Vinte Mil Léguas Submarinas

Vinte Mil Léguas Submarinas Júlio Verne

Resenhas - Vinte Mil Léguas Submarinas

Malu.Rodrigues 08/06/2020

Um incrível mistério científico
"20 Mil Léguas Submarinas" conta a história de um escritor da vida marinha, Pierre Arronax, que se envolve em uma viagem marítima atrás de um animal desconhecido que vem afundando diversos navios em alto mar. Pierre cai em diversas confusões, armadilhas e mistérios ao longo do livro, ao mesmo tempo que vive diversas maravilhas no fundo do mar. Julio Verne mistura ficção científica e mistério em uma história incrível neste livro, possui fácil leitura e é indicado para todos os leitores.

Lícia 18/12/2021

Esperava mais da narrativa
O pioneirismo de Júlio Verne se faz presente ao abordar um assunto como viagem submarina. É uma verdadeira aula de geografia. A leitura em si é leve, mas não me conectei muito com os personagens ou com a narrativa. O final deixa muito a desejar.

Sophia.Black 15/01/2023

????? ??? ??????? ??????????
FINALMENTE acabei esse livro, não aguentava mais olhar pra ele, parece que não acabava nunca. Um livrinho de 490 páginas parecendo que tinha 8000, put@ m3rd@.
O livro em si não é ruim, mas sinto que eu devia ter feito uma faculdade de biologia pra ler ele porque ele só fala de peixe. Mais da metade do livro é ele citando todas as características das espécies e dizendo o quão incrível o animal de um jeito que só se eu fosse bióloga com uma experiência de 200 anos de carreira pra entender. Se tirar tudo isso não sobra nem duzentas páginas direito no livro.
Mas enfins né, o livro é bom sim, apesar de eu não ter achado nada demais. Não funcionou pra mim, mas fazer o que.

Augusto 14/04/2023

Mais uma aventura espetacular de Júlio Verne
A aventura a bordo do Nautilus é simplesmente impecável, como é esperado de uma obra do Júlio Verne, a aventura e a ciência caminham de mãos dadas nesse livro. A única coisa que me incomodou foi o pouco desenvolvimento dos outros personagens , com exceção é claro do capitão Nemo, que é um personagem incrível e cheio de mistérios que cabe ao leitor interpretar o que lhe convém e isso eu acho sensacional!

Felipe.Colen 11/07/2023

Capitão Nemo e sua estranha criatura metálica que viaja sem rumo pelos mares constroem uma aventura marítima muito boa, norteando a curiosidade de quem a lê.

Bunny 31/05/2022

chocadah
amei, achei o capitão nemo bem um sugar daddy. no começo pensei que era o enredo de 365 dias:
capitão nemo: vou sequestrar, mas você vai amar!!!

enfim, muito bom mesmo, consigo entender porque é um clássico, com certeza leria de novo. a lição desse livro é bem sutil e muito bonita, acho que ter muito conhecimento acaba não te fazendo uma pessoa melhor se você não for humilde no fim das contas.

Júlio Verne, o maior gatinho.

Rafa 20/08/2020

É sim ficção científica!
Bela ficção científica que mostra o cientista a busca do conhecimento daquilo que até hoje pouco sabemos, o mar, sendo superior à sua própria liberdade.

Desativado 13/01/2021

Um ótimo livro, porém com um detalhe...
O livro em si é muito bom, tem ótimos personagens que te prendem a história. A narrativa também é boa, o único detalhe que eu particularmente não achei tão legal foram as descrições sobre os animais marinhos e estudos sobre os oceanos, feitas inúmeras vezes pelo Monsier Arronax e pelo seu companheiro Conseil.
Eu particularmente não gostei tanto dessas descrições, já que várias vezes elas cortavam a história e a trama no meio, fazendo assim eu me desprender totalmente da narrativa e perder por completo a imersão.

Rodriguinho @literario.rojo 27/11/2020

Jules Verne já me conduziu da Terra à Lua, ao centro da Terra, me fez aventurar em uma ilha misteriosa (o meu favorito do autor) e agora a viagem foi aí fundo do mar embarcado no grande submarino Nautillos comandado pelo misterioso capitão Nemo que no início da narrativa fala que desistiu de viver na terra para viver no mar e no qual o mesmo acredita ser a verdadeira liberdade.
O livro vai abordar os resgatados do mar e feitos prisioneiros pelo capitão Nemo e teremos entre os navegantes o professor Aronnax, o seu amigo Ajudante e o Arpoador Ned Land que não aceitava a ideia de ser prisioneiro do Nautillos.
Com uma escrita que nos leva a mares profundos e remotos o livro nos mostra a adaptação desses navegantes ao Nautillos, as lições que se possa ter estando vivendo submersos, os desafios ao adentrarem em águas não exploradas.
O livro é dividido em duas partes e nos trás bastante nomes científicos que para muitos podem ser cansativos, mas que de certa forma nos ajuda interpretar mais um pouco do sistema do fundo dos oceanos e complementa a narrativa.

