O Guarda

O Guarda Kiera Cass

Resenhas - O Guarda

Ninah 18/02/2014

Depois de ler esse livro, não tenho mais dúvidas que a Kiera Cass está manipulando as leitoras a gostarem do Príncipe Maxon. Tudo bem que ele tem lá suas qualidades, mas muitas delas desaparece na presença do Rei que claramente faz o filho de marionete, bem como até desfaz os trabalhos políticos dele. É engraçado que sempre a classe pobre que sai perdendo nos livros... Aspen sofre tanto nesse livro que até agora estou com o meu coração dolorido. Por quê como ele vai medir forças com a realeza? Chega a ser injusto! O engraçado é que até colocá-lo interessado em Lucy (uma das empregadas de América) a autora está fazendo. Estou me sentindo desconfortável com o rumo que que saga (é que agora virou saga, porque antes era uma trilogia, mas agora já temos 2 meios livros de contos!!!) está tomando. Porque ao meu ver entendo que Aspen ama fielmente América, já o Príncipe Maxon só está cumprindo seu dever para com o povo. Entendo também que América está deslumbrada pela nova vida no palácio e que já nutre sentimentos por Maxon, mas que estes não superam tudo o que ela já passou com Aspen quando eles moravam em Carolina e eram apenas um cinco.
Luíza 22/02/2014minha estante
Eu acho que se ela quis fazer isso ela conseguiu .
Porque o fandom do Maxon é muito maior q o do Aspen .

Ana 22/02/2014minha estante
Concordo em parte. A Kiera, sem duvida, tá manipulando as leitoras a gostarem do Maxon. Mas não é só questão de ser injusto que Maxon tenha vantagens sobre Aspen; ele tem vantagens contra Maxon também. Aspen foi/é o primeiro amor de America, e eles passaram por várias situações juntos, além de America confiar totalmente e se sentir segura com Aspen, e Maxon é um cara inexperiente nesse quesito e não tem total confiança em Maxon, ainda. Só não entendo esse triângulo amoroso se tudo é a favor do Maxon. É que nem a situação de THG, Gale conhece Katniss a um longo tempo, mas quem segurou as pontas e teve muito mais afinidade com a Katniss foi o Peeta, acho que aí o que conta é as circunstâncias que fazem o momento.

Mile 25/02/2014minha estante
Concordo em parte também. As qualidades de Maxon não desaparecem na presença do Rei, elas permanecem lá, mas o Rei apesar de ser pai, também é Rei de Maxon. Para mim, o problema dele é saber que Maxon seria um rei muito melhor. E de fato seria, assim como América, que apesar de nascer numa casta humilde e aparentar nao saber lidar com as responsabilidade da realeza, tem muito potencial. O próprio Shalom, pai da América, afirmou que ela é boa demais para o posto, e acho que ela prova isso sendo bondosa, assim como quando propôs o fim da divisão das castas. No meu ponto de vista Aspen não consegue enxergar essa capacidade nela.
E claro que Maxon está cumprindo seu dever, apesar de ir contra a Seleção como ele afirma em O Príncipe, porém neste mesmo livro ela narra a sinceridade dos seus sentimentos por América.
Sou, com toda certeza, team Maxon, mas na verdade não acho que América merecia nenhum dos dois. Haha

Anne C. Souza 17/03/2014minha estante
Concordo com tudo o que você disse Ninah!

Eu sempre achei o príncipe superficial, e nunca fui muito com a cara dele. Querendo ou não, ele é de fato uma marionete de seu pai (mas no fundo ele gosta de ter várias garotas a sua disposição, em especial a Celeste, a qual adora dar uns amassos). Quando a América o pegou com a Celeste ele caiu no meu conceito de vez! E a desculpa que ele usou pra se justificar? É inacreditável que a América (aquela personagem forte do início) tenha achado a desculpa dele aceitável.

Cadê aquela América bem resolvida, que não queria fazer parte da sujeira que é a seleção? Ela está deslumbrada. O Maxon é príncipe. Ele sabe como seduzir as garotas. Será que ela, a América, realmente mudou tanto assim pra não conseguir enxergar isso?

