Quem Sabe Um Dia

Quem Sabe Um Dia Lauren Graham

Resenhas - Quem Sabe Um Dia

gleicepcouto 11/06/2014

Quem acompanha o blog, sabe que chick-lit não é um dos meus gêneros favoritos. Na verdade, tenho (várias) ressalvas com ele. Há, porém, alguns títulos dos quais gosto muito, então, lá fui eu encarar Quem Sabe Um Dia (Record). Ainda mais porque algumas pessoas que também não curtem chick-lit se disseram fã da história.

Eu, porém, devia ter desistido logo no início quando li, na quarta capa, Meg Cabot tecendo elogios ao livro e à sua autora, Lauren Graham - é, a terna Lorelai de Gilmore Girls. As pessoas mais próximas sabem dois fatos sobre mim: 1. Não gosto da Cabot. 2. Não suportava Gilmore Girls. Ou seja, o mundo implorava para eu não ler o livro. Mas eu sou teimosa e curto a possibilidade de sempre tá mordendo a língua e me abrindo para novos horizontes.

Não foi uma experiência péeeeessima, sabe? Mas bem vazia. Nula. Isso porque o livro não traz nada de novo ou interessante. Parece que é um apanhado de diversas outras histórias que vejo por aí desde sempre. Nem o humor característico do chick-lit está ali. Juro, não ri uma vez sequer. Às vezes um sorriso amarelo surgia no canto da boca. Só.

Os personagens são rasos e poucos carismáticos. A protagonista, por exemplo, não gera nenhuma empatia. Ela tá lá, vivendo. E eu aqui, lendo. Conexão zero. Pra mim, tanto fazia se ela alcançasse o seu objetivo ou não. Ela não conseguiu me fazer querer torcer por ela. Alguns personagens são também mal aproveitados. Caso de Dan. Tá certo que, como personagem literário, ele não é lá grandes coisas, mas merecia uma atenção maior diante do contexto e do papel que desempenha na história. Mas ele aparece e some de forma tão inconstante que cheguei a pensar que ele também poderia ter dado adeus.... Não sentiria falta.

A narrativa de Graham não é ruim, entretanto. Ela escreve bem e de forma fluída. Não é um texto muuuuito elaborado, mas é ok - exatamente o que espero de alguém com o mínimo de noção de escrita.

Há alguns pontos pertinentes dos quais o livro trata, como a questão da autoconfiança, de perseverar e não desistir nos primeiros obstáculos que a vida põe em nossos caminhos. Antes de tudo, é mostrar que para ato há uma consequência e você tem que estar disposto e consciente disso. Há muito caminhos para um mesmo sonho.

A autora pecou mesmo foi no enredo, como já disse. Acho que mesmo se a narrativa dela fosse espetacular, não conseguiria salvar Quem Sabe Um Dia. Isso me dá uma esperança, ao menos. Quando ela tiver uma boa ideia, vai saber colocar no papel e aí será sucesso absoluto. Enquanto isso não acontece, todavia, Lauren Graham amarga uma estreia na literatura pouco satisfatória, instável e sem sal.

site: http://murmuriospessoais.com/resenha-quem-sabe-um-dia-lauren-graham-editorarecord/
Ca Melo 02/12/2014minha estante
Senti a mesma coisa que você em relação às "partes engraçadas", acho que a Marian Keyes e Sophie Kinsella dominam bem essa arte nos chick lits , tbm não gostei da Franny, não consegui me "conectar" tbm e pensei que fosse só eu, srsrs

Alessandra 09/02/2015minha estante
Achei o livro totalmente sem graça, fraco, forcei a leitura e de repente o livro acabou, não teve um fim, achei que meu ebook tivesse com problema, faltando aguda parte, fui até a livraria e vi que o livro físico tb termina assim....espero que a autora não esteja pensando numa continuação.

Tai 17/10/2022

?" -Hoje é o dia em que você deve começar a acreditar em si mesma. Ninguém mais pode fazer isso por você."?
Deisi 17/10/2022minha estante
Como faz isso kkkkk ?

Tai 06/03/2023minha estante
Rsrs ??

brunadaguarda 30/07/2022

não era o que eu esperava
Achei que iria adorar esse livro, mas achei ele bem mais ou menos. Apesar de já conhecer a escrita da Lauren, e me sentir muito conectada a ela quando leio, esse livro não me prendeu em nenhum momento.

A história de Franny me instigou diversas vezes, quando eu pensava "agora vai dar certo", não dava; ou "ihh agora não tem como dar certo, vai acontecer alguma coisa ruim", dava certo.. Achei isso bem a cara da Lauren querendo sacanear com os leitores, mas as vezes irritava um pouco.

