A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra Robin Sloan

Resenhas - A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra

Milla 18/09/2013

Clay Jannon estava desempregado e, procurando um emprego, encontrou uma vaga para atendente noturno na Livraria 24 horas do Mr. Penumbra, uma loja de livros bem peculiar. Não era bem o que ele estava planejando para sua vida, mas era a única oportunidade no momento.

Frequentada por um grupo esquisito de clientes que costuma pegar emprestados uns livros velhos e estranhos de uma área reservada das estantes, a livraria quase não realiza vendas e as vezes nem tem títulos que sejam do interesse das pessoas.

Aliás, Clay recebe, assim que é contratado, a recomendação de não ler nenhum dos livros que somente os sócios têm acesso e ele tem que registrar a aparência e o aspecto (físico, psicológico e emocional) de cada um desses clientes em um livro estranho.

Disposto a melhorar as vendas da livraria por meio de publicidade, Clay atrai uma funcionária do Google que o inspira a oferecer um pouco de tecnologia ao ambiente e ambos decidem digitalizar alguns dados para facilitar o funcionamento. Sem querer, Clay desvenda alguns mistérios acerca dessa esquisita livraria e seu dono que podem levá-lo a descobrir o segredo da imortalidade.

Com uma narrativa leve e fluída, Robin Sloan conseguiu me convencer, me deixou na expectativa por uma grande revelação e conseguiu, com simplicidade, me surpreender no final.

Com um ar de mistério e conspiração, o autor traz diversas reflexões sobre o embate de mídias: tecnologia digital x livros, sem sobrepor nenhum e sem ser tradicionalista defendendo exclusivamente o papel. Chega a ser irônico que um livro exponha os benefícios da tecnologia e das mídias digitais, mas Robin Sloan conseguiu fazer isso muito bem!

Quando a Amazon veio com seu Kindle para o Brasil e incentivou a expansão da Kobo e das livrarias digitais, vários blogs levantaram o debate: livro físico ou digital? Acho que A livraria 24 horas do Mr. Penumbra responde da seguinte forma: nem um nem outro. Os dois. As mídias não devem competir (sim, o livro é uma mídia), as mídias devem se aliar e ter um objetivo em comum.

Clay é um personagem daqueles que não conquista nem afeto nem desafeto. Mas conquistou meu respeito por ser tão comum e não ficar se lamentando - principalmente por ter amigos que tiveram maior sucesso na vida que ele - durante todo o livro, ele leva a vida sem contar seus sucessos e fracassos como um indicador de personalidade, ele sabe sobre seus erros, mas não usa isso contra si mesmo. Um cara positivo sem ser otimista e pé no chão sem ser pessimista. Eu gostei dele :)

Por fim, o livro traz uma boa argumentação para o questionamento sobre a vida eterna e me satisfez de verdade por apontar algo em que acredito.

site: www.amorporclassico.com

PorEssasPáginas 27/09/2013

Resenha A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra - Por Essas Páginas
Esse livro foi bastante curioso, poque misturou métodos de pesquisa antigos e atuais e acabou me agradando bastante.

Clay é um jovem designer talentoso, porém desempregado, que consegue um emprego de atendente de uma livraria muito incomum. Com poucos livros populares, a Livraria 24 horas do Mr. Penumbra é um lugar excêntrico em que aparecem poucos e sempre os mesmos clientes. Clay acha isso muito estranho, no mínimo curioso. Com a ajuda de seu amigo de infância e de RPG, Neel e de sua namorada funcionária do Google, Kat, Clay consegue desvendar um quebra-cabeça que revela a sequência de leitura dos clientes de Penumbra. Essa sequência é apenas o começo de tudo.

