O Dragão Renascido

O Dragão Renascido Robert Jordan

Resenhas - O Dragão Renascido

Carol 12/10/2022

O dragão renascido
O terceiro livro de a roda do tempo foi um livro mais lento que os dois anteriores e os personagens secundários ganharam bastante destaque. Nesse livro tivemos um enfoque maior para as três meninas (Egwene, Nyneave e Elayne) e para o Perrin e Mat. O Mat, finalmente ficou livre da doença e começou a se tornar um personagem bem interessante.
O Rand nesse livro não chegou a ter nem 2 capítulos inteiros, e ficávamos sabendo de por onde ele passava e o que fazia pelas alterações no padrão que ele causava.
Uma coisa que adorei foi saber um pouco mais sobre o mundo das Aes Sedai, dos ter'Angreal e do Tel'aran'rhiod.

Sods 15/07/2020

Al' Thor, O Dragão Renascido
É engraçado pensar que o grande acontecimento do livro, e seu titulo, remetem ao nosso protagonista que quase não aparece na história. O terceiro livro da série "A Roda do Tempo" tira o foco de Rand, apesar de tudo ainda orbitar em volta dele, para focar nos demais personagens e introduzir novos aliados e novas ameaças.

Acho que posso afirmar que esse é o livro de Perrin, nosso amado lobo/ferreiro. Dos três meninos dos Dois Rios, Perrin sempre foi o que eu mais tinha esperanças em seu arco, visto que Rand é o ESCOLHIDO e Matt é o chatonildo da galera. Perrin brilha e se desenvolve maravilhosamente nesse livro, mas claro que ele ainda não atingiu seu pico, o que faz sentido sendo que ele é um dos personagens centrais em uma série de 14 livros. Ele ainda não chegou a uma conclusão sobre quem ele quer se tornar e como lidar com seu lado lobo, mas vemos nesse livro que ele avançou em seu caminho e amadureceu muito, e a passagem aonde ele ganha o seu martelo de ferreiro é um bom indicativo disso.

Matt é outro personagem que me agradou muito. Como falei acima via ele como o personagem chato do trio Ta'veren, mas aqui fui provado de seu potencial como personagem. Ele é sagaz e extremamente leal aos seus amigos, apesar de esse sentimento estar em constante conflito com sua autopreservação. E acredito que seu poder é o mais interessante de ler e que tem grande potencial, mas grandes perigos narrativos.

Fora os dois temos o núcleo das mulheres aprendizes de Aes Sedai Nynaeve, Egwene e Elayne. De longe os capítulos mais desinteressantes de todos, apesar da tarefa imposta a elas ser promissora. Moraine brilha como sempre nas páginas, Lan e Loail fazem o que fazem de melhor e a volta de Thom me maravilhou, apesar de que ele não faça muito na história. Mas temos Zarine, uma nova personagem que faz um excelente par com Perrin. A dinâmica entre os dois evolui durante o livro inteiro, atingindo seu pico ao final, que é uma das minhas passagens favoritas de todo o livro.

E alem de tudo isso temos o dito cujo final, é claro. Jordam se solidificou pra mim como um grande escritor de finais, em nenhum dos três livros ele deixou a desejar nesse quesito. As 100 últimas páginas são épicas e emocionantes, mas aqui comecei a me preocupar, pois o terceiro livro mostra um padrão, tendo quase a mesma estrutura que os finais dos dois livros anteriores. Isso não estraga a leitura, e pra falar a verdade não fico preocupado com os próximos, sendo que pelo o que todos falam é a partir do 4° livro que a série realmente mostra a que veio e imagino que sua estrutura se modifique com isso.

A falta de Rand não é muito sentida, visto que ele não é o personagem mais interessante da série, mas mesmo assim gostaria de ter tido um pouco mais dele. Apesar disso, "O Dragão Renascido" brilha como a luz e quase nunca escurece o seu ritmo, é uma excelente leitura para não desgrudar ninguém das tramas tecidas pela Roda do Tempo.