A autora está tentando satisfazer a maioria (que preferem o Maxon). E está tentando manipular a minoria a gostar dele.

Afinal, qual adolescente não adoraria entrar para uma seleção, ser considerada a melhor de todas, a mais bonita, a mais inteligente e deixar no chão outras 34 garotas? E o prêmio por todas essas "qualidades" dela seria um príncipe bonito e rico, que daria a ela uma vida de glamour, além da coroa e status de princesa! Muito lindo, não? Pra que amor verdadeiro quando se tem tudo isso? tsc tsc

Aspen e America se amaram e ficaram juntos diante de inúmeras dificuldades. Não tinha glamour, não tinha posses. Dividiam até um pedaço de pão. O Maxon pode fazer o que ele quiser, pode até ficar com a América (o que será uma decepção pra mim), mas ele jamais conseguirá encontrar na seleção um amor verdadeiro (sem influências de posses, beleza e dinheiro).

Posso estar errada. O final da história pode ser diferente. Vamos esperar pra ver.

Thayná 22/03/2014minha estante
O problema é que a America se deixa levar pela opinião dos dois, não tem opinião própria, o Maxon usa isso muito bem. O que deixa o livro irritante. Uma hora ela tá amando um e odiando o outro, depois odiando um e amando o outro. ARGH

Thayná 22/03/2014minha estante
"Já estou sentindo falta das histórias que valorizavam os reais sentimentos das pessoas. Não compreendo esse novo ''tipo'' de amor que pode mudar o tempo todo. Hoje você é o amor da minha vida, amanhã é o outro ali. Tudo fútil pra mim."
Apenas concordando.

KeziaGarcia 26/06/2014minha estante
Eu sinceramente não gosto do Maxon e nem do Aspen. O principe Maxom me pareceu superficial, e não demonstra amar America tanto. Sem falar que ele gosta de ter tantas garotas a disposição. Ja Aspen, apesar de ter uma longa historia com America a largou com a justificativa de querer o melhor para ela, mesmo com os dois terem chegado a dois anos de relacionamento e ela deixar claro que estaria disposta a enfrentar as dificuldades para que os dois ficassem juntos. Ele que pediu para ela se inscrever na Seleção, a deixou aos cacos e depois quer competir com o principe pelo coração dela.

Eduarda.Ribeiro 02/06/2021minha estante
Para mim, aspen deveria se casar com celeste

Maria 25/07/2021minha estante
a gente leu o mesmo conto????? porque o Maxon sofreu com o pai dele se vc ver o conto do príncipe e o livro vc vai entender e nós leitores sabemos como o Maxon não é perfeito mas o Aspen tbm ta longe de ser

Maria 25/07/2021minha estante
gostei do teu ponto de vista, mas preciso discordar porque o Maxon foi criado assim e ele criou voz com o passar do tempo

Lorrainy10 04/05/2022minha estante
esse livro é continuação de algum?

Maria 09/07/2022minha estante
não é um livro, é um conto da trilogia a seleção

Melissa314 27/05/2023minha estante
Sim, sempre preferi o Aspen o maioral. Ela fez ele ser o cara perfeito pra America pra dps como a autora teve que fazer ela gostar do maxon a autora começou a fazer o Aspen parecer ruim. Que ódio eu ainda amo ele, muito superior ao maxon

jullie 17/08/2021

Aspen..
É o meu personagem favorito. Me doeu vê-lo abrir mão da sua dor pelos outros. Ele sempre está se sacrificando e tem os sentimentos mais intensos que já vi.
Me identifiquei com ele e poderia imaginar vários finais melhores para ele (apesar de não ter sido ruim)
Só queria mais para ele ?
May 17/08/2021minha estante
eu tbm ?

@debee 01/07/2021

O coitado
O quanto o Aspen é iludido, minha gente, não tem comparação.

