O Dragão Renascido

O Dragão Renascido Robert Jordan

Resenhas - O Dragão Renascido

Brunna Fernanda Freire 10/01/2022

O Dragão Renasceu!
O que dizer dessa obra fantástica sem comentar nenhum spoiler?
Esse livro me deixou aflita e ansiosa, foi difícil não devorá-lo de uma vez. Os personagens dão mais um passo que os leva até seus destinos e conhecemos novos personagens que com certeza serão importantes mais para frente.
É impressionante a ambientação, o desenvolvimento da história e dos próprios personagens, as reviravoltas e as batalhas, essa série é simplesmente fantástica.

bibliotecadamalu 14/08/2022

É tão envolvente quanto os dois livros anteriores, mas em comparação com eles esse é o que menos gostei.

Aconteceu muita coisa f0d@ nesse livro, o final foi expendido, mas o Rand apareceu pouquíssimas vezes durante toda a leitura, o autor deu mais atenção aos núcleos secundários, o que também foi muito bom já que nos proporcionou conhecer melhor todos eles, mas ainda sim, senti falta do Dragão.
HAXI 19/08/2022minha estante
Gostei muito de acompanhar o desenvolvimento do Perrin e do Mat mas confesso que queria ter visto mais da jornada do Rand até Callandor.

Maisa @porqueleio 17/01/2022

Só melhora...
⏳ Terceiro livro da série, portanto pode ter spoiler do livro anterior.

Sequência direta de A Grande Caçada, logo após a batalha de Falme. Rand decide trilhar seu próprio caminho, tentando afastar os amigos das consequências do seu poder. Por isso, apesar do nome do título, Rand é o personagem mais ausente nesse livro. Isso abre espaço para os outros personagens. Entretanto, ainda que ausente, é o fio condutor das ações de todos os outros.

Nynaeve, Egwene e Elayne tomam boa parte da trama: retornam a Tar Valon com Mat, que busca a cura de sua associação com a adaga de Shadar Logoth. É um caminho longo e cheio de armadilhas, mas elas conseguem chegar. É quando se separam de Mat.

Tudo porque a Ajah Negra parece ter colocado seus tentáculos na Torre Branca, e o Trono de Amyrlin confia às jovens uma missão arriscada e secreta. E, nesse caminho, Egwene parece despertar a capacidade de usar Tel’aran’rhiod, o Mundo dos Sonhos, que a conectará com outros personagens e com um objeto mágico que deve ser empunhado pelo Dragão Renascido.

Enquanto isso... temos Mat sendo Mat. Confesso que sempre me irritei com a volatilidade dele, mas ele reencontra um velho amigo e juntos partem em busca de sua própria missão. Gosto porque ele continua a cometer suas ações impensadas, mas começa a refletir sobre sua sorte lendária.

Apesar do seu tamanho assustador, e grande parte da estória parecer perder o ritmo, aqui temos um desenvolvimento dos personagens, que até então não tiveram muito tempo. Além disso, um grupo mencionado muitas vezes nos livros anteriores finalmente aparece: os Aiel têm uma boa participação, e vamos conhecendo melhor essa etnia tão fortemente ligada às lendas do Dragão.

Gostei muito do terceiro livro, que traz nas cenas finais mais um momento épico – da mesmas forma que o livro anterior, e que leva o Dragão no girar da Roda, se aproximando cada vez mais do embate com o tenebroso.

site: https://www.instagram.com/p/CXzH2favodw/

Karen 17/01/2022

Até agora o melhor livro da saga, a narrativa alterna entre vários personagens, o que deixa a leitura mais interessante

Gabriel 21/12/2016

Alterando as percepções.
Terceiro volume de A Roda do Tempo, embora seja um dos menores livros da série, O Dragão Renascido ainda assim é capaz de deixar alguns leitores temerosos com o que podem ser assustadoras 656 páginas. Todavia, mesmo curto se comparado aos demais, essa nova parte da obra criada por Robert Jordan ainda assim oferece, a meu ver, um conteúdo de qualidade equiparável aos seus dois predecessores, conclusão perceptível desde o eficiente prólogo que expõe a turbulência que os acontecimentos estão tomando. Porém, o terceiro capítulo da jornada dos Ta’veren apresenta um dilema um tanto quanto interessante: ao mesmo tempo que é diferente dos dois primeiros livros, O Dragão Renascido também é mais do mesmo. Não falo dessa última característica, no entanto, como um ponto negativo. Vamos entender direito esses aspectos a princípio dissonantes.

