Vinte Mil Léguas Submarinas

Vinte Mil Léguas Submarinas Júlio Verne

Resenhas - Vinte Mil Léguas Submarinas

Thassia.Camille 11/07/2021

CARALHO ONDE ESTOU
Foi uma leitura surpreendente. O ritmo de leitura foi muito bom, apesar de ser um clássico. Talvez um dia eu tenha coragem de ler o texto integral dessa obra (porque eu fiquei muito curiosa agora para ver se pego certas nuances no original). Irei com toda a certeza ler mais livros do Verne.

Rita 21/09/2022

A edição é maravilhosa!

A história até que é boa, tirando as intermináveis descrições de centenas de coisas que não me interessam.

Bom ler pra conhecer, mas não é meu estilo.

fl.gil 18/01/2021

Viagem submarina
A aventura começa quando Dr. Pierre Arronax é convidado pelo Secretário da Marinha dos Estados Unidos a participar de uma expedição de pesquisa naval a bordo do Abraham Lincoln. O objetivo é encontrar um monstro marinho, avistado no Oceano Pacífico. Durante o confronto, Arronax, seu criado Conseil e o arpoador canadense Ned Land são lançados ao mar, para serem subsequentemente resgatados pelo submarino do capitão Nemo, o Nautilus. O autor é tão detalhista que me senti lendo uma obra ainda neste século. Vale ressaltar que na época de sua criação, era impossível pensar em uma embarcação que submergisse até as profundezas do oceano sem ser esmagada pela pressão da água. Na leitura você se depara tentando entender os cálculos matemáticos realizados por Arronax para medir a pressão exercida pela água nas profundezas do oceano. Sério, não conseguir entender o que são “dez atmosferas cúbicas”. Ainda assim, amei o livro, dou cinco estrelas e recomendo para fãs de clássicos, aventura e ficção científica. E se alguém souber o que é atmosfera cúbica, me conte, por favor. kkk
jordanpessanha1 18/01/2021minha estante
Nossa me interessei muito em ler! Adoro histórias recheadas de detalhamento, torna a imersão muito mais atrativa. Um livro que li que me trouxe um sentimento semelhante foi O Velho e o Mar. Super recomendo a leitura!

fl.gil 18/01/2021minha estante
Sim, leia! Vou adc aqui na minha lista. ?

jordanpessanha1 18/01/2021minha estante
Ok! ????

charles.franco.35 25/08/2022

Um livro de aventuras
Um livro de aventuras pelos mares onde o leitor pode acompanhar através da geografia terrestre e se situar durante os acontecimentos

milonotme 11/01/2023

Mágico
Meu irmão, que livro bom!!
Cara, simplesmente me encantou o fato de eles estarem nas profundezas marinhas
O Capitão Nemo é um personagem que no começo você acha que conhece mas com o tempo se torna mais e mais misterioso
Eu não sei se eu conseguiria viver tanto tempo lá embaixo
Mas eu pagaria uma nota preta pela experiência

Ingrid249 23/04/2020

Uma viagem extraordinária
Sob a direção do célebre Capitão Nemo, Jules Verne nos conduz em uma aventura maravilhosa em todos os cantos dos sete mares. Este autor tem o poder de nos fazer viajar junto, de nos deixar sem ar junto. Quando eu fechava os olhos, era como se estivesse a bordo do Nautilus.
Entretanto, Verne pesou e muito a mão nas descrições da vida marinha. A verossimilhança poderia ter sido mantida sem todas as descrições de peixes, zoófitos e afins (e muitas ele ainda tirou do nariz dele, pois estão erradas ou não existem).
A tradução da Zahar contribuiu muito para que eu curtisse a história, pois ela é meticulosa e impecável e com certeza facilita a leitura.
É um clássico que vale muito a pena ser lido, mas vá preparado para infinitas descrições de peixes que atrasam a história (chega um momento que você chuta o balde e pula!). Dos livros de aventura que li, é um dos meus favoritos...

Ruth167 13/03/2021

Aventura
O livro todo é muito empolgante e desperta curiosidades. Gostei muito da leitura, prazerosa e simples. Um ótimo livro para apresentar a crianças que estejam desenvolvendo o hábito da leitura.
(Os: adoraria saber mais sobre o capitão N.)
Rike 14/03/2021minha estante
EXCELENTE

Guilherme 27/03/2020

Tirando as partes com o capitão Nemo, pouquíssima coisa nesse livro me agradou. Parecia mais que eu estava lendo enciclopédias aleatoriamente.

