O Dragão Renascido

O Dragão Renascido Robert Jordan

Resenhas - O Dragão Renascido

Debora815 22/11/2023

Um salvador
A roda do tempo gira todo ao redor de um único homem. O dragão. É um história daquelas jornadas do herói clássicas, em que o mocinho vai evoluindo com a trama.

Porém este livro em específico não nos conta a jornada do Rand e sim a jornada dos seus amigos: Mat, Perrin, Egwene, Nynaeve e Elayne.

Gostei de ver a jornada de cada um deles. Aprofundamos em algumas características, conhecemos seus pensamentos e sentimentos. Gostei muito do livro.

dulcegdorta 05/05/2020

Os finais são sempre estranhos, não consigo prever para onde a estória vai. O que é bom.

Johnny12 02/12/2023

Avanço interessante da narrativa
Nesse livro, para mim, ficou claro que o Robert Jordan possui um modelo de escrita bem definido: começo e meio bem lentos, enquanto o final é muito corrido. Gostaria que tudo não fosse tão apressado no final do livro, acredito que seria bem melhor se os eventos impactantes fossem distribuídos de forma mais igualitária.

Sobre a história em si, o universo continua interessante e expandindo-se cada vez mais. Toda a mitologia em volta do Poder Único é muito única, para mim, que adora elementos de magia, é encantadora.
Os personagens mostram uma evolução muito boa de se acompanhar, nesse livro o destaque total foi para Mat e Perrin. Algo que me incomoda um pouco é que o personagem principal, Rand, continua sendo o mais desinteressante.

VinAcius49 04/02/2022

Como eu posso fazer um pequeno comentário (a verdade sobre as minhas resenhas do Skoob) que resuma a minha experiência? ?
Eu amo os coadjuvantes de uma história que amo em que ?odeio? o protagonista e, em tempo integral, nesse livro nós os temos em grande destaque ?
Também amei conhecer melhor elementos da história que antes não passavam de citações intrigantes ?
Acredito que a abordagem ampla dos pontos que mais me interessam no todo, fez dessa uma experiência... Perfeita!

Ni 19/08/2023

Um eterno looping
Repito o que eu já falei, o livro è uma repetição do que já foi feito nos outros livros. Além de não inovar no enredo, já usando uma estrutura pronta, o autor em momento algum se preocupa com o a evolução dos personagens, eles continuam estagnado se nós mesmos problemas, como a falta de confiança na Moiraine, mesmo ela reafirmando que está do lado deles e mostrando isso. As meninas são todas chatas e caem naquele estereótipos de mulher chata e mandona, e o romance è desnecessário e desgastante. No final não há vontade nenhuma de continuar na história porque nada me prende, os personagens, enredo, vilão? Tudo chato e sem uma contrição descente.
Vanessa.Brizola 09/09/2023minha estante
Ainda não terminei esse, mas concordo totalmente. A história não avança e esse negócio de desconfiança da Moiraine já deu no saco. Os personagens jovens não amadurecem e não há sensação de perigo, porque não importa o que acontecer nem os aliados deles morrem.

Dindy 20/10/2023minha estante
Acabei de ler esse livro, e estou com a mesma sensação... Queria saber se no 4º livro as coisas evoluem, ou se não vale a pena... Por mais que cada livro traga algumas novas ideias, algumas coisas do 2º livro não foram aproveitadas no 3º, e estou com receio que isso aconteça de novo e de novo... está ficando irritante! Achei o final bem decepcionante! Prometeu tudo e não entregou nada... Concordo com vc, é um eterno looping, e são 14 livros (sendo que 6 ainda nem foram lançados)... Queria saber se vale o investimento....

luanivea 15/06/2022

O Dragão Renascido foi um dos melhores até agora e apesar de ser um pouco arrastado, o autor aborda com mais profundidade cada personagem e define a história de cada um.

Tive a sensação que no fim, se encerrou uma fase na vida de cada personagem. Esse livro foi para colocar as peças no lugar.

Apesar de o dragão renascido em si não aparecer tanto, foi importante para abrir o olhar sobre novos personagens e pontos de vistas diferentes sobre o dragão. Achei interessante que cada região tinha uma crença diferente sobre as profecias, assim como costumes e falas.

O que me chamou atenção é que o autor soube trabalhar bem as regiões demográficas e os assuntos políticos, visto que os personagens viajam muito, foi interessante a diferenciação em cada região.