Ao questionar seu chefe, ele descobre um tipo de “sociedade secreta de grupo de leitura” que existe há mais de 500 anos que estava em busca de nada mais, nada menos que… a imortalidade. Mr. Penumbra acha o método de Clay muito interessante e, o mais importante, mais rápido. Mas ele não pode simplesmente decodificar o livro principal porque o chefe da sociedade não aceita o método de pesquisa atual, por medo de perder a essência da pesquisa. Mesmo assim, Clay e seus amigos tentam ajudar Mr. Penumbra a decodificar o livro e, enfim, decifrar o grande mistério.

Enfim, gostei bastante do livro. A narrativa é em primeira pessoa e Clay é bem divertido. Ele e seu amigo Neel também são fãs de um autor, cuja obra seria considerada um “Senhor dos anéis” dentro do universo da história de Clay. E a surpresa? Ele também fez parte da sociedade secreta do Mr. Penumbra. Foi bem divertido os dois agirem como se estivessem dentro de um universo de RPG, a própria história tinha um ar de RPG. Não gostei muito da Kat, antes até que fui com a cara dela, mas acabou que no meio da trama ela já não me agradava muito.

Achei interessante a mistura entre os dois tipos de pesquisa: internet x enciclopédias (livrarias). Particularmente, eu adoro o cheiro de livro novo ou velho, mas adoro procurar algo no Google e achar a resposta em 3 segundos. Não gostei muito de quando focaram a história na pesquisa do Google, foi uma fixação que afastou um pouco a ideia original da busca, mas serviu para entender (mais ou menos) como funciona o Google e todo o esquema de pesquisa, a equipe e toda aquela muvuca .

Talvez tenha sido por isso que minha leitura desacelerou. Embora a história seja interessante, ela não engrenou como pensei que aconteceria. Em compensação, o final foi muito bem bolado e eu consegui chegar a duas conclusões, talvez duas pequenas “morais” da história, por assim dizer.

Agora espero ter matado vocês de curiosidade com isso, porque estreamos este mês nosso Top Comentarista, que tem como prêmio um kit completo da Livraria 24 horas do Mr. Penumbra.

site: http://poressaspaginas.com/resenha-a-livraria-24-horas-do-mr-penumbra

Marcelo 18/01/2014

Interessante
Fiquei interessado pelo personagem ser um "Web Designer" trabalhando numa livraria, mas logo o que mais me cativou foi como o autor conseguiu tecer a trama com elementos do nosso cotidiano e ao mesmo tempo de 500 anos atrás. Leitura agradável, recomendo.

Maria Clara 16/02/2014

"O que você procura nessas prateleiras?". Essas são as palavras que levam Clay Jannon, um designer desempregado em meio à recessão econômica nos Estados Unidos, a trabalhar na Livraria 24h do Mr. Penumbra. O local que dá nome ao livro de Robin Sloan não recebe muitos clientes, possui livros estranhos escritos num código ininteligível e parece funcionar como uma biblioteca para pessoas incomuns.

Ao abrir um dos livros do que chama de "acervo pré-histórico", Clay começa a entrar em contato com o grupo de leitores que vai até a loja para buscar e devolver as obras. Movido pela curiosidade, ele começa a investigar o que realmente se esconde por trás do estabelecimento de Penumbra, suspeitando se tratar de alguma seita. Aos poucos, com a ajuda de amigos, ele consegue desvendar alguns dos segredos que envolvem a loja.

O livro é permeado pela discussão sobre o uso da tecnologia na atualidade e a própria relação que as pessoas têm com a leitura (o uso de aparelhos como o Kindle é amplamente mencionado). Os personagens mais jovens são apresentados como sinais da modernidade, sempre com equipamentos eletrônicos. Já os clientes da livraria que têm acesso ao acervo pré-histórico, com mais idade, não se mostram desconhecedores da tecnologia, mas desconfiados. Eles sentem que estarão "traindo" sua organização - e, numa divagação mais ampla, a leitura de modo geral - se não prosseguirem com os livros, página por página, sem apelar para nenhum artifício eletrônico.