LivroAleatorio 08/05/2020

Essa foi a minha primeira leitura do Jules Verne/ Júlio Verne e entendo agora porque ele é reconhecido como o pai da ficção científica. Ele construiu uma história sobre uma viagem submarina quando os submarinos existentes e os projetos de submarinos não chegavam nem perto de ser o que o Náutilus era. E traz detalhes do conhecimento científico de sua época bem como de sua imaginação para descrever minuciosamente detalhes do submarino, das espécies marinhas, dos cálculos, da mecânica e da física, junto com a narrativa da história. Sem dúvida a narração no polo sul é de deixar qualquer um sem fôlego!
Acho que um dos personagens mais intrigantes dessa obra é sem dúvida o Capitão Nemo, do qual nós temos infinitas dúvidas e quase nenhuma resposta, tornando-se um personagem muito misterioso. Ficamos nos perguntando a todo momento de onde veio e pra onde ele vai, o que ele deseja com tudo aquilo.
Um incômodo muito forte que o livro me trouxe foi na relação dos personagens com a vida dos animais em geral. Apesar de descrever as maravilhas, as belezas, raridade das espécies, parece que o único impulso que eles tem ao avistá-las é o de enchê-los de balas, matá-los, exterminá-los, caçá-los ou pegá-los para si (obviamente mortos), com descrições de seus gritos de agonia e do mar de sangue gerado. Acho uma relação muito conturbada, principalmente porque o próprio Capitão Nemo, relata que fugiu da chamada civilização do século XIX, conhecida ainda por suas colônias, exploração, matança de inocentes etc, mas, ele mesmo refaz essas relações com os seres que o cercam, ou seja, ele fugiu de algo que ele está praticando da mesma forma?

***

"-Sim o amo! O mar é tudo. Cobre sete décimos do globo terrestre. Seu ar é puro e saudável. É um imenso deserto, onde o homem nunca fica solitário, pois sente a vida vibrando por todos os lados. O mar é somente uma existência sobrenatural e maravilhosa personificada. Não é nada além de amor e emoção; é o "Infinito Vivo", como um de seus poetas disse. Na verdade, Professor, a Natureza se manifesta nele em seus três reinos - mineral, vegetal e animal. O mar é o vasto reservatório da natureza. O planeta começou com o mar, por assim dizer; e quem sabe não termina com ele?Em sua suprema tranquilidade. O mar não pertence a déspotas. Sobre a superfície, o homem ainda pode exercer suas leis injustas, brigar, fazer um ao outro em pedaços, e se deixar levar pelos horrores terrestres. Mas, dez metros abaixo do seu nível, o reino do homem cessa! Viva o seio das águas! Só há independência! Aqui, não reconheço nenhum mestre! Aqui sou livre!" (pág 55)

Fernanda.Guimaraes 16/03/2020

20 mil léguas submarinas
Há mais de 150 anos, a obra mais famosa de Jules Verne encanta leitores de todas as idades. O escritor ajudou a criar um novo gênero literário, a ficção científica, e seus livros tinham um traço premonitório. Muitas das invenções humanas posteriores foram antecipadas em suas páginas. "20 mil léguas submarinas" é um exemplo. A aventura é das mais emocionantes. O leitor é transportado para 1866, ano em que navios de diferentes nacionalidades começam a naufragar e sofrer misteriosas avarias. As descrições revelam que um ser "comprido, fusiforme, fosforescente em certas ocasiões, infinitamente maior e mais veloz que uma baleia" seria o responsável. Imediatamente, governantes e homens da ciência mobilizam-se para deter o misterioso monstro marinho. A missão, porém, não sai como esperado. Os responsáveis pela expedição são capturados pelo capitão Nemo, enigmático e problemático, criador do moderno submarino Náutilus, confundido com o tal monstro misterioso. A aventura só começou. A trupe vai viajar pelo fundo do mar, enfrentando águas remotas, criaturas das profundezas e uma fauna e flora exuberantes. Um clássico da literatura mundial que merecia uma edição brasileira à altura. Esta chega agora com tradução cuidadosa, mais de 70 gravuras de época e notas explicativas.

Lobinha Sincera 19/02/2022

20 mil léguas submarinas é uma aventura um tanto intrigante que sonharia facilmente em vivela, capitão Nemo sendo o mais interessante dos enigmas.

Lucas 05/05/2022

Premissa interessante, mas muito cansativo
O livro gasta inúmeras paginas explicando acerca do submarino e das criaturas marinhas. Entendo que essa era uma forma do Jules Verne expor os conhecimentos cientificos de seus estudos, mas isso tornou o livro muito cansativo para mim. Os personagens praticamente não tem desenvolvimento e varios capítulos poderiam ser retirados sem prejudicar o entendimento do enredo.

É um livro interessante em sua função, em sua forma de imaginar, com base em estudos, como seria o fundo do mar em uma época em que não haviam tantas informações como hoje em dia. Entretanto, como história, não acho muito interessante. A leitura me foi muito cansativa e eu quase que não consegui terminar a leitura.

site: https://www.amazon.com.br/Lucas-Vitoriano/e/B09S5LVD8F/ref=dp_byline_cont_pop_ebooks_1
Arthur v 20/07/2022minha estante
Verdade, eu abandonei. Parece um livro de matematica, só tinha numeros...lento demais

V_______ 30/05/2021

20 Mil Léguas Submarinas
O livro é narrado pelo professor Arronax, um renomado naturalista, que embarca no navio Abraham Lincoln, para caçar o que até então acreditasse ser um monstro marinho, porém mostra-se ser uma engenhosa máquina submarina, o Nautilus, sob o comando do misterioso Capitão Nemo, que levara o prof Arronax, seu fiel criado Conselho e arpoador Ned Land para uma incrível jornada submarina.
Assim como em A Volta ao Mundo em 80 Dias e Viagem ao Centro da Terra, 20 mil léguas é uma incrível aventura cheia de maravilhas, porém diferente dos outros livros aqui é usado em excesso termos que deixam a leitura cansativa, a capítulos e mais capítulos apenas descrevendo a fauna e flora marinha que não cativará a maioria dos leitores.
Ainda assim é uma obra fascinante, lembrando que quando publicado em 1870 não havia submarinos, Jules Verne é um verdadeiro visionário.

Nathan.Rafael 03/01/2021

Bom Livro
Leitura mediana, ótima história, más enrola demais, e também na maioria das vezes há detalhes desnecessários.
Recomendo para quem têm paciência