Vinte Mil Léguas Submarinas

Vinte Mil Léguas Submarinas Júlio Verne

Resenhas - Vinte Mil Léguas Submarinas

V_______ 30/05/2021

20 Mil Léguas Submarinas
O livro é narrado pelo professor Arronax, um renomado naturalista, que embarca no navio Abraham Lincoln, para caçar o que até então acreditasse ser um monstro marinho, porém mostra-se ser uma engenhosa máquina submarina, o Nautilus, sob o comando do misterioso Capitão Nemo, que levara o prof Arronax, seu fiel criado Conselho e arpoador Ned Land para uma incrível jornada submarina.
Assim como em A Volta ao Mundo em 80 Dias e Viagem ao Centro da Terra, 20 mil léguas é uma incrível aventura cheia de maravilhas, porém diferente dos outros livros aqui é usado em excesso termos que deixam a leitura cansativa, a capítulos e mais capítulos apenas descrevendo a fauna e flora marinha que não cativará a maioria dos leitores.
Ainda assim é uma obra fascinante, lembrando que quando publicado em 1870 não havia submarinos, Jules Verne é um verdadeiro visionário.

Fernanda.Guimaraes 16/03/2020

20 mil léguas submarinas
Há mais de 150 anos, a obra mais famosa de Jules Verne encanta leitores de todas as idades. O escritor ajudou a criar um novo gênero literário, a ficção científica, e seus livros tinham um traço premonitório. Muitas das invenções humanas posteriores foram antecipadas em suas páginas. "20 mil léguas submarinas" é um exemplo. A aventura é das mais emocionantes. O leitor é transportado para 1866, ano em que navios de diferentes nacionalidades começam a naufragar e sofrer misteriosas avarias. As descrições revelam que um ser "comprido, fusiforme, fosforescente em certas ocasiões, infinitamente maior e mais veloz que uma baleia" seria o responsável. Imediatamente, governantes e homens da ciência mobilizam-se para deter o misterioso monstro marinho. A missão, porém, não sai como esperado. Os responsáveis pela expedição são capturados pelo capitão Nemo, enigmático e problemático, criador do moderno submarino Náutilus, confundido com o tal monstro misterioso. A aventura só começou. A trupe vai viajar pelo fundo do mar, enfrentando águas remotas, criaturas das profundezas e uma fauna e flora exuberantes. Um clássico da literatura mundial que merecia uma edição brasileira à altura. Esta chega agora com tradução cuidadosa, mais de 70 gravuras de época e notas explicativas.

Livros da Bea 24/11/2022

Bom?
A leitura pode ser feita rapidamente. Achei bom, mas não relevante!

??O livro só começa a ficar mais empolgante no final.

??O contexto é legal, escrita boa, mas não me cativou muito!

Gabriela 22/11/2023

Bom livro, está lendo ele para filha de 9 anos . Acho que ele mais para crianças com 12 anos para cima.

Sophia.Black 15/01/2023

????? ??? ??????? ??????????
FINALMENTE acabei esse livro, não aguentava mais olhar pra ele, parece que não acabava nunca. Um livrinho de 490 páginas parecendo que tinha 8000, put@ m3rd@.
O livro em si não é ruim, mas sinto que eu devia ter feito uma faculdade de biologia pra ler ele porque ele só fala de peixe. Mais da metade do livro é ele citando todas as características das espécies e dizendo o quão incrível o animal de um jeito que só se eu fosse bióloga com uma experiência de 200 anos de carreira pra entender. Se tirar tudo isso não sobra nem duzentas páginas direito no livro.
Mas enfins né, o livro é bom sim, apesar de eu não ter achado nada demais. Não funcionou pra mim, mas fazer o que.

Luciano 01/01/2015

Uma obra prima da ficção CIENTÍFICA
Resolvi me aventurar nas obras canônicas de ficção científica e 20 mil léguas submarinas foi o primeiro livro de Verne que li. Comprei a edição de bolso da Zahar e não me arrependo; valeu cada centavo. Como de costume, o livro é lindo e muito bem acabado. Essa edição é de capa dura e suas páginas são feitas de papel offwhite. E como se ainda pudesse ficar melhor, o livro possui várias ilustrações belíssimas.

O livro é narrado pelo professor Aronnax, que conta a história de como ,juntamente com Conselho e Ned, foi parar no Náutilus, um submarino comandado pelo capitão Nemo, e suas aventuras durante os meses que viveu a bordo dessa máquina revolucionária.

