Quem Sabe Um Dia

Quem Sabe Um Dia Lauren Graham

Resenhas - Quem Sabe Um Dia

Camellia Baggins 29/05/2020

O livro tem muitas passagens divertidas e foi uma ótima maneira de matar as saudades de Gilmore Girls (mesmo que a história não tenha nada a ver, não tem como não imaginar a Lauren no papel de Franny).
Gostei na narrativa e das páginas da agenda entre alguns capítulos. Mas não gostei do último capítulo! Acho que a história merecia um desfecho um pouco melhor, podendo até mesmo manter o final aberto, pois acho que condiz muito com o título.

ANA 08/05/2024

Quase 5 estrelas, mas esse final estragou.
Eu gostei, não estou com muita cabeça para fazer uma resenha detalhada, moro em Porto Alegre e tudo está um caos no momento.
O livro foi bom, me identifiquei demais com a protagonista em sentido de se sentir atrasada na vida, é um livro que você pode refletir sobre.
Achei muito legal saber como é de perto a vida de uma atriz que está começando do 0, como é correr atrás das coisas e se sentir desesperada.
Tem romance, eu não esperava romance nele, mas teve um pouco, queria que tivesse desenvolvido mais ele, pois eu adorei as cenas.
O final foi decepcionante, quase dei 5 estrelas, só não dei por causa desse final. A escritora parecia com pressa, foi tudo muito corrido e senti que não foi concluído como deveria.
Não vou favoritar como havia dito, mas foi um livro de consolo nesse momento triste que estou vivendo e guardarei ele no coração.

Carol 03/04/2015

Ótimo para quem gosta da temática.
Esse é um livro que estava na minha wishlist tem muito tempo e, recentemente, consegui comprá-lo. A autora, é a Lauren Graham, mais conhecida como a "Lorelai" da série "Gilmore Girls", e depois "Sarah Braverman" em "Parenthood".

"Quem Sabe Um Dia" conta sobre as lutas diárias de Franny Banks em sua carreira de atriz durante o ano de 1995. Franny tem 27 anos e, assim que chegou à Nova York, estipulou uma data de três anos para conseguir se manter estável na carreira. O problema é que faltam seis meses para o fim do prazo. Porém, Franny tem duas opções: continuar lutando pelo seu sonho, ou desistir para sempre.

Franny divide um apartamento no Brooklyn com dois amigos: Jane (sua melhor amiga), e Dan (que é roteirista de ficção científica). São dois amigos ultra-leais que estão do lado de Franny o tempo todo, desde seus momentos de felicidade, até seus momentos de insegurança. O melhor é que: eles dão total apoio a amiga. São realmente grandes amigos e você, com certeza, vai desejar fazer parte desse ciclo de amizade.

Outro ponto importante a ser destacado é que a história não é baseada em romances. Sim, eles existem, mas a história foi toda construída para dar a devida atenção a carreira de Franny, sendo isso, o ponto principal. Não espere por um romancezinho cliché ou algo do tipo, pois o mais importante para ela, é sua carreira.

É ótimo ler e saber que tudo escrito vem dos olhos de uma verdadeira atriz. Os problemas que todo ator ou atriz novato passa é torturante; pois,convenhamos, nenhum papel bom é dado de bandeja logo de cara para um ator ou atriz não conhecido pelo espectador.

Uma das coisas que eu mais gostei, foi obviamente, pela história se passar em Nova York. Muitos estabelecimentos típicos da cidade são citados durante o livro, desde lugares onde você pode comprar ingressos baratos para a Broadway (TKTS), até o Sardi's. Ou seja, é também uma viagem por NY.

Sobre a capa, e a diagramação do livro, tenho apenas elogios. Mesmo sabendo que a "moça" da capa não seja Franny (ela não tem cabelos lisos), é sim uma imagem que eu acho bem bonita. E ah, é super legal saber que durante o livro, aparecem algumas páginas de sua agenda.

Apesar de todos os elogios, tenho apenas uma reclamação. O final do livro é totalmente aberto, e isso é algo que eu não gosto muito. Existem até alguns livros que isso funciona, mas acho que em "Quem Sabe Um Dia" não rolou. Eu terminei de ler e fiquei pensando: "Ok... e agora?". Não teve um desfecho completo, pelo menos para mim, muitos espaços não foram preenchidos.

