Vinte Mil Léguas Submarinas

Vinte Mil Léguas Submarinas Júlio Verne

Resenhas - Vinte Mil Léguas Submarinas

Jessica.Virgens 03/04/2023

Um livro incrível... Final bem francês
Que livro rico!

Admito que, se o lesse, não seria meu tipo de leitura. Muitas descrições, o que pode tornar um pouco sonolento... Mas eu o ouvi (e foi minha primeira experiência com áudio livro) e achei incrível!

Acompanhei com o Google maps aberto para entender melhor sobre a rota da viagem. Por diversas vezes precisei perguntar ao tio googles o que era aquele animal citado que nunca tinha ouvido falar na vida...
Os relatos históricos...

Um livro grandioso...

Mas de você é um leitor curioso e que gosta de tudo bem amarrado no final, já lhe antecipo, irá se decepcionar...

Julio Verne não nega sua nacionalidade e, assim como o cinema francês, o livro termina como tem que terminar e não como queremos ou esperamos.

Mia 06/01/2022

Esse livro é um grande diário de viagem, uma viagem dentro das mais profundas e desconhecidas águas da terra.

É um livro bem descritivo, o que pode tornar a leitura lenta, mas vale a pena. Levei um tempo para terminar e não me arrependo, aprendi bastante enquanto lia :p

Diego Rodrigues 12/08/2020

Você abriria mão da sua liberdade em troca de conhecimento?
Publicado em formato de folhetim no periódico francês Magasin d'Éducation, entre os anos de 1869 e 1870, "20 Mil Léguas Submarinas" foi o sexto volume a compor a série Viagens Extraordinárias e se tornou uma das mais aclamadas obras de ficção-científica do século XIX, apontada por muitos como a Magnum Opus do renomado escritor francês e precursor da ficção científica Jules Verne. Após levar seus leitores a viagens fantásticas pelo ar, pelo espaço e pelas entranhas da Terra em trabalhos anteriores, Verne ainda tinha um cenário a explorar. O próximo destino seria então o fundo do mar.
No ano de 1866, um mistério assombrava os mares de todo o mundo. Navios de todo o globo relatavam o avistamento de "uma coisa enorme no mar, um objeto comprido, fusiforme, fosforescente em determinadas circunstâncias, infinitamente maior e mais veloz que uma baleia". De todo canto surgiam os mais variados boatos, entre o povo não se falava em outra coisa e até o campo científico se viu em meio a discussões acaloradas. A situação se agravou quando as primeiras embarcações começaram a aparecer danificadas. Seria o estranho objeto uma criatura colossal recém despertada das profundezas? Um monstro mitológico como o Kraken ou a baleia branca Moby Dick? Um gigantesco animal marinho de dimensões nunca antes vistas? Em uma tentativa de desvendar o mistério e cessar os prejuízos causados pela criatura, uma expedição é organizada. A fragata norte-americana Abraham Lincoln é equipada como um verdadeiro navio de guerra e, sob o comando do capitão Farragut, parte de Nova York à caça da misteriosa criatura marinha. Entre os membros da tripulação temos o professor francês Aronnax, seu criado Conselho e o arpoador canadense Ned Land. O que esses três personagens não imaginavam é que essa expedição acabaria os levando a bordo do Náutilus e ao encontro do enigmático capitão Nemo.
Jules Verne é conhecido por vislumbrar o lado mais sombrio dos avanços científicos e em "20 Mil Léguas Submarinas" a coisa não é diferente. Temos aqui um constante duelo entre conhecimento e liberdade. A "estadia" no Náutilus é vista como uma oportunidade única de exploração científica pelo professor Aronnax e seu criado, mas uma prisão para o espírito livre que é Ned Land. Esse embate será posto à prova enquanto exploramos os mares de todo o mundo e irá nos proporcionar momentos de reflexão e algumas pitadas de humor. E o que dizer do capitão Nemo? O homem que rompeu com a civilização e que entrou direto para a minha lista de personagens favoritos de toda a literatura! Louco ou excêntrico? O que posso dizer é que mesmo após concluída a leitura o capitão continua um enigma.
Personagens bem construídos já são meio caminho andado para que uma história seja boa, mas Verne não se limita a isso. Como uma boa ficção científica, "20 Mil Léguas Submarinas" tem sua cota de avanços tecnológicos à bordo do Náutilos, além de digressões sobre a fauna e a flora marinha e inúmeras referências a historiadores, naturalistas, biólogos, geólogos e exploradores reais. Fatos históricos também são citados e até usados como pano de fundo em algumas passagens da narrativa. Elementos de aventura, muito presentes em outras obras do autor, também marcam presença aqui, embora acompanhados de um tom mais sombrio. O livro também possui um teor político, mas que acabou sendo suavizado pelo editor do periódico responsável pelas publicações.
"20 Mil Léguas Submarinas" é uma história de vingança e de mistério. Uma aventura e uma ficção científica. E no meio disso tudo, Verne ainda encontrou espaço para encaixar algo de político. Soma-se tudo isso a personagens marcantes e o resultado é um clássico que permanece atual mesmo 150 anos após sua publicação. Quanto a edição da Zahar, dispensa comentários. Em formato capa dura, o livro conta com mais de 70 ilustrações, tradução primorosa de André Telles (direta do francês) e inúmeras notas de rodapé que foram fundamentais para melhor entendimento e absorção da leitura. Essa edição também inclui um belo prefácio escrito por Rodrigo Lacerda, um glossário de termos náuticos e a cronologia: vida e obra de Jules Verne. São detalhes que fizeram toda a diferença para que a minha experiência de leitura fosse a mais completa completa e prazerosa.

