Retalhos Craig Thompson

Resenhas - Retalhos

Jessica Alves 18/04/2023

Craig cresceu em uma família religiosa, mas conforme foi crescendo, suas experiências foram fazendo ele se questionar isso. Em meio a confusa da adolescência, de se sentir excluído mesmo no meio do grupo da igreja, ele vai descobrindo quem ele é, principalmente ao conhecer uma garota. É um livro cheio de sensibilidade e reflexão, sobre desenvolvimento, autoconhecimento, regras, fé, família, amor e senso crítico.

Maria Clara 15/04/2023

Como é bom deixar uma marca na superfície branca, fazer um mapa dos meus passos... mesmo que seja temporário.
Retalhos foi uma grata surpresa, não esperava gostar tanto. Um livro sobre começos, descobertas, paixão, medo, família, opressão. Nos faz refletir sobre a efemeridade da vida e o que pretendemos fazer com ela, com nosso pouco tempo em terra. Leitura fácil e dolorosa, reflexiva. E, a pergunta que fica é: quais retalhos fazem você ser quem é hoje?

Laine.Bordon 12/04/2023

Uma autobiografia em quadrinhos
Achei essa graphic novel em um sebo próximo de casa, não sabia nada sobre a história ou sobre o autor, achei interessante, pois a capa me chamou atenção, então decidi dar uma chance para essa leitura.

Quando eu comecei a ler, não sabia que se tratava de uma autobiografia. É difícil explicar como me senti lendo essa história, porque em muitos momentos é possível o leitor sentir a inocência de uma criança, mas também entender suas dores, as dúvidas e os medos de um adolescente, o medo do futuro, do que fazer, a pressão de tomar uma decisão tão importante, quando ainda está tentando entender o que é crescer.

Em muitas partes da história me senti mal e precisei fechar o livro, o autor consegue fazer com que o leitor possa ver toda a história através de seus olhos. Alguns relatos da infância do autor foram tristes demais e nenhuma criança deveria passar por isso. Dói saber que muitos desses relatos acontecem todos os dias, foi um sentimento de impotência, sabe? Querer entrar nas páginas do livro e acolher aquela criança.

Como disse, é um relato autobiográfico do autor Craig Thompson, ele irá nos contar sua história desde a infância até a vida adulta através de seus desenhos. Em toda a história vamos ver sua relação com os seus pais, fé, e sua relação com seu irmão mais novo.

Definitivamente uma graphic novel sensível e de tirar o fôlego.

site: https://www.instagram.com/perdidaentrelivros/

kurtvellux 05/04/2023

Retalhos
Como é bomm deixar uma marca na superfície branca, fazer um mapa dos meus passos...
...mesmo que seja temporário.

Robs 03/04/2023

O livro retrata a infância, adolescência e início da fase adulta do próprio autor. Literalmente retalhos da historia de Craig. É bem íntimo, cativante e profundo, me fez refletir bastante sobre como ficamos reféns de nossa criação e como a religião molda a nossa forma de viver no mundo, muitas vezes sem perceber o que há ao nosso redor, criando diversos preconceitos e paradigmas que não nos deixam aproveitar a humanidade (muito bom quando ele fala sobre o mito da caverna).
Quando peguei esse livro pra ler tinha vagas lembranças, achei que tinha apenas folheado na infância (lido retalhos hihi), mas quando cheguei no final percebi que me recordava de muuuitos detalhes sobre ele, acho que só me faltava mais maturidade para compreender o que estava sendo dito. Também cresci em ambiente religioso e é impossível não enxergar reflexos no livro, acaba sendo uma verdade universal.
Adorei muito, não costumo ler quadrinhos, mas esse me prendeu bastante. Desenhos incríveis e a história prende. Muito bom mesmo.

Margô 31/03/2023

Colcha de sentimentos, e saudade.
Retalhos é uma novelinha bem familiar, com muita neve, no oeste dos EUA.

É a biografia um tanto resumida do ator, da infância ao início da vida adulta.E realmente trata-se de "retalhos" de uma vida de um jovem, com alguns momentos mais marcantes , porém bem comuns aos meus olhos; aqui e acolá ele traz versículos da Bíblia, como também questiona a sua formação religiosa.