Mas, tirando isso, digo que o livro é sim ótimo. Eu havia lido algumas resenhas de outros blogs que falaram que é uma leitura monótona. Bem, para mim, fluiu totalmente, mas, destaco, essa temática é totalmente de meu interesse, então pode até ser por isso que o livro me conquistou logo de cara.

site: http://www.girlfromoz.com.br/

amanda cosant 10/09/2018

esse livro precisa de um filme

vcmbraga 08/01/2018

Quem sabe um dia
Livro bem bobinho, mas a história me prendeu. Estava torcendo pela personagem principal, porém o livro termina do mesmo jeito que começa, ou seja, nada mudou na vida dela. Quando achei que ia ter uma mudança, o livro acabou. Até pensei que eu tinha baixado só metade...
Rachel 14/06/2018minha estante
IDEM

vcmbraga 26/06/2018minha estante

Biahhy 08/09/2017

Me decepcionou completo!
Difícil falar sobre esse livro e minha experiência de leitura com ele que não foi das melhores, li até que bem rápido mas a história não me pegou, os personagens e nada me chamou a atenção eu imaginava que com o passar da história melhoraria e eu pessoalmente gostaria mais, mas não ocorreu.

Claro que isso aconteceu comigo, o livro fala sobre a Franny que tem um sonho de ser um grande atriz, fazer sucesso e ser feliz, mas nem tudo dar certo e a vida em Nova York não é muito parecida com o que ela chegava a imaginar.

A leitura foi rápida, mas sabe a falta de conexão com a historia e os personagens que para o leitor faz toda a diferença e estraga a leitura, comigo isso ocorreu. Além de um final totalmente estranho e sem sentido.

site: https://biahhysilva.wordpress.com/2017/09/12/quem-sabe-um-dia-lauren-graham/

Priferreirahinckel 13/09/2021

Escrita leve, divertida e muito semelhante à fala da autora. No entanto, achei que poderia ter desenvolvido mais.

Natalia.Eiras 20/12/2014

Resenha publicada no blog Perdidas na Biblioteca
Este livro não é uma biografia, mas bem que poderia ser.
A autora, Lauren Graham, pra quem não conhece, interpretou a Lorelai da série Gilmore Girls (ou se você assistia no SBT, Tal mãe, tal filha).
Mas por que você diz que poderia ser um biografia, mas não é?

Bem...
Frances é uma garota cujo o sonho é tornar-se uma atriz de sucesso em Nova York. Para isso, ela divide um apartamento com uma amiga dos tempos da faculdade (Jane) e um colega (Dan) que chegou depois para ajudar a rachar o aluguel do local quando uma outra companheira enlouqueceu (literalmente) devido ao stress e foi levada embora pelos pais. Dan sonha em ser roteirista e Jane é produtora. Ou seja, é uma casa de aspirantes ao mundo do cinema, tv e teatro.

Frances trabalha em bares e bufês para ajudar a pagar as contas, já que ela ainda não conseguiu um trabalho na dramaturgia e ainda paga aulas de teatro. Mas ela tem um prazo. Se depois de 3 anos morando em Nova York e tentando entrar nesse mercado super restrito ela não conseguir nada, ela irá desistir, voltar para a casa do pai dela, arrumar um emprego normal e se casar com um namoradinho da faculdade, ou seja, o plano B dela é ter uma vida como a maioria das pessoas tem.
Será que ela terá que voltar pra casa?

O livro segue a fórmula que tantos outros livros já utilizaram: jovem sonhadora sai de casa em busca de um sonho, passa por dificuldades para conseguir alcançar o objetivo e ainda se envolve com o cara errado, mesmo o cara certo estando bem embaixo do nariz dela. Típico de filme sessão da tarde, né?

A diferença esta na personagem. Ela consegue fazer piada com tudo. A vida dela pode estar de cabeça pra baixo, mas ela sempre consegue fazer alguma piada sobre a própria desgraça, ou seja, o livro é bem leve e divertido.

Os personagens secundários são cativantes e fofos e a narrativa é muito boa. Você realmente consegue imaginar Frances passando pelas situações que ela passa e consegue se colocar no lugar dela. É realmente como se você estivesse vendo um filme.

O roteiro, é claro, foi retirado das experiências que Lauren Graham passou para conseguir chegar ao estrelato. Portanto, apesar de não ter isso escrito em lugar nenhum, eu não me surpreenderia se a Frances fosse na verdade a Lauren. Afinal, alguém duvida que a história de Lauren Graham até conseguir conquistar o sucesso não foi complicada, assim como a da personagem que ela escreveu para este livro?

A diagramação esta muito boa, com letras no tamanho certo para não cansar durante a leitura, e apesar do livro, à primeira vista, parecer grossinho, a leitura flui com tranquilidade.
Nós ainda temos durante o livro, páginas da agenda de Frances, onde podemos saber o que a personagem pensou ao longo da semana, os compromissos dela... uma espécie de diário que ajuda você a se conectar mais com a personagem. Não pulem essas partes, pois elas contém informações que ajudarão vocês a entenderem o texto que virá a seguir.

