A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra

A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra Robin Sloan

Resenhas - A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra

Marcelo 30/07/2023

Uma boa leitura.
Acho que tinha expectativas muito altas e por isso acabei achando o livro não tão bom. Mas foi uma leitura agradável e interessante. Acompanhamos um jovem que arruma um emprego em uma livraria 24hs, onde irá fazer o horário da noite/madrugada. Logo percebe que os poucos clientes desta livraria são no mínimo excêntricos, assim como o catálogo de livros que são restritos para empréstimo a esses clientes. Vale pelo menos uma olhada para quem gosta de mistério.

amanda3621 03/05/2023

Livros sobre livros são tudo de bom
CARAMBA QUE GRANDIOSIDADE
fele az um paralelo entre antiguidade e tecnologia, e seus usos na busca pelo conhecimento
a história desse livro é muito boa, é bem desenvolvida e tem um plot muito bom
traz consigo reflexões e entretenimento
os personagens foram ótimos, todos com uma história e desenvolvimento próprio
o final foi muito bom e o epílogo dele foi top porque mostrou o que aconteceu com os personagens e nao acabou com um final mal contado
o mistério foi muito fluído e bem escrito, me prendeu e não consegui parar de ler
o livro mostra que:
✮ o que a tecnologia faz, mas também o que só uma pessoa poderia fazer;
✮ só verdadeiros gênios trabalham na google;
✮ as vezes é preciso desapegar e se mostrar aberto para o desconhecido porque, apesar de assustador ele pode ser muito benéfico;
✮ correr riscos é necessário, você nunca vai saber se não tentar;
✮ romances nem sempre dão certo, e está tudo bem se acontecer naturalmente;
✮ A AMIZADE É A CHAVE DE TUDO;
✮ não trabalhe em uma livraria 24 horas se não quiser correr o risco de acabar entrando para uma sociedade secreta e tentar descobrir o mistério que tentam a 500 anos

recomendo, por favor leiam

"Se quisesse que uma mensagem durasse, como você faria? Você a esculpiria em pedra? Gravaria em ouro? Criaria sua mensagem de modo tão potente que as pessoas não resistiriam a passá-la adiante? Inventaria uma religião em torno dela que, talvez envolvesse as almas das pessoas? Você criaria uma sociedade secreta?"

✩✩✩✩.5

Raphael 28/07/2013

Festina Lente!!!
Sou uma daquelas pessoas que não resistem a uma boa dose de mistério; ainda mais em livros.
Confesso que, quando vi somente a capa de "A Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra", minha curiosidade foi logo despertada e não podia me conter para descobrir qual seria a trama presente no livro com uma capa tão enigmática e deslumbrante. Comprei, então, o livro e após lê-lo atentamente chego a uma conclusão : leitura indispensável para quem gosta de mistérios, de livros e de suas histórias e também do cenário atual de tecnologia avançada em que vivemos (ambíguo, não?).

Na trama, Clay Jannon, um web designer desempregado, encontra uma oportunidade de emprego em uma livraria 24 horas cujo proprietário, Mr. Penumbra, é uma pessoa idosa e enigmática. Clay, que trabalha no turno da noite, logo percebe que a livraria em si e os seus escassos clientes são mais esfíngicos que o próprio proprietário.
A livraria, constituída por prateleiras altíssimas, contém, em sua parte superior, livros misteriosos que não podem ser vendidos, somente emprestados, e que são constituídos por códigos criptografados, como Clay descobre apesar de ser proibido por Penumbra de ler qualquer livro da loja.
Já os clientes são divididos em dois grupos : uma pequena comunidade de pessoas que frequenta regularmente a livraria em busca dos livros criptografados e pessoas que passam aleatoriamente e entram na loja, essas, mais raras.
Não demora muito para Clay se aprofundar nos mistérios ocultos que envolvem o estabelecimento e, com a ajuda do livro de registros dos clientes da loja e de uma versão 3-D da mesma feita por ele em seu computador, ele descobre algo muito estranho na regularidade dos livros criptografados retirados por cada cliente, traços e retas que formam um rosto, um misterioso rosto.
Esse é o estopim para descobertas cada vez mais estranhas e buscas por respostas, até o momento em que Clay se vê totalmente mergulhado nos mistérios da livraria, que envolvem uma organização internacional, o decifrar dos códigos e a busca pela imortalidade.
Junto com Kat, paixonite de Clay, uma garota envolvente que trabalha no Google, Neel, amigo de infância bem sucedido de Clay e dono de uma empresa, e outras personalidades, o protagonista tentará desvendar os segredos misteriosos dos livros antigos usufruindo das mais novas tecnologias à nossa disposição atualmente.

