O Circo Mecânico Tresaulti

O Circo Mecânico Tresaulti Genevieve Valentine

Resenhas - O Circo Mecânico Tresaulti

Kenia 04/01/2024

"Havia sempre lágrimas de alegria; um homem tão lindamente unido com uma máquina era algo que as pessoas precisavam ver depois de uma guerra como a qual haviam passado. A tecnologia naquela época era armas e sinais de rádio; as pessoas precisavam lembrar-se da arte da máquina."

O Circo Mecânico Tresalti se passa em um cenário pós-guerra. Os detalhes são meio vagos: sabemos que houve bombas e radiação, seguidas de pequenas guerras pelo controle e a criação de cidades-estado. Fora delas, as fronteiras se tornaram perigosas e a vida brutal.

Para evitar problemas, o Circo Tresaulti percorre um amplo circuito; as cidades que visitam podem não existir quando retornam. Aqueles que se juntam ao circo estão procurando uma forma de segurança ou um trabalho que não envolva ter que matar. A maioria deles já foi um soldado.

Neste mundo, as pessoas não vivem muito. Portanto, para alguns, a ideia de fazer com que Boss (a poderosa mulher que comanda o circo) substitua as partes de seus corpos por dispositivos de metal parece uma opção atraente, mesmo que isso signifique se tornar algo não mais totalmente humano.

"Ninguém quer ver você fracassar. Qualquer um pode fracassar. Eles pagam dinheiro para nos ver fazer coisas que eles não conseguem.” (…) “Os aldeões não querem a realidade. Entreguem a ilusão e eles aplaudirão."

A trama gira em torno de dois conflitos, e ela demora um pouco para acontecer, pois há uma introdução das máquinas, dos personagens e das apresentações. O primeiro é entre Boss e o homem do governo, que quer usar a "magia dela" e o circo para seus próprios fins nefastos - uma intenção à qual ela parece determinada a resistir a qualquer custo, até mesmo à morte.

O outro conflito envolve uma guerra interna entre dois dos artistas, Stenos e Bird. Forçados por Boss a se apresentarem juntos, eles são rivais pela posse das asas de metal que Boss recuperou após a morte de Alec. Aquele que conseguir convencê-la a instalar cirurgicamente as asas em seu corpo será transformado em uma criatura metade humana, metade pássaro. O fato de as asas também poderem levar o proprietário à loucura é um risco que ambos parecem ansiosos a correr.

Essa é uma história de um circo, contada, em sua maior parte, do ponto de vista do pequeno George. Ele é um garotinho que presta atenção em tudo e narra a história de forma excelente. Suas palavras soltas, mas impactantes, dão vida aos personagens e a seus relacionamentos, às vezes insondáveis, uns com os outros. Aos poucos, e capítulo a capítulo, sabemos quem veio ao circo, por que se juntou a ele e - talvez o mais interessante no início - o que realmente aconteceu com Alec. O Homem Alado está morto desde antes do início da história, mas sua morte (e vida, aliás) continua sendo um mistério.

Aos que procuram um enredo bem amarrado, esse livro não é pra você. Com capítulos curtos, é mais uma obra poética e de humor do que um romance tradicional. A história é repleta de alusões a eventos que aconteceram no passado e dicas de eventos futuros. Aqueles que não se cansam de cenários pós-industriais e pós-apocalípticos e de criações no estilo steampunk provavelmente acharão O Circo Mecânico Tresalti uma leitura agradável.

rayssadioli 29/12/2023

Estava com muita expectativa sobre esse livro, mas acabei me decepcionando um pouco. A história não é ruim, mas também não é incrível (pelo menos para mim, já que sei que muitas pessoas adoraram esse livro).

Acho que a construção do livro não foi tão bem feita. A autora joga informações soltas, as quais atribuem sentido à história, mas continuam sendo soltas. Acredito que, se houvesse um planejamento mais cuidadoso, isso não aconteceria.

