Eragon

Eragon Christopher Paolini

Resenhas - Eragon

@maarianaraamos 01/05/2020

Quero um dragão bebê!
Depois de ler esse livro fiquei com uma vontade enorme de ter uma dragão bebê haahahah! Estou louca pra conhecer a continuação e ler a saga inteira! Tem resenha desse livro lá no meu canal!

Nome do Canal: Mari Ramos

Saulo 21/08/2012

existe aquela pergunta em forma de ditado popular: com quantos paus se faz uma jangada? então, faço a mesma pergunta-ditado, mas gora eu troco os nomes na frase: COM QUANTOS SENHOR DOS ANÉIS SE FAZ UM ERAGON? tentativa infeliz do escritor em transformar um livro numa aventura épica à lá Tolkien.

Juliana 06/01/2023

Terminei o tão aguardado livro da minha vida! Amei cada segundo dessa leitura e não vejo a hora de ler a continuação. Quero um dragão!!!!
Leticia Ramos 07/01/2023minha estante
Meu Deus, é um trilogia, né? Eu comprei os dois primeiros no sebo e tô muito ansiosa pra ler.

Thay 27/12/2022

ERAGON: UMA JORNADA ÉPICA
Minha paixão pela história de Eragon começa na minha infância, com o filme lançado em 2006. Dragões, criaturas mágicas, magia e aventuras é tudo aquilo que eu mais amo em uma boa história e Eragon, de Christopher Paolini, consegue trazer todos esses elementos de uma forma harmônica e muito envolvente, pelo menos, para mim. O universo de Eragon é fantástico e a narrativa do primeiro livro é a introdução perfeita para todo o contexto, revelando as guerras e conflitos que o personagem e seu mundo estão inseridos, o que justifica a jornada que se estende ao longo das páginas e o conflito final ser mais rápido. Sendo possível supor que a história se desenvolverá muito mais complexa ao longo do Ciclo da Herança. O que me deixa bastante animada!!

Lendo resenhas sobre o primeiro livro do Ciclo da Herança, me deparei com várias críticas acerca da personalidade de Eragon e o absurdo que foi um "velho barbado", referindo-se a Brom, irresponsavelmente acompanhar um adolescente em uma aventura atrás de vingança. Além destas, vi também comentários sobre a lentidão para os acontecimentos e como a narrativa traz somente a jornada do protagonista de uma ponta a outra na terra de Alagaësia. Ao me deparar com esses comentários, fiquei receosa pela leitura do livro, porém, meus sentimentos sobre a obra foram o oposto das críticas, considerando alguns pontos acerca da construção da trama.

Vamos ao primeiro. Eragon foi escrito e criado por Paolini aos 15 anos. Ninguém nessa idade era/é maduro o suficiente e penso que o personagem foi criado a partir de quem era o autor naquela idade, refletindo sua mentalidade e consciência de mundo, o que pode significar que Eragon amadurecerá com o passar do tempo, assim como seu autor. Dessa forma, a personalidade do protagonista e seus feitos, muitos deles impulsivos, são esperados se considerada sua idade e trajetória de vida. Harry Potter era uma criança extremamente complicada, além de encrenqueiro, era um aluno totalmente desinteressado e nada dedicado, o que o colocava e aos outros em risco. Ainda assim, seu destino foi definido desde o dia em que se tornou "o menino que sobreviveu". Nesse sentido, é possível compreendê-lo por sua trágica história de vida que reverbera nos eventos dos sete livros. O mesmo deveria ser considerado sobre Eragon, sendo ele um menino que cresceu sendo criado pelo tio, sem saber nada sobre seus pais - a não ser o nome de sua mãe -, passando dificuldades e vivendo em um reino governado pelo monarca tirano Galbatorix, um antigo, experiente e violento Cavaleiro de Dragão dominador de magia.

O segundo ponto, referente a Brom segui-lo em sua aventura e orientá-lo em sua trajetória para tornar-se um Cavaleiro de Dragão, é uma questão super explicada na trama. Dessa forma, não tem o que questionar sobre a postura e decisões de Brom. Ele se dispôs - como uma missão - a treinar e ensinar Eragon enquanto fosse possível, ao mesmo tempo a própria trama mostra a sensibilidade de Brom diante do destino de Eragon e ao próprio menino a quem se afeiçoa, revelando uma relação de carinho e cuidado. Acredito que a história de Brom e Eragon se estenderá nos próximos livros com algo a mais, isto é, penso que há um motivo maior para o cuidado e atenção de Brom para com o protagonista. Inclusive, considero uma relação muito muito bonita.

