Sonho Grande

Sonho Grande Cristiane Correa

Resenhas - Sonho Grande

Junia 28/08/2016

Fantástico
Um livro incrível, capaz de cativar independente da sua ocupação ou sonhos. Mostra o quanto é importante o trabalho duro, a persistência, a humildade e, ao mesmo tempo, ter sonhos grandes, capazes de mover o mundo. Já admirava o trio e agora os admiro ainda mais. Recomendo a leitura!

valino 27/08/2016

Imperdível!!!
Esse livro é simplesmente imprescindível para qualquer empreendedor brasileiro ou para quem quer conhecer a história dos maiores empresários em atividade no Brasil.

Lemann, Sicupira e Telles fizeram (e fazem) um trabalho tão sensacional, que são referências até por gurus do empreendedorismo como Jim Collins.
Eles revolucionaram a maneira de fazer negócios e de gestão, levando a risca o sistema de meritocracia. Até hoje fazem diversos milionários, transformando em sócios quem um dia começou como estagiário.
O livro mostra desde o início empresarial do fundador Lemann, até a conquista de empresas a nivel mundial (e simbolos do capitalismo americano) como Heinz e Budweiser.
Nos mostra também todo o trabalho incansável e estratégias agressivas que os levaram a se tornar um dos maiores (se não o maior) holding nacional (e mundial).

Enfim, um livro sensacional e imperdível para qualquer pessoa!!!!

Grillo_silva 19/06/2016

Os caras são bons....
Terminei!(17/30): Sonho Grande, da autora Cristiane Correa,
Publicado pela editora sextante. Sobre a história: eu não tenho costume de ler livros festa temática, mas como foi recomendação de um amigo, resolvi encarar. Você acompanha a história de 3 brasileiros que não vieram de famílias ricas, e em 1970 eles se juntaram e criaram uma corretora com a política de meritocracia. Hoje são nada mais nada menos que donos das seguintes empresas: Ambev, Americanas, Budweiser e Heinz. O livro é um relato histórico de como este império internacional começou, e a metodologia testada a cada novo desafio deles. Sobre o livro: o livro é rápido de ler, tem uma sessão de fotografias mostrando momentos importantes dos 3. Conclusão: nota 3 de 5 possíveis. Não é meu tipo de leitura, mas é bem interessante.

Isotilia 23/05/2016

Confira no blog!
O livro traz muitas reflexões pra vida. Confira a série de posts no blog!

site: http://500livros.blogspot.com/2016/05/sonho-grande-cristiane-correa.html

Carla.Parreira 07/05/2024

Sonho grande (Cristiane Correa). Melhores trechos: "...Para eles, acumular dinheiro é mais uma consequência que umobjetivo. 'Não se trata de pensar se eu ganhar um milhão de dólares ou um bilhão de dólares o jogo acabou. Até porque, a partir de certo ponto, o dinheiro
não tem mais utilidade', diz o investidor... O entrevistador queria apenas ver qual seria a reação do candidato. Reza a lenda que um dos jovens chegou a arremessar uma
cadeira para quebrar o vidro, de tão desesperado que estava para conseguir o
emprego. Outra estratégia dos entrevistadores do Salomon Brothers era ficar em silêncio. O candidato entrava na sala e o entrevistador não falava nada. O
candidato o cumprimentava, ele não falava nada. O candidato discorria sobre
suas experiências ou contava uma piada – e nada. Nem um sorriso, nem uma
palavra. O entrevistador apenas olhava fixamente nos olhos do coitado à sua
frente. Quanto tempo alguém resiste a uma situação dessas? Como reage? Era
isso que o entrevistador queria saber... Sam Walton tinha 44 anos e um bocado de experiência em varejo quando abriu a primeira loja Walmart em Rogers, uma cidadezinha no Meio
Oeste americano à época com menos de 6 mil habitantes. Desde o começo ele
decidiu que preço baixo seria o motor de sua empresa. Num setor de margens
espremidas como o varejo, isso implicava um controle quase doentio sobre os
custos. Em sua autobiografia, Made in America, Walton escreveu que as primeiras lojas – espaços amplos e extremamente simples, com produtos empilhados por todos os lados – eram tão precárias que numa delas as roupas à venda eram penduradas em canos de conduíte em vez de expostas nas araras tradicionais. Espremer os fornecedores para conseguir os menores preços era também uma prática recorrente. O fundador fazia de tudo nas lojas: controlava estoques, orientava funcionários, conversava com clientes, buscava pessoalmente novos
fornecedores e sempre visitava pontos de venda de concorrentes. Jamais fez o
estilo do sujeito encastelado em seu escritório. Boa parte de seu tempo era gasta procurando gente capaz de ajudá-lo a tocar a empresa. Com o crescimento do
Walmart, começou a distribuir planos de ações entre seus melhores funcionários... Na Lojas Americanas, Beto Sicupira sempre foi paranoico com controle de
despesas. Costumava dizer que 'custo é como unha, tem que cortar
sempre'. Sua outra obsessão era identificar novas oportunidades de ganhos que
poderiam surgir no negócio – de preferência, que exigissem baixos
investimentos. Foi assim, por exemplo, que nasceu a São Carlos
Empreendimentos Imobiliários, em 1989... A Lojas Americanas era então a líder do varejo brasileiro. Nada melhor que trazer para o Brasil a maior rede do mundo e acelerar ainda mais sua expansão. O acordo entre as duas partes previa que o Walmart teria 60% da nova empresa
criada no Brasil e que à Americanas caberia o restante. Quando o negócio foi
anunciado, a concorrência tremeu. Contra todas as expectativas, deu tudo errado. Como o Walmart nada sabia sobre os hábitos de consumo dos brasileiros, simplesmente reproduziu aqui o que fazia nos Estados Unidos – o que significava, por exemplo, vender bolsas
para tacos de golfe, tilápias vivas e coletes salva-vidas em suas lojas. A Lojas
Americanas, minoritária, pouco conseguia apitar sobre o destino da operação.
'O pessoal do Walmart falava que a receita deles funcionava nos Estados Unidos
e que funcionaria aqui também', lembra José Paulo Amaral. 'Na inauguração do
Supercenter de Osasco (na Grande São Paulo), avisamos que era preciso colocar
etiqueta eletrônica para evitar furtos, mas eles não ouviram. Foi uma festa para
os bandidos. Roubaram barbeador, roupa, camisa, tudo'... Três anos depois da
assinatura do acordo, a varejista brasileira vendeu sua participação ao Walmart.
Beto Sicupira e seus sócios foram forçados a abrir mão do sonho de se associar à maior varejista do mundo para preservar o caixa da Americanas – uma decisão da qual jamais se arrependeram. Sem os sócios locais, a operação brasileira do Walmart levou quase uma década para finalmente entrar nos eixos... A Brahma era um celeiro de burocracia, desperdício e ineficiência. Suas despesas administrativas saltaram de 12% para 17% da receita operacional líquida de 1988 para 1989, num caso raro de custos supostamente fixos que se mostraram
variáveis. As fábricas da companhia estavam envelhecidas, com máquinas cuja
idade média era de 40 anos... Um dia eu ousei abrir um livro em pleno
horário de expediente, os mercados a toda, para estudar um pouco. As pessoas em
volta me olharam espantadas, como se eu fosse um ET. Tive vontade de sumir dali.
Naquele exato momento percebi que o banco não era para mim... Você não tem ideia das coisas que a gente consegue na vida sem fazer conta. Aliás, se fizer muita conta você não sai nem da casa dos pais...”