Mirele 26/03/2021

Boa construções de personagem
Eu acho que o que mais chama a atenção nesse livro é o desenvolvimento dos personagens. O que as vezes deixava um pouco a desejar em alguns nos primeiros livros foi bem aumentado aqui. Mas a primeira metade do livro é beeeeeem lenta. Não exatamente ruim, mas é uma demora pra desenvolver algumas coisas que precisa de paciência.

Wagner 30/03/2022

Meu favorito até agora
No Olho do Mundo somos apresentados ao pessoal do Campo de Emond. Eles, por sua vez, são apresentados aos seus destinos, ainda relutando para sequer crer neles, simplesmente seguido em frente sem muita noção de onde iriam parar.

Na Grande Caçada eles são desafiados, e reagem ao destino, respondendo às ameaças e indo atrás da própria salvação, se desenvolvendo no processo.

Agora no Dragão Renascido eu sinto que eles começaram a tomar as rédeas dos destinos deles nas próprias mãos. Consigo ver aos poucos cada um deles se tornando o herói e a heroína que um dia vão vir a ser, parando de fugir das profecias, de reagir a elas, e começando a persegui-las ativamente, do jeito que lhes faz sentido. Se torna melhor ainda conhecer mais a Moiraine e ver o lado humano e por vezes assustado dela.

Vi muitas pessoas reclamarem desse livro por ele não ser a conclusão de uma parte de três, por ele ser mais um "spin-off" que uma conclusão, mas eu discordo. Acho que foi um fim pra um início e meio, mas também acho que foi outro início, o que é bem condizente com a temática do mundo, afinal, a Roda não tem inícios nem fins. Gostei muito de conhecer mais do mundo, e saio ansioso pra ver o que vem pela frente. Sinto que esse terceiro livro foi o final do início dessa jornada de 14 volumes, e mal posso esperar pelo resto.

Amal0 13/03/2021

O Dragão Renascido
Leitura mais fluída. A saga é uma ótima aventura mas a história fica lenta com algumas descrições muito detalhadas do Robert Jordan.

Xuneor 09/02/2023

"Assim cantamos seu Renascimento. O Dragão renasceu!".
Sem dúvidas foi um dos melhores da saga até agora. Muito bom o fato de o Rand aparecer pouco e ter mais enfoque para os outros personagens, que tem tramas sensacionais!

Perrin na sua conexão com os lobos;
Egwene, Elayne e Nynaeve na sua jornada para de tornarem Aes Sedai;
Mat e sua relação com a Sorte.

Enfim, ter outras perspectivas que se isolem do protagonista foi muito enriquecedor, porque demonstra a importância que os outros personagens tem para a história, e não apenas o Rand.

Continuarei a saga!

Andrelfg 06/02/2022

Há de ser o que a Roda Tecer
A Roda continua a girar e o fio que liga os ta?veren se mistura mais um pouco? Há de ser o que a roda tecer!
Neste livro a história não se concentra tanto no Dragão Renascido mas na importância dos demais participantes.
Mar tem um papel decisivo e será que a mudança foi o destino ou foram as Aes Sedai? Ou será que o destino as colocou no caminho dele? A Adaga, ao final, era uma maldição ou mais uma trama da Roda?

Brenno.Gomes 17/12/2020

O interessante que eu achei nesse livro, é que ele foca um pouco mais no contexto por trás do desenrolar da história, explica algumas características da profecia do dragão, mostra um pouco do que está em jogo nessa era e as mudanças que esse novo ciclo promete trazer, bem como as variadas reações das pessoas quanto a isso. Além de conhecermos um pouco mais sobre a história do mundo, as culturas antigas e novas, um pouco de como as coisas funcionam no universo da série e os interesses e motivações dos personagens que não são ta'veren, mas que possuem grande relevância para a história do mundo e da era em curso.

Fernanda2477 14/04/2024

Nesse terceiro livro quase não vemos o Rand, mas gostei de como a passagem dele na história vai sendo apresentada e confesso que achei bom seu protagonismo ficar distante aqui.
Também gostei muito de ver o destaque dos outros personagens e a forma como se desenvolvem, depois de ficarem um pouco mais em segundo plano nos livros anteriores.
Não achei a narrativa cansativa em alguns momentos como aconteceu nos outros livros. O universo se expande cada vez mais, como novos elementos e personagens sendo inseridos e fiquei bastante animada para seguir com a história. Sem dúvidas foi o que mais gostei até agora.