Gostei muito que os Aiel apareceram em várias partes do livro e fiquei muito curiosa para saber mais a respeito de seus costumes.

Perrin continua sendo um personagem favorito e ficou clara a evolução dele. Ele de certa forma tá aceitando quem ele realmente é, apesar de ainda não entender tanto. Achei legal a interação dele com a nova personagem.

Gostei muito do Mat nesse livro, ele continua meio chato, mas ele tá começando a aparecer e mostrar sua personalidade e a sua importância como taveren. Eu ri demais dele xingando as pessoas e gostei da amizade dele com o Tom.

A Egwene e a Nynaeve tem novos conflitos, mas fica claro a importância delas e o tamanho do poder de ambas.
Acho que em geral, os personagens estão todos começando a crescer e finalmente amadurecendo.

Infelizmente o Robert pecou em alguns aspectos. Ele continua não sabendo desenvolver um romance, ele seguiu uma fórmula nesses 3 livros e acabou ficando repetitivo, tinham partes muito clichês e toscas. Momentos que não precisavam. O fim foi totalmente decepcionante, esperava bem mais. Enfim, apesar de ter esses problemas, as partes boas do livro ainda falam mais alto.

Esse livro me chamou atenção pela forma que foi construída a história, pq não temos tanta ação, mas temos desenvolvimento, explicações, novos ambientes e personagens. Temos a Moiraine demonstrando medo e incerteza. Temos todos os personagens em conflito sobre quem eles vão ser ou sobre quem são. A presença dos Abandonados foi interessante, apesar de achar que eles deviam ter demonstrado mais sobre sua força.

Enfim, gostei bastante e estou ansiosa para ver um novo ciclo começar.

Dhiego Morais 11/07/2016

O DRAGÃO RENASCIDO
Após ter lido O Olho do Mundo e A Grande Caçada, surgiram expectativas ainda maiores sobre uma das fantasias mais inteligentes e bem escritas já lançadas. Não é difícil compreender a razão de Robert Jordan (ou James Oliver Rigney Jr.) estar relacionado frequentemente às listas de maiores obras da fantasia atual.

Em O Dragão Renascido, avançamos na trama tecida pela Roda do Tempo, o Padrão de uma Era, e seguimos os eventos posteriores a grande batalha de Rand al’Thor contra Shai’tan. Recém-proclamado por Moiraine como o Dragão Renascido, agora, ele deverá decidir como arcar com as responsabilidades avassaladoras que constantemente o pressionam e lutar contra a atração perigosa de saidin, que inevitavelmente leva o homem à loucura.

A principal trama deste terceiro livro cai sobre a mitologia de Callandor, a Espada Que Não Pode Ser Tocada. Tida como um dos principais sinais de que o Dragão renasceu e de que a Última Batalha se aproxima, ela gira acima do ar na Pedra de Tear.

O livro é bastante focado nas Aes Sedai, tanto em Tar Valon quanto fora. Boa parte do livro centrou-se nas intrigas e tramas que permeavam as mulheres. Com Nynaeve, Egwene, Elayne, Amyrlin e Verin, o leitor pode aprofundar os conhecimentos e alimentar parte da curiosidade acumulada pelos dois volumes anteriores.

Enquanto Rand fica um pouco mais apagado na história, Mat e Perrin têm as suas mais desenvolvidas e com mais liberdade. Mat ainda precisa ser curado, depois do mal de Shadar Logoth, mas é esse problema que faz com que compreendamos mais do rapaz de humor ácido e língua afiada, bem como podemos perceber o crescimento da personagem se comparado ao livro dois. Perrin recebe um pouco mais de brilho, de atenção, e é curioso ver como o padrão se molda às suas atitudes.

