Retalhos

Retalhos Craig Thompson

Resenhas - Retalhos

Choquei.amo-te 17/05/2024

Livro bem emotivo, os desenho são bem feitos e bonitos, a história da vida contada por meio de retalhos/fragmentos, a progressão do pensamento e o desenvolvimento da nossa personalidade e ideias fazem parte da obra, muito bom, vlw a pena

Juuh 16/05/2024

Sentimentos no formato de desenho
Incrível como este Graphic Novel traz de forma lúdica sentimentos, emoções e pensamentos através de seu desenho.

Não bastasse as lindas representações, a história é profunda e traz um personagem extremamente profundo e cheio de problemas e traumas.

A história se desenvolve muito bem e finaliza de um modo real e palpável, que me trouxe muita identificação, tamanha que nunca imaginei ser possível, como se tendo o mesmo sentimento do protagonista eu não me senti sozinha em um assunto tão pessoal e profundo.

Leonardo1003 14/05/2024

A união dos Retalhos pode transformar a vida.
Momentos são pedaços de todo o universo incrível do viver. Cada lugar, pessoas, reações e sentimentos, vão construir e transformar nossas vidas. Os acontecimentos determinam como vai ser nosso amanhã. Incrível.

Bernardo_Rafael 29/04/2024

Livro que bateu forte.
A simplicidade de apresentar mais um livro semi-autobiográfico atrai leitores desavisados como eu. Em preto e branco, com desenhos inspiradíssimos, a historia te arrasta lentamente para a depressão profunda (pelo menos para mim). Me identifiquei tanto com o personagem que por diversos momentos esqueci de ler e fiquei só lembrando das minhas próprias percepções sobre a vida enquanto crescia.
O livro é lindo o sentido mais amplo da palavra. Envolvente, sensível e pesado.
Como é crescer na igreja? Como lidar com as contradições e a rebeldia inerente a quem pensa de forma crítica? Como é que se liberta das amarras que vem com a criação? Esses dilemas que me envolveram à trama, os rompantes emocionais, os desesperos de um personagem tão parecido comigo mesmo.
Emprestei o livro para meu irmão mais novo e, ele devorou tudo em uma única tarde. Até hoje não sei se ele teve a mesma impressão que eu.

Enfim. Cenas fortes desenhadas com uma perícia invejável, sem apelar para imagens brutais. Ainda bem que tive um pouco mais de sorte do que os personagens principais.

Zana 07/04/2024

Retalhos é o livro da minha adolescência, quando encontrei esse livro na biblioteca da escola não tinha pensado que seria o livro que me ajudaria a formar quem eu sou hoje. Ele trata de uma crença fanática ao qual eu adotava, através dele consegui ponderar e recalcular.
É um livro incrível, ao qual me emocionei e depois de 11 anos que eu li esse livro pela primeira vez, tenho que dizer... sinto uma imensa saudade, e gostinho de quero ler novamente.

Nalva 31/03/2024

Somos todos feitos de retalhos
Li na metade do ano passado, mas ainda me sinto em processo de remendo...
são tantos tópicos explorados, uma linguagem tão empática e crua ao mesmo tempo. os desenhos, então... que sensibilidade.
a vida familiar as vezes pode ser traumática e deixar marcas eternas na alma, e todo processo de cura é lento e irregular.

Larissa3604 29/03/2024

Um dos críticos descreve na capa do livro ele sendo "dolorosamente sincero", acho que essa é a melhor forma de descreve-lo, os conflitos de cidade pequena e extremamente religiosa, o temor a Deus, os problemas da adolescência e o início da vida adulta, o saudosismo da infância, são temos abordados de forma brilhante nesse livro, além das ilustrações estarem impecáveis. Esse livro é um soco no estômago, mas bastante emocionante.

Sara Marinho 23/03/2024

Uma graphic novel autobiográfica simplesmente incrível e tocante. Me identifiquei em muitos momentos com o Craig, principalmente o relacionamento dele com a religião e a família religiosa.
Os desenhos são lindos demais e o modo como ele conta a história desde a infância, até o primeiro amor até a ida pra faculdade é de uma delicadeza e arte pura, mesmo nos momentos mais cruéis.

