A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra

A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra Robin Sloan

Resenhas - A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra

Rabelo 27/12/2021

*1.1
Pelo. Amor. De. Deus. Imagina todas as fantasias possíveis de um nerd incel branco. Agora soca tudo em uma premissa sobre livros e organizações secretas.
Fazia MUITO tempo que eu não lia um livro tão ruim em toda minha vida. O início é instigante, mas vai esfriando até que no meio você só lê pela curiosidade de saber o final. Mesmo quando tava rolando um puta mistério, eu ficava entediado e às vezes até largava o livro no meio de uma frase (eu nunca faço isso).
O final, por outro lado, foi gostosinho até.
As personagens femininas tão ali só para preencher a cota de "diversidade", porém são só muletas para os homens brancos. Personagem não branco então, nem se fala. Se tem um é muito.
"Mas João, o livro é de 2013, você precisa relevar essas coisas, é da época." Nem se eu relevar fica bom, gente. Eu tentei DE VERDADE. Foi só pura decepção, principalmente porque tem uma estética que amo: dark academia. Nem isso me animou.
Sophia 03/03/2022minha estante
Siiiiim

Mari 11/05/2015

Capa Bonita
A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra é excitante na estante, confesso.
Eu comprei este livro na Bienal de São Paulo; minha amiga, na época, disse tão bem dele e de todas as resenhas que leu que fiquei entusiasmada. Depois de quase 10 meses na estante, achei um tempinho na minha agenda e comecei a ler. A princípio a estória me envolveu muito, achei o personagem principal muito familiar e os outros também, mas não consegui me apegar a nenhum. Em seguida, a história também me deixou muito curiosa, mas no fim das contas não me apeguei a ela também.
Já estava no meio do livro e me perguntava como a história se desenrolaria, no fundo sabia que seria um daqueles finais moralistas e com três páginas apenas. Eu estava certa.
Vendo por esse lado, o autor poderia ter incrementado a estória com mais ação, com mais suspense, com mais alguma coisa sei lá o que. Só senti falta do suspense que tanto destacaram na sinopse e nas críticas.
Morno - 3 estrelas

Ratinha da Biblioteca 27/06/2022

E essa capa engana!
Eu comecei a ler esperando um livro de suspense com um pé no terror, uma história macabra e recebi um amorzinho de história! Com elementos que me fizeram apaixonar logo de cara, temos livros antigos, enigmas, tecnologia e tudo isso misturado para resolver uma questão importantíssima da vida humana: A imortalidade!
Você acredita que pode viver pra sempre??? Nesse livro a resposta para isso é dada e eu agora sei como viver para sempre ♥

Tahyy 09/08/2023

"Uma carta aberta ao amor pelos livros."
À medida que Clay se aprofunda na busca pelo significado por trás dos livros de Sr. Penumbra, os leitores são imersos em um mundo de programação, algoritmos e visualizações de dados. A habilidade do autor em fazer essa fusão de elementos aparentemente díspares é um dos pontos fortes da obra. Além da trama envolvente, o enredo apresenta personagens bem desenvolvidos e cheios de carisma. Clay é um protagonista simpático e sua determinação em desvendar os mistérios da livraria cativa o leitor. Kat e Neel trazem uma dose de humor e expertise técnica à história, equilibrando as partes mais complexas da trama com momentos de leveza.

Este livro é uma celebração da curiosidade intelectual, do amor pelos livros e da persistência na busca por respostas. Com reviravoltas emocionantes e um desfecho satisfatório, com uma narrativa que faz com que os leitores reflitam sobre a importância do conhecimento, da amizade e do equilíbrio entre tradição e inovação.

Geovana 12/01/2024

O protagonista é um designer explorando outras formas de trabalho e isso logo me encantou no inicio da história, pois passo exatamente por isso. Boa construção de cenários e personagens, história bem envolvente.

Achei meio maçante as repetições a respeito do google em 1/3 do livro, acho que o uso repetitivo da palavra dá um certo cansaço, mas não desisti e valeu a pena, o final é excelente, bem construído.

Oswaldo 03/10/2019

O livro é simples.
Uma livraria, uma biblioteca, seita secreta, um código a decifrar, tudo isso faz parte do livro. A linguagem é agradável, mas creio que há alguns problemas de tradução. A história é simples, linear, sem grandes surpresas. O livro, em si, é simples. Se você estiver sem nada pra fazer, este livro é uma opção. Mas, se tiver outros por escolher, fique com algum dos outros.

