Sonho Grande

Sonho Grande Cristiane Correa




Resenhas - Sonho Grande


166 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Carla.Parreira 07/05/2024

Sonho grande (Cristiane Correa). Melhores trechos: "...Para eles, acumular dinheiro é mais uma consequência que umobjetivo. 'Não se trata de pensar se eu ganhar um milhão de dólares ou um bilhão de dólares o jogo acabou. Até porque, a partir de certo ponto, o dinheiro
não tem mais utilidade', diz o investidor... O entrevistador queria apenas ver qual seria a reação do candidato. Reza a lenda que um dos jovens chegou a arremessar uma
cadeira para quebrar o vidro, de tão desesperado que estava para conseguir o
emprego. Outra estratégia dos entrevistadores do Salomon Brothers era ficar em silêncio. O candidato entrava na sala e o entrevistador não falava nada. O
candidato o cumprimentava, ele não falava nada. O candidato discorria sobre
suas experiências ou contava uma piada – e nada. Nem um sorriso, nem uma
palavra. O entrevistador apenas olhava fixamente nos olhos do coitado à sua
frente. Quanto tempo alguém resiste a uma situação dessas? Como reage? Era
isso que o entrevistador queria saber... Sam Walton tinha 44 anos e um bocado de experiência em varejo quando abriu a primeira loja Walmart em Rogers, uma cidadezinha no Meio
Oeste americano à época com menos de 6 mil habitantes. Desde o começo ele
decidiu que preço baixo seria o motor de sua empresa. Num setor de margens
espremidas como o varejo, isso implicava um controle quase doentio sobre os
custos. Em sua autobiografia, Made in America, Walton escreveu que as primeiras lojas – espaços amplos e extremamente simples, com produtos empilhados por todos os lados – eram tão precárias que numa delas as roupas à venda eram penduradas em canos de conduíte em vez de expostas nas araras tradicionais. Espremer os fornecedores para conseguir os menores preços era também uma prática recorrente. O fundador fazia de tudo nas lojas: controlava estoques, orientava funcionários, conversava com clientes, buscava pessoalmente novos
fornecedores e sempre visitava pontos de venda de concorrentes. Jamais fez o
estilo do sujeito encastelado em seu escritório. Boa parte de seu tempo era gasta procurando gente capaz de ajudá-lo a tocar a empresa. Com o crescimento do
Walmart, começou a distribuir planos de ações entre seus melhores funcionários... Na Lojas Americanas, Beto Sicupira sempre foi paranoico com controle de
despesas. Costumava dizer que 'custo é como unha, tem que cortar
sempre'. Sua outra obsessão era identificar novas oportunidades de ganhos que
poderiam surgir no negócio – de preferência, que exigissem baixos
investimentos. Foi assim, por exemplo, que nasceu a São Carlos
Empreendimentos Imobiliários, em 1989... A Lojas Americanas era então a líder do varejo brasileiro. Nada melhor que trazer para o Brasil a maior rede do mundo e acelerar ainda mais sua expansão. O acordo entre as duas partes previa que o Walmart teria 60% da nova empresa
criada no Brasil e que à Americanas caberia o restante. Quando o negócio foi
anunciado, a concorrência tremeu. Contra todas as expectativas, deu tudo errado. Como o Walmart nada sabia sobre os hábitos de consumo dos brasileiros, simplesmente reproduziu aqui o que fazia nos Estados Unidos – o que significava, por exemplo, vender bolsas
para tacos de golfe, tilápias vivas e coletes salva-vidas em suas lojas. A Lojas
Americanas, minoritária, pouco conseguia apitar sobre o destino da operação.
'O pessoal do Walmart falava que a receita deles funcionava nos Estados Unidos
e que funcionaria aqui também', lembra José Paulo Amaral. 'Na inauguração do
Supercenter de Osasco (na Grande São Paulo), avisamos que era preciso colocar
etiqueta eletrônica para evitar furtos, mas eles não ouviram. Foi uma festa para
os bandidos. Roubaram barbeador, roupa, camisa, tudo'... Três anos depois da
assinatura do acordo, a varejista brasileira vendeu sua participação ao Walmart.
Beto Sicupira e seus sócios foram forçados a abrir mão do sonho de se associar à maior varejista do mundo para preservar o caixa da Americanas – uma decisão da qual jamais se arrependeram. Sem os sócios locais, a operação brasileira do Walmart levou quase uma década para finalmente entrar nos eixos... A Brahma era um celeiro de burocracia, desperdício e ineficiência. Suas despesas administrativas saltaram de 12% para 17% da receita operacional líquida de 1988 para 1989, num caso raro de custos supostamente fixos que se mostraram
variáveis. As fábricas da companhia estavam envelhecidas, com máquinas cuja
idade média era de 40 anos... Um dia eu ousei abrir um livro em pleno
horário de expediente, os mercados a toda, para estudar um pouco. As pessoas em
volta me olharam espantadas, como se eu fosse um ET. Tive vontade de sumir dali.
Naquele exato momento percebi que o banco não era para mim... Você não tem ideia das coisas que a gente consegue na vida sem fazer conta. Aliás, se fizer muita conta você não sai nem da casa dos pais...”
comentários(0)comente