O final é cheio da ação tão característica de Jordan. A cada página lida percebemos que a Sombra se alastra e torna-se ainda mais perigosa. A Roda do Tempo não para e não hesita em tecer o Padrão ao longo das Eras. Resta aguardar pelo próximo volume e imaginar a Última Batalha.

site: http://www.intocados.com/index.php/literatura/dicas-de-leitura/711-dica-da-semana-o-dragao-renascido-a-roda-do-tempo-3-robert-jordan

Lauuulisboa 29/08/2022

Melhor livro da série até agora.
Começo dizendo que o que eu queria era pegar o quarto livro e começar a ler imediatamente. Em que pese o terceiro volume focar mais nos personagens "secundários", é possível acompanhar também o personagem Rand (principal). Na verdade, após esse livro compreende-se que de personagens secundários - Perrin, Mat, Nynaeve, Egwene - não têm nada. São personagens extremamente importantes para jornada da roda do tempo. Inclusive, para mim, personagens mais legais que o principal. Ansiosa para começar o próximo e há de ser o que a roda tecer.

andrade 01/04/2021

a minha primeira surpresa nesse livro, foi que o Rand aparece muito pouco. a segunda foi que a Nynaeve tava bem chatinha. e a terceira surpresa foi que eu consegui gostar do MAT KKKKKKKKK
mas enfim, gostei muito(o melhor até agora).

Mari Palma | @a_maripalma 29/04/2018

Opinião | Perdida entre Vidas
É SOBRE O QUE MESMO?

Em resumo, aqui nós temos a proclamação da volta do Dragão para o mundo todo. Mas acontece muita coisa até que alguém realmente seja proclamado. O grupo está dividido: Perrin segue Moiraine e Lan, Mat está na Torre Branca se recuperando e Rand foge para seguir sozinho seu caminho enquanto é perturbado por pesadelos que indicam que o Tenebroso se aproxima cada vez mais do seu objetivo.

O QUE ACHEI...

Difícil dar uma opinião completa quando demorei tanto pra ler esse livro, uns 3 meses quem sabe? Esse volume foi um pouco mais arrastado quando comparado aos anteriores.

Mas enfim, achei muito interessante conhecer melhor a Ajah Negra e como ela trabalha. Mas um ponto que me tirou do sério foi os Ta'veren se perguntando o tempo todo se estão sendo manipulados pelas Aes Sedai. Por que, mesmo em dúvida, eles continuam seguindo o que elas falam?!

Rand quase não aparece nesse livro, temos apenas pequenas passagens, o que nos deixa bem curiosos a cerca do que pode ou não acontecer com ele. Eu achei essa "saída de cena" dele bem oportuna, pois assim a gente consegue aprofundar a história dos outros personagens. Como o Perrin, por exemplo, que tem o envolvimento com os lobos e, agora, sentimentos conflitantes para lidar. Já o Mat - tento me controlar na hora de falar dele

site: https://perdidaentrevidas.blogspot.com.br
Carlos 29/04/2018minha estante
Já leu?!

Anna Martins 14/06/2022

Ao mesmo tempo que ainda não veja que sejam necessários tantos livros para essa série, também gosto dessa ideia de que o surgimento de um escolhido e a urgência de se salvar o mundo podem ser processos bem longos e tem muita vida normal acontecendo no meio de tudo isso.

De ponto negativo, achei o Rand muito diferente do que já vimos dele nos livros anteriores, na maior parte das vezes nem parecia o mesmo personagem.

Gokuafricano 07/01/2016

Melhor que o 2°
Este livro foca um pouco mais em Eugene, Nayane, Perrim, Mat e menos em Rand, que é um bom protagonista, mas por enquanto não o primórdio de carisma, se um dia chegar ao carisma de Kvote que é o melhor protagonista que eu já li, o livro vai se tornar mais que épico, (para quem não conhece é o protagonistas de Cronicas do Matador de Reis, ótimo livro), sendo assim a leitura é fluida e você não desanima quando muda o personagem narrador.

LP_Chaun 13/04/2020

Interessante
Leitura muito boa e diverte, a parte chata fica por conta dos protagonistas que são os secundários dos antecessores, é quase um spin off. Apesar do título você se vê obrigado a acompanhar uma perseguição, esse devia ser o titulo desse volume "A perseguição". Isso vale para o literal e o ideológico. Vai de cada um, só que eu esperava mais depois do que vi no segundo livro.

Gabriel 07/05/2021

Ótimo desenvolvimento de personagens
Dragão Renascido é mais um ótimo livro da saga "A Roda do Tempo", com foco principal nos personagens secundários quase não vemos Rand no livro. Porém isso passa longe de ser um problema, cada personagem é muito bem trabalhado desenvolvendo sua personalidade e amadurecimento. E também senti que foi um livro para da certa conclusão para o livro 2 e nos preparar para os novos rumos que a história vai trazer, com cada personagem seguindo seu caminho