Eu gosto de ler alguns contos da Seleção quando bate uma saudade e nostalgia. Mas esse me doeu um pouco porque a América não tem responsabilidade emocional nenhuma com o Aspen durante a série, e ver tudo o que ele faz por ela aqui deixa tudo pior.
analawre 01/07/2021minha estante
sempre tive muito dó do Aspen. Acho q ele ficou meio jogado na série

Milly 01/07/2021minha estante
Acho q o Aspen foi bem injustiçado, eu gostava dele

Dani Furiati 01/07/2021minha estante
Vou ler esse conto hoje

@debee 01/07/2021minha estante
Eu continuo time Maxon, mas pelo amor de Deus, a América fica segurando o coitado enquanto sabe que quer ficar com o Maxon. Libera logo o homem pra ele ser feliz.

Nathiellen 05/04/2021

tão iludido
1- amei ver os outros lados da história na questão dos soldados como acontecia os ataques dos rebeldes no olhar deles, os funcionários
1.1- amei saber mais sobre o Carter
1.2- o Avery é muito inteligente
2-acho que foi aqui que a Lucy começou a gostar dele
3-amei ver como o maxon reagiu quando América correu para floresta.
4-confesso que me dava agonia do aspen falar ?essa é a minha garota? sai, ela não é propriedade de ninguém.
5- nossa queria saber o que tinha na carta que o Charlie coloco no meio das cartas pro aspen queimar

Riva 06/10/2022

Muito bom relembrar
Gostei demais desse conto, ver alguns dos acontecimentos pela visão do Aspen foi muito daora.

Após quase 1 ano de ter terminado os 3 primeiros livros da seleção comecei a ler esse conto, foi ótimo relembrar tudo, menos o quão nojenta a Celesta era kkkkk.

Ketlin.Chaves 15/04/2024

Sempre seis
O Guarda é outro livro complementar à série "A Seleção", também escrito por Kiera Cass.

Neste livro, os leitores têm a oportunidade de explorar a história sob a perspectiva do guarda Aspen Leger, que é um dos personagens principais da série. Assim como "O Príncipe", "O Guarda" oferece insights valiosos sobre os eventos da série principal, mas desta vez vistos através dos olhos de Aspen.

É uma leitura interessante para os fãs que desejam conhecer melhor o ponto de vista deste personagem e entender suas motivações e dilemas ao longo da história.

Contudo, mesmo não gostando do Aspen, creio que poderia ter sido muito mais explorado e ter sido revertido o ranço coletivo.

huntero 20/02/2022

Muito bom.
O livro traz a perspectiva de Aspen Leger - ex-namorado de America, que vai trabalhar como soldado no palácio durante o concurso - a partir do momento que a Seleção é reduzida à Elite.

emilly. 07/05/2021

Foi muito bom matar a saudade dessa história, dessa vez de um ponto de vista diferente. Gostei de saber o que se passava na cabeça do Aspen, como ele se sentia diante de tudo, e relembrar os acontecimentos de Elite, já sinto vontade de ler tudo de novo.

Bya 02/11/2020

Foi bom poder conhecer um pouquinho mais do Aspen.

Roberta Silva 14/11/2021

O Guarda é contado, evidentemente, pela visão de Aspen.
 É um conto que mostra muito além do que América pode ver. Mostra um Aspen real e não apenas uma sombra pairando sobre a história principal. Gostei bastante de ter podido ler e absorver todas essas informações, mesmo agora depois de ter lido quase todos os livros da série. Recomendo.

Sofi 20/05/2022

Linda demais a perspectiva de Aspen ?
Gostei da leitura, foi bom também que esse conto abordou uma parte importante, que é um pouco da relação do rei com o Maxon

melvie 26/06/2022

Só não dou cinco estrelas pq queria ver mais dele e da **** aff fiquei tristinha q mostrou só um pouco mas tudo bem, o conto ainda é bom

Lock 18/07/2023

O Aspen
O Aspen é tão compreensivo e delicado com a America , fica difícil de decidir qual dos dois é melhor, porque tanto o Maxon quanto o Aspen são personagens que tem muito caráter.
VitAria 18/07/2023minha estante
concordo, e ainda tem gente que diminui o Aspen, pra enaltecer o Maxon, mas ele é incrível