É fácil se envolver com o enredo e com os personagens - especialmente com Penumbra, que parece unir as gerações e as formas de ver tanto o mundo quanto os livros. Ao final da leitura, é provável que o leitor tenha se identificado com alguém da história ou repensado sua opinião sobre o valor dedicado ao universo dos livros hoje em dia.

site: http://resgatedeideias.blogspot.com.br/2014/01/a-livraria-24h-do-mr-penumbra.html

Andreia 25/03/2014

A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra
O livro trás uma história divertida e deliciosa de ler; a historia é apaixonante, a maneira como o autor aborda questões da tecnologia atual com os velhos hábitos de uma livraria antiga e seus clientes centenários ....

Fantasia, magia, aventura, romantismo, ficção, tecnologia de ponta, boa literatura, referências aos ícones da mídia e do mundo dos livros; decorada com figuras de enredo que apontam para os jogos de RPG, filmes noir de suspense e códigos misteriosos que precisam ser decifrados.

Personagens: Clay Jannon, Penumbra, Ashley e Mat, Kat Potente, Neel, Miss Lapin, Maurice Tyndall, Oliver Grone

Najinha 24/04/2014

Não dá para resenhar sobre este livro.

Leiam!!!!

Ele é apaixonante, muito bem escrito, com um enredo de prender do inicio ao fim, viciante e surpreendente.

Taiany Araujo 09/05/2014

Para quem não gosta de tecnologia esse livro é uma grande surpresa. Para quem gosta, ele é um presente dos deuses.
A princípio esta livraria pode ser decepcionante para os leitores compulsivos, pois os livros em sua maioria estão em códigos, no entanto, ao conhecer o simpático dono desse excêntrico lugar localizado em São Francisco, não há como não se encantar e querer segui-lo em todos os seus sonhos malucos.
No jogo The Sins tem um objeto chamado Elixir da vida, ao ler esse livro você percebe que existem dois elixes da vida, e que estão mais perto de nós do que imaginamos: Fé e esperança ou devemos chama-los de Kat Potente e Ajax Penumbra?
A livraria 24 horas do Mr.Penumbra é um livro intrigante que te prende logo nas primeiras páginas, é como uma mão com garras de metais e ferro fundido te puxando para o interior de seus braços, mas ela não quer de fazer mal, só que te fazer desvendar o mistério.
Festina Lente