site: https://discolivro.blogspot.com/

Welber 07/12/2022

Livro ok
Não podemos dizer que se trata de uma obra prima mas não é de todo ruim, tem um contexto legal e um pouco de mistério na identidade do capitão e do navio do embate final.

MiquAias.Dias 10/03/2023

A Paixão pelo Desconhecido.
A atração pelo desconhecido, talvez seja um dos sentimentos e instintos mais fortes no gênero humano. Tal curiosidade é por vezes a força motriz de nossos grandes e pequenos avanços. Desde nosso conhecimento científico, nossas inspirações para histórias fantásticas e de terror, e o calor do peito de uma nova paixão que se aquece pela curiosidade de desvendar os mistérios do outro. O desconhecido está sempre ali.

Neste livro, Verne explora justamente as fronteiras entre o que sabia-se cientificamente em sua época e o que não se sabia. Talvez seja por isso que tantos sentimentos como os que eu citei permeiam sua obra, e não diferentemente este livro.

Desde o início o desconhecido nos assombra. Séria aquele monstro um antigo cetáceo acordado para assombrar os homens? Ou uma máquina submarina projetada secretamente por um governo despota? Após a revelação se iniciam as perguntas com relação ao propósito de tudo isso. Seria o capitão Nemo, herói ou vilão? Eu não sei. E acho melhor que permaneça assim.

No fim, encerro com um sentimento de saudade mais essa aventura pelos afetos, conhecimento e a curiosidade humana. Seja nas profundezas dos oceanos ou nos recônditos da alma, sempre há espaço para o desconhecido.

Phil Correa 18/08/2021

Mais uma magnífica obra de Júlio Verne, onde acompanhamos o relato da aventura escrito pelo professor Aronnax, junto de seus companheiros Ned Land e Conselho. O livro não se trata apenas de uma aventura e mistérios comuns, vai além, trazendo conhecimentos das ciências da natureza durante toda a história, o que agrada muito para quem gosta desta área de conhecimento.
Apesar de alguns mistérios terminarem sem serem explicados pelo autor, e deixados a cargo da imaginação do leitor, a obra sem dúvidas irá encantar quem gosta do gênero, e ainda mais para quem já leu outras obras de Júlio Verne.

Rodrigo.Souza 01/06/2020

Um retrato de um visionário dos mares
Júlio Verne é apontado por muitos como um vidente ou profeta, que mostrou em suas obras tecnologias e invenções que só seriam vistas nas décadas seguintes.