Vicky 27/05/2020

Para conhecer um clássico
A leitura desse livro ajuda a entender o porquê de ele ser um clássico. A imaginação de Júlio Verne, aliada ao seu amplo conhecimento, nos transportam para debaixo das águas- é quase como ver um filme.
O vocabulário extremamente detalhado pode ser um empecilho caso queiramos saber o significado de cada palavra, muitas vezes o jeito é continuar lendo.

Tay ð· 12/03/2023

"[...] se o seu destino é estranho, é também sublime."
Esta será uma das, senão a maior resenha que já fiz. E eu tinha bons motivos para estar ansiosa em reler este livro e contar a você sobre minha experiência. Então vamos por partes. Primeiro, e mais especial, essa é uma releitura e acredite, esse foi o primeiro livro que li, quando tinha 12 anos. Encontrei um exemplar na seção infanto-juvenil da biblioteca municipal da minha cidade e pensei: Porque não? E aí surgiu uma das minhas maiores características como leitora: nunca leio a sinopse, me interesso no livro pelo título. E "Vinte mil léguas submarinas" é um título bem curioso, não acham?

A história é uma viagem em um submarino chamado Nautilus, mas vale lembrar que naquela época, em meados do século XIX, era impossível pensar em uma embarcação que pudesse submergir até as profundezas do oceano (submarinos). Isso nos deixa cientes da fatídica escrita de Jules Verne, que descreve com riqueza de detalhes inovações que só apareceram anos após a publicação. Vale ressaltar aqui que este não é um livro infantil como muitos pensam, apesar de ser um livro sobre maravilhas e encantamentos a história varia do caótico ao fantástico, é composta por personagens bem complexos, tem muitos fatos históricos e políticos e retrata o pensamento científico do século XIX.

A riqueza de detalhes exposta neste livro é ao mesmo tempo o ponto forte e o ponto fraco da leitura. O autor é extremamente detalhista. Tem muita informação sobre história, geografia, física, biologia, entre outras. Mas algumas conversas eram completamente explicativas e descritivas tornando-se cansativas. Mas o fato de a história ser tão cativante e impressionante torna essas conversas cansativas apenas um detalhe que pode ser facilmente ignorado.

E como sempre, em cada leitura temos nosso personagem preferido. Neste livro tivemos quatro personagens marcantes: Capitão Nemo, Aronnax, Conseil e Ned Land. Mas o meu preferido foi o Capitão Nemo. Sua inteligência, sinceridade e os mistérios que os cercam fizeram dele um personagem muito interessante. Embora algumas de suas atitudes façam você questionar se ele é um cara bom ou mau. Talvez ele seja apenas um gênio incompreendido. Afinal, vilões não se importam e protegem a natureza e os povos oprimidos não é mesmo? Ou talvez ele apenas consiga ser o herói e o vilão ao mesmo tempo, dependendo da perspectiva do leitor.

Outro motivo que torna esse livro especial para mim é que a fato dele ser uma das inspirações para um dos álbuns do meu ídolo, o rapper e dançarino j-hope, um dos integrantes do grupo BTS. Em março de 2018, em entrevista à revista TIME, ele explicou que as influências científicas por trás da música "Hope World" do álbum de mesmo nome, foi este livro. Ele também disse que convida o ouvinte a ser o professor Aronnax e fazer uma viagem por seu mundo, e neste caso ele seria o capitão Nemo.

Se refletirmos um pouco sobre isso, perceberemos que a tripulação a bordo do Nautilus não conhecia a maior parte dos mistérios do fundo do mar, mas o Capitão Nemo os orientou a conhecer a fundo todos os detalhes daquele mundo que até então era só dele. E quando j-hope diz que ele é o capitão Nemo e nós o professor Aronnax, entendo o albúm "Hope World" como um convite para conhecer o mundo dele, com ele nos mostrando cada detalhe.

Bom, eu super recomendo essa leitura, mas devo alerta-lo que não é um a leitura que irá agradar a todos.

Ah, o nome do livro só fará sentido quando a aventura dos amigos chegar ao fim. Então, se você quiser entender o porquê, terá que embarcar no Nautilus e vivenciar os detalhes dessa aventura.