O terceiro ponto é sobre os acontecimentos serem lentos. Não concordo, posto que é nítido que Paolini tinha pretenção de dar continuidade à história, basta prestar atenção nas previsões de Angela para a vida de Eragon. Sendo assim, ele utiliza deste livro como uma introdução ao universo épico de Eragon, isto é, mostra as terras da Alagaësia e menciona as terras para além dessa, as criaturas máginas, a política, a organização das cidades, a personalidade dos personagens e principalmente de Eragon e de Saphira. O livro 1 é justamente para mostrar o início de uma nova era de cavaleiros de dragão dentro de um cenário de tirania e violência que deverá ser combatida e Eragon como o centro dessa trama, justificando seu nome e seu destino, pois o primeiro cavaleiro de dragão possuia seu nome. Enfim, os acontecimentos dessa história são para introduzir o leitor nesse mundo. Outra justificativa que tenho sobre não concordar que os eventos são lentos é que tive a impressão que acontecem muito muito rápido, pisquei e os capítulos passaram, os personagem já tinham superado mais uma etapa, atravessado mais uma cidade, passado por mais um problema e aprendendo mais em cada uma delas.

Na minha perspectiva, um ponto fraco na narrativa foi a falta de um plot twist. Talvez ele tenha surgido sutilmente perto do final, com a revelação da identidade de Murtagh, que pode dar uma continuação interessante nos eventos posteriores ao primeiro livro. Fico aguardando ansiosamente um boom em Eldest, que devo começar o quanto antes, pois já tenho em mãos. Os pontos fortes do livro são vários, é uma história que evoca uma jornada épica, cheia de desafios e aprendizados, laços de amizade e parceria, mistério e política, não foca em romance (ainda que eu saiba que isso aparecerá mais para frente), mas em superação e amadurecimento. Os personagens são bem construídos, há diálogos excelentes, reflexões interessantes que me permitiram realmente mergulhar no mundo fantástico criado por Paolini. Saphira é linda e eu amei acompanhar seu crescimento e ver toda sua sabedoria e carinho para com Eragon e a criação de um laço tão forte e mágico. A propósito, se eu já amava dragões antes, com Saphira aprendi a amar mais, especialmente porque ela consegue aparecer na história não como um "animal de estimação" ou uma "arma", mas como um personagem ativo, influente, com desejos, pensamentos, emoções. Amei que ela pode falar, ainda que em pensamento com Eragon, e que seus diálogos tenham ficado tão bem colocados na história, mostrando sua importância nos acontecimentos.

O livro é com-ple-ta-men-te diferente do filme, até onde me lembro. O que me deu mais motivação para continuar a leitura. A edição de 2005 da Rocco é linda, a capa maravilhosa com a carinha da Saphira, o mapa no início é excelente, me peguei várias vezes dando uma olhadinha para ver onde estavam os personagens em determinados momentos de suas jornadas. As folhas não são brancas e a fonte está em tamanho e espaçamento ótimos, mostrando um trabalho de diagramação e editorial perfeito e cuidadoso. Os capítulos e parágrafos são médios, o que não torna a leitura cansativa ou pesada, ainda que o livro seja um pouco denso, considerando suas 466 páginas.

Sem dúvidas é um livro que eu indico para quem gosta de uma aventura jovem, com elementos fantásticos e um cenário medieval, com um final que dá a entender que uma nova aventura surgirá, com novos desafios, possivelmente muito mais complexos, que darão uma visão mais ampla sobre o protagonista, mas também de todos e tudo que o cerca. Eragon é uma história que eu já tinha muito carinho e, com certeza, ganhou muito mais meu coração.
Siz | @cantinhoda_siz 27/12/2022minha estante
Amei sua resenha! Sério, eu amei essa história...

Fernanda Bard Chagas 06/12/2021

Esperava menos e fui arrebatada por esse livro
Eragon era um garoto fazendeiro comum que vivia com seu primo e seu tio, que o criou desde o nascimento, quando sua mãe o abandonou. Um dia, quando havia se aventurado muito longe na Espinha para caçar, um local temido por todos de seu vilarejo, Eragon presencia um evento mágico que trouxe a ele uma pedra misteriosa. Acreditando que se tratava de um item de valor, ele a leva consigo. Porém, a pedra se mostrou inútil para trocas, assim ele acaba a levando para casa onde a pedra se racha e acaba por revelar um dragão azul, e quando Eragon toca no pequeno bichinho, é marcado na palma da mão com um sinal prateado. A partir desse momento, a vida do garoto se transforma completamente, e dos problemas cotidianos e comuns da fazenda, como a partida de seu primo em busca de um novo trabalho e e a responsabilidade com as plantações, tornam-se pequenos perto dos novos perigos que irão fazer parte de sua vida. Com a ajuda de um velho contador de histórias, Brom, Eragon e seu dragão viajam pelo mundo em busca de vingança e aprendizado sobre sua nova jornada.
Não sei descrever o quanto fiquei apaixonada por esse livro, pois ele tem tudo o que mais me encanta em uma fantasia: muita aventura exploração de um mapa e mundo; uma narrativa rica em descrições, com personagens diversificados, misteriosos, bem desenvolvidos e interessantes; uma jornada do protagonista que o leva da ignorância para um grande destino e , claro, dragões! A Safira é sem dúvida minha personagem favorita, e o Solenbum também!
Há tempos queria ler esse livro, mas meu preconceito com o filme me impediu de fazê-lo, não tenho palavras para dizer o quanto me arrependo de não ter lido ele antes! Estou completamente cativada pelo universo de Eragon e sua rica narrativa...foram tantos momentos nesse primeiro livro que é quase impossível fazer essa pequena resenha basicona para um livro tão cheio de magia!