O livro é muito envolvente e se afasta dos clichês de obras infanto juvenis de mistério, os personagens são bem particulares e interessantes (excluo Kat desse elogio) e a trama se apresenta de uma forma bem convincente e dinâmica. Além disso, a obra contém certos momentos de humor e de suspense dignos de serem enfatizados.
O autor ganha pontos ao colocar em sua trama o contraste contínuo entre os livros e a tecnologia, ressaltando a importância de ambos, mesmo de forma sutil, e dando esperança para todos que acreditam que os livros não serão extintos no futuro.

Mesmo com todas as características positivas, a obra decepciona somente no âmbito de não apresentar um clímax digno a um livro tão enigmático e misterioso e também por conter, a meu ver, um desfecho morno e não surpreendente e de reviravolta esperado por mim. Mas essas críticas são pequenos detalhes que não influenciam na qualidade da obra.

Portanto, "A Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra" é uma excelente leitura para todas as idades. Para quem ainda não o leu, não tenha dúvidas de que o livro é agradável e apresenta ingredientes que fazem o leitor se apaixonar. E para aqueles que já o leram...

Festina Lente!!!

-.-.-.-.-.- 27/03/2014

Apesar da grande quantidade de resenhas positivas aqui no Skoob, não gostei do livro.
A história gira em torno de um web designer que começa a trabalhar em uma livraria 24h, e se depara com uma seção dela em que existem livros codificados, retirados por frequentadores especiais. Daí se desenrola o que deve ser uma história de mistério, envolvendo uma sociedade secreta, a fonte da vida eterna, tecnologia digital e muitas referências (e elogios) ao Google.
Ocorre que os chamados mistérios não me empolgaram; achei a história pra lá de enfadonha e só concluí a leitura porque tenho como hábito nunca abandonar um livro pela metade.
Bem, como eu disse, estou na contramão das opiniões...

Carol Nery 20/02/2020

Agradável aventura
Esse livro me foi recomendado pelo marido há alguns anos. Eu sempre tive certa curiosidade, mas só li o livro de fato, quando ele venceu uma votação em um grupo nosso de leitura.
A história é muito divertida. O protagonista é esperto e carismático. E todo envolvimento com outras pessoas, para conseguir, no fim das contas, resolver o problema que foi criado quando ele se interessou demais pelos segredos dA Livraria 24 horas do Mr Penumbra!

Kau 07/02/2021

Aldus Manutius
Nossa esse livro me fez querer participar da história, porque so lendo ja me fez ficar muito curioso, uma reviravolta bem inesperada e um desfecho muito bom, super me prendeu e eu recomendo demais.

Tatiana T 16/05/2013

Esperava mais...
Esperava mais desse livro. A ideia é interessante, tem tudo pra ser um livro empolgante, mas faltou o escritor caprichar mais.

Quando começa a "esquentar", de repente tudo se resolve e pronto, acabou. Fiquei com um monte de perguntas sem resposta... Tem até uma parte final explicando o que aconteceu com cada personagem depois do final da história, mas é tão sem graça que faz a gente pensar se era só aquilo mesmo.

Dou 2 estrelinhas, só porque ele fala de uma livraria na história.

Let 14/09/2021

Resenha: ?Mr. Penumbra?s 24-hours bookstore?.
O que dizer desse livro além do fato de que eu definitivamente recomendaria ele pra todo mundo que tenha um gosto de livro parecido com o meu?