Gus 18/03/2022

um protagonismo diferente
Este livro foi o meu favorito da série até agora! O autor conseguiu dar protagonismo para os personagens secundários de uma forma impecável! Deixou até o protagonista de lado durante boa parte do livro. Eu amei acompanhar a jornada e o desenvolvimento de cada um deles, ficava ansioso para descobrir o desenrolar de cada decisão tomada. E, por isso, acho que ele teve um bom ritmo e não se perdeu na proposta, possuindo boas tramas em cada parte.

Andriq.Goncalves 18/07/2023

O Dragão Renasceu (e finalmente aceitou isso)
Se dissessem pro meu eu de fevereiro que chegamos no 3° livro de A Roda Do Tempo (4° que eu leio já q começei pelo prequel pq sim) eu iria rir e falar "Que Me Queime isso deve ser coisa de Aes Sedai nunca que vou ler tão cedo" mas aqui estamo hein, e posso dizer, a cada livro uma surpresa diferente e me supreendo muito afinal A Roda Tem seus meios de Tecer o Padrão...
Nesse livro temos um foco em personagens que eram deixados de lado quando o foco era pro Rand (menos o Perrin né ROBERT JORDAN) é uma coisa até engraçada pois vc se acostuma tanto a reclamar do Rand e das treta q ele se mete que nesse livro vc sente uma falta grande de saber oq ta rolando com o pobre.
Como já havia dito (e divagado) esse livro vai ter um foco nos outros personagens e começar a construir o Padrão de suas jornadas ou só continuar o que já havia sido Tecido anteriormente, confesso que esse livro apesar de ter sido uma leitura boa, foi um pouco vago pois alguns arcos aqui foram mais arrastados que outros.
Temos o arco das meninas (tbm chamado carinhosamente de Três Espiãs Demais por mim) que continuam sua jornada pela Torre Branca em Tar Valon e desmenbrando os segredos das temidas Ajah Negras que pra mim foi uma verdadeira montaha russa pois ao mesmo tempo que era interessante dava uma caída no ritmo sem falar que a cada livro prarece q elas acabam sempre sequestradas né Jordan kkkk.
Temos o arco do Perrin e Moiraine (embusca do Dragão Enlouquecido tbm chamado de Rand) esse arco me deixou animado no inicio pois teriamos mais do Perrin que foi completamente apagado do 2° mas ai embolou muito a história que começa com o possivel destino do Perrin em se tornar um lobo e ficar preso em sí mesmo, mas durante a história os povs do pobre desaparecem e quando retornam é pra desenvolver um outro plot totalmente diferente o falcão ou melhor a Faile.
E temos o arco que considero o melhor nesse livro Mat que foi de quase morto pra o personagem mais interessante e sensato sem ter nenhum senso kkk mas o arco dele além de divertidissimo é muito intrigante de acordo vc vai desbravando as confusões do Mat principamente quando começa a desenvolver esse lance da Sorte que o ronda.
Por fim temos FINALMENTE Rand aceitando que é o Dragão e que isso não é só "Coisa de Aes Sedae" oq fez falta bastante dos caps dele pq rolou umas partes onde mostrava fragmentos do que rolava com ele q se esse homem n ta ficando mais louco do que é n sei oq podia ser.
Sem falar que temos muito mais coisa implantadas aqui como os Aiel, mais sobre as tretas politicas dos reinos, a volta do Thom, promessas de confusões futuras com os Mantos Brancos e uma das coisas mais interessantes o inicio do caos causado pelos Abandonados que dão as caras por aqui e prometem muitas tretas futuras prinicipalmente quando A Sombra Ascender ansioso pelo que vem ai e há de ser oq a roda tecer....

Leitor da Montanha 16/05/2020

Lento
Até mais ou menos na página 350 a narrativa é lenta, quase para, você deixa de ler e não tem vontade de voltar. Depois a narrativa acelera de uma forma que você fica sem fôlego e pede até para um pouco a leitura para processar a leitura. Dos três livros da série, este foi o que eu menos gostei.