O foco do livro é a ficção científica e isso deve ficar claro para todos que queiram lê-lo. Todas as aventuras durante a viagem da tripulação possuem o único objetivo de descrever um mundo subaquático jamais explorado. O narrador, o professor Aronnax, é um acadêmico que descreve nos mínimos detalhes cada ambiente e cada nova forma de vida que encontra pelo caminho. Assim o livro possui incontáveis páginas sobre peixes, suas características física e comportamentais, e sua classificação taxonômica. Em alguns momentos essas descrições se tornam muito extensas, o que pode ser (muito) maçante.

Além da descrição das formas de vida e dos ambientes aquáticos, Aronnax escreve com frequência sobre os princípios físicos e químicos que permitem o funcionamento do Náutilus. Esses processos não são descritos de maneira tão aprofundada e não requerem grandes conhecimento de física e química para serem compreendidos; mas são essenciais para a obra uma vez que, antes de mais nada, 20 mil léguas submarinas é uma história de ficção científica.

A história é contada de maneira cativante do início ao fim. Apesar deste não ser o objetivo principal da obra, os personagens são interessantes e bem elaborados. Todos os elementos da história se juntam para fazer de 20 mil léguas submarinas um ótimo livro.
Juliana 13/01/2015minha estante
Oi Luciano, tudo bem?
Gostei muito da sua resenha! O livro tá na minha fila de próximas leituras!
Ah, criei um grupo para os clássicos Zahar. Dá uma olhada lá e fique à vontade para recomendar suas leituras. Link do grupo: http://www.skoob.com.br/grupo/4074
Abs!

Thiago.Perez 08/02/2017minha estante
Parabéns! Ótimos comentários!

Doce de Leite 20/04/2020

"Vinte Mil Léguas Submarinas" Vale Á Pena Ler?
Livro interessante no começo é meio parado mas depois do começo tudo começa a ficar mais interessante. O livro é cheio de detalhes o que te leva a paisagem onde eles estão, me identifiquei com alguns personagens secundários pois o protagonista tem ideias totalmente contrarias das minhas. O livro tem bastante potencial e muita aventura, bem interessante para quem gosta de biologia marinha. Gostei bastante, vale muito á pena ler, recomendo para amantes de livros de aventura.

Malu.Rodrigues 08/06/2020

Um incrível mistério científico
"20 Mil Léguas Submarinas" conta a história de um escritor da vida marinha, Pierre Arronax, que se envolve em uma viagem marítima atrás de um animal desconhecido que vem afundando diversos navios em alto mar. Pierre cai em diversas confusões, armadilhas e mistérios ao longo do livro, ao mesmo tempo que vive diversas maravilhas no fundo do mar. Julio Verne mistura ficção científica e mistério em uma história incrível neste livro, possui fácil leitura e é indicado para todos os leitores.

Georgeton.Leal 13/05/2015

Viajando nas águas da ficção
Viajando para ilhas distantes ou em profundos oceanos, "Vinte Mil Léguas Submarinas" sempre aguçou minha curiosidade quanto a aventuras pelo desconhecido do mundo. Meu pensamento era transportado para os mais inóspitos e surpreendentes cenários através da cativante narrativa de Júlio Verne sobre a jornada do famigerado Náutilus pelos mistérios marinhos da Terra. Sendo de forma científica ou apenas ficcional, este foi o livro que mais aprimorou minha perspectiva de observação da natureza sob um ponto de vista mais analítico e sensorial. Nesta incrível história, não sou apenas um visitante casual a bordo do Náutilus, como também me torno parte da tripulação, e isso tudo sem nem sequer tirar os pés de casa. Assim, acabei encontrando mais um significado para o termo "mobilis in mobile", pois da mesma forma que o submarino do Capitão Nemo, pude ver que um leitor, de certa maneira, também "move-se dentro de um elemento móvel" quando ele mergulha com tudo dentro de uma obra literária.

site: https://senso-literario.blogspot.com/2021/09/viajando-nas-aguas-da-ficcao.html

Augusto 14/04/2023

Mais uma aventura espetacular de Júlio Verne
A aventura a bordo do Nautilus é simplesmente impecável, como é esperado de uma obra do Júlio Verne, a aventura e a ciência caminham de mãos dadas nesse livro. A única coisa que me incomodou foi o pouco desenvolvimento dos outros personagens , com exceção é claro do capitão Nemo, que é um personagem incrível e cheio de mistérios que cabe ao leitor interpretar o que lhe convém e isso eu acho sensacional!