Kau 07/02/2021

Aldus Manutius
Nossa esse livro me fez querer participar da história, porque so lendo ja me fez ficar muito curioso, uma reviravolta bem inesperada e um desfecho muito bom, super me prendeu e eu recomendo demais.

-.-.-.-.-.- 27/03/2014

Apesar da grande quantidade de resenhas positivas aqui no Skoob, não gostei do livro.
A história gira em torno de um web designer que começa a trabalhar em uma livraria 24h, e se depara com uma seção dela em que existem livros codificados, retirados por frequentadores especiais. Daí se desenrola o que deve ser uma história de mistério, envolvendo uma sociedade secreta, a fonte da vida eterna, tecnologia digital e muitas referências (e elogios) ao Google.
Ocorre que os chamados mistérios não me empolgaram; achei a história pra lá de enfadonha e só concluí a leitura porque tenho como hábito nunca abandonar um livro pela metade.
Bem, como eu disse, estou na contramão das opiniões...

Tatá 19/11/2013

Fantástico!
Clay Jannon divide o apartamento com dois amigos, Mat (trabalha com efeitos especiais) e Ashley (lindíssima por quem já teve uma quedinha, até chegar à conclusão que ela é perfeita demais para ele).

Clay era empregado numa empresa de bagel (uma padaria ou confeitaria de grande porte) no emprego dos sonhos dele, em que ele trabalhava em grupo e aprendia muita coisa.

Em menos de um ano houve uma crise nos EUA que varreu a economia do país e fez muita gente perder o emprego, inclusive ele.

Quando finalmente desistiu de procurar trabalho pela internet e resolveu dar uma volta na rua para ver se encontrava alguma coisa, viu uma velha livraria 24 horas com a fachada mais velha ainda mas que tinha um anúncio na entrada informando que precisava de um atendente.

Mesmo se perguntando o motivo da livraria ser 24 horas, visto que ninguém compra livros de madrugada, entrou por curiosidade e conheceu o Mr Penumbra, um velhinho muito excêntrico, mas que estava oferecendo trabalho e a essa altura, com tanta gente desempregada, Clay Jannon não estava podendo se dar ao luxo de escolher muito.

Ao aceitar o emprego, lhe foi imposto 3 exigências muito restritas.
Um: Clay deve trabalhar das 22 às 6 horas. Nada de sair cedo.
Dois: Não pode ler, folhear ou inspecionar nenhum livro nas estantes.
Três: deve tomar notas detalhadas de todas as transações, a aparência do cliente, seu estado de espírito, como ele pede o livro, como ele o recebe, se ele parece abatido, se está usando um raminho de alecrim no chapéu e por aí vai.

Ele aceita e começa a trabalhar na livraria, mas não entende de onde sai do seu salário, visto que praticamente não possuem clientes, apenas alguns poucos frequentadores (pessoas que parecem que vieram de outra época) que chegam trêmulos de necessidade com um livro em mãos, entregam e pegam outro (parece um empréstimo).

Clay chega a conclusão que não se trata apenas de uma livraria, tem muita coisa escondida por trás dessa fachada. Mas o que será?

OBS: É muito provável que quem ler esse livro, ficará no mínimo curioso sobre as Crônicas da Balada do Dragão e irá pesquisar no google para ver se existe. Mesmo que não assuma, eu sei que você vai pelo menos olhar na Saraiva para ver o preço do livro.

site: http://recorteliterario.blogspot.com.br/

Let 14/09/2021

Resenha: ?Mr. Penumbra?s 24-hours bookstore?.
O que dizer desse livro além do fato de que eu definitivamente recomendaria ele pra todo mundo que tenha um gosto de livro parecido com o meu?

Sério.
É MUITO divertido de ler.
Junta muitos elementos que eu não esperava ver juntos: investigação, códigos, livros, tecnologias, sociedade secreta, fantasia, referências nerds etc etc, de uma maneira que pra mim, deu muito muito certo.

Eu me diverti demais tentando desvendar o segredo do livro (acertei algumas partes, errei outras) e gostei muito do fato que o personagem principal também tá tentando descobrir tudo, que nem o leitor. Funciona muito bem como um mecanismo de inserção no enredo.

Eu gostei dos elementos de fantasia, que se misturam ao contemporâneo, gostei do estilo de escrita, gostei de como a descoberta é arquitetada.

