A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra

A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra Robin Sloan

Resenhas - A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra

Ana Luiza 08/09/2013

Resenha do blog Mademoiselle Love Books - http://mademoisellelovebooks.blogspot.com.br/2013/09/resenha-livraria-24-horas-do-mr.html#more
Clay Jannon é um web-designer desempregado e nerd que, pela necessidade, acaba aceitando um emprego no turno da noite em uma livraria 24 horas. Jannon tem absolutamente nenhuma experiência como atendente de livraria, mas Mr. Penumbra, seu chefe, é exigente quanto a outros aspectos. Assim, Clay é contratado graças a seu amor pela série “As Crônicas da Balada do Dragão” e capacidade para subir escadas.

“Há coisas estranhas e misteriosas acontecendo na Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra.” (Pág.64)

As peculiaridades de seu chefe e do local onde trabalha ficam cada vez mais evidentes para Jannon conforme ele passa suas noites na livraria. Mr. Penumbra é um homem bastante idoso, surpreendentemente energético e simpático, mas um enigma tão grande quanto seu estabelecimento. A Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra é uma loja estreita e alta, com estantes que vão do chão ao teto, que guardam volumes antigos e grossos, todos escritos em um código misterioso. Livros “normais” também são vendidos ali, mas apenas a clientes esporádicos e amigos que Jannon arrasta até a loja.

O verdadeiro público da Livraria são pessoas como o Mr. Penumbra, de idade avançada e aparência peculiar. E, na verdade, eles não compram livros ali e sim pegam emprestado algum volume do que Jannon apelidara de “Catálogo Pré-histórico”, os livros escritos em código que ele não deveria ler ou até mesmo folhear. Supostamente, é claro, já que Jannon não resiste à tentação e bisbilhota alguns dos volumes na companhia de seu amigo Mat.

“Livros, antigamente, eram algo de altíssima tecnologia. Não são mais.” (Pág. 98)

Mas grandes revelações vêm mesmo quando Jannon resolve criar um modelo 3-D da Livraria em seu computador, para um futuro site da loja, desde o início ele vinha pensando em como poderia aumentar o movimento da Livraria para além dos frequentadores do “Catálogo Pré-histórico”. É com uma dessas tentativas que ele atrai Kat “Potente”, uma bela, simpática e inteligentíssima funcionária da Google, até a loja. Kat trabalha com computadores e ajuda Jannon em seu modelo 3-D. Ao criar uma função no protótipo onde ele simboliza, por diferentes cores, os livros que cada cliente do “Catálogo Pré-histórico” já pegou, eles percebem que há uma sequência lógica que forma o desenho de um homem nas prateleiras da Livraria.

“A Unbroken Spine se esconde em plena vista.” (Pág. 128)

Agora completamente mergulhado nesse mistério, Jannon, acompanhado de Kat, Mat e seus outros amigos, resolve desvendar esse mistério de uma vez por todas. E é assim que ele descobre a Unbroken Spine, uma sociedade secreta determinada a desvendar o código deixado por Aldus Manutius, um tipógrafo italiano, considerado um dos primeiros mestres do design tipográfico, que levaria a todos os membros a imortalidade. Apesar de não acreditar na parte da imortalidade, Jannon segue em frente com esse mistério, usando métodos ultramodernos (como um scanner de livros e supercomputadores), jamais usados por qualquer membro da Unbroken Spine. Mas muitos não acreditam no sucesso de Jannon. Será que alguns mistérios não podem ser desvendados nem mesmo pela mais alta, moderna e cara tecnologia? Algo que não posso ser substituído por ela?

