Quem Sabe Um Dia

Quem Sabe Um Dia Lauren Graham

Resenhas - Quem Sabe Um Dia

AndressaSrta.LerLivros 17/10/2022

Mais rápido, mais engraçado e mais alto!
Franny é uma atriz no início de sua carreira. Ela mora em NY com dois colegas: Jane e Dan.
Franny estuda atuação e trabalha. Dá tudo de si, tentando alcançar o que ela quer: ser uma atriz profissional, mas ela tem um prazo: três anos para isso acontecer!
Em uma fase de sua vida Franny se vê sem trabalho, sem agente e sem namorado. Além disso, seu prazo em NY está acabando e ela não quer ser uma dessas pessoas que não sabem quando por um fim em algo sem futuro.
Essa encruzilhada foi decisiva para que ela visse que só precisava abrir os olhos e vê o que realmente a fazia se sentir bem consigo mesmo que tudo daria certo.
Afinal, treine, treine e treine, talvez (ou não) isso te leve para o que você quer ou para o que realmente é para ser seu.
Ela foi "mais rápido" ao considerar o outro, "mais engraçado", cativando a quem devia e "mais alto" dizendo tudo o que deveria dizer. E quem sabe um dia ela possa ter conseguido tudo o que queria...

Mariana113 11/03/2022

??
ler esse livro me fez perceber que ou a lauren graham é a lorelai gilmore ou que ela absorveu a personalidade da personagem depois da série.
a quantidade daqueles monólogos super gilmore girls (que elas falam falam falam e a gente não lembra onde a história começou) me deixou chocada.

isso não necessariamente é uma coisa ruim (ou pelo menos não seria se não fosse tão excessivo) mas sem isso a história parece sem personalidade.
só que o problema não é esse.
o problema é que a história parece rasa, os personagens às vezes beiram o caricato e no fim a gente não consegue se apegar a nenhum dos elementos. pessoalmente, achei muito fácil de se cansar e a segunda metade pareceu se arrastar, porque eu praticamente não conseguia ver o ponto daquilo tudo. no fim, mal senti a evolução da protagonista, tanto interna quanto externamente.

e algumas coisas nunca são realmente tratadas como deveriam como o fato da protagonista claramente ter um distúrbio alimentar. dá pra ver que a autora simplesmente fingiu que isso era um problema com se estar em uma indústria tão competitiva e que é parte fundamental dos conceitos de imagem de corpo perfeito que a gente tem. e, enquanto isso é verdade, a obsessão da protagonista com o corpo e o emagrecimento não se resumia só a competitividade.

enfim, não dá pra dizer que não foi uma leitura que me interessou nem um pouco. as partes em que a protagonista falava sobre a mãe eram as minhas preferidas e queria que isso tivesse sido mais trabalhado, porque eram as melhores cenas.

o cenário de uma atriz iniciante também foi um dos fatores positivos.

mas, no geral, não senti que foi uma leitura proveitosa o suficiente.

Karen 15/03/2023

É uma leitura leve, mas bem simples...
Eu resolvi ler esse livro por ter sido escrito pela Lauren e acredito que cumpre o papel de entretenimento. Ele tem um quê de autoficção e é gostoso de ler. Mas nao achei ele excepcional... nada de mais acontece. É engracadinho, leve, uma leitura de avião ou pra ler em sala de espera. Quando o que vc tá esperando é esse tipo de leitura, vale a pena. A história é bem escrita.

Isadora Oliveira 20/10/2020

estava na minha lista há um tempo e quando me liguei quem era Lauren Graham eu TIVE que ler! gostei bastante ?

larissa 05/10/2022

bom.
não sei o que eu estava esperando, mas recebi pouco. não sei explicar, é um livro bom, só que não tem nada de uau. é uma história bacana, mas tudo acontece de forma muito lenta e quando acontece tem muita descrição e detalhes.

a personagem é engraçada e me lembrou muito a lorelai (personagem da própria lauren em gilmore girls), mas também não tem muito a dizer. no meio do livro eu já esperava que fosse acontecer o que aconteceu, então também não teve tanta comoção assim.

acho que o livro se trata mais sobre a carreira da personagem e o quanto ela se cobrava pra ter logo um nome conhecido. o problema é que durante todo o livro ficou em um momento onde ela corria de um lado pro outro sem entender quem era ou o que fazer pra tudo dar certo, e aí, magicamente, ela descobriu o que era pra fazer e finalmente tudo deu certo (do nada).

enfim, é um livro legal que parece filme bem anos 2000 que passa na sessão da tarde. não é surpreendente, mas te prende a atenção.

