Eragon

Eragon Christopher Paolini

Resenhas - Eragon

Sara Férrer 15/09/2022

Cresci vendo o filme, e me apaixonei pelo livro
Sim eu fui a criança que cresceu asisstindo Eragon na sessão da tarde. E sempre fiquei curiosa para saber o que acontecia após o final do filme, então logo decidi ler e MEU DEUS.
Esse livro é incrível, amei o Eragon logo de cara, apesar de ele ser um pouco chato no começo, mas ele evoluiu tanto e de forma tão condizente com a história que não pude deixar de me emocionar no final desse primeiro livro.
Amei todo a narrativa , a trama o desenvolvimento e os plots. Super recomendo.

Mega.Master 05/12/2022

Honestamente? Eu não gostei tanto.
O livro na verdade é sobre uma jornada e como o personagem anda e encontra perigos e nunca tá longe da morte, porque ele é especial.
Eu devo dizer que é impressionável o fato de o autor ter escrito com só 15 anos, e pra isso eu dou o devido crédito, mas como livro em si, acho que falhou em muita coisa. O livro parece na verdade um grande exercício de escrita, como se o autor estivesse pesquisando recursos narrativos e encaixando eles como convinha, mas os formatos acabaram ficando muito artificiais, e o livro não segue um ritmo constante. A verdade é que eu quase desisti várias vezes.
Não decidi ainda se vou ler ou não a continuação.

Sam 29/03/2023

Que delícia foi reler essa história!
Eragon entrou na minha vida quando saiu aquele fatídico filme, na época eu amei e fiquei louca pela continuação (que nunca aconteceu). Descobri algum tempo depois que era baseado em livro e fiquei doida pra ler e li lá em 2011/2012.

Foi ele que me trouxe pro munda da fantasia e foi através dele que eu me apaixonei por esse gênero. Na época foi arrebatador, li todos os livros e fiquei estarrecida com o final da história, lá no 4° volume.

Agora mais de 10 anos depois vim reler ele pra uma LC e eu simplesmente não me lembrava de nada ou quase nada. Foi quase como entrar nesse universo pela primeira vez, que delícia.

Comecei lendo de vagar, mas chegou num ponto que eu não consegui mais largar. Estar de novo junto da Saphira e do Eragon nessa aventura foi épico.

O livro tem algum clichês, alguns problemas na narrativa, muita referência de outras obras da literatura? Tem! Mas o autor tinha apenas 16 anos, isso não é pra qualquer um fazer. Eragon tem u universo muito rico e incrível pra ser explorado. O que fica mais forte nos próximos livros.

Pra quem já leu a série, assim como eu, com essa releitura eu puder ver que aquele final agridoce, já estava planejado desde o início e o autor deixa isso bem claro nesse 1° livro, mas só realmente como uma releitura pra se pegar esse detalhe.

Algumas pessoas podem achar que é um livro adolescente e por isso não querer ler, ele até tem essa pegada, mas ele vai muito além disso. Tem temas mais sérios e a série vai amadurecendo no decorrer dos livros.

Recomendo demais a série toda, principalmente pra quem tá começando no mundo da fantasia, esse livro é uma excelente porta de entrada.

Tony 15/02/2010

De uma magia singular!
O livro Eragon, possui uma magia e uma criatividade singular. Levemente baseado em Senhor dos Aneis - vi muitas diferenças por sinal-, o mesmo demonstra algo espetacular, que é a construção da amizade de um dragão com seu dono e amigo. Juntos eles podem tudo. A ação é bem descrita, as paisagens nem se fala. O que mais curtir nessa obra foi a amizade, lealdade que é figurada como algo cheio de coragem e força. Vale a pena ler. Nos próximos livros , a história só tem que melhorar e se expandir, mas de primeira estou satisfeito com essa obra.
Rafael 29/08/2010minha estante
Fala Tony... gostei muito da sua resenha sobre o livro ERAGON. A comparação com a obra de Tolkien é inevitável! Mas o livro de Paolini é mais "leve" e bem menos prolixo do seu antecessor. Gostei menos das sequencias, mas este é espetacular.