Karina.Carvalho 19/06/2022

Mais um livro incrível dessa série.
Até agora o meu livro favorito.
Diferente do 1 e 2 esse me prendeu do início ao fim. Ver os personagens mais maduros, sem negar a importância que eles tem para a história trouxe mais velocidade ao livro.

Lidia 09/09/2021

Desenvolvimento dos personagens
É impressionante que depois de 1.500 páginas, divididas entre os dois primeiros volumes, ainda temos mais de 650 páginas com história.
Não se desanime com os números, nesse volume o Jordan toma seu tempo para desenvolver personagens que não tiveram a oportunidade de estar em foco. O núcleo Tar Valon cresce, Mat tem a primeira oportunidade de mostrar novas nuances, Perrin começa a entender o seu papel em tudo isso, e não, não temos Rand aqui, pelo menos não de forma presente com um POV, mas vemos claramente os efeitos de todas as coisas que aconteceram nos livros anteriores afetando sua sanidade e também os locais por onde ele passa.
Ouvi e li muitas resenhas falando que esse era o livro que a maioria menos gostou, eu entendo alguns motivos, ele é bem lento nos primeiros 2/3 e confesso que relutei um pouco para pegar no ritmo, algumas fórmulas que já vimos antes nos dois outros volumes são novamente usadas aqui, o ritmo frenético de A Grande Caçada regrediu para O Olho do Mundo novamente, alguns personagens simplesmente são muito teimosos para terem qualquer evolução, e a Nynaeve passa 656 páginas dando puxões na trança. De qualquer maneira, para se ter uma experiência mais concreta e proveitosa desses livros eu entendi que o autor toma todo o tempo do mundo para a ambientação e narração dessa história, ele vai mostrar cada passo desses personagens sem perder nenhum fôlego, o que pode ser um pouco maçante pra uns mas eu vejo de forma muito positiva, não achei de forma alguma que esse foi um livro ruim, muito pelo contrário, mas se dos 3 que eu li até agora ele foi o que eu menos me empolguei? Sim.
Gosto muito como o Perrin toma a dianteira principalmente no começo do livro, os capítulos narrados por ele mostra alguém que realmente questiona se aquele propósito terrível destinado à ele é realmente algo plausível ou não, ele é o personagem mais racional dentre o grupo de Dois Rios e isso transparece bastante nos seus dilemas. Gosto muito como ele começa a se impor e confrontar Moiraine e Lan ao invés de se lamentar o tempo todo, cria uma dinâmica incrível entre eles que torna a leitura mais fácil.
Mat finalmente mostra a cara depois de alguns processos tensos pelo qual ele passou e também conseguimos vislumbres de sua real personalidade e do seu propósito nessa história, que até então estava coberto por conta de outras situações, estou bem curiosa pra ver onde tudo isso irá leva-lo.
O núcleo das meninas ainda é um pouco complicado pra mim, algumas intrigas desnecessárias e infantilidade ainda não deixaram nenhuma das três se desenvolverem melhor, a única que vejo tomar um pouco mais as rédeas é a Egwene, e entendo o porque ela se fechou tanto nesse volume, provavelmente devido ao trauma sofrido na história anterior. Gosto muito da história dela e acredito que ela seja um personagem que vá se desenvolver muito bem no futuro.
Pelas resenhas dos próximos volumes parece que essa fórmula usada até agora é aposentada e as coisas mudam de rumo a partir do quarto livro, e vendo o ponto que estamos na história acho isso extremamente positivo, eu vejo esses 3 primeiros livros como a ambientação e preparação dessa história gigantesca, é necessário ver esses perrengues e ter calma nos passos lentos que é narrada, para então se desenvolver de forma melhor e mais clara para os leitores que estão acompanhando, isso é muito positivo porque agora me pego entendendo os termos mais bizarros de forma mais natural, sem ter que consultar o glossário, e isso provavelmente será útil nos próximos volumes com mais de 900 páginas, afinal, toma muito tempo consultar toda hora.
Se você é um leitor que gostou muito mais do ritmo do segundo volume, não desista na metade desse livro, o final é muito empolgante, traz revelações que não tivemos até agora e personagens novos super interessantes.