PCataletra 23/02/2023

Bacana a trajetória dela
Livro gostosinho de ler,pra relaxar e torcer muito pela protagonista,ela é divertida e muito esforçada.

Pietra 29/04/2023

Ótimo livro de cabeceira
Eu baixei esse livro pra ler antes de dormir e durante um tempo não consegui lidar com ele. Andava meio devagar, sabe?
Mas em certo momento o livro começou a ficar bom, bom mesmo, e se tornou gostosinho de ler.
Foi importante e interessante pra mim ver a força de vontade da Franny e foi melhor ainda ver que o livro não se resumiu a um romance.

Gostei mesmo! ??

Nessa 01/08/2022

Decepção
Comecei a ler o livro buscando um pouco de Lorelai nele e talvez esse tenha sido meu erro .
Não consegui me afeiçoar a Frances mesmo que eu tenha me esforçado. Teve partes do livro que minha vontade era bater nela.
Eu sei que quanto mais vc se aproxima de um prazo para uma meta fundamental em sua vida, bate desespero. Mas não me parecia que ela estava realmente tentando. Como você quer entrar no mundo artístico e não procura saber como se portar ou ter um network decente ?
Ela vai sempre quer uma chance mas quando lhe é dada ela caga tudo.
Triste pois queria ter gostado da história

Claudia 02/04/2024

Razoável
De alguma forma eu esperava mais do livro, o começo foi divertido mas acabei lendo porque não sou de largar livros

Michele 18/08/2022

Parece uma comédia romântica da sessão da tarde. Nada de excepcional mas se procura um livro leve e gostoso de ler pra se distrair, é esse mesmo

CooltureNews 22/07/2014

CooltureNews
No momento em que escrevo isso, o livro se encontra ao meu lado e praticamente acabei de fechá-lo. Muito do que foi escrito ali ainda está fresco em minha memória e não sei bem se conseguirei expressar o quanto este livro é ótimo e deve ser lido.

Franny é uma personagem comum. Não há nada nela que a distinga de outras protagonistas comuns de chick lits, já que ela é bonita, mas nem tanto, tem talento, mas nem tanto, e claro, possui muitas confusões em sua vida. Ela está na luta por uma carreira de atriz, possui um emprego como garçonete em um clube de comédia, divide um apartamento no Brooklyn com mais dois amigos e tem um prazo final: se não conseguir nada em seis meses, vai abandonar Nova Iorque e seu sonho de ser atriz. É neste ponto da vida dela que a conhecemos e acompanhamos seus dias, suas desventuras, conquistas e decepções.

Franny está em constante guerra com os seus sonhos e em como a realidade parece convergir para que nada dê certo. Há nela uma perspectiva distorcida sobre si mesma, tanto pela sua aparência como pelo seu talento como atriz, e ainda que outros ao seu redor tentem convencê-la do contrário, ela não consegue ter qualquer pensamento positivo.

Foi isso que me fez ter uma completa identificação com a personagem, pois, mesmo ela vivendo em um mundo diferente, possui as mesmas dúvidas e medos que qualquer jovem que está iniciando sua carreira e sua vida adulta possui.

Considero simplesmente incrível que a autora tenha conseguido transparecer todos esses sentimentos sem cair num clichê horrível e melodramático. Pelo contrário, quase não há drama, as mudanças que a personagem sofre e suas aventuras são recheadas por comédia de alta qualidade, com jogos de palavras, ironia, um pouco de sarcasmo e coerência.

Mas não é somente a vida profissional de Franny que a preocupa, há ainda o romance, ou mais especificamente, a falta dele. Ao longo do livro, Franny se vê envolvida em diversas emoções e por algumas situações que parecem ser boas demais para ser verdade.

E novamente temos quase uma identificação simultânea com ela e seu momento amoroso. São tantas as situações que é difícil não pensar: “ei, já passei por isso”.

Temos um cara simplesmente demais, o sonho da protagonista, tanto por ser bonito como por representar tudo o que ela espera conquistar, mas não consegue. Há aquele cara legal que fica ali, em surdina, que pode ser o cara certo, se não fosse o detalhe dele já estar namorando, mas ainda continua sendo um ótimo amigo. E, por fim, temos o antigo namorado, que pode ser um bom plano B se nada der certo.

Então, temos um conjunto de confusões que levam Franny a amadurecer e criar confiança em si mesma. A autora consegue trazer isso de forma a tocar o leitor e a levá-lo a ansiar por um final feliz.