thaf.lima 20/09/2021

finalmente
A primeira vez que eu li o livro terminei em menos de uma semana, mas dessa vez a leitura foi extremamente lenta, mds
Mas ainda é um dos livros que eu mais gosto, só o Eragon que me irritou várias vezes durante a história, ele é imaturo e sempre precisa de alguém pra cuidar dele, só espero que no segundo livro isso mude, se não, haja paciência.
E o final te deixa com curiosidade para saber o que mais espera por Eragon.
Sem dúvidas os personagens que moram no meu coração são a Ângela e o Solembum, as minhas partes preferidas eram quando eles apareciam kkkkkkkk
Releitura realizada e pronta para começar o segundo livro

Doufe 07/04/2014

Sobre Elfos, Dragões & Sabres de Luz.
Comprei Eragon pois haviam me garantido que era um ótimo livro, e eu estava em depressão pós-leitura. A princípio desconfiei do nome, que parecia uma óbvia referência a Aragorn, e do mapa obviamente inspirado na Terra-Média, só que com geografia e hidrologia impossíveis – os rios nascem no meio do nada e correm para um lago nas montanhas, ou vice-versa, o que é igualmente absurdo! Claro que isso não importa para a maioria dos fãs, pois é apenas uma amostra que ele era muito jovem quando criou Alagaësia. É um mérito, não é mesmo?

Infelizmente, as semelhanças com a Arda tolkeniana são marcantes demais para se passarem pelo mero “beber da mesma fonte” como dizem alguns. Há tantas cópias das releituras dos mitos antigos, e idiossincrasias linguísticas que são particularidades de Tolkien, além do plágio deliberado do enredo de Star Wars de George Lucas, que seria possível escrever uma dissertação a respeito. De fato, artigos na internet não faltam sobre o assunto, por isso vou me resumir a alguns quesitos técnicos pelos quais, mesmo se ignorarmos o fator plágio, a leitura se torna desagradável.

O personagem principal é um tipo de auto-inserção egótica na estória. Eragon (que é obviamente baseado em Aragorn, e sua contraparte romântica, Arya, que é um tipo sonolento de Arwen) é descrito como sendo excepcional em tudo – é um caçador destemido, que consegue atirar várias flechas de uma vez com o Arco etc. Um Ranger tão treinado quanto os Guardiões de Arnor. Mas suas ações não condizem com tal. Suas falas e ações são bastante simplórias. Mesmo com toda a habilidade de possui, ele não consegue caçar nada e precisa comprar comida, só que não tem nenhum dinheiro. E também nenhuma sensatez – uma cena absurda é quando ele tenta trocar uma "pedra" obviamente valiosa, pois é descrita como bela e purpurinada (que mais tarde se mostra ser um ovo de dragão), por um punhado comida.

Não apenas o próprio Eragon é simplório, mas todos os personagens o são. Todos parecem ter a mesma idade. Não existe nem um tipo de marcador de discurso ou elemento intencional que marca falas de diferentes tipos de pessoas, por idade, cultura etc. Todos são exatamente e linearmente iguais e proferem os mesmo tipos de filosofia de traseira de caminhão. Pior que tudo isso, são os diálogos mentais que ele tem com a Saphira – ela é tão melosa e diz coisas do tipo: “Esperei mil anos para ouvir sua voz”. Faz você pensar que está lendo a versão reptiliana de Crepúsculo. E quanto resolve ser feroz, diz coisas pouco naturais como “da próxima vez vou rasgar sua carne”.