“Não é fácil imaginar o ano 3012, mas isso não significa que você não deva tentar. Temos novas habilidades agora, poderes estranhos aos quais ainda estamos nos acostumando.” (Pág. 288)

“A Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra” é um livro cativante, divertido e surpreendente! Com uma narrativa, assim como os personagens, bem humorada e nerd, o livro conquista o leitor nas primeiras linhas, deixando-o completamente vidrado até a última. Minhas altas expectativas para a leitura foram não só cumpridas, mas superadas! Robin Sloan acertou em todos os aspectos do livro, desde a narrativa em primeira pessoa, até trama e os personagens. É perceptível que o autor pesquisou bastante antes de construir sua história, o que deixou sua mistura de realidade com ficção praticamente imperceptível. Sério, pesquisei alguns fatos e personagens para ver se não são reais mesmo! Não me surpreenderia se um dia entrasse em uma livraria e me deparasse com os livros em código da Unbroken Spine! ;D

Outra coisa que me encantou no autor foi o modo como ele misturou o clássico com o moderno, o arcaico com o tecnológico. Ao mostrar seus personagens resolvendo o enigma secular da Unbroken Spine, com suas bibliotecas secretas e membros sábios e peculiares, com computadores super potentes, auxílio do Google, comunidade virtual de hackers, scanner de livros e etc., o autor apenas deixou o livro mais real, cativante e atual. Além de levantar questionamentos. Nessa avalanche tecnológica que se encontra o mundo de hoje, onde a mais avançada tecnologia já está ultrapassada no dia seguinte, é preciso que nos perguntemos até onde poderá e conseguirá ir tanto avanço, tanta tecnologia. Em uma realidade onde pessoas sentam em uma mesma mesa, mas conversam pelo celular, existe espaço para as tradições, para o antigo? E em um mundo onde tudo é tão passageiro, é possível existir imortalidade? Ou as pessoas e suas histórias de vidas, suas conquistas, se tornaram tão descartáveis quanto os aparelhos eletrônicos? É algo a se pensar...

Reflexões a parte, os personagens se mostraram tão cativantes quanto à trama. Bem humorados e inteligentes, todos eles tiveram características próprias, assim como espaço na história. Jannon, nosso protagonista, é um nerd de carteirinha, que joga vídeo game e rpg. Ele só não perde para seu melhor amigo Neel Shah, um jovem empresário rico que atua no ramo dos games. Kat, o par romântico de Jannon, é uma mulher inteligentíssima, uma fera quanto se trata de computadores. Mat, amigo e colega de apartamento de Jannon, é um artista super criativo. Esses quatro foram meus personagens favoritos, dei boas risadas com cada um deles. Mr. Penumbra também me agradou bastante. O velhinho sábio, que acreditava em Jannon e seu método moderno de resolver o enigma da Unbroken Spine, foi um personagem mega interessante, pois representou o equilíbrio entre o tradicional e o tecnológico, ele é a prova de que os dois podem conviver.

Quanto à edição, o livro também estava perfeito. A diagramação e a tradução estavam bem feitas, minha única reclamação é quanto a tradução do título. “A Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra” é a tradução literal de “Mr. Penumbra's 24-Hour Bookstore”, mas não entendo porque não traduziram o “Mr.”, de mister (senhor em inglês), para “Sr.”, a forma abreviada da tradução da palavra. “Mr. Penumbra” soa estranho em português e não ficou legal com o título. Fora isso, só tenho elogios a dar. As páginas amareladas e o tamanho e tipo da fonte deixaram a leitura ainda mais rápida e o livro é super leve para suas 288 páginas. Mas, para mim, o melhor de tudo foi a capa. A original é super sem graça e as de outras edições são legais, mas nem se comparam a nossa. O título escrito em três fontes diferentes e em auto relevo ficou divino, principalmente pelo “24 horas do” em cores fortes, que realmente lembra as placas de neon de lojas que ficam abertas o tempo todo. Os livros volumosos e de aparência antiga no fundo, assim como a plaquinha escrita “Mr. Penumbra” e o nome do autor, sobre a parede de tijolos, me deu a sensação de que, toda vez que abria o livro, eu estava entrando na “Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra”.

