Eragon

Eragon Christopher Paolini

Resenhas - Eragon

João Victor 30/04/2023

Perfeito
Tô arrepiado em como a história é bem escrito, em como o autor criou um universo ficcional único muito bem diagramado. Tudo nos conformes, sociedades, raças, mapas e tudo muito bem descrito. É nítido a evolução dos personagens e a aproximação de Eragon e Safira

Jessika.Frizzero 01/09/2022

A primeira vez que li Eragon eu ainda era criança e achei difícil de entender algumas coisas, li bem devagar, mas agora relendo mais de 10 anos depois, posso dizer que é um excelente livro de fantasia.
É empolgante, tem mistério, tem luta, tem dragões e tudo que precisa em um bom livro de fantasia.
É ate difícil largar o livro e o fato de ter capítulos curtos ajuda a leitura a ser fluída.
Uma pena ter demorado tanto a reler, porque é excelente

Luke 06/12/2021

Uma épica jornada de um herói
Christopher Paolinin começou a trabalhar no arco principal de Eragon quando ainda estava na escola. Isso significa que ele não era popular ou não binho458 mencionei em outras resenhas do autor, Christopher Paolini conseguiu a façanha (usando o lado bem-humorado da palavra) de construir um universo que apesar de original em linhas específicas, é extremamente nostágico pelas linhas gerais. Pense bem, um jovem garoto de uma fazenda é forçado a fugir para o mundo sendo caçado por soldados do império, descobre ter uma força que jamais imaginou ter e acaba no centro de uma rebelião contra um império tirânico. Estou falando de Star Wars? Poderia, se não fossem algumas particularidades. Afinal, Luke Skywalker não tinha um dragão azul fêmea feroz. Ponto para Eragon. A narrativa da saga é épica, construída nas bases de um mundo de aparência medieval, que equipara-se tanto às epopeias da Idade Clássica, quanto as novelas de cavalaria, capa e espada medievais. Apesar de o reconhecimento de Paolini ser baixo, sua narrativa é tão boa quanto Tolkien ou Martin, Alexander ou mesmo Lewis; Alguns leitores me jogariam pedras por dizer isso, mas as recebo com audácia e coragem para defender Christopher Paolini.
Eragon é um livro épico, de uma jornada heróica por uma causa nobre, de um imaginário fértil, independente e fantástico, de dragões ferozes com lealdade e tenacidade. Eragon é um jovem comum, como muitos de nós, mas descobre não por terceiros, mas por si mesmo, que podemos ser mais do que somos, como diria Lloyd Alexander, apenas se confirmarmos no nosso potencial e fazermos por merecer.

Desnorteada 23/10/2020

Eragon, livro 1.
O livro é interessante, mostra aos pouco um universo mágico com muitas possibilidades e vários povos diferentes se reunindo para um objetivo em comum.
Há criaturas mágicas.

Arthur Peixoto 30/07/2022

Uma aventura com magia, lutas e dragão...
O livro traz as aventuras de Eragon, um menino camponês que encontra uma pedra diferente, que no final, se prova ser um ovo de dragão. Dele nasce Saphira, e juntos são forçados a embarcar em uma aventura cheia de infortúnios, tragédias, aprendizados e lutas. O livro é bom, porém há alguns pontos negativos pra mim: Os protagonistas são muito chatos até a metade do livro, depois eles ficam mais maduros e legais. Eragon parece demais o Harry Potter em A Ordem da Fênix, mas depois melhora. Outro ponto, é que há momentos em que o autor fica detalhando muita coisa desnecessária e há outros momentos em que ele corre demais com a narrativa, as vezes perdendo a conexão entre os fatos. Mas no fim, a história é boa, e tem algo muito promissor, quem sabe melhora nos próximos livros.

Gabriela Garcia 26/10/2011

Para um jovem Paolini escreve muito bem
Eu me encantei com a saga de Eragon - mais ainda com os 9,90 da promoção - esse plot de pedra polida, jovem cavaleiro de dragão era tudo que eu precisava para sair um pouco dos romances sobrenaturais. Agora imagine o meu desespero quando entrei na Terra Média à la Star Wars, a pior nota do livro é essa: falta de criatividade. O autor tinha para alavancar um salto mais alto na fantasia e perdeu quando se inspirou demais. Pela sinopse eu não imaginei que seriam traçados caminhos tão iguais a de outras obras já famosas.

A qualidade para mim são essas capas -tudo de bom, amo dragões - e o modo com Paolini escreve. Tá legal que "O vento trazia um aroma que mudaria o mundo" não é a melhor forma de começar um livro, mas percebermos ao longo de todo texto alguns fios de talentos que vão tecendo todo o sucesso do autor, não me atrevo a dizer que não seja merecido, mas para mim fantasia é um gênero que precisa sempre de reinvenção e embora goste do embate entre elfos e anões eu não quero mais ver essa ideia em outro livro além de Senhor dos Anéis.