joaopvgus 11/11/2020

Devolvido o fascínio da infância
Faltam-me palavras para expressar a qualidade desta obra. Posso, de certo, afirmar ter sido uma das minhas melhores experiências literárias, apesar dos verdadeiramente cansativos termos referentes à fauna e à flora marinha, porém, percebo qual era o intento de Verne ao se utilizar tão exaustivamente destes termos: o de conceder veracidade ao relato feito por um naturalista e também, creio, de incitar a curiosidade nos leitores, talvez, para que pudessem se tornar naturalistas, cientistas e exploradores.
Me diverti muito. Acompanhar o misterioso capitão Nemo, o curioso professor Aronnax, o amável Ned Land e o divertido Conselho foi fantástico; me senti novamente como quando criança, quando cria que tudo era possível e até senti aquela vontade de construir o Náutilus e viajar para o fundo do mar e conhecer suas maravilhas, maravilhas pelas quais sempre fui apaixonado. E o que, a princípio, me deixou levemente irritado ao concluir a leitura, se mostrou na verdade como a cereja do bolo. Não falarei do que se trata para não privar os futuros leitores da experiência, mas vá por mim, o livro foi fiel aos personagens, Verne tratou com dignidade cada um deles.
Por fim, recomendo a todos que não leram a obra a se aventurar nesses mares, garanto que não vão se arrepender, e com certeza guardarão o livro no intento de poderem lê-lo para seus filhos antes de dormir e povoar-lhes a imaginação com as aventuras à bordo do libertador Náutilus.

Boa leitura!

Adendo: se você, assim como eu, for fascinado por vida marinha, perceberá, além do fantástico, o teor dedutivo de Verne. Muitos dos problemas que vemos hoje em dia como a falta de baleias e superpopulação de lulas já são sugeridas como consequências dos atos praticados na época.

Marivaldo.Barreto 30/10/2020

Não tem como nao gostar de Júlio Verne. O livro em alguns momentos fica um pouco cansativo de ler, mas na maioria das vezes é apaixonante.

Patrícia 15/08/2021

Vários navios começam a encontrar algo no mar que está danificando e até mesmo fazendo navios afundarem, ninguém sabe exatamente o que está causando isso, só se sabe que é uma coisa gigante.
Quando reportam onde esse evento aconteceu pela última vez, é organizada uma viagem para tentar identificar e parar esse terrível ser, para ajudar nessa jornada convidam o professor Aronnax que é um naturalista, junto com ele vai também o fiel Conselho, mas nem tudo dá certo e eles, com arpoador Ned Land, acabam a bordo do extraordinário Náutilus, comandado pelo misterioso capitão Nemo e assim começam as aventuras pelo fundo do mar.
As primeiras 100 páginas foram muito rápidas, pois até a ali as descrições estavam bem normais pra mim mas depois dessa parte vem muitos detalhes técnicos sobre as espécies de animais e plantas que eu não entendo muita coisa ? Mesmo assim não achei uma leitura difícil mas quando chegava nessas partes técnicas a leitura diminuia o ritmo um pouco.
No geral eu gostei muito da leitura, das aventuras, dos personagens e do clima de mistério que ele nos trás. Acabei me decepcionando um pouco com o final, eu esperava mais revelações sobre o passado.
Sobre a edição: é linda demais, as ilustrações estão perfeitas e além disso também temos comentários que ajudam bastante na leitura.
Essa edição trás o texto completo por isso ela é um pouco maior que muitas edições que têm por aí, o que acontece é que várias vezes a história foi publicada sem as partes técnicas e por isso acabou diminuindo muito o número de páginas mas pra quem tem vontade de ler na íntegra essa história, essa edição da Zahar é ótima.

Emanuel Xampy Fontinhas 03/05/2020

...
Tão bom poder reler este que foi o responsável pela minha paixão por livros de ficção científica que perdura desde a infância e constatar que ele continua sendo tão fantástico quanto na primeira vez que li!

Teenbookread 29/08/2021

Um livro que sempre tive vontade de ler, é realmente uma história incrível cheia de aventuras que não cessam um segundo se quer, acho que poderia ser um ótimo livro para as escolas indicarem aos alunos pois também é muito instrutivo, uma vez que possuí personagens tão inteligentes e habilidosos e cheios de ambição pelo conhecimento submarino.
Admito que foi difícil "pegar o embalo" com a história pois vinha de um gênero muito diferente de leitura, mas a história me conquistou e aprendi muito com os personalizados a bordo dessa aventura incrível, Júlio Verne é realmente um dos maiores provedores da escrita em Ficção Científica.