Sonho Grande Cristiane Correa

Resenhas - Sonho Grande

Eduardo 19/04/2013

Grande livro
Esqueçam o Eike Batista, que apesar de ser inegavelmente rico conta com crédito demais do BNDES e, pelo menos até o momento, vendeu mais projetos do que resultados, esse livro conta a história dos três caras mais espetaculares da geração de homens de negócios deles, e não apenas pela fortuna que acumularam nos últimos quarenta e poucos anos, mas pela cultura espetacular que criaram (ou copiaram, como os próprios preferem afirmar).

A primeira premissa do trio é a meritocracia, dividir a companhia com os melhores, permitindo que estes ganhem bônus na medida do seu desempenho e tornando os melhores dos melhores sócios, para enriquecer todos os envolvidos que tenham desempenhos espetaculares. Outra é um controle inclemente das despesas, os diretores não tem secretária ou mesmo sala particular, nem carro da firma com motorista, viajam na classe econômica e quando se hospedam em hotéis os executivos tem que dividir quarto com um colega. A informalidade é a lei, as pessoas não usam terno, mas calça e camisa, sendo a hierarquia um mero detalhe. O último ponto que destacarei é a valorização que eles dão ao maior ativo de uma companhia: gente. E esse último ponto vai para além das companhias, visto que o trio é comprometido com dar oportunidade a pessoas que tenham talento e não tenham recursos através das ONGs que comandam.

Como a autora descreve, não é qualquer um que consegue se adaptar à cultura da meritocracia, onde se trabalha muito, mas aqueles que conseguem e prosperam são extremamente bem recompensados. Num tempo onde uma parte gigantesca das pessoas quer fazer um concurso público apenas para ter estabilidade e não ter que se esforçar e não ter a menor preocupação em realizar algo grande, esse livro é um bote salva-vidas contra a mediocridade, afinal, como o próprio Jorge Paulo Lemann (na minha opinião o maior homem de negócios a atuar no Brasil desde o Conde Matarazzo) prega: "ter um sonho grande e um sonho pequeno dá o mesmo trabalho".

A autora contou uma história que já é interessante e inspiradora por si só de uma maneira muito agradável. É o tipo de livro que merece muito mais do que as cinco estrelas possíveis

RobertoPC 18/03/2016minha estante
Muito boa análise. E o tempo mostrou a face do Eike.

Lucavarsan 03/01/2022minha estante
Excelente análise amigo!

Leonardo 18/10/2018

Uma piada
Uma porcaria feita pra ser empurrada goela abaixo de pseudo empreendedores que pensam que ficarão bilionários se esforçarem bastante. O livro tenta vender essa ideia em todas suas insuportáveis páginas, se você tonto pode acreditar, se não você irá perceber como a autora romantiza a vida dos três playboys privilegiados que por onde passaram deixaram um rastro de exploração, demissões em massa e assédio moral, tudo é relativizado, até os problemas nas justiças que os três patetas acumulam. Típico livro unidimensional engana trouxa feito pra vender o sonho da meritocracia, como se todo mundo pudesse estudar nas melhores universidades do mundo igual esses três porcos ambiciosos. Lixo
Mari 16/07/2019minha estante
Exatamente.

VAtor.0 03/05/2020minha estante
Parabéns era isso que eu queria ouvir

Li o livro O X DA questão antes do Eike quebrar mesma parada

mrcs' 27/09/2013

Brilhante
Quando crescer mais um pouco quero ser igual esses caras kkkk. Se arriscaram em empreendimentos que sequer conheciam o funcionamento, o mecanismo e se aventuraram para aprender a gerir os negócios das empresas que adquiriram, uma após a outra. A meritocracia empregada por eles e' fascinante, fez com que todos os sócios e ex-sócios se esforçassem e fossem recompensados, realmente uma lição. Acho que a coca cola e' sonhar um pouco grande demais, porém a pepsi, como um ex sócio deles já falou, cabe tranqüilamente na cartilha de empresas desses gigantes do empreendedorismo brasileiro. Excelente leitura, recomendo a todos os que buscam estimulo para enriquecer honestamente.

mrcs' 19/12/2013minha estante
Não tenho... Mas você deve achar no iba.com.br, ou o impresso mesmo. Vale a pena...

Marcilio 02/05/2013

Um Bom Livro
Jorge, Marcel e Beto, sem dúvida, estão entre os mais bem sucedidos empresários brasileiros na história recente do nosso capitalismo. Estão porque conseguiram de maneira inteligente, ágil e surpreendente tirar o máximo proveito das oportunidades que surgiram em suas vidas. Aplicaram na prática o que existe nos livros e nas melhores teorias sobre o empreendorismo do capital. Evidente que para tanto eles foram incentivados, cada um a sua maneira, por uma enorme ambição. Ambição que, aliás, o capitalismo exige de quem quer ter, de fato, muito dinheiro no bolso. Se o capitalismo é movido por predadores e presas, os três empresários estão com certeza no topo da cadeia e são, além de tudo, implacáveis na busca de seus objetivos.

Em "Sonho Grande", Cristiane Correa nos mostra que eles souberam, como ninguém e com extrema maestria, aplicar conceitos básicos da velha receita para se ficar rico: minimizar os custos, independente do ramo de atividade da empresa, para assim, maximizar os lucros.