Sobre os personagens também tive a mesma sensação, não sabia se deveria ou não confiar em personagens como a Penny, James, e muitos outros.

O final também achei muito confuso (bem a cara da Lauren também) mas não esperava algo diferente, pelo o que foi o livro todo, não esperava um final feliz explicado e detalhando o que aconteceu com cada personagem, mas geralmente é o que eu gosto de ler, por isso achei meio estranho o jeito que acabou.

Mas ainda assim peço que dêem uma chance ao livro, pode ser meio cansativo se você demorar de acabar, talvez ler de uma vez não fique tão cansativo.

quotes

Além disso, um dos meus alunos falou de um programa novo chamado Friends. Parece que é bem popular.
Talvez você devesse se candidatar.

devo trabalhar mais para alcançar meu objetivo de não buscar a aprovação daqueles cuja aprovação nem sei se é
importante para mim.

Na verdade, não devo procurar aprovação de todo mundo nem de ninguém.

Li em algum lugar que o pensamento positivo é muito poderoso, e que devemos treinar a mente para pensarmos
em coisas felizes com mais frequência, em vez de deixar que ela se pergunte por que seu jeans parece apertado
ou se você tem o suficiente no banco para o saque mínimo de 20 dólares ou se algum dia vai chegar um
momento em que sua vida não será mais medida por saques de 20 dólares.

Vim para Nova York para ser atriz, não uma namorada ou uma pessoa feliz.

Para a maioria das pessoas, é uma indicação para olhar o tráfego que vem de uma única direção, mas sempre
tomo o cuidado de olhar para os dois lados, para o caso de alguém não ter visto a placa e acidentalmente entrar
na contramão.

Pensar em nossas bolsas se beijando e depois se apaixonando e morando juntas me faz sorrir um pouquinho

Não sou bem o Alexander Fleming, que descobriu a penicilina, algo que as pessoas ainda agradecem até hoje. Se
nunca tivesse vindo a Nova York, outra pessoa teria tomado o meu lugar: na turma, no trem, como garçonete do
clube. Ninguém estaria sentado em casa dizendo que tem algo faltando no comercial do Bazar da Sally.

?Qualquer um consegue sorrir no seu melhor dia. Gosto de conhecer homens que conseguem sorrir no seu
PIOR.?

?Todos nós temos que começar de algum lugar.? Então comece de algum lugar, qualquer lugar, e me dê uma
ideia do que você gostaria de fazer.

?Não conte histórias de um trabalho que quase conseguiu. Aprenda com a derrota e não fique insistindo nisso.
Siga em frente.?

Preciso apresentar a parte de mim que se sente vencedora à parte que está convencida de que sou uma perdedora,
e ver se elas não conseguem aceitar uma existência mais próxima ao meio-termo.

A única coisa que você tem, que não está na mão de uma outra dúzia de pessoas, é o seu senso do que é bom
para você.

se você faz alguma coisa por bastante tempo, se continua se esforçando, algo vai acabar acontecendo, com ou
sem você. Não precisa ter fé quando começa, você só tem que se dedicar como se tivesse fé.

Nayarapeixoto 21/08/2022

Quem sabe um dia
É um livro divertido. A história sobre a carreira da Franny foi desenvolvida muito bem, contém bastante detalhes (talvez pela autora ser atriz também), até por ser a trama principal, mas só ficou nisso. Os outros assuntos como os relacionamentos ficaram muito em segundo plano. Mas não é uma leitura ruim

Tatiane256 20/10/2020

Quem sabe um dia
Sou totalmente suspeita a falar sobre Lauren Graham, pq eu amo tudo que ela escreve ou atua, ela é incrível, fantástica como atriz e escritora, você consegue enxergar um pouco dela, de Lorelai e fica encantada com cada parte desse livro.