Sério.
É MUITO divertido de ler.
Junta muitos elementos que eu não esperava ver juntos: investigação, códigos, livros, tecnologias, sociedade secreta, fantasia, referências nerds etc etc, de uma maneira que pra mim, deu muito muito certo.

Eu me diverti demais tentando desvendar o segredo do livro (acertei algumas partes, errei outras) e gostei muito do fato que o personagem principal também tá tentando descobrir tudo, que nem o leitor. Funciona muito bem como um mecanismo de inserção no enredo.

Eu gostei dos elementos de fantasia, que se misturam ao contemporâneo, gostei do estilo de escrita, gostei de como a descoberta é arquitetada.

Se você gosta de livros de mistério do tipo código, com referências a tecnologia e livros, um pézinho em contemporâneo e o outro na fantasia, você vai muito provavelmente gostar desse livro.

O que me fez tirar meia estrela foi o fato de que uma personagem que eu gostei muito só aparece como a ?menina da tecnologia?, e eu acho que ela poderia ter mais potencial que isso.

De resto, perfeito. Indicaria e com certeza é um dos meus favoritos.

Tatá 19/11/2013

Fantástico!
Clay Jannon divide o apartamento com dois amigos, Mat (trabalha com efeitos especiais) e Ashley (lindíssima por quem já teve uma quedinha, até chegar à conclusão que ela é perfeita demais para ele).

Clay era empregado numa empresa de bagel (uma padaria ou confeitaria de grande porte) no emprego dos sonhos dele, em que ele trabalhava em grupo e aprendia muita coisa.

Em menos de um ano houve uma crise nos EUA que varreu a economia do país e fez muita gente perder o emprego, inclusive ele.

Quando finalmente desistiu de procurar trabalho pela internet e resolveu dar uma volta na rua para ver se encontrava alguma coisa, viu uma velha livraria 24 horas com a fachada mais velha ainda mas que tinha um anúncio na entrada informando que precisava de um atendente.

Mesmo se perguntando o motivo da livraria ser 24 horas, visto que ninguém compra livros de madrugada, entrou por curiosidade e conheceu o Mr Penumbra, um velhinho muito excêntrico, mas que estava oferecendo trabalho e a essa altura, com tanta gente desempregada, Clay Jannon não estava podendo se dar ao luxo de escolher muito.

Ao aceitar o emprego, lhe foi imposto 3 exigências muito restritas.
Um: Clay deve trabalhar das 22 às 6 horas. Nada de sair cedo.
Dois: Não pode ler, folhear ou inspecionar nenhum livro nas estantes.
Três: deve tomar notas detalhadas de todas as transações, a aparência do cliente, seu estado de espírito, como ele pede o livro, como ele o recebe, se ele parece abatido, se está usando um raminho de alecrim no chapéu e por aí vai.

Ele aceita e começa a trabalhar na livraria, mas não entende de onde sai do seu salário, visto que praticamente não possuem clientes, apenas alguns poucos frequentadores (pessoas que parecem que vieram de outra época) que chegam trêmulos de necessidade com um livro em mãos, entregam e pegam outro (parece um empréstimo).

Clay chega a conclusão que não se trata apenas de uma livraria, tem muita coisa escondida por trás dessa fachada. Mas o que será?

OBS: É muito provável que quem ler esse livro, ficará no mínimo curioso sobre as Crônicas da Balada do Dragão e irá pesquisar no google para ver se existe. Mesmo que não assuma, eu sei que você vai pelo menos olhar na Saraiva para ver o preço do livro.

site: http://recorteliterario.blogspot.com.br/

Professor Eddie 16/11/2022

Para pensar sobre livros e tecnologia.
"A recessão econômica obriga Clay Jannon, um web-designer desempregado, a aceitar trabalho em uma livraria 24 horas. A livraria do Mr. Penumbra ― um homenzinho estranho com cara de gnomo. Tão singular quanto seu proprietário é a livraria onde só um pequeno grupo de clientes aparece. E sempre que aparece é para se enfurnar, junto do proprietário, nos cantos mais obscuros da loja, e apreciar um misterioso conjunto de livros a que Clay Jannon foi proibido de ler. Mas Jannon é curioso…"

Mais um livro com a temática livro. Clay vai trabalhar em uma livraria diferente e lá dentro acaba descobrindo um mundo cheio de mistérios e amor pelos livros.
Sempre que leio livros assim me sinto mais apaixonado por livros e livrarias, mesmo recorrendo ao Kindle e a Amazon na maioria das vezes pela questão financeira.
O livro tem uma história fluida, interessante e não foi cansativo de ler. Espero qualquer horas dessas encontrar uma livraria 24h por aí.