Com uma excelente edição, história maravilhosa e personagens divertidos, “A Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra” conquistou um lugar entre meus favoritos, assim como seu autor conquistou um lugar entre os escritores que adoro. Estou ansiosa por próximas obras dele. Todos os amantes de livros que, como eu, sempre sonharam em entrar em uma livrariazinha pequena e peculiar e, ali, encontrar e viver grandes aventuras, precisam ler esse livro! Tenho certeza de que vão amar esse livro meio nerd e completamente bem humorado!

“Um homem caminhando apressado por uma rua escura e deserta. Passos rápidos e respiração ofegante, maravilhado e ávido. Um sino acima de uma porta e seu tintilar. Um atendente e uma escada e uma luz dourada quente, e então: o livro exatamente certo, no tempo exatamente certo.” (Pág. 288)

Autora da resenha: Ana Luiza Ferreira (La Mademoiselle)

site: http://mademoisellelovebooks.blogspot.com.br/

SahRosa 07/08/2013

A busca por um emprego leva Clay Jannon a uma estranha e escura livraria, aonde consegue ganhar a simpatia de seu dono: Mr. Penumbra. Entusiasmado com o novo serviço, Clay vai reparar que existe algo a mais que simples livros na Livraria 24 horas. Há segredos por entre as prateleiras, algo tão curioso, que o levará a uma jornada sem igual, revelando uma descoberta muito desejada por uma estranha irmandade, que parece estar ligada a livraria e Mr. Penumbra.

Há 500 anos, pessoas tentam decifrar um estranho sistema de códigos, que prometem levar a uma revelação surpreendente e Clay Jannon consegue facilmente o acesso para esse segredo...

***

Aos apaixonados por livros, A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra é uma experiência sem igual. Acredito que todos aqueles que apreciam a companhia de livros, devem um dia conhecer esse livro tão intrigante e bem moldado. Um romance delicioso, que une passado, presente e futuro, o velho e o novo, as eras antigas e a tecnologia. A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra é instigante e desafiador, uma obra que me deixou envolvida a cada página que eu ia virando, Robin Sloan criou um enredo inteligente cercado de cultura e mistérios.

Acredito que muitos fãs de RPG (Role Play Game), e cultura nerd, vão se identificar com os personagens criados por Robin, que introduz em seu livro muitas citações a fantasia, jogos, livros e universo geek.

Ao término do livro, pude perceber o quanto fabuloso é este livro, que termina ainda mais encantador do que seu começo. Robin sem dúvidas é um autor incrível, ele criou um enredo bem articulado, de fácil compreensão, com uma narrativa rápida e envolvente, mais que isso, A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra, ainda possui bons mistérios e personagens otimamente desenvolvidos. Além de trazer várias mensagens ao longo dos capítulos, fechamos o livro com um bom aprendizado e com a satisfação de ter tido uma leitura sem igual. O livro certo para o tempo certo!

Só posso terminar dizendo, que é uma leitura mais que obrigatória aos amantes de livros, você com certeza vai se envolver com essa livraria!

site: http://www.daimaginacaoaescrita.com/

Thaty 16/06/2013

"O livro exatamente certo, no tempo exatamente certo"
Vou tentar não escrever muito (o que será difícil), porque o livro foi realmente incrível.

Clay Jannon é o novo funcionário da livraria do Mr Penumbra, uma livraria difrente, pois, não é frequentada muito assiduamente e há alguns livros estranhos em prateleiras que vão até o teto!

Surpreendente a cada página! Você acompanha a curiosidade dos personagens, tenta prever o que vai acontecer, quer pular para a última página para saber o fim do mistério rs

Uma aventura na qual você embarca e não quer parar até saber onde ela termina. Da vontade de entrar do livro para conhecer de pertinho e desvendar os mistérios escondidos na Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra.

Mais que recomendo!
Pati 30/06/2013minha estante
que legaaal. 5 estrelas é pra poucos!

Leonardo.Telmann 07/02/2021

Otimo?
O livro consegue misturar tecnologia e livros de uma forma perfeita, na minha opinião. A livraria 24 horas do Mr. Penumbra é um otimo livro, que aliás contem o segredo da vida eterna, ou quase.