A questão mecânica é bem interessante, foi o que eu mais gostei na narrativa. A maioria dos personagens sãos ex-soldados que enfrentaram guerras (as quais ainda perduram durante a história) e nelas sofreram fisicamente, chegando a perder partes do corpo. É nessa parte que Boss entra, que é responsável por recrutá-los para o circo, bem como restaurar as partes que sofreram estrago com a guerra.

A construção de mundo é bem legal e original, mas os personagens são, de modo geral, mal construídos (um ou outro são mais desenvolvidos, mas o resto deixa a desejar nesse aspecto). Contudo, a relação dos personagens com os espetáculos é bem interessante e vale a pena ser lida.

Apesar dos defeitos, é uma leitura gostosinha e cheia de reviravoltas, de modo que recomendo muito para quem estiver buscando algo do tipo.
vagabunda

brincadeira

amo esse livro

Duda 03/12/2023

Que livro fantástico,foi uma experiencia incrível ler O Circo Mecânico Tresaulti, a historia é envolvente e que te prende até o final, com uma narrativa tão cativante.

arteismo 02/12/2023

Amei
Quando comecei a leitura, a primeira coisa que me chamou atenção foi a cronologia, mas o universo, os personagens e a mensagem do livro são tão viscerais que logo me cativaram. Amei ter conhecido essa obra e ter lido com paciência para me apegar a todos os personagens e suas complexidades.

Trabach0 20/11/2023

Mágico
"Havia sempre Lágrimas de alegria; um homem tão lindamente unido com uma máquina era algo que as pessoas precisavam ver depois de uma guerra como a qual haviam passado. A tecnologia naquela época era armas e sinais de rádio; as pessoas precisavam lembrar-se da arte da máquina."

O cenário é mágico e os artistas do circo ganham vida por meio de uma habilidosa engrenagem.

Toda narrativa se passa em um mundo devastado pela guerra, onde nada é como antes.

Uma narrativa contada de forma não linear repleta de elementos steampunk que vão te prender do início ao fim, mais que o simples cotidiano de uma trupe circense esse livro é uma aventura repleta de surpresas e infelicidades.

Você vai se apegar a cada um deles, e bem lá no fundo vai sentir aquele desejo de fugir com o circo.

dan 19/11/2023

Decepcionante
Devo admitir que o que mais senti durante toda a leitura, foi decepção. Quando vi esse livro, fiquei animado pra começar ele, afinal, quem não se sente atraído com um circo onde as pessoas que trabalham nele são humanos que contém alguma parte mecânica em seu corpo, fruto de ferimentos de guerra ou até mesmo por escolha dos mesmos.
No começo, senti que ia ser uma ótima leitura, os capítulos eram curtos, a história tinha uma premissa interessante e o livro lindíssimo, pena que ficou só nisso mesmo.
Eu nem sei o que falar aqui, terminei hoje mas sinto que a história toda já ficou pra trás e apagada da minha memória, não conseguiu nem deixar um sentimento bom sequer, apenas o de ter terminado finalmente depois de 25 dias na luta.
Pris_cina 15/05/2024minha estante
Senti a mesma coisa, tinha o universo e personagens perfeitos para sair algo muito bom dali. E sinto que posso resumir a história inteira em 2 frases, além do final ser sido muito sem graça.

Bruna3810 07/11/2023

O circo e tals
Gente, eu não dava nada pra esse livro, mas sério, fui surpreendida de uma forma muito boa.
O livro é super bacana e a narrativa te prende do início ao fim.
Muito bom mesmo!!