O enredo, como mencionado, é basicamente uma reambientação de Star Wars para a Terra-Média. Eragon (Luke) o jovem que mora com os tios, a quem a princesa Arya (Leia) envia um ovo mágico, com o qual ele mudará o destino do Império opressivo sobre aquele mundo (Uma temática da qual gosto - rebeldes, movimentos secretos - mas tratada por Paolini com a profundidade de um jogo ruim de RPG de tarde de domingo). Ele descobre por meio de Brom (Obi-wan) que é o último de uma ordem esquecida de Cavaleiros de Dragão (Jedi) – seu próprio pai (Darth Vader) foi uma peça chave para que Galbatorix (Palpatine) traísse os Jedi e criasse o Império. A diferença entre Darth Sidious e Galbatorix é que Galbatorix, com esse nome, não inspira medo em ninguém (aliás, tive um acesso de riso quando o li pela primeira vez). Não dava para não associar a Asterix e Obelix. Morzan é ainda pior (bela tentativa de usar o radical "Mor"=sombra do Quenya de Tolkien), mas eu, falante de português, só conseguia pensar em "mozão/amorzão". Difícil respeitar.

O enredo é um jogo de tentativa e erro, onde Eragon, apesar de descrito como se fosse excepcional em habilidade, comete inúmeras burradas, só para ser salvo e retirado desmaiado do lugar pelo Ex Machina alado do jogo: Saphira. Aliás, o autor deve adorar desmaios, pois a Elfa, Arya, passa capítulos inteiros desmaiada e sendo carregada como um pacote de arroz por meia Alagadësia. O que, inclusive, é o cúmulo do arquétipo sexista das personagens femininas como meras ferramentas a serem salvas e se tornarem o par romântico inexpressivo que acompanha o herói.

A maior característica do autor, entretanto, sua pretensão. Em entrevista, disse que “almeja uma beleza lírica beirando entre o melhor de Tokien”. Embora Tolkien tenha escrito em diversos estilos a fim de adequar a atmosferas de cada tipo de lenda - Paolini mirou no lirismo mito-poético, mas acabou acertando na verborragia e em diálogos excessivamente bregas. De cada 10 palavras, 12 são adjetivos, e um comentário comum na internet em que o C.P. escreveu os livros com um Thesaurus ao lado. Isso gera uma narração tediosa, diálogos não naturais, e uma comunicação muito truncada com o leitor – solavancos na leitura que impedem a imersão na estória.

Para quem não se importa com plágio, diria que serve como um passatempo. Recomendável para leitores menos exigentes. E que tenham muita paciência em ler descrições imensas da paisagem.

Conclusões: batam na cara de vocês antes de associarem Tolkien a Paolini (risos).
Rodrigo 12/04/2014minha estante
Ótima resenha, o livro é medíocre. Simples assim. Nunca li um livro de fantasia tão enrolado e ridiculo. Acho que os fãs de Eragon são piores que de Crepusculo ou Jogos Vorazes, mesmo em resenhas como a sua, cheia de argumentos, eles sempre vem comentar que os argumentos são risíveis e etc. A verdade é que a história é ruim. Ponto. Até pensei em escrever uma resenha, mas nem vale a pena. Gastar tempo falando de uma história ruim e prolixa como essa.

Doufe 16/01/2016minha estante
Infelizmente, há muitos outros livros de fantasia igualmente enrolados e ridículos. O mercado brasileiro, em particular, ao mesmo tempo em que começou a florescer, ainda tem pouco a ofertar quanto à qualidade do gênero.

Eu gosto da história de Jogos Vorazes, mas tenho que admitir que o livro é muito porcamente escrito. Meio que às pressas, para virar filme logo.

Mobula Birostris 31/07/2016minha estante
esse livro é muito ruim kkkkkk

Felipe 03/08/2016minha estante
Discordo também!!

Vika 13/08/2016minha estante
A verdade é que esse livro é basicamente uma imitação de star wars 4... Só que star wars foi bom e esse livro não. Kkkk

Felipe 13/08/2016minha estante
Se vcs estão dizendo q o livro é ruim, já n posso fazer nd. Mas a vdd é q eu achei o livro interessante.