Iara.Antunes 09/06/2020

Após uma resistência minha ao ler o primeiro livro o por que eu não sei. Acredito que livros tem seu momento certo pra ser lido. Chegou o meu momento de me aventurar por esse universo.

Até a metade do livro estava muito introdutório sobre sua história com diversos elementos importantes, mas esclarecidos ao poucos, mas quando tu achava que já sabia da informação mais a trama ganhava detalhes.

Após muitas reveriavoltas a narrativa vai na busca de respostas de Eragon e sua companheira Saphira. Uma jornda difícil com muitas dúvidas, aprendizados, sofrimentos e contante descoberta que eles vão trilhando no caminho. Quem confiar, qual rumo tomar e com tantas tramas políticas qual caminho seguir.

Mas nos capitulos finais muitas detalhes são esclarecidas de forma clara onde esse quebra cabeças vai ganhando uma forma e história lhe prende completamente. Onde fiquei sentido um turbilhões de emoções que final deste primeiro livro me proporcionou. Desde gargalhas, medos, angústias, esperança e muita emoção.

Christopher Paolini soube fazer um final supreendente e muito significativo para o amadurecimento de Eragon, sei que só começo, mas fechou com chave de ouro o início de uma jornada.

Sua escrita é fantastica pelo ensinamentos e detalhamento de cenários e personagens.

Simplesmente encantada e ainda emocionada com esse desfecho.
MWeirich 09/06/2020minha estante
???

Myllene Felix 15/06/2023

Talvez eu tenha perdido o timing
Vou ser breve.
Meus amigos leram na adolescencia e infelizmente acabei não lendo na epoca, mas resolvi encarar essa leitura agora.
Como hoje sou adulta com bastante experiencia, confesso que achei o livro simples. O autor é esforçado, mas claramente ainda estava iniciando na escrita. O livro tem até um universo bacana, um ponto positivo é que os dragões aqui não são tão imbatíveis como em outras tramas, o que traz mais senso de realidade, além de possibilitar mais saídas pro roteiro.
O Eragon é um personagem até carismático, a Saphira nem se fala, mas faltou explorar outros personagens, como o próprio Brom. Sinto que poderia ter desenvolvido melhor essa etapa.
O que me pegou muito foram as descrições do autor, eu não consegui me ambientar em vários momentos, tudo bastante confuso. Principalmente naquele momento da batalha, o ambiente não tava claro, as ações menos ainda.
Apesar desses pontos, achei uma fantasia bacana.
Certamente se eu tivesse lido na juventude teria grande chance de entrar no meu top melhores fantasias, mas não foi dessa vez.
Recomendo e ate me permitirei ler o próximo da saga.

Biia 02/03/2021

Saga Ciclo Da Herança Vol. 1 - Eragon
Eragon abre uma saga de fantasia composta de um mundo fantástico, repleto de humanos, anões, elfos, e outras criaturas fantásticas como os dragões.
O livro conta a história de Eragon (personagem principal) e a lenda dos cavaleiros e seus dragões. Pra ser mais específica, é mais sobre a queda desses cavaleiros e dragões, a ordem político-militar e o ressurgimento disso tudo através de um jovem camponês ao encontrar um ovo de dragão no qual posteriormente irá se chamar Saphira.
Agora a minha opinião pessoal: pra um livro ser bom eu tenho que me importar com o personagem e não foi o caso de Eragon... Se um Urgal o tivesse matado não faria diferença pra mim. Já a Saphira eu gostei um pouco mais dela porém não me cativou tanto.
Adri 17/09/2021minha estante
Eu concordo. A forma que o autor escreveu acabou por deixar os personagens muito rasos em personalidade. Não vi evolução nenhuma no Eragon. Aí lá no final ele diz que mudou muito com aquela jornada. Amigo, mudou como e quando que eu não vi?

Tata 20/06/2010

Ah 20th Century Fox... o que vocês fizeram com Eragon? Quase deixei de ler o livro achando que fosse remotamente parecido com o roteiro do filme, pensando "pô, eles não podem ter escrito essa quantidade de merda no roteiro sem que o livro tivesse sua porção de merda também".

E que injustiça! As aventuras de Eragon em Alagäesia não ficam devendo em nada pra muitas obras de autores consagrados no gênero. O livro Eragon pode não ser uma obra de arte, mas merece ser lido e relido com atenção - elogio que não pode ser estendido ao filme, passem LONGE da adptação pros cinemas, ela não vale nem os R$3 pagos numa locação.

Henrique1058 22/08/2009minha estante
Finalmente alguém defende Eragon! Qual de nós escrevemos um livro que chamou atenção de produtores de cinema aos 15 anos de idade? Com certeza a evolução da narrativa e da trama são absurdamente notáveis na continuação da série.

Milly 16/03/2022

Tenho medo dos próximos
Demorei engatar nessa leitura, o avanço da história tava lento e as vezes descrevia coisas sem necessidade (um capítulo inteiro pra descrever uma TEMPESTADE?? SERIO????), mas depois ficou bem legal e eu acabei curtindo.