Derlane Lima 07/02/2024

Lideres diminuam suas dores de cabeça
Se eu tivesse tido acesso a este livro no ano passado, teria "copiado" como os autores dizem, grandes ideias para melhorar minha equipe e teria tido bem mais sucesso.

Lamento, mas não tanto. Pois o livro é cheio de grandes ensinamentos e consegui tirar bastante proveito.
comentários(0)comente



Henrique 04/02/2024

Lemann gênio
Desde o começo de sua carreira como estagiário no Credit Suisse até se tornar um dos maiores empresários do mundo, o livro narra a trajetória da carreira de Lemann e os princípios e práticas que permeiam a cultura das instituições que ele cria.

Dentre as práticas e princípios que compõe a fórmula para o sucesso repetida por Lemann, creio que as mais importantes sejam: meritocracia, controle obsessivo dos custos e contratação e retenção de gente boa que possa ajudar a expandir e perpetuar os negócios.

Talvez minha maior crítica ao livro seja que há muitas passagens irrelevantes e fofocas acerca do trio de sócios e executivos que trabalharam com eles. Por causa disso, me peguei skimmando diversos trechos.

No geral, é um bom livro para quem se interessa por empreendedorismo e quer entender como muitos construíram sua riqueza por meio da construção honesta de empresas.
comentários(0)comente



carolpassosgonn 30/01/2024

Meritocracia não existe
O livro é muito baseado em meritocracia, mas já sabemos que esse é um conceito falacioso. Foi bom para saber onde não gostaria de estar e ter certeza sobre coisas que não concordo.
comentários(0)comente



Clara 27/01/2024

Muito bom, ótimos insights, a técnica que esses caras compartilham aqui salvou milhares de empresas, uma receita feita várias vezes não funciona? a resposta é um: sim!!
comentários(0)comente



Anne Gonçalves 15/01/2024

Meritocracia
Livro é interessando do ponto de vista ecônomo e tal , mas achei ele bem repetitivo .
Do começo ao fim , quase uma lavagem cerebral
comentários(0)comente



Raphael92 24/12/2023

Os donos do mundo (ou quase)
Simplesmente fantástico como foi escrito, e ainda mais fantástica a história de Jorge Paulo Lemamm, Marcel Herman Telles e Beto Sicupira!
O livro conta em detalhes como os 3 sócios saíram de banqueiros (grandes banqueiros) a donos da maior cervejaria do mundo (AB-InBev). Conta todos os métodos que eles aplicavam nas suas firmas e que os fizeram bem sucedidos!
O livro de abre o horizonte para novas ideias e ideologias!
comentários(0)comente



Pedro.Oliveira 07/11/2023

O livro é uma boa biografia de sobre a carreira empresarial do trio da 3G Capital, seguindo como espinha dorsal um pouco da vida do fundador do Garantia, Jorge Paulo Lehman.

