A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra

A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra Robin Sloan

Resenhas - A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra

Roberta 15/05/2013

Assim que tive o livro nas mãos chequei as resenhas aqui do skoob, e como eram positivas, fiquei animada com a leitura. Mas comigo aconteceu exatamente o contrário: o livro não me empolgou. Minha leitura foi feita para fins de entretenimento despretensioso, e foi fácil deixá-lo de lado por vários dias. Não o achei muito divertido (pode ser que meu humor seja incompatível com o do livro, mas achei as tiradas meio bobas - e olha que me enquadro no perfil de fã de fantasia e rpg), nem emocionante (foi muito simples e direto resolver tudo, eu sabia que era só persistir mais algumas poucas páginas e não precisaria imaginar nada), e quando todos os mistérios foram revelados no final, eu fiquei mais satisfeita com o fato do livro ter acabado, mesmo.

Achei que o protagonista tem mais mérito por conhecer algumas pessoas poderosas em suas áreas e empregos do que por ter ido lá e resolvido. E por vezes concordei mais com Corvina do que com os outros, não por ser avessa à tecnologia - longe disso, mas por achar que alguns mistérios, como os da Unbroken Spine, deveriam ser deixados sem solução. É mais emocionante e instigante assim - e também menos decepcionante.
Renara 11/06/2013minha estante
Roberta... pois bem, também não me empolguei, estou na metade do livro e quero chegar até o final, mas até agora nada fabuloso, contou um pouco do segredo (espero que tenha mais coisas a serem reveladas), mas esperava mais...

Roberta 16/06/2013minha estante
Renara, não achei o segredo nem um pouco interessante, espero que você não se decepcione!

Adriana 21/06/2013minha estante
Concordo com vc, achei difícil terminar este livro, esperava mais...

-.-.-.-.-.- 17/03/2014minha estante
Concordo com você, Roberta. Só não abandonei o livro porque tenho como hábito concluir toda leitura que começo.

Guilherme 27/04/2013

Leitura emocionante...
Este livro me surpreendeu, realmente fiquei maravilhado com a forma como o autor coordenou livros e tecnologia na mesma história e ainda ambientou as personagens e os acontecimentos com muita competência.

Uma sociedade secreta, uma livraria misteriosa, livros que escondem segredos que somente poucos tem acesso, e um final magnifico.

Recomendo a leitura, livro muito bem escrito, um enredo muito bom, e um mistério intrigante.

Rfgaugustin 01/05/2021

Maravilhoso!
Um livro que mistura bibliofilia, livrarias, pessoas excêntricas, tipografia, sociedades secretas, programadores do Google, sagacidade e a lógica do RPG pode ser ruim?

Recomendo a todos os apaixonados pelos livros. Caso vc conheça a história da tipografia não vai conseguir parar de sorrir ao ler esse livro. Se for nerd então, lerá todo o conteúdo de uma vez já que não conseguirá parar.

Amei.
Superfavorito.
Obrigada, Hanna.

Paulo César 04/02/2021

Não tenho do que reclamar
a História é que estou querendo ler esse livro há anos, literalmente.
Então finalmente consegui pegá-lo para o ler, e no começo você já começa se identificando com Clay Jannon, a cada página você o enxerga vez mais.
Então quando ele começa a trabalhar em uma livraria, (que é o sonho de muitos leitores), a única regra é não lê certos livros, você se pergunta o por quê.
E se indaga o porquê dele respeitar, cadê a curiosidade e aquela vontade de descobrir as coisas?! Então você continua lendo, porque sabe você sabe que ele irá ver o livro proibido e assim, você também descobre o segredo.
Eu poderia dar menos de 3 estrelas, mas acabei dando 5 pelo simples fato dessa curiosidade e como ele revela o segredo da história.
O livro me prendeu até o fim e foi divertido ver Clay sendo tão humano quanto alguém real.

Qnat 22/06/2022

É um livro tipo.... filminho leve da Netflix.

Não há nada surpreendente no livro, mas nada tão "ruim". Ele faz rir, prende a atenção em certas partes, não é muito longo, e tem até uma tentativa de plot twist.