Vanessa Meiser 02/06/2014

balaiodelivros.blogspot.com.br
O típico livro que te 'engana', hehe.
Sabe aquele livro que você pensa saber exatamente sobre o que se trata e quando vai ver te pega de surpresa? Então, este é o Livraria 24 horas do MR. Penumbra.
Precisei ler ele para o Clube do Livro /leitura do mês de maio e fiquei bem contente quando vi que este seria o livro do mês pois, estava com ele aqui há um bom tempo e sempre quis muito pegá-lo para ler, poréeeeem, quem é blogueira sabe que nem sempre conseguimos ler na proporção e ordem que gostaríamos não é?!
Mas enfim, iniciei esta leitura com as expectativas a mil e apesar de a sinopse e capa serem toda misteriosa e estilosa, imaginava que teríamos uma trama peculiar ambientada em uma também peculiar biblioteca, na verdade é meio por aí mesmo, porém, a história vai além e mescla componentes que, pelo que li em outras resenhas, poucos leitores imaginavam encontrar nas páginas de A Livraria 24 horas do MR. Penumbra, como por exemplo, tecnologia.
O narrador da história é Clay, um rapaz comum que está desempregado depois de ter trabalhado por um tempo numa pequena empresa como web designer. Na busca por emprego, ele vai parar em frente à livraria do MR. Penumbra e, atraído por um cartaz de "precisa-se de funcionário" entra e já é imediatamente contratado para o cargo que no caso consiste no turno da noite (lembrando que esta livraria não fecha nunca).
Já no seu primeiro dia ele percebe que há algo de muito estranho por ali, a começar pelo proprietário que é um homem sombrio e misterioso, sem falar que quase ninguém entra na livraria, na realidade, Clay não faz ideia de onde vem o dinheiro para pagar os salários dos funcionários, já que visivelmente não há movimento no estabelecimento. Outra coisa que chama a sua atenção é um certo acervo de livros que ele intitula como "Catálogo Pré-histórico" e que fica numa sessão separada dos livros 'comuns'. Este catálogo é composto por livros que parecem ter sido escritos em códigos e serem bastante antigos. Há leitores para estes livros. Volta e meia entram na livraria pessoas tão esquisitas quanto seu dono e que sempre solicitam algum dos livros do tal catálogo. Como nenhum deles paga por estes livros, Clay imagina que estas pessoas façam parte de algum Clube do Livro ou algo neste estilo.
Muitas especulações são feitas, mas nenhuma resposta é encontrada. Na genuína boa vontade de dar um 'up' nas vendas, Clay começa a bolar algumas estratégias de vendas e para isto utiliza seus conhecimentos de informática. Sem prever, Clay descobre algo 'grande' e que o faz enxergar a livraria com outros olhos, aos poucos ele e alguns amigos que vão aparecendo ao longo da trama, vão se aproximando da verdadeira identidade da Livraria 24 Horas do MR. Penumbra e fica cada vez mais difícil não se envolver com estas descobertas tão inusitadas.
A partir daqui as coisas começam a se misturar, o que é novo se funde com o que é velho e um precisa do outro para que o objetivo da livraria siga firme forte, mas afinal, qual o objetivo da livraria? O que significam os livros pertencentes ao "Catálogo Pré-Histórico"? Quem são os misteriosos leitores destes livros?
Enfim, temos um livro recheado de mistérios a serem desvendados, porém, estes mistérios só começarão a ser solucionados lá para o final do livro, faltando cerca de 50 páginas para o final da história.
Até então, a gente vai acompanhando Clay e MR Penumbra neste gostoso ambiente rodeado de estantes abarrotadas de livros ao mesmo tempo em que o autor procurou nos inserir no mundo tecnológico. Aqui eu confesso que fiquei um pouco confusa já que não entendo muito de tecnologias avançadas e tal, ele fala bastante sobre o Google e sobre técnicas inéditas e inovadoras. Quem entende de informática vai gostar desta parte.
Meu personagem preferido é sem dúvida o MR. Penumbra, porém, ele aparece menos que Clay na trama, acredito que o autor poderia ter focado mais neste personagem sinistro e ao mesmo tempo carismático, com certeza agradaria muito mais leitores. Durante a maior parte do tempo, "A Livraria 24 horas do MR. Penumbra" é uma leitura agradável, com algumas passagens divertidas. Uma boa companhia para uma noite de sábado. A narrativa é fluída e facilita o bom andamento da leitura.
Daria um bom filme, com este mesmo título....

Portal Caneca 01/08/2014

Clay Jannon é um designer desempregado, que depois de tentar de todas as formas se alocar em seu ramo, acaba partindo para uma vaga alternativa em uma livraria 24 horas!

Porém, logo ele percebe que o lugar não é lá muito comum. Com clientes um tanto excêntricos, poucos títulos populares e muitos livros misteriosos a livraria de Penumbra acaba se tornando um bom emprego para Clay; mas com o passar do tempo e com um empurrãozinho do seu amigo de RPG Neel, ele começa a ter curiosidade sobre as estranhas atividades que acontecem ao seu redor; um desejo que fica ali a espreita até que Clay conhece Kat, uma mulher muito inteligente que trabalha em nada mais, nada menos que o Google e com essa tecnologia a disposição o grupo vê a chance de desvendar os livros cripto grafados que ocupam aquelas enormes estantes verticais.