É curioso notar que no Brasil, em particular- talvez exista uma explicação cultural para isso - até as grandes empresas como as célebres: "Lojas Americanas"; "Brahma" e "Antarctica", funcionavam num ambiente corporativo de muita desorganização e desperdício de dinheiro.
Assim, bastava para os três empresários, organizar a casa e eliminar os desperdícios. Sim porque se tratavam de grandes empresas com considerável geração de caixa.

Acredito que no livro, Cristiane Correa procurou valorizar as principais virtudes destes empresários. Além de estudar nas melhores escolas; aprender com qualquer situação que se apresentou; reconhecer que sempre há pessoas muito boas e mais talentosas que nós; trabalhar muito e sem medo; e se cercar dos melhores profissionais que surgiram na vida deles. Jorge, Marcel e Beto sempre foram muito disciplinados, sempre tiveram grande determinação, uma enorme objetividade, não perdem o foco no que é mais importante por nada, e, sobretudo, são sujeitos de enorme simplicidade.

Não que nós vamos chegar onde eles chegaram, mas a lição que fica ao se ter uma breve noção sobre a história de vida desses três empresários é: seja simples, determinado e sempre esteja preparado.

Um bom livro.

Marcilio Estefânio Araujo

Niasi 06/05/2013

Sonho Grande
Livro muito bem escrito, prende a atenção e nada cansativo.
Muito interessante para quem trabalha com finanças aqui no Brasil por contar fatos relevantes de uma época bacana do mercado de valores mobiliários.
Apesar da autora puxar um pouco o saco do Jorge Paulo Lemann e ocultar um pouco os tropeços do trio vencedor, o livro é muito bem fundamentado.
Ótima leitura além de ser de grande motivação saber mais desses três grandes brasileiros, que estão mostrando ao mundo o potencial do brasileiro trabalhador e bem educado.
Palmas aos 3 e palmas a escritora.

Layziane 12/07/2021

Livro de simples leitura, porém que agrega muito e nos faz refletir sobre como podemos melhorar em nossa vida e trabalho. Indico muito!
Wander 12/07/2021minha estante
Leia os outros os da mesma autora. Tem a mesma pegada. Vale apena a leitura.

Bernardo Obadia 06/09/2013

Simplesmente Fantástico !!!

Roberta Péret 14/08/2019

Sonho grande
Não amei. Tinha expectativas quanto ao livro mas achei tudo muito superficial. A leitura não me prendeu e apenas segui para concluir meta de leitura
VAtor.0 03/05/2020minha estante
Meio que eles querem se vangloriar?

Luis Gustavo 20/07/2020

Sonho grande
Um resumo desde a formação em Havard até a aquisição de empresas como AmBev
Daniel1246 27/08/2023minha estante

NORONHA 09/04/2019

Muito resumido
Livro bom, que dá um exemplo de foco e determinação, mas extremamente resumido. Não creio que a trajetória do trio esteja contida nas 245 paginas do livro, sem bem que a autora reconhece que o trio nao quis colaborar para o livro. Enfim, não pode ser qualificada com a história oficial da trajetoria de Lemann e sócios.
Vale a pena ler?

Césard 25/02/2014

One trick pony
Leitura envolvente daquelas que nos aliena e nos leva a entender a essência do verdadeiro desejo de ser excelente no que se faz, e entender que meta,tempo,foco,ética e desejo de vencer são as principais bases do sucesso e da conquista dos seus sonhos.
Nadine 17/04/2014minha estante
Acredito que aliena não seja um termo correto.
Tenta usar: que nos prende, nos envolve.
;)

Amaurijbarros 01/07/2021

Sonho Grande
Uma parte permitida deste empresário que com sua visão reúne mais duas pessoas e juntos conseguem formar um colosso no chamado AMBEV e outras conquistas.
Recomendo a leitura.
Ricardomota76 01/07/2021minha estante
Top! Um dos próximos a ler... ?

Bruno.Defaveri 14/08/2021

Trio de Ouro
Livro de fácil leitura, mostra como três empresarios brasileiros conseguiram num novo modo de empreendedorismo pros modos tradicionais brasileiros conseguirem projeção a nível mundial.
Henrique 14/08/2021minha estante
Excelente gosto de leitura, meus parabéns!

Humberto3 23/02/2021

Um livro sobre cultura empresarial
O trio de empresários brasileiros, que atualmente controlam as empresa Ab-inbev, americanas, burguer king, Heinz, ALL, são Carlos e muitas outras querem o sonho de grande de continuar a crescer ainda mais.
O livro traz, na verdade, a descrição fidedigna de como os três sócios implementaram sua cultura empresarial e como a perpetuam ate então.
Controle de custos, partnership e meritocracia são as palavras de ordem na empresa do 3G.
Leitura impressionante.
Juliana Rodrigues 23/02/2021minha estante
Nossa, fiquei curiosa! ?

Pedro.Ribeiro 25/09/2016

Expectativas altas demais
Lineage livro logo após ler a biografia do Elon Musk. Fiquei desapontado com o empresariado brasileiro e com o tamanho do corporativismo.
Mariana 23/10/2016minha estante
Tive exatamente a mesma impressão. Também li depois da biografia do Elon Musk.