse conselho um prenúncio?

"Eragon" é a típica jornada do herói. Um jovem que mal saiu das fraldas, impulsivo e imaturo que sobretudo busca respostas sobre si mesmo. É claro que um personagem assim precisa de suporte e aparecem na trama vários e vários personagens interessantes e misteriosos. Em especial Brom - te amo, Brom - que treina Eragon. O amadurecimento do protagonista não é tão visível assim na minha opinião. Tipo, apesar de todo conselho e treinamento ele ainda comete deslizes tolos por agir sem pensar. Lhe falta uma personalidade mais analítica. Felizmente Saphira compensa essa falta. E compreendemos que ele só entrou nessa aventura há poucos meses, ainda tem muito a aprender. Neste primeiro livro a escrita é bastante solta, as origens dos poderes e da língua Antiga é pouco explicativa e as descrições das conexões mentais são sinestésicas em demasia. A exemplo de luzes estranhas tocando sons misteriosos e liberando poder. Mas hem??

Enfim, Paolini escreveu Eragon com 15 anos de idade e foi tudo tão inédito. Tenho certeza que a narrativa vai melhorar muito daqui por diante. No mais, a história em si é apaixonante, ótimo para transportar o leitor para um universo novo. Super recomendo!! A gente lê correndo. Leitura agradável, não senti momentos mornos ou insossos. Como na citação de início, Eragon precisa entender e controlar a própria mente, que é o maior santuário humano, ainda mais pra um Cavaleiro. E isso pede uma jornada! Estou animada :D

Se você, assim como eu, deseja fugir um pouco dessa realidade de mer**, dê uma chance pra saga "A herança".

Fabio.Barbosa 02/11/2022

Até que é bom
Já tinha esse livro a um tempo guardado, muitas pessoas me falaram mal dele, dizendo ser um leitura chata e tudo mais.
Mas te digo que gostei do livro, vamos ver como serão os próximos ahahahha.

Bruna2012 27/09/2021

MARAVILHOSO!!
Eu já tinha uma expectativa grande desde o dia em que vi o filme... Agora, lendo o livro, só fiquei mais encantada pela história e mais empolgada para as continuações

VanessaGualberto 23/07/2022

Ótima Experiência!!!
Eragon era o tipo de fantasia literária que eu estava procurando, a mistura de raças, etnias e paisagens foi o que mais me chamou a atenção. Havia conhecido Eragon através do filme a muito tempo atrás, quando vi que havia livros explorando mais a história me interessei para ler e enfim terminei o começo dessa aventura do guerreiro Eragon e sua dragão Safira.
Ao decorrer da leitura, a narrativa detalhando cada cidade nos fazendo imaginar no local e os estilos de batalhas e lutas foram o ponto forte do livro. No meio da história achei um pouco lento com os personagens indo de cidade a cidade, porém, mostrou como o país se dividia: cidades de extrema pobreza, pacatas, nobres e até aqueles que exploram a escravidão humana vendidas como objetos em leilões. Como se o livro nos apresentasse sua geografia.
Amei os personagens, principalmente Safira, mesmo com pouca idade foi bastante responsável por Eragon assim como Brom. No final da história foi introduzido a elfa Arya que me apaixonei de primeira, e espero saber mais sobre sua história ou desenvolvimentos.
Pretendo ler a continuação futuramente, afim de saber até onde vai a história das aventuras do menino prodígio e seu dragão...
Anna 24/07/2022minha estante
Eu não posso deixar de apreciar esse tipo de narrativa ?extremamente descritiva?. Como algum tipo de portal psíquico que nos leva a visitar mundos distantes.