Kalina.Rakelly 05/07/2020

Uma viagem maravilhosa
Recomendo este livro a todos aqueles que queiram escapar um pouco da realidade, é um livro onde você se tornará tripulante dessa embarcação, o livro te carregará junto a ele, em uma viagem no fundo do mar. Ao ler, sentada no meu sofá, me peguei me imaginando a bordo do Nautilus, sentada em seus aposentos, olhando a grande janela da biblioteca, observando as diversas espécies existentes e conversando com o capitão Nemo.
Poucos são os defeitos na escrita de Jules Verne, desde as versões mais resumidas às mais completas.
O tanto que ele quis viajar e descobrir o mundo na vida real, conseguiu pela escrita!
Jean Felix 05/07/2020minha estante
Estou lendo um livro que fala muito sobre o Julio Verne e seua livros ! Ate fiquei com vontade de ler esse livro ai! O livro que estou lendo e Na Natureza Selvagem, baseado em uma historia real!

Duda 27/05/2020

"Não sou o que chama de um homem civilizado!"
Primeiramente, como vocês conseguem viver sem ler Vinte mil léguas submarinas???
Esse livro é necessário para se viver. Eu sou suspeita a falar pois amo qualquer coisa que Júlio
Verne escreve, mas essa obra de arte conseguiu me tirar do tédio da quarentena, em resumo
Vinte mil léguas submarinas relata uma incrível aventura que inicialmente era pela busca de um
monstro, um suposto Cetáceo, que estava assombrando os oceanos até que eles (O professor
Aronnax, seu Fiel escudeiro Conseil e o Arpoador Canadense Ned Land) encontraram o Nautilus
um luxuoso submarino que é comandado pela figura carismática e misteriosa do Capitão
Nemose sua tripulação.
Esse Livro é muito mais que uma simples aventura os personagens representam meios
o Professor Aronnax é a Ciência e Ned Land é o conjunto de suas experiências. Esse fato é
perceptível quando em vários momentos no livro, como o professor ser extremamente curioso
em meio as aventuras, já o Canadense pensava em apenas como sobreviver sem contar que ele
é extremamente levado pela fúria e o professor sempre calmo independente das circunstâncias
como quando foram ?mantidos presos? pelo Capitão Nemo e sua Tripulação.
'
Outro Ponto importante é o Capitão Nemo, esse personagem que se considera um
Homem não civilizado o que logo me lembrou os Contratualistas, John Locke, Thomas Hobbes e
etc. Essa ideia do capitão combinava com a de Rosseau que acreditava que esse pacto com a
civilização com ter propriedades privadas é o que transforma o homem numa espécie de
monstro e que sim é uma perda de liberdade. Entretanto percebi desde o início que conheci o
Capitão percebi que tinha algo a ser revelado (claro que não vou dizer qual é esse mistério).
Por fim, eu diria que 20 mil Léguas submarinas não é apenas um livro de aventura, e sim
um livro cheio de conhecimentos gerais como de biologia e história, ao ler me senti como uma
turista no mundo marítimo conheci ilhas e as suas origens e me fez perceber que como podemos
conhecer tão pouco do nosso mar que faz parte do nosso planeta maravilhoso não fazemos ideia
do que podemos encontrar no fundo do mar, quem sabe realmente existe um polvo gigante.
Por enquanto podemos apenas imaginar enquanto os segredos dos oceanos não são revelados.

Agatha.Uchoa 07/08/2020

Muito boa
Obra agradavel, com seus altos e não tão altos (sería injusto falar baixos).

Kirley 03/08/2020

Parece uma aula de biologia sobre peixes. Esse conteúdo, com certeza, não vai cair no Enem.

Marina 20/07/2020

Eu queria muito ter gostado mais desse livro, mas não consegui! De modo geral, achei ele meio tedioso. Apesar de saber que o autor é considerado um dos precursores do gênero de ficção científica, eu senti que a parte do livro que ele dedica ao científico ficou meio literal demais. Muito cansativa as longas descrições das espécies submarinas que ele ia encontrando/catalogando, parecia que eu tava lendo uma enciclopédia.
Em relação à parte fictícia, achei tudo muito forçado demais, no sentido de que tudo tinha uma saída e explicação muito convenientes. Não existia obstáculo para o Náutilus, o capitão Nemo tirava truques da manga que os faziam sair de qualquer situação que poderia ser adversa, o que tira a possibilidade de alguma emoção que a história poderia trazer.
O final nem se fala... não comento pra não dar spoiler mas foi tudo tão conveniente que foi muito Deus Ex-machina pra mim.
Uma pena, eu tinha altas expectativas em relação a esse livro, mas não funcionou muito pra mim! :(