Robin Sloan cria um cenário de mescla de forma muito gostosa a literatura e a tecnologia; não é como se a literatura não pudesse ser encontrada na rede, mas como tanto se fala hoje sobre livros vs. e-reeders o livro trás justamente esse cenário, onde jovens estão tão focados nas novidades tecnológicas que muitas vezes deixam os livros de lado.

Achei o tema muito válido e interessante; e como disse acima com os elementos certos para prender o leitor por horas, mas algumas partes creio que o autor se perdeu em suas explicações tecnológicas.

Particularmente eu achei um livro muito, extremamente e apaixonadamente eletrizante até a metade, porém a partir daí o ritmo foi diminuindo horrendamente até chegar a monotonia.

Apesar disso o livro não chega a ser ruim, mas sinceramente me decepcionou um pouco, até porque minhas expectativas estavam muito altas.

Mas o livro tem suas grandes sacadas; revelando sociedades secretas, trazendo referências novas e conhecidas e com personagens muito amáveis A Livraria 24 horas do MR. Penumbra se faz uma boa leitura!

site: http://portalcaneca.com.br/

Hester1 01/09/2014

Gostei do livro. Ele parece propaganda do Google, mas tem estilo :-))).
Um rapaz recém saido da faculdade perde o emprego entao aceita trabalhar como atendente em uma livraria muito esquisita. Ai comeca a aventura para descobrir o mistério. E achei também um tributo ao livro, ou uma declaracao de amor aos livros. Vale muito a pena.

Guigui 12/09/2014

Desafiador
Li o livro A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra, adoro este tipo de livro em que você briga com o personagem, pois discorda de seu ponto de vista. Ah briguei com ele também em função de falar com desprezo do Kobo e Nokia, tenho ambos. É uma leitura bastante reflexiva ela nos remete ao passado e ao futuro, sem deixar o presente com menor grau de importância. O que me deixou mais intrigada foi o fato depois de muitas conjecturas da minha parte o que seria o segredo do CÓDEX VITAE descobrir que um dos personagens principais faz aniversário no mesmo dia que eu, agora se vocês quiserem descobrir os segredos de um livro de quinhentos anos leiam......GOSTEI E RECOMENDO.

Maria Inês 28/09/2014

O mistério da livraria 24 horas
Um rapaz chamado Clay fica desempregado, nisso encontra uma livraria 24 horas, seu proprietário é o sr. Penumbra que lhe dá um emprego. Ao frequentar a livraria percebe que existe um ar místico dentro dela e seus frequentadores são pessoas exóticas fora do padrão que conhece ou acha. É uma leitura muito engraçada. Clay se aprofunda na procura de enigmas que possam desvendar esses segredos. Muito legal!
Maria Inês 28/09/2014minha estante
Muito engraçado!

Rafa 02/11/2014

Recomendo esse livro para todos os nerds que existem por aí. Fiquei apaixonada por esse livro, por toda sua peculiaridade. Diferente, envolvendo livros físicos e digitais, google e sociedades secretas, não creio que tenha lido nada com essa combinação.

A livraria do Mr. Penumbra é uma dentre 12 espalhadas pelo mundo, todas elas tendo suas particularidades. A do Mr. Penumbra é dividida em duas, a parte da frente onde ficam os títulos mais comuns e a parte de trás, que é gigantesca verticalmente, cheia de livros desconhecidos escritos em código.

Seus clientes são tão esquisitos quanto o Penumbra em si. Todos velhinhos, que aparecem de vez enquando e, aos poucos, Clay vai descobrindo que eles seguem um padrão de empréstimos.

Clay fica no turno da madrugada e quase nunca tem clientes. Ele fica se perguntando em como a livraria estava aberta ainda, pois não vendia nada, somente clientes da parte de trás da livraria vinham pegar livros emprestados. Por isso, resolve criar um anúncio no Google direcionado a clientes-pagantes que poderiam gostar da livraria. É assim que ele conhece Kat.