Veri 20/03/2024

Retalhos de uma vida
Que linda surpresa foi este livro! A maneira como Craig Thompson reconta a sua adolescência, os desafios, o primeiro amor, os flashbacks da infância, o relacionamento com os pais e a religião, é muito tocante! Contado de uma maneira sensível, com o bonus de termos nascido com só 2 anos de diferença, me reconheci em hábitos e objetos da nossa geração.

Sem contar que o desenho é lindo demais!

O final é o melhor, melhora ainda mais o restante do livro!!

juhelwig 19/03/2024

Brutal como é a vida
Li essa HQ sem saber muito sobre, nada além dos comentários do 2quadrinhos falando como a obra tinha sido importante para ele, admito que comentários desse tipo vindo de alguém que admiro o trabalho na área fez despertar muito a curiosidade e se tornar uma das metas de leitura.

Começando a ler as páginas já veio o embrulho no estômago, uma história brutal, sensível e de uma peculiaridade ímpar em sua narrativa (e arte) que me fez transbordar emoções.

Acho que dentre o que me comove é ser retratada a vida dolorosa e comum, uma dor e dilemas que podem e ocorrem com pessoas ao nosso lado, e coisas que simplesmente são a vida seja dura como é.

Em algumas partes pensei na obra Punpun, ambas com temáticas parecidas, mas em retalhos encontramos uma mensagem final mais palatavel (e olha que ambas são extremamente duras).

A arte é linda, os quadros com desenhos de texturas, painéis psicodélicos para expressar o que o personagem principal sente foi genial.

Esse ano venho lendo coisas incríveis e Retalhos se destacou como a melhor, impossível não concluir essa leitura sem levar uma bagagem importante para a vida.

JV Lucas 03/03/2024

As dores da juventude
História comovente e empolgante, onde conseguimos vivenciar as angústias da juventude e os percalços que surgem na história de cada um. Além de contar com um traço simples, mas muito bonito e questionamentos interessantes.

Geymerson0 27/02/2024

Para esse livro eu não tenho algo que possa descrever. Até agora é meu livro preferido.

Tudo é muito bom. A forma como acontece o desenrolar da história, o desfecho, os desenhos. Perfeito.

Vini Laux 15/02/2024

Realidade transmitida por literatura
Os traços são lindos, mas o enredo é que emociona pelo realismo. Todos ou a maioria das pessoas viveram situações que o Craig passou, ou talvez a Raina, ou quem sabe o Pai da Raina. Não importa a identificação, nessas palavras e desenhos existe verdade, sentimento, arrependimento e retalhos. Memórias de um tempo que parece nunca ter existido, pessoas que não existem mais na sua vida e pensamentos ou filosofias que simplesmente não fazem sentido mais pra você. Os pedaços da vida são o os detalhes que dão cor a pintura do presente, e por isso essa obra me encantou.

darthzinho_ 13/02/2024

Eu olhava esse calhamaço na estante e tinha medo de enfrentar as quase 600 páginas do livro.
Bem quando abri e descobri que era uma HQ auto biográfica, descobri que estava lendo algo que gosto muito.
Logo de cara, os desenhos e a transição dinâmica dos quadros chamam a atenção e passam um certo conforto na leitura.
A história começa narrando acontecimentos da infância do autor, sua relação com o irmão é os pais.
Outro aspecto importante é a ligação do autor e toda família com a religião, vinda de uma família muito religiosa, basicamente toda a história gira sobre como o autor vê e age sobre a religiosidade.
Mas talvez a trama principal gire sobre o relacionamento amoroso do autor, em que ele narra de forma sensível, quase ingênua,
É um processo de descobrimento, de conhecimento sobre os sentimentos e comportamentos.
Confesso que no final, a trama deu uma reviravolta que eu não esperava, mas aparentemente o choque é mais sobre nós leitores.
Já que o autor aparenta continuar bem.
É uma HQ que mesmo após finalizada, é preciso um bom tempo para assimilar tudo que ela quer nos passar.