Há muitaaasss referências nerds, muitas, e parece um que foi patrocinado pela Google. Chega a ser exagerado em como o protagosnista é nerd. Não fica tão ruim porque ele é bem humorado (me lembra os protagonistas de John Scalzi, sempre fazendo uma piada). Agora, ele pela idade dele deveria ser um pouco mais maduro né, em relação a suas relações.

Mas, esse excesso de referências hipster me lembrou o livro Mar sem Estrelas (que é um pouco mais complexo em enredo). Mas, da mesma forma que em Mar sem Estrelas essa ânsia do autor parecer tão cool, tão "tomo um chá matcha numa exposição de arte alternativa com meu amigo andrógeno", tão exagerado em parecer "modernoso", foi o único motivo pra eu não dar 5 estrelas. Mesmo que o leitor faça isso (e conheço várias pessoas que fazem isso), acho que ficar falando toda hora disso no livro, o deixa superficial.

O que mais gostei no livro é que o protagonista começa a examinar os dados, simplesmente porque é curioso. Tudo se inicia porque ele tem tempo, habilidade e um problema a resolver (que não precisava ser resolvido), mas o faz por pura curiosidade.
Acho isso lindo.

Eu mesmo, se me derem um banco de dados, eu começo a fazer gráficos, estatística, mapas, só porque gosto de examinar. Pego dados largados de outras áreas do meu trabalho por pura xeratagem, e nisso super me indentifiquei com o protagonista.

PS: Li algumas resenhas e falaram que o autor pode ser um pouco misógeno. De fato, todas personagens mulheres do livro são, na verdade, projeções, o tipo de garota que um adolescente nerd criaria na sua mente. Acho que essa superficialidade nas personagens mulheres deixou o livro um pouco aquém sim, e possivelmente aconteceu por falta de experiência de vida no escritor. Mas, como o livro é em primeira pessoa, e vemos só a descrição do protagonista que declara em vários momentos que tem problemas de relação e inexperiência com o outro sexo, pode ser que faça sentido. Livros em primeira pessoa confundem o que é a visão do autor ou do protagonista.
É só lembrar de livros como Lolita, ou Dom Casumurro... É difícil saber se a superficialidade (sempre na visão em primeira pessoa do protagonista) é algo para caracterizar o personagem mais fechado e "nerd", ou se é realmente uma falha do escritor.

gab 16/11/2022

Google
meu deus que hiperfixação que tinha com o google esse livro, serio, td hora eh google google
coisa chata
podia ter um plot twist bem melhor tb, mas muito paia, basicamente aquele meme do breaking bad sao os amigos que fazemos no caminho
HORRIVEL
e nenhum personagem tem personalidade tb pqp
isadora.borsato 23/12/2022minha estante
Você venceu só de ter conseguido terminar esse tormento.

CassianiMotta 02/02/2023minha estante
Insuportável! O autor provavelmente sonhava com o Google. Fico pensando se ninguém revisou esse livro pra ver as repetições.

Ju 09/07/2013

A Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra
Clay Jannon é um desempregado com padrões cada vez mais baixos para conseguir um novo emprego. Por acaso, encontra a livraria do Mr. Penumbra, e acaba sendo admitido como atendente (detalhe que o que ele considerou sua única esperança de trabalho sempre foi o trabalho que eu sonhei ter e nunca tive... rs...).

E é por causa da livraria que ele vai se transformar, se redescobrir como um ser humano criativo e com uma vida cheia de possibilidades. Ele tem um grande desafio pela frente, e precisará da ajuda de vários amigos para enfrentá-lo. Só passei a gostar realmente do Clay quando ele passou a se preocupar com seu chefe, o meu querido Mr. Penumbra.

Penumbra se tornou minha personagem preferida quase que instantaneamente. Um velhinho simpático e sorridente com olhos muito azuis, dono de uma livraria com estantes que parecem infinitas de tão altas. Super misterioso, aparentemente o mentor de uma sociedade secreta em que as pessoas apresentam seus códigos e retiram livros antigos, sabe-se lá com que motivo. Um apaixonado por seu trabalho.