Dayse.Carla 20/01/2021

Bom.
Demorei uns três anos para terminar esse livro, foi um pouco cansativa a leitura mas com um enredo interessante. No geral, achei só bom.

31/07/2013

Sabe aquele livro que você pega para ler achando que entendeu uma coisa com a sinopse, mas, na verdade, acaba revelando-se algo completamente diferente do que esperava? Pois é. Isso já aconteceu comigo antes. Só que no caso de A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra não foi uma surpresa boa. Eu passei esse livro na frente de muitos outros porque pensei: "Ora, uma livraria! Se tem livraria, então temos livros e se temos clientes que se enfurnam em cantos obscuros junto do proprietário, então temos...um clube do livro!" Mas não é nada disso.
Logo podemos perceber que o Clay, o narrador dessa história, é um personagem que não tem nada de especial. E ele faz questão de ressaltar isso. Um desempregado como tantos outros, atingido pela forte recessão, e que está em uma busca interminável por um emprego. Até aí, nada de novo.
Mas quando ele procura por um emprego na Livraria 24 horas do Mr. Penumbra, as coisas parecem que vão ficar interessantes. O Mr. Penumbra é um senhor bem peculiar, silencioso e que comanda uma livraria aparentemente calma. Clay fica animado por finalmente sair do desemprego e aceita trabalhar no turno da noite, encontrando certas exigências bem intrigantes, assim como a clientela com a qual ele logo irá se deparar. E não são apenas as pessoas, mas também os livros que elas virão requisitar, todos parte de um acervo localizado em uma estante tão alta que praticamente some na escuridão da biblioteca e onde Clay deverá se aventurar sem, no entanto, nunca bisbilhotar no conteúdo desses livros tão misteriosos.
E eu achei que, até aí, o livro já estava muito bom. Estava falando de livros, uma possível sociedade secreta relacionada a livros. Só que, mesmo assim, sentia que faltava alguma coisa. A leitura estava fluindo bem, estava gostosa, mas não tinha nada de impressionante, nada que me fizesse querer devorar suas páginas, ávida por descobrir o que mais A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra me guardava. Estava morna.
Então as coisas começaram a ficar estranhas. O autor introduziu uma discussão sobre tecnologias, partindo, é claro, do princípio de seu protagonista ser um web-designer e possuir certo conhecimento técnico, mas a forma como essa temática foi evoluindo...para mim, não fez o menor sentido. Houve momentos em que o Google era o foco do livro, então eu parava um pouco a leitura, voltava algumas páginas e pensava: "Mas espera, quando é que o Google passou a tomar o lugar da Livraria 24 horas do Mr. Penumbra?"
O fascínio pela tecnologia, pelo desenvolvimento de novas técnicas que eu nem sei se já existem ou se estão sendo trabalhadas, invade o espaço e os livros ficam em segundo plano. Aí parece que o autor sacode um pouco a cabeça, se lembra do que estava escrevendo, e retoma os livros. E eu volto a me acalmar.
No geral, A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra é uma leitura agradável, mas sem qualquer fascínio. O que eu pensava se tratar de um livro sobre a investigação de um novo atendente de livraria a respeito de uma possível sociedade-secreta-clube-do-livro, acaba tornando-se a demonstração de como os computadores estão evoluindo e já superaram em muito os pobres livros e de como Clay não consegue ficar de boca fechada por muito tempo porque ele logo sai contando para todo mundo o que ele suspeita estar acontecendo dentro da livraria (Clay, você não é nada discreto; péssimo para um detetive).
Na minha opinião, toda essa parte de tecnologia poderia ter sido retirada tranquilamente do livro e o autor poderia ter explorado bem mais a descoberta dessa sociedade secreta por parte de Clay que, para mim, ficou algo superficial e fácil demais. Não houveram conflitos o suficiente no livro que me fizessem ansiar por suas resoluções, contratempos que me fizessem torcer pelos personagens. Ficou tudo insosso.
Portanto, é um livro bem escrito, mas não bem desenvolvido. Uma pena que minhas suspeitas não se confirmaram, acho que teria me divertido bem mais com a história.