Rafa Mendes 12/10/2023

Por onde começar?
Não sei como resumir essa história pois ela acaba se fragmentando em diversas partes, a linha do tempo varia entre passado e presente, conforme as pessoas vem e vão, mas de forma bem resumida, o livro conta a história de um circo mecânico, é um livro cheio de mistérios e faz você querer desvendar cada um deles, é claro, nunca saberemos todos os segredos desse circo, mas conhecemos os personagens e tudo o que eles tiveram que passar até terem que lutar novamente para serem um circo livre.
Eu realmente não sei o que dizer desse livro, pois ele me deixou sem palavras, ele é para ser sentido, apreciado e refletido.
Achei uma história bem original, para mim foi uma leitura fluída, mas por causa dos vários cenários e linhas do tempo pode acabar sendo confusa, eu consegui entender bem e amei a ambientação, os personagens complexos, e toda a vida criada aqui. Toda vez que eu vou no circo, eu fico imaginando como deve ser a vida daquelas pessoas, as intrigas, os amores, os desapegos, as vontades, esperanças e sonhos, eles tem um lar para voltar ou seu lar é o circo, e se o circo acabar, para onde vão seus artistas?
Ele é um livro distópico de ficção científica, há quem amou e há quem odiou, mas se você gosta de ambientes circenses, cheios de magia, mistério e aventura esse livro é para você. Boa leitura.

Pris_cina 07/10/2023

Pelo menos original
Escrita bem icônica, história construída com frases e capítulos curtos, saindo um pouco da escrita comum nesse gênero. Achei os personagens bem construídos, mas o livro pecou mais na falta de planejamento. A história retorna várias vezes ao passado desnecessariamente, o que faz com que a história no presente NÃO ANDE, o que achei bem preocupante. Poderia resumir toda a história em 1 parágrafo, além do desfecho ser preguiçoso e desinteressante.

Revol Queen 01/10/2023

Mais confuso que água escorrendo para cima
O primeiros 60 ou 70% do livro têm muita informação solta, embaralhada, a narração é sem nexo, os capítulos não se conectam. Nada é explicado, pessoas simplesmente surgem e somem o tempo todo. Explicou nada direito do mundo até agora.
A descrição dos personagens é confusa, pouco detalhada para a complexidade que o livro propõe para a aparência deles.

O jogo de "passado" e "presente", as mudanças de narração como no jeito que conta, em algumas partes usando "você", foram usadas de forma que deixam o livro com um ar indeciso, além de confundir e dificultar a leitura em algumas partes. Os recursos não são ruins, só foram mal utilizados.

Depois dos 60%, o livro começa a dar uma guinada, ficando menos confuso, mostrando um pouco melhor a dinâmica das pessoas sem tentar usar recurso que, ao meu ver, quando usados anteriormente na história foi desnecessário e mais atrapalhou a entender do que tudo.

Jessica1248 02/09/2023

Melancólico
O livro explora temas como esperança, perda, amor e guerra. Valentine escreve com maestria, criando um mundo rico e detalhado que prende o leitor do início ao fim. O Circo Mecânico Tresaulti é uma obra de ficção científica original e inovadora, que merece ser lida por todos os fãs do gênero.

Isabelle333 25/08/2023

Eu esperava uma coisa um pouco macabra, mas o "horror" é uma coisinha de nada.
O começo prende bastante e tem algumas ilustrações lindas.

Kamilla Gabriela 19/08/2023

Eu sou doida por uma história esquisita e bem contada. Envolvendo circo, então! Um dos meus livros favoritos da vida é o ?Geek love? e tem uma pegada bem parecida com esse aqui: bizarrices e drama em um cenário circense. Eu me apaixonei por ?Circo Mecânico Tresauti?! A escrita é deliciosamente envolvente, poética, porém crua. Uma confusão de personagens e narrações que, ao invés de ficar bagunçado, encaixa com a loucura do livro e não incomoda. A confusão faz parte da imersão no circo e na vida dos personagens. Confesso que esperava um pouco mais do final e foi o que faltou para favoritar essa história, mas mesmo assim foi uma experiência maravilhosa!

Michelle.Ohlweiler 17/08/2023

Intrigante e incrível
Com uma trama intrigante e com reviravoltas que eu não esperava, este livro facilmente me fez mergulhar na magia do circo e das máquinas.
É intrigante tanto os personagens, cada um com personalidades e motivos distintos do porque estarem lá, quanto o mundo, que está se recuperando de guerras.
Uma boa leitura, principalmente pelas emoções que passa.