"- Não sabia que gente da sua idade ainda lia livros - diz Penumbra. Ele ergue uma sobrancelha. - Eu tinha a impressão de que liam tudo em seus telefones celulares."

Além do Penumbra, temos muitas personagens interessantes. Gostei demais do amigo da vida toda de Clay, Neel, seu antigo mestre de RPG e hoje dono de sua própria empresa, que tem um lucro considerável e faz com que a investigação de Clay seja possível.

O livro demorou a me interessar. Apesar do Penumbra ter me conquistado, parecia que a narrativa não ia chegar a lugar nenhum. Até que os acontecimentos começaram a me deixar curiosa, e eu quis solucionar o mistério guardado por essa livraria. Fora que é muito legal a discussão da importância dos livros impressos e também de toda a tecnologia que temos à nossa disposição.

Terminei A Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra sorrindo, e doida de vontade de ler As Crônicas da Balada do Dragão, a série preferida de Clay... Pena que se trata de uma série imaginária... rs...

"Todos os segredos do mundo que merecem ser conhecidos estão escondidos debaixo de nossos olhos."

site: http://entrepalcoselivros.blogspot.com.br/2013/07/resenha-livraria-24-horas-do-mr-penumbra.html
Lore 10/07/2013minha estante
Já havia comentado na resenha no seu blog, porém comentarei aqui novamente (: simplesmente adorei o livro, o clima de mistério e a relação com os livros foi o que mais me chamou atenção e me deixou curiosa. Adorei a frase 'Todos os segredos do mundo que merecem ser conhecidos estão escondidos debaixo de nossos olhos.' acredito que ela seja realmente verdade. Queria frisar também sobre o fato de preferir os livros físicos pelos livros digitais, não troco os livros impressos por nada, sou meio paranoica com relação à isso. Enfim, adorei o livro e adorei a resenha (:

Leilane 10/07/2013minha estante
Que pena que o livro demora para enlaçar o leitor, mas acho que só de ler sobre um ambiente de uma livraria faz compensar essa espera. Fiquei com vontade de ler o livro e a série imaginária também, só de você falar nela, compraria só pelo título hehe.
Beijos

Cris 10/07/2013minha estante
Desde que vi o lançamento deste livro, ele está entre meus desejados. Me lembra muito da história do livro " A sombra do vento" do Carolos Ruiz Zafón, que também fala sobre livros e que foi uma leitura que me marcou muito.
Também adorei a frase que você citou no final.

Juh 11/07/2013minha estante
Aaain JU pra ser sincera amei a frase que vc postou do livro, mas n me interessei muito por ele n. É que n sou muito fã de livros que falam de outros livros, bibliotecas e etc.

Manuella_3 17/07/2013minha estante
Que bom que você concluiu a leitura bem feliz! Eu tenho uma ótima impressão sobre o livro - que ganhei aqui, inclusive. E de cara já gostei da sinopse e da capa sinistra...
Algumas resenhas que li reclamam tb dessa narrativa que parece circular, pq roda e não vai a lugar algum, isso me deixou um tanto desanimada... ainda bem que vc me deu essa boa notícia que depois tudo se arruma e que as personagens são bem construídas.

Thaís 20/07/2013minha estante
Putz, to pasma, que interessante este livro Ju! E o emprego que o Clay conseguiu tbm é meu emprego dos sonhos, imagina trabalhar em um lugar repleto de livros - não sei porque, mas eu sempre achei que os melhores livros da biblioteca eram aqueles que estavam em lugar de difícil acesso - Estou doida para ler! E eu sofro com todos livros que leio e tem algum filme/livro/jogo imaginário, pois tbm fico morrendo de vontade de conhecer...

Luciana 22/07/2013minha estante
Eu comecei a ler o livro ontem, e conseguiu me prender desde o começo, hj já não quero largar o livro...
quero terminar o livro com um sorriso tbm.

Michelli Prado 02/08/2013minha estante
Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas parece ser muito interessante.
Parece ser um livro, de alguma forma, mágico. Bem do estilo que gosto, cheio de mistérios e duvidas. :) lerei quando poder. haha

Sam 13/03/2021

Passatempo cativante
Comprei o livro pela capa em meados de 2015. Fui completar a leitura só em 2021. O livro é muito gosto de ler para passar o tempo e divertido. Me identifiquei muito com a personagem que também atua no mercado de design/comunicação.
O livro é cheio de mistérios e particularidades criativas que tornam a história interessante ao mesmo tempo que brinca com o contraponto entre o universo digital e não-digital.

CassianiMotta 02/02/2023

Ideia boa, execução triste
A premissa de uma aventura com mistério e conspiração entre os livros de uma livraria 24h aliada a uma capa bem trabalhada me atraiu de forma especial.
Porém, foi difícil manter o ritmo de leitura. A narração em primeira pessoa é fraca e o personagem usa muitos adjetivos exagerados para tudo que vê. Clay Jannon é um webdesigner desempregado, ao caminhar pela cidade ele vê a oportunidade de trabalhar em uma livraria diferente. Mr Penumbra exige que seus funcionários registrem cada visitante, o que vestem, o que expressam… Clay Jannon acha tudo isso estranho, também não vê uma diversidade de livros populares à venda, mas está precisando de dinheiro e, por fim, é contratado.
A história se arrasta por cerca de 150 páginas com um protagonista que usa termos técnicos em excesso para demonstrar seu conhecimento em computadores, decide programar, criar modelos em 3D e, aparentemente, qualquer coisa relacionada com computadores. Não sem ficar discorrendo por duas páginas sobre como ele faz cada coisa, enchendo de expressões que o autor parece considerar coisas de “nerd”.

Quando finalmente há algum movimento, é apenas para ficar repetindo o quão incrível e moderno é o Google. Não bastando ser repetitivo, o narrador menciona diversas vezes que provavelmente aqueles jovens do Google (nossa, são tão jovens e geniais, olha como são jovens) provavelmente nunca pegaram em um livro, enquanto as pessoas que se envolvem com os livros mal sabem o que é um kindle. As palavras são outras, mas em resumo é isso que é mencionado em loop.

A história é muito interessante, mas a execução é triste. Eu não sei como consegui concluir essa leitura. Não recomendo pra ninguém!
Younes.Bernaud 10/03/2023minha estante
bah eu tambem li e é bem isso mesmo, do meio do livro adiante é só alguma coisa sobre o google.... nada a ver!

Giovanna 05/02/2020

null
Eu não tinha muitas expectativas pra esse livro e ainda assim terminei decepcionada. Os personagens são extremamente chatos e artificiais, o enredo é um tanto previsível e sinceramente a escrita é péssima. A única coisa que salvou o livro foi a "lição de moral" do final, quando o personagem finalmente desvenda o mistério. De resto, completamente esquecível, e sinceramente, bastante problemático em diversas partes. Dá pra notar claramente o quanto esse autor tem uma séria misoginia internalizada que se reflete em basicamente TODOS os personagens masculinos dizendo coisas absurdas em algum ponto ou outro e tratando isso como se fosse "normal". Sério, quem acha que fazer uma empresa inteira destinada a construir peitos em 3D seria uma coisa aceitável e ok que em vez de extremamente problemático, seria uma "excentricidade" engraçadinha? Pelo amor de Deus. Fora literalmente todas as cenas do protagonista com a garota que é o interesse romântico, nas quais ela só tá lá pra fazer propaganda da Google e resolver magicamente os problemas que aparecem, e mal tem falas nas cenas em grupo. Em praticamente todas as cenas que ela aparece o protagonista sente a necessidade de ressaltar o quanto ela é bonita e gostosa e ela não pode nem falar com nenhum outro homem que o garoto surta (!!!!). Tem hora que eu sinceramente duvidei se o autor já interagiu de fato com uma mulher na vida real porque tipo????????? Todos os personagens, mas principalmente as mulheres, extremamente caricaturizados e/ou sem personalidade alguma (a não ser um traço engraçadinho para atrair o interesse do par romântico).
A premissa geral do livro seria muito boa se não fosse tão porcamente construída e foi praticamente destruída por uma escrita preguiçosa e personagens estúpidos que não agem como pessoas reais. Sério, o autor fez tanto mistério em torno da tal sociedade secreta e no final não só os enigmas foram estúpidos mas ele não explicou de fato nada, e deixou tudo extremamente supérfluo. O final seria incrível se ele tivesse conseguido trabalhar e desenvolver tudo ao longo do livro mas no final ficou apressado e preguiçoso igual o resto do livro, no qual todos os problemas do protagonista eram magica e convenientemente solucionados por um site aleatório que ele achou um dia por acaso.
Alice in worldland 06/08/2020minha estante
Não tava conseguindo terminar esse livro de jeito nenhum e você explicou tudo. Hahah