Vejo que nessa parte da saga, Jordan busca mais aprofundar o que já foi apresentado ao seu universo criado do que acrescentar novos elementos, dessemelhante ao volume antecessor, A Grande Caçada, que expõe novos povos como os Seanchan, introduz o aspecto político da série, e aborda os conflitos de Tar-Valon. Assim, as Ajahs e suas dissidências, já faladas em outras ocasiões, recebem um maior trato do autor aqui, criando um senso de insegurança entre os protagonistas; os Aiels, que vinham aparecendo vagamente antes, destacam-se mais, preparando o caminho para o próximo volume, que promete uma grande abordagem desse povo; e o conflito do Rand com o seu destino chega em seu ápice, com o personagem surpreendendo seus amigos em suas ações. Dessa forma, O Dragão Renascido enriquece a saga de uma maneira diferente, desenvolvendo aquilo que o leitor já sabe, amarrando as pontas soltas, sem se tornar, em minha opinião, enfadonho.

Ao mesmo modo, Robert toma aqui uma atitude ousada: o nosso principal protagonista, Rand al’Thor, é simplesmente escanteado nesse volume. Há poucas passagens com o personagem nessa parte da história, o leitor mal chega a desfrutá-lo, seus trechos são tão curtos que cheguei a achar que a sua maior participação em O Dragão Renascido certamente seria no título do livro. Ganham mais atenção aqui Egwene, Nynaeve e principalmente Mat e Perrin, cujos conflitos e personalidades são mais abordados. No entanto, não pense que a grande trama desse capítulo não envolva o Dragão. Pelo contrário, Rand está no cerne da história e de quase todas as motivações dos outros personagens. Mas, diferente dos volumes predecessores, em O Dragão Renascido o seu arco não é visto sob o ponto de vista dele, mas através da percepção de seus colegas. Assim, Jordan não só desenvolve aqueles que não receberam atenção antes, consertando o que alguns considerariam um problema da série até então, como também não foge do plot principal, a história de Rand, fazendo isso de maneira primorosa, na minha opinião.

Mas, se os protagonistas aqui crescem ainda mais, não me vejo no direito de dizer o mesmo aos antagonistas da série, e, portanto, abro aqui um espaço para uma reclamação da série. Tenho sentido a falta de um outro vilão de peso, além do Tenebroso, dos Filhos da Luz e da misteriosa Lanfear. Vejo que não parece muito ser o foco do autor abordar as motivações de personagens que fazem frente aos heróis da série, como os Abandonados, e mesmo tratando em um trecho ou outro, acho ainda muito pouco. E até quando bem desenvolvido, a sensação que tenho é que somente no próximo livro haverá um confronto de ideias. Já é a segunda vez que se tem no final um embate entre o herói e um vilão que se conhece tão pouco que é criada uma falsa impressão de que esse foi colocado ali apenas para finalizar a trama.

Então, embora não considere esse o melhor dos três primeiros volumes de A Roda do Tempo, ainda que tenha encontrado mais trechos maçantes do que antes e ache que Robert se alongue consideravelmente em certas passagens, analiso O Dragão Renascido como mais um ótimo livro de Fantasia do autor, com um final que consegue instigar o ledor a partir para o quarto volume da saga o quão rápido puder, mesmo que esse não seja tão turbulento, no bom sentido, quando o de A Grande Caçada. Para mim, Jordan consegue deixar aqui os elementos singulares da história ainda mais épicos, deixando claro a emergência da situação, fazendo com que eu concorde ainda mais que essa é uma grande saga.
Fer 06/07/2018minha estante
Que resenha sensacional!! Tava na hora de Jordan desenvolver mais os outros personagens, tudo estava focando no Rand e pelo ponto de vista dele próprio, os demais personagens são extremamente interessantes e merecem mais destaque com capítulos próprios. Nynaeve, Perrin e Mat são os que mais gosto. Quanto aos antagonistas, concordo plenamente contigo, poderiam receber maior abordagem e até capitulos próprios.

Mari Palma | @a_maripalma 29/04/2018

Opinião | Perdida entre Vidas
É SOBRE O QUE MESMO?