site: http://onlythestrong-survive.blogspot.com.br/2013/07/resenha-livraria-24-horas-do-mr.html

Emily.Reolon 20/01/2021

Meio blá, na minha opinião!!
O livro é uma boa pedida para aqueles que não tem o hábito da leitura, é leve, não tem uma linguagem pesada, ou seja, o vocabulário é simples, tem alguns termos mas que vem com uma nota de rodapé que auxiliam!
A história é interessante, tem um suspense leve que envolve a livraria do Mr. Penumbra! Porém, não me prendeu como acontece com alguns livros... não fiquei imersa na leitura, facilmente divagava!
Mas vale a leitura, foi o primeiro livro que li desse autor, então, não posso afirmar que todos os seus livros são assim!

Alê 27/07/2021

Premissa boa, leitura fluída mas o autor exagerou no palavreado tecnológico e esqueceu de dar profundidade aos personagens. Poderia ter sido MUITO melhor.

Sol 10/11/2020

Talvez para quem está mais integrado ao mundo de códigos, esse livro seja mais interessante do que foi para mim. Vale a leitura, mas não era o que eu esperava.

Evy 12/05/2015

Um livro sobre livros, para os amantes de livros
É com uma dosagem certa de mistério e aventura que Robin Sloan nos convida a entrar na livraria do Mr. Penumbra. A leitura é leve e bem desenvolvida tornando possível viajar pelas páginas deste romance sem nos cansar. Julgando o livro pela capa pensei que o autor fosse contar a estória de uma livraria habitada por fantasmas, só que não, e eu fiquei muito surpresa (e satisfeita) com a estória de Sloan. O autor conseguiu unir livros antigos com as atuais tecnologias, romance com humor, suspense e muito mistério. Surpreendente a cada página. Tem pessoas que ainda gostam do cheiro dos livros e eu sou uma delas.

RafaelMarchesin 01/08/2016

A livraria 24 horas do Mr. Penumbra
A primeira visa, este é aquele livro que parece preservar uma ótima e instigante história, onde a imaginação e a sinestesia será explorada até nosso âmago. Mas a descepção é nossa primeira companheira neste livro. Uma história simples, sem muitos mistérios, onde as coisas acontecem de modo superficial numa narrativa que tenta ser "descolada". Provavelmente o autor ganhou algum dinheirinho por colocar marcas em seu livro, já que cada coisa que o personagem cruza tem que ter uma marca associada... do mais: uma leitura simples e leve, com baixíssimas pretenções. Não espere muito do livro, mas ele não é ruim... apenas é. Só falta um pouquinho de tempero.

Suca 24/08/2013

A recessão econômica obriga Clay Jannon, um web designer desempregado a aceitar um trabalho em uma livraria 24 horas. A livraria do Mr. Penumbra - um homenzinho estranho com cara de gnomo. A loja é totalmente sombria e só tem dois tipos de clientes: alguns pedestres aleatórios - que param por ali tão raramente que Clay Jannon se pergunta como a loja continua aberta e uma pequena comunidade de pessoas que aparecem para pegar emprestados um conjunto de livros misteriosos que Clay foi proibido de ler. Essas pessoas fazem parte de uma sociedade secreta que vem a séculos tentando decifrar livros, os códex vitae, e em especial o MANVTIVS - escrito por Aldus Manutius. Aldus morre em 1515, deixando um livro de memórias muito revelador (onde supostamente estaria a chave para a imortalidade). Manutius confiou a chave para decifrar sua história criptografada a Gerritszoon (o criador da fonte Gerritszoon). No decorrer da história Clay descobre que o livro não contém segredo nenhum e que a imortalidade consiste na amizade que havia entre ambos e que vive até hoje na fonte desenvolvida por Gerritszoon. Ao final do livro Clay encontra um recado de Gerritszoon para Manutius:

Obrigada, Teobaldo (nome verdadeiro de Manutius).
Você é o meu maior amigo
Isso foi a chave de tudo