C. Aguiar 22/06/2014

Nesse livro conhecemos Franny Banks, uma garota que está batalhando para seguir seu sonho de ser atriz em Nova York e resta apenas 6 meses para o prazo acabar e ela finalmente seguir com a vida caso o seu sonho não dê certo!
Ela divide o local onde mora com mais duas pessoas. Jane sua melhor amiga e Dan, um garoto que eu acho muito meigo.
Vou chegar direto no ponto: o livro é muito chato e com personagens superficiais!
Franny passa o livro todo batalhando para conseguir um bom agente que a "leve para o topo" e isso acaba fazendo com que ela viva faltando no emprego de garçonete para tentar a sorte em conseguir um agente. E quando consegue sempre que acontece algo ela falta para ir gravar algo que as vezes é no mesmo horário em que trabalha como garçonete, então o se espera de uma profissional que vive faltando no emprego atual para tentar a sorte em outro? Parece que não tem um "pingo de decência" e vive deixando o chefe na mão.
O mundo que me é apresentado é cheio de gente que vive de aparências e como diz a noiva do Dan: ele deveria arranjar um emprego de verdade (e a Franny também na minha humilde opinião).
Não que eu tenha algo contra atuar, mas essa história não funcionou para mim.
A personagem principal acaba se envolvendo com um outro ator que ela não percebe no ato, mas só pensa em si e acha que ela não entende o lado dele.
Franny nunca liga para o pai e não dá a atenção que ele merece,e ele vive deixando recados na secretária eletrônica para ela. A garota tem um segundo plano para o caso a carreira não dê certo (ela quer voltar para o ex namorado que disse que a esperaria), mas ela nunca retorna as ligações dele também.
Acho que os personagens foram mal explorados e nem é relevante falar da história dela ou não, pois é quase tudo a mesma coisa que não faz muita diferença se ela vai conseguir ser uma boa atriz. Eu só estava querendo que acabasse logo o livro.
Do começo ao fim foi uma história sem graça, e o que eu gostei mesmo foi a diagramação e as partes em que aparece a agenda da Franny mostrando os compromissos e tudo o que ela fez naquele dia, tirando isso foi sem graça.
Não me lembro de ter visto um erro no livro.

site: http://www.seguindoocoelhobrancoo.com.br

Lu 04/07/2021

Vai ter continuação?
Nunca tinha lido nenhuma obra da autora. E resolvi começar com essa porque gosto de histórias que contam a trajetória da personagem.

É sobre uma mulher com seus sonhos e suas incertezas, quem não se identifica?
Muitas vezes senti que estava lendo minhas próprias inseguranças e acho que foi o ponto forte da escrita da autora.

Mas ainda assim, o livro é leve e meio enrolado ao mesmo tempo. Ótimo pra sair de uma ressaca literária.
Só achei que merecia ter um final mais conclusivo, terminei a leitura pensando ?é isso? Cadê o resto??

CooltureNews 22/07/2014

CooltureNews
No momento em que escrevo isso, o livro se encontra ao meu lado e praticamente acabei de fechá-lo. Muito do que foi escrito ali ainda está fresco em minha memória e não sei bem se conseguirei expressar o quanto este livro é ótimo e deve ser lido.

Franny é uma personagem comum. Não há nada nela que a distinga de outras protagonistas comuns de chick lits, já que ela é bonita, mas nem tanto, tem talento, mas nem tanto, e claro, possui muitas confusões em sua vida. Ela está na luta por uma carreira de atriz, possui um emprego como garçonete em um clube de comédia, divide um apartamento no Brooklyn com mais dois amigos e tem um prazo final: se não conseguir nada em seis meses, vai abandonar Nova Iorque e seu sonho de ser atriz. É neste ponto da vida dela que a conhecemos e acompanhamos seus dias, suas desventuras, conquistas e decepções.

Franny está em constante guerra com os seus sonhos e em como a realidade parece convergir para que nada dê certo. Há nela uma perspectiva distorcida sobre si mesma, tanto pela sua aparência como pelo seu talento como atriz, e ainda que outros ao seu redor tentem convencê-la do contrário, ela não consegue ter qualquer pensamento positivo.

Foi isso que me fez ter uma completa identificação com a personagem, pois, mesmo ela vivendo em um mundo diferente, possui as mesmas dúvidas e medos que qualquer jovem que está iniciando sua carreira e sua vida adulta possui.

Considero simplesmente incrível que a autora tenha conseguido transparecer todos esses sentimentos sem cair num clichê horrível e melodramático. Pelo contrário, quase não há drama, as mudanças que a personagem sofre e suas aventuras são recheadas por comédia de alta qualidade, com jogos de palavras, ironia, um pouco de sarcasmo e coerência.

Mas não é somente a vida profissional de Franny que a preocupa, há ainda o romance, ou mais especificamente, a falta dele. Ao longo do livro, Franny se vê envolvida em diversas emoções e por algumas situações que parecem ser boas demais para ser verdade.

E novamente temos quase uma identificação simultânea com ela e seu momento amoroso. São tantas as situações que é difícil não pensar: “ei, já passei por isso”.