Através de uma narrativa fluida, Lauren Graham conseguiu construir uma história que torna uma garota aparentemente comum em uma personagem fascinante. Ela dá a Franny algo de real que a torna bem próxima do leitor, levando-o a ver nas páginas algo da autora e possivelmente de sua própria experiência de vida.

Essa é uma daquelas histórias simples, que transcendem o papel e trazem para a vida de quem lê algumas lições importantes, que ele já pode ter aprendido ou não, mas que reforçam aquele sentimento otimista de fé no futuro e de que, ao final, sempre há algo que pode ser aprendido.

site: www.coolturenews.com.br

brunadaguarda 30/07/2022

não era o que eu esperava
Achei que iria adorar esse livro, mas achei ele bem mais ou menos. Apesar de já conhecer a escrita da Lauren, e me sentir muito conectada a ela quando leio, esse livro não me prendeu em nenhum momento.

A história de Franny me instigou diversas vezes, quando eu pensava "agora vai dar certo", não dava; ou "ihh agora não tem como dar certo, vai acontecer alguma coisa ruim", dava certo.. Achei isso bem a cara da Lauren querendo sacanear com os leitores, mas as vezes irritava um pouco.

Sobre os personagens também tive a mesma sensação, não sabia se deveria ou não confiar em personagens como a Penny, James, e muitos outros.

O final também achei muito confuso (bem a cara da Lauren também) mas não esperava algo diferente, pelo o que foi o livro todo, não esperava um final feliz explicado e detalhando o que aconteceu com cada personagem, mas geralmente é o que eu gosto de ler, por isso achei meio estranho o jeito que acabou.

Mas ainda assim peço que dêem uma chance ao livro, pode ser meio cansativo se você demorar de acabar, talvez ler de uma vez não fique tão cansativo.

quotes

Além disso, um dos meus alunos falou de um programa novo chamado Friends. Parece que é bem popular.
Talvez você devesse se candidatar.

devo trabalhar mais para alcançar meu objetivo de não buscar a aprovação daqueles cuja aprovação nem sei se é
importante para mim.

Na verdade, não devo procurar aprovação de todo mundo nem de ninguém.

Li em algum lugar que o pensamento positivo é muito poderoso, e que devemos treinar a mente para pensarmos
em coisas felizes com mais frequência, em vez de deixar que ela se pergunte por que seu jeans parece apertado
ou se você tem o suficiente no banco para o saque mínimo de 20 dólares ou se algum dia vai chegar um
momento em que sua vida não será mais medida por saques de 20 dólares.

Vim para Nova York para ser atriz, não uma namorada ou uma pessoa feliz.

Para a maioria das pessoas, é uma indicação para olhar o tráfego que vem de uma única direção, mas sempre
tomo o cuidado de olhar para os dois lados, para o caso de alguém não ter visto a placa e acidentalmente entrar
na contramão.

Pensar em nossas bolsas se beijando e depois se apaixonando e morando juntas me faz sorrir um pouquinho

Não sou bem o Alexander Fleming, que descobriu a penicilina, algo que as pessoas ainda agradecem até hoje. Se
nunca tivesse vindo a Nova York, outra pessoa teria tomado o meu lugar: na turma, no trem, como garçonete do
clube. Ninguém estaria sentado em casa dizendo que tem algo faltando no comercial do Bazar da Sally.

?Qualquer um consegue sorrir no seu melhor dia. Gosto de conhecer homens que conseguem sorrir no seu
PIOR.?

?Todos nós temos que começar de algum lugar.? Então comece de algum lugar, qualquer lugar, e me dê uma
ideia do que você gostaria de fazer.

?Não conte histórias de um trabalho que quase conseguiu. Aprenda com a derrota e não fique insistindo nisso.
Siga em frente.?

Preciso apresentar a parte de mim que se sente vencedora à parte que está convencida de que sou uma perdedora,
e ver se elas não conseguem aceitar uma existência mais próxima ao meio-termo.

A única coisa que você tem, que não está na mão de uma outra dúzia de pessoas, é o seu senso do que é bom
para você.

se você faz alguma coisa por bastante tempo, se continua se esforçando, algo vai acabar acontecendo, com ou
sem você. Não precisa ter fé quando começa, você só tem que se dedicar como se tivesse fé.

figueiredolu 10/12/2016

Ótimo livro,mas...
O livro é leve, engraçado e a leitura flui muito rápido, porém ainda não consegui digerir o final. Senti como totalmente incompleto, queria algo mais completo e que não ficasse apenas pela minha imaginaçao..