É engraçado como a maioria dos personagens me cativou, menos o Eragon e a Arya, não é q eu odeie eles, mas pra mim eles são meio q tanto faz. Ainda acho o Eragon um personagem principal meio fraco pra sustentar a narrativa sozinho, sendo assim, os outros personagens acabam sendo mais interessantes e chamando mais a atenção do q ele.

Ah e esse livro me lembrou de como escritores odeiam velhos, sempre matam os velhos, q ódio kkkkkkkkk eu gostava do velho sábio dessa história, como já disse, ele trazia um equilíbrio pra personalidade jovem e inconsequente do Eragon.

Pretendo ler o próximo, mas tenho medo de ter q acompanhar os personagens q menos gosto, minha sorte é q eu amo a Safira, então ela estando junto eu já fico feliz.

Outro medo é eu ter adivinhado todo o plot dos próximos livros, pq vi de relance algo q parecia um spoiler e agora tô com medo de acontecer algo q eu não quero q aconteça.
Melquehl 21/10/2022minha estante
Estou curioso de como vai ser sua visão ao começar a ler Tolkien... ?????

Jão 18/08/2023

Resenha não oficial - Lido em 2018
Eragon é uma fantasia com potencial, com um ritmo parecido com Harry Potter, mas cuja história não me cativou muito da primeira vez...
Kelvin988 02/09/2023minha estante
ele descreve muito as coisas e acaba se tornando cansativo

Phaela 16/04/2010

Eragon : ciclo da herança
Se você se interessou pelo livro, mas desistiu de ler quando viu o filme, saiba que nem tudo está perdido. Isso mesmo, apesar de se tratar da mesma história, elas acabam sendo contadas de maneiras diferentes.
O livro do autor Christopher Paolini, que tinha apenas 15 anos quando começou a escrever a obra, se inspiro na fantástica trilogia do anel de J.R.R. Tolkien, “O Senhor dos Anéis", apesar de terem características bem diferentes.
A trilogia de Paolini conta a história de Eragon um jovem camponês de 16 anos, que encontra um ovo de dragão, numa de suas fracassadas caçadas, quando o ovo eclodedá origem a saphira, um dragão fêmea azul que o escolhe para ser seu cavaleiro, os dois se torna grandes amigos, e tem suas vidas mudadas para sempre.
Eragon é forçado a deixar para trás sua tranqüila vida de camponês e fugir, quando o Rei Galbatorix e suas forças malignas começam a persegui-los.
Ajudado por Brom um ex cavaleiro de dragão, aprende a lutar e usar magia, e os dois partem numa incrível e perigosa jornada.
Durante a história Eragon evolui, e se torna mais forte, aprende a se virar sozinho e a fazer grandes escolhas que podem ter perigosas conseqüências. O livro traduz os sentimentos de uma geração jovem, que tem que crescer e aprender a se tornar responsável.
Repleta de ação e emoção, a jornada de Eragon é incrível, e com certeza prende a atenção dos leitores, com seres, lugares e línguas diferentes.
O livro conta com um mapa de Alagaësia, e com dicionários dos indiomas falados, e uma pequena ajuda de como se pronunciar os nomes.
Diferente do roteiro do filme, o livro de Eragon é bem mais complexo e emocionante, vale a pena conferir com certeza.

Para os mais atentos não será difícil perceber a semelhança entre a trilogia do anel e a trilogia da herança, como é chamado a trilogia de Paolini, mas se analisarmos bem, também uma certa inspiração na saga de STAR WAR, onde os cavaleiros de dragões são como os Jedi, Galbatorix o rebelde, lembra Anakin Skywalker/ Darth Vader e por ultimo Eragon e Brom são muito parecidos com Luke Skywalker e seu mestre Obi-Wan Kenobi.
O segundo livro, é "Eldest", e "Brisingr" é o terceiro e penúltimo livro do Ciclo da Herança, Brisingr seria o último livro da série, porém, devido ao tamanho que está tomando a sequência de Eldest, o próprio escritor renomeou a saga (antes Trilogia da Herança) de o Ciclo da Herança, separando o que estava previsto como um último livro em dois volumes, sobre o 4º livro sabe-se pouco mas já divulgaram a capa e o título ele se chamará "Eldunari" . A capa será verde, com um dragão verde esmeralda.
:D

Anne.Valente 30/08/2021

"Sem medo não pode haver coragem."
Que história fantástica. Tem muito do que eu amo em livros de fantasia, dragões, feiticeiros, elfos, amizades cativantes, um romance fofo, uma história bem pensada e bem escrita. Eu adorei.
A escrita é meio enrolada, e o tamanho dá preguiça, mas assim que você pega ritmo, a leitura flui. Recomendo para quem gostou de Senhor dos Aneis (se tem alguém que leu e não gostou, se converta por favor kkk). Tem alguns probleminhas, mas é mt bom, podem ler.