Resumindo, é um bom livro, que diverte. Porém, eu não consegui me sentir próxima da personagem, pois como eu disse anteriormente, o enredo é típico de filme sessão da tarde. Ou seja, você já sabe mais ou menos o que irá acontecer no final. Você só não sabe como a autora irá chegar até lá. Por ter me divertido, mas por não ter me surpreendido, a nota é 3.

Se você procura uma história leve, um romance gostoso de acompanhar e uma personagem que fará você se divertir, eis o seu livro!

site: http://www.perdidasnabiblioteca.blogspot.com.br/2014/05/quem-sabe-um-dia-por-lauren-graham.html

Ca Melo 01/12/2014

O livro de estreia da Lorelai... Ops Lauren Graham! =/
Sinopse: Quando se mudou para Nova York, Franny Banks deu a si mesma três anos para conseguir se estabelecer como atriz. E agora, em janeiro de 1995, faltando apenas seis meses para o fim do prazo, ela não conseguiu grandes avanços. Todas as suas fichas estão depositadas na Apresentação, uma mostra dos alunos do curso de teatro do qual faz parte com diversos agentes presentes. Assim, resta a Franny lutar contra a conta bancária, o cabelo indomável, o tempo e a própria sorte para conseguir aquilo que acredita ser seu por direito.

Com uma escrita detalhada, cheia de desencontros e cotidiano de uma aspirante à atriz Lauren Graham estreia no mundo literário com esse Chick Lit baseado em suas experiências como atriz.

A escrita da autora é muito boa, porém esse foi um dos poucos livros que não gostei da personagem principal, Franny, que estipula um prazo de 3 anos para si mesma após chegar à Nova York e conseguir algo concreto para sua carreira. A personalidade e atitudes de Franny me irritavam muito, apesar da batalha pelo sucesso e a busca de se conhecer quem é da personagem.

O livro foi um pouco difícil de engrenar, e até achei com muitos "mimimis" desnecessários que me entediavam muito, e levei até o final com muito esforço pra não desistir. Apesar de ter alguns toques de humor que na verdade nem surtiram o efeito desejado, além de algumas facetas de humor como a Marian Keyes e Sophie Kinsella que não deram muito certo, pelo menos pra mim.

Eu fiquei um pouco decepcionada com essa leitura, mas acredito que a autora consiga escrever outros livros que podem me agradar, rsrs

Rafa 19/10/2014

Claro que tive que ler esse livro por se tratar da Lauren Graham, atriz que fez Gilmore Girls como Lorelai e agora faz Sarah, em Parenthood. Ambos os papéis são ótimos e agora, como escritora, não fiquei decepcionada também.

Acredito que a Lauren deve ter se inspirado em si mesma para escrever esse livro. Afinal, Franny é uma aspirante a atriz que está tentando ganhar a vida em Nova York. Eu imaginei a Franny com a mesma aparência da autora, foi impossível separar as duas nesse sentido.

Se trata de um chick-lit bem bacana. Cheio de facetas, como dá para notar pela sinopse. A história principal talvez não seja o romance, ou seja em mesma medida sobre a carreira dela. Achei que o romance ficou se encaixando na vida dela e não ao contrário, o que deu um toque muito real.

Adorei conhecer um pouco dos bastidores do mundo do entretenimento, com seus atores e roteiristas. Tem aspectos bem glamourosos, assim como aspectos de futilidade. Esse cara que ela se envolve, seu colega do curso de atuação é aquele tipo de pessoa que se aproveita das pessoas, das conexões para subir na vida.

O livro intercala entre a história de Franny e anotações de sua agenda, já que seu prazo de 3 anos para "fazer bonito" na cidade grande está acabando. Eu gostei bastante dessa parte do livro, porque me identifiquei. Quem nunca se deu um prazo para fazer alguma coisa? Quase como resoluções de ano novo, fadadas ao fracasso.

