O Circo Mecânico Tresaulti

O Circo Mecânico Tresaulti Genevieve Valentine

Resenhas - O Circo Mecânico Tresaulti

Karanna 19/07/2023

Ótima leitura
Eu li ele meio rápido e pausadamente. Entretanto, é muito bom de se ler. A leitura é bem lenta, o que para mim torna bem cansativo, gosto de tudo acontecendo muito rápido.

Amei cada personagem, principalmente Boss. No começo eu achava que era homem kakakakakakkaak! Mais um livro ótimo da Darkside para por na estante do Skoob

Livs 19/07/2023

Singular definitivamente
Acho que este foi um dos livros mais diferentes que já li na vida.
E que livro bom
Que Universo maravilhoso
Que personagens maravilhosos
A história é os personagens são tão profundos que parece que são reais
Além de ser algo completamente maravilhoso de se ler, este universo também é curioso e assustador
Um dos meus favoritos do ano definitivamente

Ale Giannini 03/07/2023

A Distopia do Circo: Crítica e Frustração
Em um mundo pós-apocalíptico, um circo traz esperança pelas cidades por onde passa. Seus artistas são sobreviventes que tiveram seus corpos reconstruídos com partes metálicas.

No início do livro, admito que antecipei uma narrativa convencional sobre aceitação das diferenças, porém fui surpreendido.

A narrativa é confusa, não linear; as personagens são superficiais e mal construídas; a história é cansativa.

Há erros grosseiros de revisão. No começo, há um ou dois parágrafos que se repetem letra por letra.

Fiquei pensando no que a autora quis transmitir. Li resenhas que classificam a leitura como uma distopia dark-punk-teen, mas sinceramente, acho que faltou muito.

Trecho:
"Ninguém quer ver você fracassar. Qualquer um pode fracassar. Eles pagam dinheiro para nos ver fazer coisas que eles não conseguem." (página 63)

Gi Santos 30/06/2023

Uma das maiores forças do livro é a criação do ambiente sombrio e decadente do mundo pós-apocalíptico. A autora habilmente descreve um cenário onde a esperança está em falta e a vida é difícil, e o circo se destaca como um oásis de maravilhas e espetáculos. A ideia de um circo mecânico, com artistas aprimorados por implantes mecânicos, é fascinante e traz uma atmosfera única à história.

No entanto, apesar do cenário interessante, o enredo do livro é fragmentado e carece de uma narrativa coerente. A história se concentra em vários personagens, mas muitos deles são pouco desenvolvidos e suas motivações permanecem obscuras. Além disso, a trama geral não parece se desenrolar de forma satisfatória, deixando muitas questões sem resposta e criando uma sensação de incompletude.

Jaqueline.Buchara 28/06/2023

Chato demais
Leitura morosa e entediante, fiquei arrastando até terminar. Só não abandonei a leitura porque não tenho esse hábito.

1 livro por mes2 28/06/2023

Achei a leitura um tanto lenta no começo, mas depois peguei o jeito. A história é contada por varias pessoas, e vez ou outra é preciso parar e ler com mais atenção, mas é bem interessante. Entendi que, ele fala sobre família, amizade, cumplicidade, sobre perdas, traumas e dores, mas acima de tudo, sobre AMOR.

Sam 30/05/2023

Bem mais que uma narrativa steampunk
"Circo Mecânico Tresaulti" é um livro escrito por Genevieve Valentine e publicado em 2011. A história é centrada em um circo que viaja pelo mundo, mas com um diferencial: suas apresentações são realizadas com a ajuda de seres humanos aprimorados por implantes mecânicos.

O livro é contado sob a perspectiva de diversos personagens, que são introduzidos ao longo da trama dando ao leitor a oportunidade de conhecer cada um deles antes de uni-los em uma história coesa. A narrativa consegue ser envolvente da primeira à última página, criando um clima de mistério e tensão que mantém o leitor intrigado e sedento por mais informações.

A autora soube construir um universo bem detalhado e rico em detalhes, explorando temas como memória, identidade e até mesmo o próprio significado de humanidade. O circo em si é apresentado com toda a sua grandiosidade e mistério, e a autora é habilidosa ao mostrar a relação dos personagens com o espetáculo e entre si.