Gabis 26/11/2022

Eu não gostei da escrita do livro, na minha opinião o livro é mal escrito e o final é um pouco decepcionante, mas a ideia era boa, uma pena!

Sil 13/11/2017

Chato.
Olá,
A resenha de hoje, é de um livro, no mínimo, bem peculiar, e um tanto quanto chato.
Temos Clay Janon, recém desempregado, que está à procura de uma vaga de emprego, e se vê repentinamente trabalhando em uma livraria 24horas. Sim, a livraria funciona 24horas, e Clay trabalha no período da noite.
Seu chefe é o Sr. Penumbra, um homem de mais idade, misterioso, porém simpático, que proíbe Clay de olhar no acervo da livraria. A livraria em si é muito misteriosa, possui volumes que ninguém nunca ouviu falar, escritos em símbolos que ninguém consegue ler. Sobre os frequentadores da livraria, são pessoas de mais idade, que usam roupas que estavam na moda em décadas passadas, pessoas que frequentam a livraria em horários suspeitos, procuram por livros estranhos.
Logo de início, Clay é afrontado por Corvina, chefe de uma livraria 24horas em uma outra cidade. Corvina não está satisfeito com o modo com que Penumbra dirige a sua livraria, pois mesmo tendo aqueles volumes estranhos e velhos, eles vendem também alguns livros comerciais, para as pessoas comuns, e teoricamente isso não é muito bem visto. Clay, proibido de mexer nos livros antigos, obviamente mete os dedos onde não deve, e acaba decifrando um código que há anos os frequentadores da livraria tentam decifrar, descobre um clube secreto e aí começa a confusão.
Temos mais alguns personagens com nomes estranhos, como Kat Potente, e Neel Shah, ambos com participações especiais no livro. E todos juntos vão usar parafernálias tecnológicas desnecessária e excessivamente descritas no livro.
Esse é o plot da história, agora vamos aos pontos:
Clay diz o tempo todo que ama os livros, que é nos livros que encontra refúgio, mas poucos trechos você vê ele lendo de fato.
O objetivo do livro era trazer um toque mais sombrio a história, mas confesso que ele falhou miseravelmente, já começando pelos nomes cômicos dos personagens. Afinal, o que tem de poderoso ou misterioso em Kat Potente?
Muitas parafernálias tecnológicas são utilizadas no decorrer da história, e todas elas são muito bem descritas. Tão bem descritas que você perde totalmente o interesse na narrativa. Me deu sono.
O autor cria toda uma atmosfera de suspense ao redor do mistério do livro. Porém quando tudo é solucionado, você fica: É isso mesmo? Jura?
Teoricamente esse deveria ser um livro escrito para pessoas que amam livros, mas definitivamente não cumpriu o que prometeu. Pois ficou citando livros que não existiam.
Prometeu também uma conspiração internacional, me desculpe, mas isso foi uma grande enganação, beira a comédia até. Não leia esperando um mistério no nível Dan Brown ou Sidney Sheldon, porque você com certeza vai se decepcionar.
O clima do final do livro é de seção da tarde. Tudo lindo, feliz, engraçado.
Resumindo: Detestei! Foi uma tortura termina-lo e fiquei imensamente feliz quando o fiz.
Porém vamos ser justos: meu cunhado é programador de sistemas, e adorou demais o livro, inclusive fez uma releitura dele. Disse que a descrição dos sistemas, maquinários e afins foi incrível. Então esse provavelmente é um livro escrito para pessoas dessa área.
Não desindico o livro, afinal gosto é uma coisa muito pessoal. Mas definitivamente não serviu para mim.

Abraços.

site: www.revelandosentimentos.com.br