Vinte Mil Léguas Submarinas

Vinte Mil Léguas Submarinas Júlio Verne

Resenhas - Vinte Mil Léguas Submarinas

Hans 08/01/2022

Dados podem ser empecilho
A quantidade de números e descrições de centenas de animais marinhos pode ser um obstáculo ao leitor. Eu particularmente decidi ignorar a maioria, exceto os mais importantes, e os nomes de animais de menos destaque que eu tentava pesquisar muitas vezes não conseguia encontrar uma imagem sequer.

No geral, é um livro bom, ainda que não para todo público. Foi feito para amantes de aventuras e pessoas dispostas a imaginar bastante. Impossível não rir pelo menos uma vez ou deixar de sentir uma tensão gelada em certas situações (ksksks). No final, criamos um apego grande ao Náutilus e torcemos para que Professor Aronnax siga com suas pesquisas, não parando de admirar seu capitão.

O que tornou a leitura ainda melhor foram os comentários no rodapé para TUDO, davam uma compreensão ainda maior sobre a obra. A edição da Zahar não deixa nada escapar e aponta até alguns erros do autor.

Luxxanno 12/09/2023

Aprendi coisas
O livro narra uma experiência maravilhosa no mar com Aronnax, Conseil, Ned Land, capitão Nemo e sua tripulação a bordo do seu submarino chamado Nautilus.

Marivaldo.Barreto 30/10/2020

Não tem como nao gostar de Júlio Verne. O livro em alguns momentos fica um pouco cansativo de ler, mas na maioria das vezes é apaixonante.

Cristian 22/10/2014

20 mil léguas
Eis o livro que me fez viajar de um jeito que nunca mais pude parar de ler livros. Tinha 11 anos quando na biblioteca do colégio estava este livro. Parecia uma aventura interessante e levei pra casa... Quando embarquei junto a tripulação do capitão Nemo senti que não poderia parar de ler aquela história até descobrir o que aconteceria.

Hoje posso ver alguns problemas na narrativa, porém naquela época foi a melhor coisa que eu tinha lido. Tanto que não demorou um mês e lá estava eu pegando o livro novamente... Pior, quando devolvi pela segunda vez e fui procurar outro livro para ler, descobri que havia outra edição da mesma história - e com mais páginas! Achei tão estranho... Tive que pegar essa nova edição para ler (risos).

Se você não se cansar com as descrições e explicações de Verne sobre os animais e plantas do fundo do mar, você certamente irá gostar da história. Tudo bem, o final deixa algumas pontas no ar, mas ainda assim vale muito a pena. Lembrem-se: É uma obra que praticamente inaugura o gênero, escrita em 1870, além de inventar vários mecanismos e coisas que somente foram inventadas muito tempo depois.

Leo Coelho 28/11/2020

Passatempo
Primeira obra de Júlio Verne que leio e percebo como ele facilmente atinge nossa criatividade com suas loucuras. É o famoso livro pra ler a qualquer hora.
Tamara 28/11/2020minha estante

Gui Figueiredo 21/12/2020

Essa foi uma releitura de um livro que eu li quando era mais novo e nem sabia que julio verne era autor de ficçao científica. Continuei goostando bastante, ele tem alguns momentos em que vira uma enciclopédia marinha que fica meio maçante e ele não é tão movimentado como os livros de hoje em dia por ser um clássico, porém isso não tira o mérito dele que é um livro que eu tenho um grande carinho e por mais que eu tirei uma estrela pelos motivos que eu já falei, ele ainda é favorito e o melhor clássico que já li!

Tuca 30/06/2020

Leitura lenta e difícil
É uma leitura muito densa, não fluiu com tanta facilidade pra mim, Julio Verne sempre coloca diversos detalhes científicos, pra mim, como bióloga, é até que interessante, mas mesmo assim chega um momento que você cansa, tive que intercalar outras leituras mais fluidas para conseguir terminar esse livro.
Não tem tanta aventura como imaginava, mas ainda assim é um livro bem legal. Talvez uma edição mais resumida seja mais viável para a maioria das pessoas!
Kalina.Rakelly 05/07/2020minha estante
Leu errado, lê de novo

arthurv 23/08/2020minha estante
Eu realmente achei uma bela de uma porcaria esse livro, só tem números. Parece uma aula de fisica e biologia, é super enrolado e até prepotente. Parece que o autor faz de tudo pra dizer como o capitao Nemo é incrível e tudo é muito forçado. Tá mais uma descrição da máquina do que do proprio desenvolvimento da historia

Aguiar 04/04/2024

Ótima aventura
Uma aventura muito bem escrita e curiosa com conhecimento e ação bem amarrados. Fiquei um pouco decepcionado com o final. Gostaria de saber um pouco mais sobre o que aconteceu com Conselho, Ned e o professor.