Os personagens são bem construídos, não são rasos. É claro que o passado de Franny é mais explorado, por ela ser protagonista, mas os outros também acabam se encaixando. Aliás, Franny tem esse nome em homenagem a Franny do livro Franny e Zooey, do J. D. Salinger, mesmo autor de O Apanhador no Campo de Centeio. Tem uma parte no livro em que ela entende a personagem Franny do Salinger, muito amor

É um chick-lit gostoso de se ler. Achei que ele ficou a cara da atriz. Recomendado para quem acompanha a Lauren Graham ou está afim de ler um romance despretensioso.

site: http://arrastandoasalpargatas.blogspot.com.br

Bárbara Vitoriano 30/12/2017

QUEM SABE UM DIA DA LAUREN GRAHAM
Quem sabe um dia foi o primeiro livro da Lauren Graham escrito em 2013 quando ela fazia a série Parenthood. Mas provavelmente você deve conhecer mais a Lauren pela interpretação de Lorelai Gilmore em Gilmore Girls, e se você acompanha este blog já deve ter ouvido falar dela várias outras vezes ❤️

O livro é um best seller e foi baseado nas experiências da própria atriz no início de carreira. Mesmo que eu tenha ido atrás do livro por ser fã da Lauren, ter lido o Falando o mais rápido que posso e ter me apaixonado pela história dela, eu o recomendo para qualquer pessoa, principalmente aquelas que buscam de fato algum sonho na vida, que gostam de romances ou que queiram uma leitura para encher o coração.

Li o livro muito rápido durante uma viagem, em um dia para ser mais precisa, porque a leitura flui com muita facilidade, é leve e descontraída.

Ele conta a história de Franny Banks, uma jovem que foi para Nova York e se deu o prazo de três anos para se estabelecer como atriz e o livro começa faltando 6 meses para o final e ela não tem muita coisa. Trabalha como garçonete para pagar as contas, faz alguns trabalhos publicitários, enquanto busca aquilo que realmente quer. Ela fala literalmente sobre os “degraus da escada” que falei neste texto aqui!

Franny é divertida, engraçada, faz escolhas erradas, rala muito e faz a gente refletir nas nossas próprias atitudes e escolhas perante aquilo que queremos para nós. Mais que isso, faz a gente pensar em quanto tempo podemos correr atrás, quando é a hora de desistir? Será que tem momento certo pra isso? A gente torce em cada teste, acompanha cada não e também cada sim que ela recebe e vibra com todos eles.

Conhecemos não só essa rotina e essa batalha como as pessoas mais importantes nessa jornada, os amigos, a família, os colegas de trabalho, os agentes e claro, aquelas pessoas que muitas vezes puxam a gente para trás e com ela não foi diferente.

“Você pode ser sensível por dentro, mas o que eu vejo por fora é um soldado!”

A história mostra de perto os bastidores do showbusiness, as dificuldades, as esperas, as incertezas e foi isso que mais me encantou. Porque quando a gente vê pessoas que chegaram onde queriam a gente não imagina como são as coisas. E ela faz isso muito bem no livro, mostra justamente o começo de tudo e dá pra sentir todas as incertezas dela.

No fim o livro fica aquele gostinho de quero mais, de entender e saber o que aconteceu com ela depois dali. Em uma entrevista (que deixarei no final deste post) a própria Lauren fala que a ideia era justamente essa, de mostrar esse início e que, quem sabe em um próximo livro, ela narre o triunfo da personagem.

Também encontramos diversos rabiscos e recados engraçados da agenda da Franny e ajudam a ambientar o dia a dia da jovem.
É daqueles livros pra gente guardar e consultar sempre que precisar, para sonhar um pouquinho, ou para parar de ler e ir em busca daquilo que queremos!

“E depois estou andando de novo na rua num momento lindíssimo, justo quando o sol está sumindo, sabendo que não tenho que trabalhar como garçonete esta noite, que consegui meu segundo trabalho pago em duas semanas, e posso andar num passo despreocupado pela Quinta Avenida e imaginar que, quem sabe, um dia, entrarei numa dessas lojas em vez de simplesmente passar com olhar faminto pelas vitrines; que, quem sabe, um dia, estarei carregando uma bolsa de verdade e usando salto alto como uma mulher adulta, em vez de andar pela Quinta Avenida com coturnos da Doc Martens, um avental, um saca-rolhas e um removedor de migalhas em minha mochila de lona. Quem sabe um dia, quem sabe.”

site: http://leiturasdabarbara.com.br/quem-sabe-um-dia-de-lauren-graham/

nati 03/07/2022

no inicio foi um pouco difícil de continuar pq não acontece nada de extraordinario mas depois a história foi fluindo e gostei! muito legal ver, ainda mais do ponto de vista de uma atriz, como é difícil para os atores entrarem no ramo e serem reconhecidos.

Benita Alves 24/11/2017

Livro com enredo de filme
Um livro com história graciosa e fofinha, Laure Graham consegue segurar o leitor do começo ao fim. Li esse livro junto com a biografia dela - Falando o mais rápido que eu posso-, o que me confundiu muiftas vezes na narrativa da história . Caracteristicas da autora estao intrincecas no livro, o que se torna um atrativo a mais. O titulo ja sugere o fi nal do livrko.