Doufe 15/08/2016minha estante
Entendo, Felipe, que talvez você esteja numa Hype com a novidade do livro, ou de universos de fantasia - eu também já tive várias empolgações com certas séries. Atualmente, porém, um dos meus passatempos favoritos é ler críticas bem construídas sobre Harry Potter, ou Senhor dos Anéis, por exemplo. O impacto emocional dessas obras sobre mim foi inegável, mas acredito que eu consiga apreciar melhor refazendo uma leitura crítica, e reconhecendo as falhas de conceito e temática.

Já tem bastante tempo que escrevi minhas impressões sobre Eragon, que, mesmo na minha época de maior hype com fantasias, não conseguiu me cativar em nenhum aspecto sequer. Mesmo agora, quando (acredito que) minha visão crítica sobre literatura e teoria da narrativa progrediu um tanto, considero o livro ruim em todos os aspectos técnicos que conheço, e com base nisso escrevi meus argumentos. Se você tiver comentários objetivos sobre o porquê de ter gostado tanto do livro (que não seja pelo simples fato de ter gostado), eu gostaria muito de lê-los.

Eriks.Jhony 28/04/2017minha estante
Cara como você é chato

Giu Fernandes 04/10/2017minha estante
Recebi spoiler sobre quem é o pai de Eragon, ainda estou na metade desse primeiro livro e minha intuição dizia que era o Galbatorix o indivíduo doador de sêmen, mas tudo bem, gostei bastante da tua crítica, mas em contrapartida estou gostando muito do livro também, o que mais me dá ódio é essa imagem do Eragon de ser um Hércules fodastico da terra média, ops, alagaesia rs

Gih 26/04/2021

Bom!
A escrita é ótima, me cativou e me prendeu; porém, o final não me instigou o bastante para continuar a série, entretanto, é uma ótima fantasia épica, recomendaria a um amigo.
Juh 26/04/2021minha estante
Amiga é parecido com o filme ?

Gih 26/04/2021minha estante
Vish amg eu nn vi o filme kk só sei q quando eu assistir eu vou me achar pq eu vou estar tipo " eu li o livro" kmm

Gih 26/04/2021minha estante
Mas uma coisa q eu lembro é q eu vi a capa do filme e o Brom do livro é um ancião e o do filme é mais novo, com a barba feita, aparenta ter uns 40-50 anos

Mary.Ellen 20/04/2022

História que te prende do único ao fim
Bom demais
Muito emocionante a forma como a história vai se desvendando

Jessiliades 30/06/2021

Um bom livro, mas com milhões de entretantos..
O livro tem um ritmo muito lento e prolixo, diminuindo a fluidez da leitura. Várias cenas poderiam ter sido menos detalhadas ou até mesmo poderiam não existir, já que não acrescentam ou subtraem em nada ao enredo.

Eragon é um personagem interessante, mas que perde força se comparado a outros personagens apresentados na história. Até mesmo seu monossilábico dragão consegue ser mais atrativo do que ele.

A escrita do autor demora para cativar o leitor e confesso que pessoalmente só me senti arrebatada nos últimos capítulos do livro. Percebe-se também uma certa inexperiência na escrita, algo que confirmei após pesquisar e descobrir que Eragon foi idealizado quando Christopher Paolini tinha 16 anos.

As descrições de distância, tempo, nomenclatura de magias, nomes e regiões por vezes foram repetidas em excesso ou escusas quando a informação era necessária e isso me atrapalhou para compreender o que estava acontecendo ou me irritou pelas repetições desnecessária.

A obra é lenta e em algumas partes bem chatinha. Confesso que estou curiosa para saber o resto da jornada, mas se para ler o primeiro volume eu fui motivada pela força do ódio, quem dirá qual sentimento eu irei usar para ler o resto?