Um dos pontos altos do livro é a forma como os personagens são desenvolvidos, desde as habilidades mecânicas que possuem até suas histórias de vida e motivações. Os personagens são complexos, com camadas que vão sendo reveladas ao longo da trama, tornando-os ainda mais cativantes.

"Circo Mecânico Tresaulti" é uma obra que vai além da fantasia e dos elementos steampunk. É uma história sobre a natureza humana, sobre a busca pelo sentido da vida e sobre a importância das relações interpessoais. A complexidade dos personagens, a riqueza do universo criado e a narrativa envolvente fazem deste livro uma leitura única e muito recomendada.

Giovana 30/04/2023

Eu amei, mas fiquei perdida
Ler esse livro foi definitivamente uma experiência.
Quando eu achava que entendia, não entendia mais. Fiquei muito perdida em alguns momentos, quando achava que me encontrava, me perdia de novo...
Começando pelo começo, eu amo livros com temática de circo (aceito recomendações inclusive), então desde que vi esse livro e li a sinopse, fiquei com uma vontade imensa de ler. Ganhei de aniversário e logo pus na meta do ano, e finalmente li ele.
Confesso que minha expectativa foi atendida, mesmo sem entender algumas coisas no começo. A história começa confusa, explicando um pouco sobre o circo, mas o narrador vai mudando e vai embaralhando tudo. Depois que eu me acostumei com essa troca de narradores, consegui me envolver bem mais na história.
Os personagens podem ser rasos em um primeiro momento, mas a medida que a leitura continua, alguns deles vão sendo aprofundados, nem que seja um pouco, e já viram mais do que personagens secundários. A verdade é que aqui não tem personagem principal, apenas um ou dois personagens que a narrativa se foca, e eu gostei muito disso.
A história em si, apesar de ser confusa no começo, é muito interessante. A "batalha" final foi super bem escrita, emocionou, chocou, doeu e alegrou. Os pontos vão se interligando até chegar na parte final, que dá um fechamento lindo pra história.
Um outro ponto que eu gostei é que os capítulos são extremamente curtos (o que pode ser ruim, porque numa dessas de "só mais um capítulo", você termina lendo mais 10), então você consegue parar a leitura a qualquer momento sem perder o embalo. Eu fiquei uns 2 dias sem ler e quando retomei senti que fiquei só 15 minutos sem pegar o livro.
Eu não recomendaria esse livro pra pessoas que não leem muito, porque ela vai ler isso aqui e nunca mais vai pegar um livro na vida. E também não recomendaria pra pessoas menos maduras (se eu lesse isso aqui com uns 15 anos, iria odiar tbm).
Se tornou um dos meus livros favoritos, quero reler inclusive.
4,5/5 porque me senti muito confusa em alguns momentos kkkkkkk

Lewrites 28/04/2023

Fora da curva
Pensei que não iria gostar, achei confuso, mas conforme fui lendo, pouco a pouco eu fui entendendo o conceito do circo. No começo somos todos como Little George, e cuntinuamos, mas menos cegos. Elena também foi uma personagem que eu não dava nada, pra depois ser uma das minhas favoritas (queria ter lido mais sobre o Alec, mas ok)

Anne 17/04/2023

O circo voltou
É estranho descrever como é a experiência da leitura dele é diferente, passei a maior parte do tempo sem entender nada, ou pelo menos achando não entender, o livro é narrado de formas diferentes, em primeira, segunda e terceira pessoa, com narrações de pessoas diferentes também, penso que tudo isso torna um tanto massante, pois, demoramos a nos afeiçoar aos personagens, mas ao longo das páginas existem belas narrativas, como a minha favorita que é a mais real e vivida descrição da sensação da morte.