Mariano 31/12/2022

Que viagem magnifica
De todos os livros que li do autor acho este um dos mais geniais, sempre fico chocado em como o poderoso e magnifico Náutilus funciona, melhor e mais enigmático que ele só o seu capitão e criador o Grande Nemo, um homem cuja a humanidade pouco importa e dedica a sua vida aos mistérios do fundo do mar, seu território, o reino onde vivia como um rei. A historia começa quando o Prof Aronnax, seu ajudante e Ned Land acabam naufragando no oceano e são resgatados por Nemo e sua tripulação assim iniciando uma viagem magnifica cheia de ação e reviravoltas. Um ponto alto do livro é a descrição das maravilhas submarinas que em muitos momentos é muito realista e detalhada o que acaba deixando a experiência um pouco cansativa mas mesmo assim super indico a leitura

site: capitão Nemo, o professor Aronnax, seu fiel ajudante e o exímio arpoador Ned Land

Jordan 30/01/2021

Genial
Júlio Verne, o pai da ficção científica, sempre pensou fora da caixa ao escrever seus livros. Este é o segundo livro que eu li dele e foi uma experiência simplesmente incrível, ele criou uma atmosfera misteriosa e intrigante durante toda a jornada no Nautilus. Personagens enigmáticos e cativantes, recomendo.

Jenny Vokalnii 18/01/2021

Os oceanos são incríveis
Eu achei incrível. A imensidão dos mares foi retratada de uma maneira que faz você sentir o que está acontecendo, e querer viver aquilo. O mistério da vida do capitão Nemo, as maravilhas oceânicas, a grandiosidade no Nautilus. E ainda aprendi uma nova unidade de medida. O livro te prende do início ao fim.
Algumas partes são cansativas para ler, mas vale a pena, e muito. Recomendo a todos, principalmente para quem quer começar a ler clássicos.

Jessica891 28/07/2020

História cativante, me senti parte da tripulação dentro do Náutilus. Jules descreveu com perfeição cada detalhe tanto do submarino quanto da vida marinha. Foi um pouco exaustivo, devido a descrição detalhada da flora e fauna marinha, o que não deixou de ser útil, pois aprendi muitos fatos até então desconhecidos para mim.

LaAs. 18/06/2021

Após cairem no mar de um navio, que estava em busca de um monstro marinho desconhecido, um doutor, seu ajudante e um arpoador são regateados pelo Nautilus, submarino do capitão Nemo.
A partir daí, eles embarcam em várias aventuras.
Eu gostei bastante do livro, a descrição dos cenários são pfts, vale muito a pena

Marina 20/07/2020

Eu queria muito ter gostado mais desse livro, mas não consegui! De modo geral, achei ele meio tedioso. Apesar de saber que o autor é considerado um dos precursores do gênero de ficção científica, eu senti que a parte do livro que ele dedica ao científico ficou meio literal demais. Muito cansativa as longas descrições das espécies submarinas que ele ia encontrando/catalogando, parecia que eu tava lendo uma enciclopédia.
Em relação à parte fictícia, achei tudo muito forçado demais, no sentido de que tudo tinha uma saída e explicação muito convenientes. Não existia obstáculo para o Náutilus, o capitão Nemo tirava truques da manga que os faziam sair de qualquer situação que poderia ser adversa, o que tira a possibilidade de alguma emoção que a história poderia trazer.
O final nem se fala... não comento pra não dar spoiler mas foi tudo tão conveniente que foi muito Deus Ex-machina pra mim.
Uma pena, eu tinha altas expectativas em relação a esse livro, mas não funcionou muito pra mim! :(

Kalina.Rakelly 05/07/2020

Uma viagem maravilhosa
Recomendo este livro a todos aqueles que queiram escapar um pouco da realidade, é um livro onde você se tornará tripulante dessa embarcação, o livro te carregará junto a ele, em uma viagem no fundo do mar. Ao ler, sentada no meu sofá, me peguei me imaginando a bordo do Nautilus, sentada em seus aposentos, olhando a grande janela da biblioteca, observando as diversas espécies existentes e conversando com o capitão Nemo.
Poucos são os defeitos na escrita de Jules Verne, desde as versões mais resumidas às mais completas.
O tanto que ele quis viajar e descobrir o mundo na vida real, conseguiu pela escrita!
Jean Felix 05/07/2020minha estante
Estou lendo um livro que fala muito sobre o Julio Verne e seua livros ! Ate fiquei com vontade de ler esse livro ai! O livro que estou lendo e Na Natureza Selvagem, baseado em uma historia real!