Neste livro, que é uma das maiores aventuras literárias da história, o escritor francês nos embarca em uma aventura pelos mares à bordo de um submarino. Capitão Nemo (isso mesmo, o nome do protagonista do filme da Pixar foi inspirado neste icônico personagem) é o responsável por conduzir toda a narrativa das aventuras marítimas nesta obra imortal.

Uma obra indispensável para os fãs de grandes aventuras.

Joyce Chies 03/08/2021

20 mil léguas submarinas
Esse livro conta a história de um professor, seu criado e um arpoador que são capturados pelo capitão do submarino ultramoderno chamado Nautilus. A partir dessa captura, o professor narra as aventuras pelos confins dos sete mares, sempre acompanhado dos seus dois companheiros de cativeiro.

A história do capitão Nemo e de sua embarcação já foi retratada e citada em alguns filmes (me ocorreu agora aquele "A liga extraordinária"), então o enredo não era tão estranho pra mim.

Foi uma leitura difícil até a metade do livro, repleta de descrições detalhadas das formas de vida marinhas e dos habitats. No fim das contas, a partir de 75% do livro é que a aventura deslanchou, no meu ponto de vista.

É um clássico, e o desfecho foi emocionante, realmente me prendeu (ou seja, o final foi a melhor parte, e ainda assim foi meio "morno").

Infelizmente, como um todo, não valeu a pena. Levei bastante tempo, porque não queria pular nenhuma parte (como já ouvi relatos por aí...), então foram dois meses para concluir a leitura.

Em outro momento, espero ter contato com outras obras do autor na tentativa de desfazer essa impressão de leitura difícil que ficou no final dessa célebre história.

Iaia 20/05/2021

É um livro muito bom, demorei muito para ler porque cai em uma ressaca literária.
É um livro calmo que não tem muita ação, mas quando começa a ler ñ consegue parar, você vai descobrindo muitas coisas e aprendendo também, você cai em um mundo mágico que na verdade é uma realidade, só que ainda não há descobrimos.
Fazer essa viajem com toda certeza está nos meus sonhos agora.

Josiane Moraes 19/11/2020

“Mobilis in Mobili”
Embarquei na mais primorosa aventura náutica juntamente com o professor Aronnax, seu amigo e empregado Conselho e o canadense Ned Land!

Lendo algumas resenhas pude notar algumas reclamações quanto ao excesso de detalhes da vida marinha, mas é justamente essa riqueza de detalhes que torna a narrativa mais real e nos deixa imersos ao ponto de nos enxergarmos dentro do Náutilus.

Entre um capítulo e outro, fazia pausas para pesquisar espécies animais e vegetais citados que me eram desconhecidos, e acredito que isso contribuiu muito com a experiência que eu tive com o livro.

Não foi uma leitura rápida, porém foi a melhor do ano.

Livros da Bea 24/11/2022

Bom?
A leitura pode ser feita rapidamente. Achei bom, mas não relevante!

??O livro só começa a ficar mais empolgante no final.

??O contexto é legal, escrita boa, mas não me cativou muito!

Lícia 18/12/2021

Esperava mais da narrativa
O pioneirismo de Júlio Verne se faz presente ao abordar um assunto como viagem submarina. É uma verdadeira aula de geografia. A leitura em si é leve, mas não me conectei muito com os personagens ou com a narrativa. O final deixa muito a desejar.

Marcus 22/02/2020

Um clássico da aventura. Foi ótimo viajar pelo fundo do mar no Náutilus e do capitão Nemo. Lendo os livros de Júlio Verne sempre me surpreendo como ele era um homem a frente do seu tempo.

iamnadineengel 21/10/2020

Definitivamente um desafio...
Não que isso seja algo ruim, normalmente gosto de me desafiar a ler coisas novas e completamente diferentes. Mas 20 mil léguas submarinas foi definitivamente uma COISA.
Apesar de muitos termos técnicos que eu nunca havia tido contato e espécies de animais aquáticos que igualmente nunca havia ouvido falar, a leitura surpreendente pela narrativa e pelo desenvolvimento da história.
No mais, foi um livro interessante pra fugir da mesmice.