Temos um cara simplesmente demais, o sonho da protagonista, tanto por ser bonito como por representar tudo o que ela espera conquistar, mas não consegue. Há aquele cara legal que fica ali, em surdina, que pode ser o cara certo, se não fosse o detalhe dele já estar namorando, mas ainda continua sendo um ótimo amigo. E, por fim, temos o antigo namorado, que pode ser um bom plano B se nada der certo.

Então, temos um conjunto de confusões que levam Franny a amadurecer e criar confiança em si mesma. A autora consegue trazer isso de forma a tocar o leitor e a levá-lo a ansiar por um final feliz.

Através de uma narrativa fluida, Lauren Graham conseguiu construir uma história que torna uma garota aparentemente comum em uma personagem fascinante. Ela dá a Franny algo de real que a torna bem próxima do leitor, levando-o a ver nas páginas algo da autora e possivelmente de sua própria experiência de vida.

Essa é uma daquelas histórias simples, que transcendem o papel e trazem para a vida de quem lê algumas lições importantes, que ele já pode ter aprendido ou não, mas que reforçam aquele sentimento otimista de fé no futuro e de que, ao final, sempre há algo que pode ser aprendido.

site: www.coolturenews.com.br

Bruno 15/10/2014

Quem sabe um segundo livro
Eu sou fã até hoje de Gilmore Girls, então minha paixão pela Lauren atrapalhou um pouco meu julgamento ao ler o livro.
Lendo a versão original conseguia ver a atriz escrevendo, pois a personalidade do personagem dela na série de tv, depois de atuar mais de 7 anos, se confunde com a atriz na vida real.
Falta alguma coisa, da pra ver momentos de inspiração, tiradas boas e situações originais.
Quem sabe na possível continuação a história cresça e surpreenda mais.
Quem sabe um dia!

Keka_ 08/11/2022

Dá pra se divertir
Frances Banks é uma atriz em busca de um sonho. LG escreve os perrengues que os artistas sem grana passa no início de carreira. O final foi meio ??? Mas dá pra se divertir lendo. Eu indico

figueiredolu 10/12/2016

Ótimo livro,mas...
O livro é leve, engraçado e a leitura flui muito rápido, porém ainda não consegui digerir o final. Senti como totalmente incompleto, queria algo mais completo e que não ficasse apenas pela minha imaginaçao..

01/03/2021

Motivos para minha nota 2/5:
1) Personagem principal insuportável e extremamente egoísta;
2) Narrativa não conseguiu me prender;
3) Enredo fraco;
4) Não há evolução nenhuma nos personagens;
5) Final foi horrível e sem nexo algum.

Respeito quem gostou do livro, mas não serviu para mim. As partes mais interessantes eram quando mostravam a agenda dela.

Je Fachini 08/02/2015

Quem sabe???
Frances é uma aspirante a atriz mas que vive de ser garçonete em Nova York e nem tudo são flores, ela detesta acordar cedo, mora com seus dois melhores amigos Jane e Dan. Seu pai está louco pra que ela volte para casa, e odeia falar com secretárias eletrônicas, já que a filha quase nunca atende seus telefonemas.
Franny é super engraçada e luta loucamente para ser atriz. À três anos atrás ela colocou uma meta para cumprir esse sonho e agora faltam 6 meses para ele finalizar. Se ela não conseguir ela está decidida partir para o seu plano B. Voltar para um antigo namorado, se casar e virar professora.
Então ela dá uma mudada na atitude e começa alguns trabalhos pequenos, consegue algumas entrevistas para agências. Nas aulas de teatro ela conhece outras pessoas como Penélope e James e se empenha para a Apresentação. Penélope de inicio parece ser uma amiga, mas acaba se tornando uma megera, já James um famoso ator que ainda faz aulas de teatro mostra interesse por Franny, que não passa se um idiota e depois de tudo isso ela ainda precisa decidir se fica com um agente que tem experiência, ou um que mostra o melhor que pode dar a ela.

Mariana.Bernhart 06/01/2021

Fluido e gostosinho
Tentei alguns livros na procura de uma leitura puramente prazerosa, leve, descomplicada, que não precisasse pensar. Em quase todos me decepcionei com histórias fracas, infantis, quenão me davam vontade de seguir em frente. Acho que com esse livro eu finalmente encontrei o que estava procurando. É uma história bobinha e superficial SIM, mas acho que cumpre seu propósito com muita dignidade. É espertinha, engraçada, sagaz, inteligente. Exatamente tudo que eu esperava de Lauren Graham. (Pessoal, todo mundo já sabe que ela é a atriz de Gilmore Girls vai, vamos parar de ficar repetindo isso em toda resenha? Que tal?)