Ele resolve digitalizar o acervo do Mr. Penumbra e começa a trabalhar numa - sinceramente - coisa de nerds digitais, nem sei como falar, alguns códigos para criar uma imitação da livraria no computador. Enfim, ele e Kat começam a trabalhar juntos nesse projeto e acabam descobrindo coisas surpreendentes.

Adorei a história, adorei os personagens, adorei o rumo que tudo seguiu. A história é surpreendente, e mesmo sendo um livro curto, de 288 páginas, todas elas são recheadas de conteúdo interessante. Os personagens são muito diferentes um do outro e se complementam.

O livro trata de dois mundos, o dos livros físicos - lindos, mas também empoeirados e um pouco elitistas. E o mundo das novas tecnologias, com digitalização de livros, computadores e programas. Não é uma discussão daquelas que acaba com um vencedor, mas aprecia os dois lados da moeda. Achei, particularmente, mais divertido porque eu li em e-book.

Ele propõe discussões interessantes como o conhecimento que é encapsulado em livros e sua possível dispersão pelo mundo através da digitalização. Também discussões sobre o futuro e o que está além. Trata de arte e de história também. Tudo é muito bem costurado um com o outro, os temas vão aparecendo e se encaixando na história de uma maneira excelente.

Sinceramente, estou apaixonada por esse livro e recomendaria para todos os tipos de leitores. Não é um ode de amor aos livros, mas é quase isso. Acredito que todo leitor gostaria dessa história.

site: http://arrastandoasalpargatas.blogspot.com.br

Andressa1007 23/12/2014

A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra
No final do mês passado recebi da Angélica (blog Pensamento Tangencial) através do Skoob essa edição de A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra (Robin Sloan, Novo Conceito, 2013), estava procurando há tempos esse livro para troca e fiquei tão empolgada quando chegou que terminei de ler em dois dias.

A grande razão pela qual me interessei por essa história com certeza foi por se tratar de algo que envolvia uma livraria, todos os outros aspectos como o mistério, a resolução de um enigma e até mesmo a forma como o autor fez comparativos entre a era digital e o amor nutrido pelos biblíofilos foram me ganhando ao longo da leitura.

Clay Jannon, webdesigner passando por problemas de desemprego e sem grandes perspectivas, acaba se aventurando em um balcão de livraria com um horário bem incomum. Sua jornada começa a meia-noite, o lugar mais parece um sebo do que uma livraria de best-sellers e aos poucos ele vai percebendo que seu chefe, Mr. Penumbra, e sua clientela peculiar, que mais aluga livros do que os compra, provavelmente possuem um segredo a ser desvendado.

Logo nos primeros capítulos descobrimos que os livros alugados são codificados e só podem ser retirados por um grupo específico de clientes, diante desse fato Clay, apoiado por seu colega de apartamento, seu amigo de infância e sua companheira nerd, resolve que é preciso descodificá-los e que ali dever haver algo de sobrenatural ou, pelos menos, intrigante.

Com o desenrolar da história o que sentimos acontecer é uma bela discussão a respeito da influência tecnológica no universo literário. Enquanto os enigmas dessa possível sociedade secreta do Mr. Penumbra vão sendo solucionados há um desenvolvimento de diversos temas contemporâneos como o surgimento dos leitores digitais e dos programas de computador que ajudam a resolver com muito mais rapidez questões que levariam séculos - literalmente - para serem respondidas.

O interessante da abordagem de Sloan é que ela não me pareceu tendenciosa, fica claro que é possivel livros físicos existirem ao mesmo passo que a tecnologia avança a cada dia e que esses dois mundos distintos já estão sendo conciliados para nosso próprio benefício. Provável que tenha sido esse ponto de vista que me fez gostar tanto da história e desejar que mais livros como esse sejam escritos, capazes de entreter e empolgar sem perder uma reflexão mais séria nas entrelinhas.

site: http://vandabooksetreasures.blogspot.com.br/2014/12/resenha-livraria-24-horas-do-mr.html