Sônia Gregoski 06/04/2023

Não é um livro fácil,não pela escrita,mas sim,pela forma como a história é desenvolvida.
Apesar de misturar passado e presente,o que dificulta o entendimento é a forma como é narrado, tem momentos em que o narrador é Little George,já em outros encontramos um segundo e um terceiro narrador, e isso literalmente dá uma bugada em nossa cabeça.
Basicamente conta a história de um circo itinerante, onde são acolhidos refugiados da guerra,pessoas que buscam uma nova vida,uma família, um porto seguro.
Ao ingressar no circo,eles precisam abrir mão de qualquer tipo de arma,pois ali é um refúgio, um lugar para se apagar o passado,se reconstruir.
Reconstrução é a palavra chave,todos são informados por Boss,a líder, que eles possuem o poder de escolher se querem ou não ser modificados,alterados.
A modificação é a forma que eles encontram para escreverem uma nova história para si mesmos,com novos nomes,uma nova vida,enterrando assim o passado.

Eduardo 02/04/2023

Mundo fragmentado e lento
Essa é a sensação da atmosfera criada pela autora. Do início ao fim ela dá a entender que escolhe 03 ou 04 pontos da história cronológica do circo e flutua por esses pontos no decorrer dos capítulos. Portanto o livro não é escrito na ordem em que os fatos realmente acontecem. O que dá a impressão dele ser fragmentado e não linear.
Os personagens são bem complexos e bem descritos. Os sentimentos, sensações, locais e aparências do personagens são tão bem elaborados que você se sente parte do circo- treinando para os espetáculos junto com os artistas.
A narração parece transcorrer por duas pessoas. Esse fato somado a não linearidade do tempo gera uma leitura uma pouco confusa.
No geral o livro é bom. Mas deixa a desejar em algumas questões como o porquê de todos quererem possuir as asas e do porque o governo persegue tanto o circo. Foram duas dúvidas que se mantiveram do início ao fim da obra e que não foram respondidas claramente (talvez essa seja mesmo a ideia da autora)- Essas informações ficam muito implícitas e muito subjetivas no livro; E infelizmente são muito importantes para o desenrolar da história. Por essas razões, você acaba o livro com aquela sensação de que faltou alguma coisa.

Mas, apesar de tudo, venham! Entrem, sentem-se, o espetáculo já vai começar!

Rayssa400 25/03/2023

Foi muito difícil conseguir me prender a esse livro. No início fiquei muito curiosa, mas dos 20% até os 60% fiquei emperrada. Acho que poderia ser um livro menor, mas também entendo que cada capítulo me fez criar uma conexão maior com o circo.
Foi muito confuso de entender oque estava acontecendo e quem estava narrando, foi um dos livros mais diferentes que já li. Little George, Bird, Stenos e Panadrome ganharam meu coração. Dos 60% em diante foi quando começou a ação e quando comecei a gostar da Elena.
É um livro bom, pra que está procurando uma leitura diferente. Não sei se leria ele novamente, mas posso dizer que ele foi marcante.

Camila.Goreti 04/03/2023

Eu amei essa história, apesar de as vezes ficar um pouco confusa com oq esta acontecendo, achei muito doido ver como as pessoas com partes mecânicas foram feitas e como todo o circo funciona

_wondermandy 28/02/2023

Nós somos o circo que sobrevive!
Esse livro é enigma e mistério por si só.

Retratando muito bem as diferentes formas de amor entre pessoas, esse livro faz você enlouquecer com as ligações entre os personagens e os sentimentos deles.

Tudo é muito entrelinhas, a história não é contada de forma linear, os capítulos vão e vem do passado pro presente sem aviso, a narração muda de primeira pessoa pra um narrador que você nem percebe.
Me vi muito confusa com essa forma tão diferente de escrita, e não considero ela ruim, mas não foi muito do meu agrado esse estilo tão diferente, e me vi pensando em desistir da leitura diversas vezes, por vários coisas mal serem explicadas, a história de alguns personagens ficam só no misterioso sem nada concreto ou conclusões. Tudo que eu queria era saber mais sobre o Alec e compreender o porque todo mundo de fato odeia tanto a Bird...

Os últimos 30% do livro valeram super a pena, foi realmente empolgante e me vi vidrada e conectada aos personagens, porém o resto do livro me deixava sem esperança de continuá-lo.

Apesar da história ser super interessante, o excesso de misterio, a falta de informações e a constante mudança de narrativa me obrigou a classificar com uma nota baixa.