Tabelini 31/05/2014

Mr. Penumbra
A ideia do livro, de juntar o passado e o presente tecnológico de uma forma que beira o homogênico, é uma ideia fantástica, a sua escrita simples, faz com que a leitura seja leve e simpática.
O desenrolar do enredo ocorre de uma maneira básica, que até certo momento é bom, mas chegado ao ápice da história, chega a ser desanimador, pois, no seu momento de causar uma explosão cerebral, ele é passivo demais, o que causa uma sensação de desconforto ao termina-lo.

Rabelo 27/12/2021

*1.1
Pelo. Amor. De. Deus. Imagina todas as fantasias possíveis de um nerd incel branco. Agora soca tudo em uma premissa sobre livros e organizações secretas.
Fazia MUITO tempo que eu não lia um livro tão ruim em toda minha vida. O início é instigante, mas vai esfriando até que no meio você só lê pela curiosidade de saber o final. Mesmo quando tava rolando um puta mistério, eu ficava entediado e às vezes até largava o livro no meio de uma frase (eu nunca faço isso).
O final, por outro lado, foi gostosinho até.
As personagens femininas tão ali só para preencher a cota de "diversidade", porém são só muletas para os homens brancos. Personagem não branco então, nem se fala. Se tem um é muito.
"Mas João, o livro é de 2013, você precisa relevar essas coisas, é da época." Nem se eu relevar fica bom, gente. Eu tentei DE VERDADE. Foi só pura decepção, principalmente porque tem uma estética que amo: dark academia. Nem isso me animou.
Sophia 03/03/2022minha estante
Siiiiim

Kelvin 13/06/2020

Patrocinado pelo Google?
Este livro me pareceu muito mais uma campanha publicitária para o Google, demorei três anos para conseguir ler este livro. Mas apesar de tudo isso, me suprendeu.
Alanis 13/06/2020minha estante
Não consegui terminá-lo :( Você acha que vale a pena tentar?

Kelvin 13/06/2020minha estante
Olha me custou para ler. Acho um livro que vai por um caminho surpreendente meio fantasioso, mas que no final volta para o mesmo ponto. Não acho que seja uma super história, mas acho interessante quando o autor leva para este caminhos fantasiosos e mágico (só não espere isto até o final haha)

Regiane @agentejaleu 29/04/2020

Mistura interessante
Clay , um Web designer desempregado a algum tempo, aceita trabalhar como recepcionista numa livraria 24 h no turno da noite. Tanto o proprietário o próprio Mr Penumbra quanto a livraria são bem peculiares. .

O público é seleto, tem sessões das prateleiras secretas nas quais Clay não tem autorização de mexer, somente os sócios. .

Mas Clay é curioso é acaba descobrindo o que não deveria. Com a ajuda de sua então namorada que trabalha no Google , com o auxilio da tecnologia, ele acaba conhecendo segredos guardados a muito tempo, séculos até. .

Uma mistura de tecnologia, oculto, conspiração internacional , códigos secretos , personagens cativantes, foi uma boa leitura. .

Escrita fluída, li para uma leitura coletiva . Eu gostei, mas é um livro que não sei se leria se não fosse o grupo, não é meu tipo de leitura. Mas foi ótimo sair da zona de conforto.