O cara que roubava livros 27/11/2021

Uma fantasia sensacional e do jeito que eu gosto!
Eu achei o livro incrível! E não é a toa que consegui termina-lo em apenas 4 dias. Eu estou terminando o segundo livro e já comprei o terceiro. Esse livro é uma ótima pedida para quem ama fantasia e aventura.

I.D. 12/12/2021

Dragões são o que importa!
Faz algum tempo que finalizei este livro e já não me recordo de muita coisa da leitura. Geralmente, eu sempre me lembro das emoções que senti lendo do que sobre o enredo. E para a minha surpresa só lembro de pouquíssimas emoções que acredito que sejam umas 3. O que para mim é muito pouco para definir o livro como marcante.
A temática em si é interessante. O desenrolar em partes era também, mas algumas vezes era maçante. Eu não me identifiquei com o Eragon, o protagonista, o que não ajuda muito na leitura. Eu permaneci na leitura apenas pelos dragões. É sobre isso e tá tudo bem!

ana 25/10/2020

Um dos meus favoritos
Sempre vejo pessoas comentando os pontos fraco de Eragon, mas tenham uma coisa em mente: o primeiro livro foi escrito por um garoto de 15 anos. Sabendo disso, passa a ser compreensível algumas coisas como os clichês e certos estereótipos. Mas por outro lado, para algo escrito por alguém tão jovem, Eragon consegue ter uma história melhor que muitas que li por ai. O primeiro pode não ser as mil maravilhas, mas certamente deixa um gostinho de quero mais e vontade de ler o resto da série

Vini Vieira 24/10/2020

É mais do que eu esperava rsrs
A fama meio negativa da saga Eragon a precede, o que de certa forma foi bom para a minha leitura, uma vez que já a iniciei sem muitas espectativas. Elas eram baixas, mas foram superadas até kakakaka.

O começo do livro foi muito bom, com a introdução no universo que abriga a narrativa e o suspense em relação à história de Eragon, da "pedra" e dos cavaleiros!!

Quando a jornada do protagonista começa o ritmo do livro cai e fica meio monótono em vários momentos, o que me despertou dois sentimentos opostos: o primeiro foi de largar o livro, atitude que foi impedida pelo segundo, o de (assim como o próprio Eragon) desvendar os inumeros mistérios e pontas soltas.

Eu sou um grande amante de fantasias, fator que pode ter contribuído bastante para que, ao final das contas, eu gostasse do livro. O final, apesar de corrido, foi bem instigante para que eu leia o próximo livro da saga!! Minhas espectativas se elevaram um pouco, mas sigo sem grandes pretensões hahahahhaa.

Jão 09/10/2020

Drsgao
Fantasia fogo dragão tiro bomba granada lança espada armadura poder

Miguel 20/12/2021

Eragon
Tive muitas surpresas positivas com essa história. O mundo é muito bem desenvolvido e bem detalhado, a ambientação é sensacional e os personagens são muito bem desenvolvidos. Meu único ponto negativo é que o meio do livro foi muito lento, por isso tirei meia estrela. Fora isso o livro é realmente muito bom! Leiam!
glass 01/01/2022minha estante
o arco dos Varden foi bem arrastado pra mim, mas no geral eu gostei demais da leitura

Julia.Barroso 25/01/2022

Depois de muitos anos, resolvi reler Eragon e percebi que não lembrava nada da história.
A leitura me prendeu bastante e percebo porque eu gostava tanto dessa série quando mais nova, Eragon é a típica jornada do herói.

É interessante ver o crescimento do personagem, começando como um menino do campo que não se dá muito valor e almeja uma vida simples, para um rapaz que entende a sua importância e que sabe que vai precisar se envolver com política.

Além disso, não tem como não se apaixonar por Saphira! Cheia de personalidade, a dragão encanta a todos. ?

Leonam 30/04/2020

Muito bom, com gosto de cópia
É um ótimo livro, com uma escrita divertida, uma história boa de ler, porém, é impossível não sentir um gostinho de cópia.
A história não é genial, não tem algo de muito novo, tudo parece que é um livro do wattpad sobre senhor dos anéis.
Porém se você levar em conta que o autor era muito jovem quando escreveu, da para dizer que o livro é bom.

Maih Otone 10/09/2021

Livro cativante
No início me prendeu bastante, confesso q o meio é um pouco cansativo, muitos detalhes das paisagens... Mais dps vale MT a pena, história boa! Já vou iniciar o 2 para saber oq acontece. Recomendo!

ThaisTuresso 18/02/2011minha estante
Ótima a resenha! Parabéns!