Em resumo, aqui nós temos a proclamação da volta do Dragão para o mundo todo. Mas acontece muita coisa até que alguém realmente seja proclamado. O grupo está dividido: Perrin segue Moiraine e Lan, Mat está na Torre Branca se recuperando e Rand foge para seguir sozinho seu caminho enquanto é perturbado por pesadelos que indicam que o Tenebroso se aproxima cada vez mais do seu objetivo.

O QUE ACHEI...

Difícil dar uma opinião completa quando demorei tanto pra ler esse livro, uns 3 meses quem sabe? Esse volume foi um pouco mais arrastado quando comparado aos anteriores.

Mas enfim, achei muito interessante conhecer melhor a Ajah Negra e como ela trabalha. Mas um ponto que me tirou do sério foi os Ta'veren se perguntando o tempo todo se estão sendo manipulados pelas Aes Sedai. Por que, mesmo em dúvida, eles continuam seguindo o que elas falam?!

Rand quase não aparece nesse livro, temos apenas pequenas passagens, o que nos deixa bem curiosos a cerca do que pode ou não acontecer com ele. Eu achei essa "saída de cena" dele bem oportuna, pois assim a gente consegue aprofundar a história dos outros personagens. Como o Perrin, por exemplo, que tem o envolvimento com os lobos e, agora, sentimentos conflitantes para lidar. Já o Mat - tento me controlar na hora de falar dele

site: https://perdidaentrevidas.blogspot.com.br
Carlos 29/04/2018minha estante
Já leu?!

Anna Martins 14/06/2022

Ao mesmo tempo que ainda não veja que sejam necessários tantos livros para essa série, também gosto dessa ideia de que o surgimento de um escolhido e a urgência de se salvar o mundo podem ser processos bem longos e tem muita vida normal acontecendo no meio de tudo isso.

De ponto negativo, achei o Rand muito diferente do que já vimos dele nos livros anteriores, na maior parte das vezes nem parecia o mesmo personagem.

@solitude_e_books 18/11/2019

Adeus Roda do tempo!!!!!
É com aperto no coração que digo adeus a série "A roda do tempo" de Robert Jordan.

Foram lidos por mim os três primeiros volumes que são, o olho do mundo, a grande caçada e o dragão renascido. Confesso que foram leituras cansativas, e enfim nesse terceiro volume resolvi abandonar a série, até porque o ato de leitura dever ser um prazer e não estava sendo.

Ao meu ver essa série foca muito na evolução dos personagens, que por sinal faz muito bem, mas por outro lado se torna uma história arrastada com poucos acontecimentos grandiosos.

Não estou dizendo que são livros ruins, longe disso, até por que nunca dei menos de 4.0/5.0 estrelas no Skoob, e só que essas 2160 páginas foram um pouco cansativas Rsrsrs

@livrostasticos 19/02/2020

O Dragão Renascido
Esse livro não poderia ter sido melhor! Eu adorei, a princípio me pareceu meio estranho o afastamento que temos do Rand e no entanto fez tanto sentido! A Roda do Tempo conta com um cast de personagens enorme e esse tempo extra que tivemos para conhecê-los melhor foi mesmo incrível, principalmente em se tratando do Mat! ? Com certeza um dos meus favoritos até o momento!

LP_Chaun 13/04/2020

Interessante
Leitura muito boa e diverte, a parte chata fica por conta dos protagonistas que são os secundários dos antecessores, é quase um spin off. Apesar do título você se vê obrigado a acompanhar uma perseguição, esse devia ser o titulo desse volume "A perseguição". Isso vale para o literal e o ideológico. Vai de cada um, só que eu esperava mais depois do que vi no segundo livro.

Giuliane.Souza 21/03/2021

Cada vez melhor
A série fica cada vez melhor, o desenvolvimento dos personagens, da história em si está bom demais.

Kidakika 19/04/2021

Perrin continua sendo meu personagem favorito
A história avançou bem nesse livro se considerarmos que a série possui 14 volumes. Gostei do Matt nesse livro e fiquei feliz que o Loail continua presente na história.

Gabriel 07/05/2021

Ótimo desenvolvimento de personagens
Dragão Renascido é mais um ótimo livro da saga "A Roda do Tempo", com foco principal nos personagens secundários quase não vemos Rand no livro. Porém isso passa longe de ser um problema, cada personagem é muito bem trabalhado desenvolvendo sua personalidade e amadurecimento. E também senti que foi um livro para da certa conclusão para o livro 2 e nos preparar para os novos rumos que a história vai trazer, com cada personagem seguindo seu caminho