Diego Marcel 13/03/2010

Otimo livro!
Se você ja leu Eragon e agora vai assistir o filme pense duas vezes por que você pode se decepcionar cruelmente.Mas c você ja viu o filme e agora vai ler o livro eu vos digo:VAI FUNDO!Literalmente, por que o livro vai te transportar mesmo para Alagaesia!Apesar da narrativa ser cansativa em algumas partes, o livro tem uma imersão tão incrivel que quase faz você olhar pro céu pra procurar algum dragão voando...Christopher Paolini é um autor precoce que concerteza é um espelho para todos os que querem escrever grandes livros também.

Se você também é fascinado por Dragões,Elfos,Anões e Magia LEIA ERAGON!Você não vai se arrepender!

O melhor de tudo é saber que são mais 3 livros para completar o ciclo:Eragon,Eldest,Brisingr e Empire.

E mantenham suas espadas afiadas!

=)

Daiane 05/06/2022

Começar essa aventura com Eragon e Safira foi maravilhoso, foi como se eu mesma fosse Eragon e me embrenhasse em um mundo totalmente desconhecido, um mundo que parecia ser apenas de histórias vividas a muito tempo e que não existiam mais.

Lucas.Domingos 03/09/2021

Não funcionou muito bem comigo
Talvez eu tenha ido com muita sede ao pote e me frustrei. A história é boa, mas nada surpreendente nesse livro. A escrita do autor é muito boa, mas houve muitos detalhamentos que alongaram um pouco a história. No mais, não sei se continuarei a saga, mas foi um livro bem Ok. Nada muito marcante, mas também nada negativo a declarar.

Adri 17/09/2021

A inexperiência do autor é clara
Sabendo que o livro foi escrito por um menino de 15 anos (coisa que acho incrível e sempre baterei palmas pra ele), fui de mente aberta. Fantasia não é minha primeira escolha de gênero, em geral leio mais suspense e terror. Mas, por indicação e vontade de ler uma fantasia infanto-juvenil, comecei a saga.

O livro é legal e acho que como livro de entrada pro mundo da literatura pode ser interessante. Mas pra leitores mais experientes a escrita do autor é claramente fraca. Quase nada acontece no livro porque tudo é contado para o Eragon por outros personagens que ele encontra. E isso é muito chato. Ao invés de mostrar como o mundo funciona, tudo é contado. Até mesmo os sentimentos de Eragon são citados ao invés de o autor nos mostrar esses sentimentos na forma de ações e gestos. Por conta disso, nós não vemos nenhum aprendizado e progresso no personagem até o final do livro onde ele CONTA que mudou por conta dos acontecimentos recentes. Muito difícil criar empatia por um personagem que não parece real.

Mas como eu disse no começo, eu sabia que o livro tinha sido escrito por um menino de 15 anos e é esperado que ele cometesse esses erros (o editor dele tem muito mais culpa aqui porque ele sim tinha o trabalho de revisar e apontar essas coisas).

Pra não dar nenhum spoiler e nem me extender demais, esse é o ponto principal do porquê dei 3 estrelas pra obra. É uma boa ideia que foi mal executada.
Mas estou curiosa pra saber se o autor progrediu na sua escrita nos próximos livros.

CarolRufino 18/12/2021

Ja era apaixonada, agora entao....
O que falar desse livro? eu ja venho de antemão afirmar que era fascinada pela história desde o filme, mas sempre me perguntei o que acontecia depois daquilo, mas a leitura não era presente na minha vida até a chegada da pandemia, e foi ai que meu mundo se abriu e descobri a existência dos livros da história do Eragon.
A história é bem envolvente e nos traz pra dentro do universo dos cavaleiros de dragões, é muito interessante aprender as coisas junto com o pp, me senti a propria eragon kkkkk. A leitura é bem levinha e se voce tiver acesso ao guia de pronúncia das palavras em elfico ou na lingua dos anões facilita muitoooooo, ai não sei oq falar mais alem de LEIAMMMMMMM É MUITO BOM