Gostei dos momentos em que ele que mistura os conceitos filosóficos de Sócrates e Platão com as profecias bíblicas. Coisas que se pensa de forma aleatória!

Na adolescência ele conhece Raina, e se apaixona...mas é mais uma paixão platônica, e passageira. Soma dos 15 dias que passaram juntos.

Não me causou comoção; Nem era pra causar, mas acabando de ler, você não fica matutando sobre o que leu . É o que se chama "graphic novels".

De qualquer forma é bom conhecer, ler, e ter a própria opinião.
Graig Thompson é um bom
quadrinista. Isso é fato. E eu realmente não tenho esta expertise pra avaliar...

Confiram e contem por aqui o que achou...

Ozzy 29/03/2023

This Is Gospel
"Eu ainda acredito em Deus, até nos ensinamentos de Jesus, mas o resto do cristianismo... A Bíblia, as igrejas, os dogmas... Só servem para criar limites entre pessoas e culturas. Negam a beleza de ser humano, e ignoram todos os vazios que o indivíduo precisa preencher."

Eu comecei essa leitura por que queria algo leve para sair da ressaca literária que se abateu sobre mim, falhei na parte do algo leve, mas sai dessa leitura com um sentimento de ter sido entendido como não tinha sido antes.
Toda a relação do protagonista com a religião, a maneira como ela foi e ainda é um fantasma que o assombra em cada escolha, e o sentimento de culpa imposto por uma instituição que se nega a entender as complexidades da experiência humana, foi absurdamente próxima da minha experiência pessoal com o cristianismo, mesmo tendo uma história um tanto distante da do autor.
"Retalhos" explora esse e outros temas de maneira efetiva, junto com uma arte que não tem medo de explorar um lado mais surreal e até mesmo lúdico, com certeza um material para futuras releituras.

Gustavo.Fliegner 27/03/2023

Um retrato delicado, ao mesmo de tempo doloroso, de como é crescer e como as vezes o amadurecimento entra em conflito com pessoas que amamos e também com memórias do passado.

Tamiris Durigan 25/03/2023

"Eu gosto dos "Ou"s. A dúvida me tranquiliza."
Apesar de ser um graphic novel calhamaço, a leitura de Retalhos engrana bem e devorei em 2 dias.

Ela é bastante interessante e funciona bem para mostrar como a fixação religiosa pode fazer aqueles que no fundo não se conectam com ela sofrerem e se sentirem culpados. É profundo ver que a partir de um relacionamento, Craig passa a debater seus ensinamentos e evoluir, chegando a se desprender de uma doutrina que distorcia o que poderia fazê-lo feliz.

A relação do Craig com seu irmão Phil também é um ponto crucial emocionante na história e acompanhar o desenrolar dos dois e o resgate disso após a adolescência foi muito fofo.

Meu único incômodo mesmo com este quadrinho foi a arte, que é meio "suja e escura" e da qual não estou acostumada.

Spoiler:
Fiquei triste pois, por não ser uma ficção, o final não é um feliz para sempre para o Craig e Reina e fica aberto.

Rebeca 24/03/2023

Bruto
Esse livro não tem nenhum receio em mostrar o lado ruim da vida, e romances que vem e vão, além de refletir muito sobre as crenças que é imposta no protagonista.

nayara 22/03/2023

Retalhos
Você pega esse tijolo pensando que vai ser uma leitura demorada, mas é só engatar na leitura e fica impossível parar. Retalhos conta a história de Craig (que, aliás, é o autor), e tem tanta crítica e sentimento nas entrelinhas dessas páginas, tanta referência de intelectual que eu demorei pra entender. A crítica à igreja e ao fanatismo religioso é clara, e o impacto é ainda maior por se tratar de uma história real. O romance é lindo, paupável. A relação verdadeira entre os irmãos. Os sentimentos, as dúvidas e as frustrações de Craig são transmitidas tão imensamente. Os traços são lindos, e a escrita é muito boa também.

dara 22/03/2023

Um história bastante comovente e delicada principalmente sobre o amadurecimento. Eu me surpreendi bastante.Todo mundo deveria ler.