Se você gosta de livros de mistério do tipo código, com referências a tecnologia e livros, um pézinho em contemporâneo e o outro na fantasia, você vai muito provavelmente gostar desse livro.

O que me fez tirar meia estrela foi o fato de que uma personagem que eu gostei muito só aparece como a ?menina da tecnologia?, e eu acho que ela poderia ter mais potencial que isso.

De resto, perfeito. Indicaria e com certeza é um dos meus favoritos.

Raphael 28/07/2013

Festina Lente!!!
Sou uma daquelas pessoas que não resistem a uma boa dose de mistério; ainda mais em livros.
Confesso que, quando vi somente a capa de "A Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra", minha curiosidade foi logo despertada e não podia me conter para descobrir qual seria a trama presente no livro com uma capa tão enigmática e deslumbrante. Comprei, então, o livro e após lê-lo atentamente chego a uma conclusão : leitura indispensável para quem gosta de mistérios, de livros e de suas histórias e também do cenário atual de tecnologia avançada em que vivemos (ambíguo, não?).

Na trama, Clay Jannon, um web designer desempregado, encontra uma oportunidade de emprego em uma livraria 24 horas cujo proprietário, Mr. Penumbra, é uma pessoa idosa e enigmática. Clay, que trabalha no turno da noite, logo percebe que a livraria em si e os seus escassos clientes são mais esfíngicos que o próprio proprietário.
A livraria, constituída por prateleiras altíssimas, contém, em sua parte superior, livros misteriosos que não podem ser vendidos, somente emprestados, e que são constituídos por códigos criptografados, como Clay descobre apesar de ser proibido por Penumbra de ler qualquer livro da loja.
Já os clientes são divididos em dois grupos : uma pequena comunidade de pessoas que frequenta regularmente a livraria em busca dos livros criptografados e pessoas que passam aleatoriamente e entram na loja, essas, mais raras.
Não demora muito para Clay se aprofundar nos mistérios ocultos que envolvem o estabelecimento e, com a ajuda do livro de registros dos clientes da loja e de uma versão 3-D da mesma feita por ele em seu computador, ele descobre algo muito estranho na regularidade dos livros criptografados retirados por cada cliente, traços e retas que formam um rosto, um misterioso rosto.
Esse é o estopim para descobertas cada vez mais estranhas e buscas por respostas, até o momento em que Clay se vê totalmente mergulhado nos mistérios da livraria, que envolvem uma organização internacional, o decifrar dos códigos e a busca pela imortalidade.
Junto com Kat, paixonite de Clay, uma garota envolvente que trabalha no Google, Neel, amigo de infância bem sucedido de Clay e dono de uma empresa, e outras personalidades, o protagonista tentará desvendar os segredos misteriosos dos livros antigos usufruindo das mais novas tecnologias à nossa disposição atualmente.

O livro é muito envolvente e se afasta dos clichês de obras infanto juvenis de mistério, os personagens são bem particulares e interessantes (excluo Kat desse elogio) e a trama se apresenta de uma forma bem convincente e dinâmica. Além disso, a obra contém certos momentos de humor e de suspense dignos de serem enfatizados.
O autor ganha pontos ao colocar em sua trama o contraste contínuo entre os livros e a tecnologia, ressaltando a importância de ambos, mesmo de forma sutil, e dando esperança para todos que acreditam que os livros não serão extintos no futuro.

Mesmo com todas as características positivas, a obra decepciona somente no âmbito de não apresentar um clímax digno a um livro tão enigmático e misterioso e também por conter, a meu ver, um desfecho morno e não surpreendente e de reviravolta esperado por mim. Mas essas críticas são pequenos detalhes que não influenciam na qualidade da obra.

Portanto, "A Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra" é uma excelente leitura para todas as idades. Para quem ainda não o leu, não tenha dúvidas de que o livro é agradável e apresenta ingredientes que fazem o leitor se apaixonar. E para aqueles que já o leram...

Festina Lente!!!

Tatiana T 16/05/2013

Esperava mais...
Esperava mais desse livro. A ideia é interessante, tem tudo pra ser um livro empolgante, mas faltou o escritor caprichar mais.

Quando começa a "esquentar", de repente tudo se resolve e pronto, acabou. Fiquei com um monte de perguntas sem resposta... Tem até uma parte final explicando o que aconteceu com cada personagem depois do final da história, mas é tão sem graça que faz a gente pensar se era só aquilo mesmo.

Dou 2 estrelinhas, só porque ele fala de uma livraria na história.