Jailson Araujo 19/04/2016

Ãtima leitura
A história da vida empreendedora dos três empresários brasileiros que conquistaram o mundo com sua filosofia de negócio.

Rodolfo 12/04/2016

Meritocracia
Livro que conta a história de como surgiu a maior empresa privada do Brasil. Relatando desde de o inicio do banco Garantia na década de 1970, até as mais recentes aquisições da AB Inbev. O livro conta que o caminho é o da meritocracia, e onde os melhores são premiados e os piores são eliminados.

MauricioTiso 05/07/2014

Livro de Consulta: A história da carreira do triunvirato do Garantia, muito focado em Gente, cultura, processo e redução de custo.
É muito interessante observar um caso prático onde a aplicação de técnicas de gestão e processo funcionaram e continuam funcionando.
Inspirador.

Maxcom 01/03/2016

Sonho grande
não tinha interesse no começo, mas fui conquistado pela historia, revi meus conceitos de gestão e visão para crescimento, indico para qualquer posição hieriarquica.

Marcio 23/02/2016

Inspriador
Uma aula sobre meritocracia, controle de custos e melhoria contínua.

Claudio.Castaldelli 10/02/2016

Bom livro...mas as declarações são de terceiros e não dos próprios
OK.

Lex 09/02/2016

Sonho Grande
Boa Leitura ! Exemplo de comprometimento, foco e redução de custos .

Su 28/01/2016

Ler esse livro foi uma experiência transformadora, me fez pensar sobre os meus hábitos e a mania que a maioria das pessoas tem de achar que aqueles que conseguem algo grandioso recebem algum tipo de ajuda, o que não é verdade. A trajetória para realizar um sonho grande é tempestuosa e requer esforço, determinação e sobretudo meritocracia (termo usado no livro, que diz respeito ao mérito do funcionário, e se aplica também a vida cotidiana).
Esse livro fala sobre a trajetória de três empresários brasileiros (Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira) que ganharam o mundo. É interessante falar que a autora não teve a oportunidade de entrevista-los, então ela escreveu se baseando em noticias e fez entrevistas com várias pessoas que trabalharam com eles.
Vemos como tudo começou. Como surgiu a corretora Garantia que depois veio a comprar a Brahma e as Lojas Americanas. Como a Brahma acabou comprando a Antarctica e formando assim a AmBev, que foi vendida para a Interbrew, dando origem a ImBev. E, por incrível que pareça, Jorge, Marcel e Beto conseguiram se tornar os maiores acionistas da ImBev.
O ponto alto desse livro é nos mostrar que sonhos, sejam eles quais forem, são possíveis. Claro se houver empenho da nossa parte. Pois, para consegui-los teremos que empenhar nosso tempo e energia, não por um dia, um mês ou um ano, e sim pela vida inteira. O que aprendi com Jorge, Marcel e Beto é que eu nunca vou realizar o meu sonho, porque quando o conseguir eu vou sonhar algo maior ainda, e que o dinheiro é a consequência de fazer algo que se ama. Isso é a opinião de uma relés mortal, que nada tem a ver com o mundo dos negócios.

site: http://detudoumpouquino.blogspot.com

Paula.Abranches 25/01/2016

inspirador
Tinha vontade de ler esse livro faz alguns anos e, finalmente nas férias de 2015, encontrei um tempinho para devorá-lo. Sim, um pouco mais de um dia de leitura intensa. Na última página quis traçar metas mais arrojadas na minha vida profissional, eu estava extremamente inspirada pelos feitos desse trio. Leitura leve e bem narrada.

Washington.Santos 05/01/2016

sonho grande que todos temos
excelente livro que porventura não tinha muito interesse em ler, mas acabei gostando por ser uma leitura que prende o leitor, além de contar uma excelente história de 3 empreendedores proeminentes, um livro para ser lido mais de uma vez.