Como o mundo dos negócios é dinâmico, pode-se decepcionar o livro contar a trajetória dos empresários até 2013 e não contemplar os últimos 10 anos do grupo.
comentários(0)comente



Saanches 24/10/2023

Mentes Brilhantes do Nosso País ??
"Sonho Grande" é um livro escrito por Cristiane Correa que narra a trajetória de três dos empresários mais notáveis do Brasil: Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira. A obra oferece uma visão profunda das estratégias de negócios, determinação e visão que impulsionaram esses homens a construir um império empresarial de sucesso.

A narrativa detalha como Lemann, Telles e Sicupira lideraram a aquisição e expansão de várias empresas, incluindo a transformação da AmBev em uma das maiores cervejarias do mundo. O livro explora sua abordagem única de gestão, foco na meritocracia e compromisso com a excelência operacional.

"Sonho Grande" é uma leitura inspiradora para empreendedores e líderes, destacando a importância de sonhar alto, persistência e a busca incessante pela melhoria. Mostra como o trio de empresários aplicou esses princípios em seus negócios, criando um legado empresarial notável no Brasil e além.

Em resumo, o livro "Sonho Grande" oferece lições valiosas sobre empreendedorismo, liderança e estratégia de negócios, e é uma leitura recomendada para aqueles que buscam compreender o sucesso desses empresários e aplicar seus princípios no mundo dos negócios.
comentários(0)comente



dim_e_oslivros 21/10/2023

Não esse livro não é de autoajuda rsrs
Sonho Grande conta a história de Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira e de suas escolhas empresariais de sucesso, mostra a trajetória desses grandes empresários e suas tomadas de decisões, sempre focando em algo grande. O livro narra como eles se conheceram e decidiram criar o império que possuem hoje, enxergando além de investimentos em empresas nacionais.
Apresenta também uma das iniciativas sociais de Jorge Paulo Lemann, a criação da Fundação Lehmann, que dá oportunidades para jovens estudarem fora do país, com todas as despesas pagas, incentivando-os a sonhar grande. Afinal.... "Sonhar grande e sonhar pequeno dá o mesmo trabalho!" frase de Jorge Paulo Lemann

site: https://www.instagram.com/p/CUgU1v4rRUU/
comentários(0)comente



Layse.Siqueira 11/10/2023

É um livro para quem gosta de biografias do mundo empreendedor. É ainda mais interessante porque retrata a trajetória de empresários brasileiros. No entanto, não foi uma leitura que me prendeu. Abandonei o livro diversas vezes até conseguir concluir. Talvez seja questão de gosto.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Badlouis 01/03/2023

Trajetória gigante do trio
Após ler esse livro concluí que os 3 são alto nível.
Uma trajetória gigante!!!
Bom demais saber os passos e como operam, esse livro é uma aula.
Aos que fala que o capitalismo é malvadao, aí está mais um livro que mostra que não é, tamanha são suas conquistas e o quanto ajudaram e ajudam as pessoas que não tem condições.
Infelizmente derraparam na gestão da americanas, mas não perdem o crédito pelos feitos.
GiB@ 29/03/2023minha estante
Alto nivel de falcatrua !!! kkkk uma vergonha brasileira




Deda 05/02/2023

Importante leitura principalmente após os eventos com lojas americanas. O pensamento do trio está nu e cru no livro. Basta ler com atenção e terá uma opinião muito mais embasada sobre os acontecimentos.
GiB@ 29/03/2023minha estante
Eles falam no livro quanto levaram na jogatina de "exxxxxperts" ???




166 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR