A Travessia

A Travessia William P. Young

Resenhas - A Travessia

naniedias 03/11/2012

A Travessia, de William P. Young
Anthony Spencer é um homem de sucesso. Ao menos, é isso o que diria qualquer pessoa que não o conhecesse tão bem.
Aqueles que o conheciam mais de perto, certamente teriam coisas ruins a dizer a seu respeito - o quanto era egoísta, arrogante, solitário.

Certo dia, esse empresário de sucesso sofre um acidente - devido a um tumor no cérebro - e entra em coma.
Durante o coma ele vai realizar a mais fantástica aventura já empreendida por ele. Uma jornada de autoconhecimento, que o levará a entender o que precisa ser entendido.
E ele não estará sozinho: Deus, Jesus e o Espírito Santo estarão com ele.

O que eu achei do livro:
Eis aqui um livro que, para mim, é extremamente difícil de resenhar.

Vamos aos poucos.

À princípio, eu não pretendia ler esse livro. Por que não?! Simplesmente porque não é o tipo de leitura que mais me agrada.
Mas eu também não pretendia ler A Cabana e, mesmo assim, o livro acabou chegando às minhas mãos e eu apreciei a leitura.
Dessa vez, foi a mesma coisa.

Você tem razão - o livro ainda não foi lançado, nem mesmo nos Estados Unidos. Ele será lançado em meados de Novembro lá fora e menos de uma semana depois aqui (a editora Arqueiro mandou super bem nesse quesito - os fãs brasileiros de William P. Young não terão que esperar muito pelo livro).
Então como eu li?
Por isso eu disse que o livro "acabou chegando às minhas mãos". A editora Arqueiro, parceira do blog, me enviou uma "prova para leitura".
Quando o livro chegou aqui em casa - totalmente de surpresa - eu achei que simplesmente tinha que lê-lo.

E foi isso que eu fiz.

A escrita de William P. Young nesse livro é da mesma forma que em A Cabana - leve, simples, gostosa. A leitura é bastante dinâmica e agradável.
Entretanto, o tom nesse livro me pareceu um pouco mais forte.
Como assim?
Enquanto eu lia A Cabana, eu não senti que nenhuma ideia estava me sendo imposta, mas apenas mostrada. O tempo inteiro eu sentia que o autor apenas fazia com que seus personagens dissessem o que achavam, mas que aquilo nem mesmo era uma verdade absoluta, muito menos que eu precisava pensar exatamente daquele jeito. Em A Travessia eu senti que as coisas eram um pouco mais fortes: aquilo que é dito nesse livro - através dos personagens - é falado como uma verdade que eu deveria enxergar.
Isso me incomodou um pouco, principalmente porque eu não acredito em tudo o que estava sendo dito.

Mas, veja bem, eu disse um pouco. Achei que esse livro é um tanto mais impositivo do que o anterior, mas ainda assim é muito mais um livro de reflexões do que de ensinamentos e imposições.

É muito bacana ler a história de Anthony Spencer e ir conhecendo os cativantes personagens criados pelo autor para dar vida a essa trama.
Não só o protagonista, mas também alguns personagens secundários são muito interessantes e bem criados.
O mundo desenvolvido por William P. Young é bastante envolvente.

Não posso negar que o livro me fez refletir - e muito! Tampouco posso negar que o livro traz algumas verdades incontestáveis (independente de sua religião ou credo).
Acho que o mais interessante sobre esse livro é justamente o quanto ele nos faz pensar em nossas próprias atitudes e em suas consequências em nossa vida. A boa notícia é que ele nos faz pensar enquanto ainda temos tempo para efetivamente mudar alguma coisa.

A Travessia não é uma continuação de A Cabana. Não está, de forma alguma, ligado ao outro livro.
Mas segue um estilo parecido e quem gostar de um certamente gostará do outro, embora possa conseguir eleger um favorito entre os dois (o meu, se você está curioso, ainda é A Cabana).

Uma leitura leve, que nos conduz a importantes reflexões sobre as nossas atitudes, A Travessia se tornará o livro de cabeceira de muitas pessoas.

PS: Quer saber quem é o Jack do livro? Confesso que não sabia quem tinha apelido de Jack (isso mesmo, Jack não é o nome, apenas um apelido), mas o Google e a Wikipedia me ajudaram com isso.
Apenas procure por Jack, o ano de morte e a nacionalidade e você vai descobrir que o cara é uma personalidade de grande renome, que eu (e muitos outros) muito admiro (se você é preguiçoso, apenas clique aqui).

Nota: 7

Leia mais resenhas em www.naniesworld.com
Daiane 06/12/2012minha estante
Se fosse para dar uma nota à resenhas, te daria 10!Parabéns,amei a sua!

naniedias 07/12/2012minha estante
Obrigada pelo comentário, Daiane.

Mateus Moura 18/02/2013minha estante
Very Good! :)

naniedias 08/04/2013minha estante
Gleidson, obrigada :D
Vai descobrir já, já!

naniedias 10/04/2013minha estante
Gleidson, você já terminou de ler o livro?!

naniedias 14/04/2013minha estante
Gleidson, na nota ao leitor no final do livro conta quem é o Jack :D

Quel 31/07/2014minha estante
Parabéns ótima resenha, achei "A travessia" melhor do que o livro "A Cabana", apesar de em alguns momentos a leitura ficar cansativa. Mas é um ótimo livro.

PS. Jack é o C. S Lewis autor de As Crônicas de Narnia. Acertei?

Dani 04/03/2022minha estante

Cia do Leitor 25/11/2012

A TRAVESSIA
Ao Iniciar a leitura de A TRAVESSIA de William Paul Young, eu tive certeza que esta obra seria tão boa quanto o sucesso mundial de vendas, A CABANA e eu estava certíssima. Felizmente ambos os livros foram publicados aqui no Brasil pela Editora Arqueiro, a mesma que me presenteou com "Prova para Leitura" e devo agradecer por esta benção. O Livro é narrado em terceira pessoa, tem uma linguagem agradável e de fácil entendimento. Nada tem a ver com livros religiosos ou de auto-ajuda. É um belo romance que nos envolve na história a ponto de nos fazer refletir sobre nossos atos e pensar mais no próximo.

Somos apresentados ao protogonista Anthony Spencer, um verdadeiro HOMEM DE SUCESSO. Lindo, rico, inteligente, rodeado por mulheres e aparentemente feliz. Eu disse, "aparentemente".
Ainda criança, perderá os pais em circunstâncias diferentes e passou por vários lares para adoção junto com seu irmão mais novo. Não compreendia como sua amada mãe tão devota e religiosa pode ser-lhe arrancado a vida por "Deus". Passou a culpá-lo por tudo de errado que lhe acontecia e começou a rebelar-se contra o Criador.

Quando adulto, casou-se duas vezes com a mesma mulher, na primeira vez, gerara um casal de filhos e o pouco de sentimento que ainda tinha em seu coração foi dado a eles. Só que, um infortúnio aconteceu, Gabriel, seu filho estava com câncer e foi definhando-se aos poucos até "Deus" levá-lo de si.
Foi a gota d'água, Tony virou definitivamente as costas para Deus, tornando-se frio e cruel, a ponto de torturar emocionalmente sua esposa, culpando-a "também" pela morte de Gabriel. Não aguentando a pressão e a frieza, ela pediu o divórcio.

Dois anos depois, reconquistou e casou-se novamente com a ex-mulher, apenas com o intuito de vingança. E como consequência de seus atos, magoara a filha que nunca o perdoaria por fazer-lhe-as sofrer.
Perdera ambas e a solidão foi a sua mais fiel companhia.
Amargurado, tornou-se um homem ainda mais frio, inescrupuloso, egocêntrico e desconfiado, tinha uma barreira que impedia passar emoções positivas. Não jogava para perder e pisava em quem tentasse ferir seu orgulho, foi o caso da esposa. Na vida profissional não era diferente, humilhava e sentia desdém por todos em sua volta..

Mas, Tony não contava com o que estava por vir.

Com mania de perseguição, isolou-se em seu "esconderijo secreto" a fim de relaxar e fugir das poucas pessoas de seu convívio. Sozinho, começa a sentir-se mal, sofre um derrame e fica inconsciente...
Internado em um hospital em estado de coma, é constatado que Tony tem um tumor cerebral e pouco tempo de vida.

Ao "despertar" percebe encontrar-se em um lugar estranho, surreal e lá é recebido por Jack, Jesus, Espírito Santo (vovó para os íntimos) que pacientemente e docemente o leva a refletir sobre seus atos até o momento, mostra-lhe a triste verdade, as máscaras caem e o arrependimento sucumbi sua alma. Triste consigo mesmo, Tony implora por uma segunda chance e Jesus, sempre misericordioso, o envia de volta ao "mundo real" para uma jornada, onde deverá escolher apenas uma pessoa para receber a cura divina. E neste percurso, Tony vive suas melhores experiencias e seu maior aprendizado, Anthony aprende a amar.

Bom, vou parar por aqui, a história a partir dessa jornada, vai ficando cada vez mais emocionante e interessante. Conhecemos junto com Tony os personagens coadjuvantes que irão encantar e alegrar a obra.
Sim, nem tudo são lagrimas de tristeza, fiquei deveras emocionada com o personagem chamado Cabby, um menino com síndrome de Down que vê muito além do que nossos olhos permitem. Conhecemos sua mãe Molly uma guerreira de fé inabalável. Também somos apresentados a amiga de Molly, Maggie, posso afirmar que a maior parte das risadas que dei foi por culpa exclusiva de Maggie. É através desses novos amigos que Anthony amadurece e algo muda dentro de si, algo infinitamente melhor.

"-Deus é capaz de transformar toda a dor, todo o desamparo, toda a mágoa e todas as coisas ruins em algo que jamais poderiam ter sido, ícones e monumentos de graça e amor. É profundamente misterioso como as feridas e cicatrizes podem se tornar preciosidades, ou como uma cruz implacável e aterrorizante pode se tornar o maior símbolo de um amor inabalável.
- E isso vale a pena? - sussurrou Tony.
- Pergunta errada, filho. Não existe "isso". A pergunta certa sempre foi: "Você vale a pena?" E a resposta é e sempre será "Sim!"."

Enfim, a essência desta obra está nas mensagens que ela partilha conosco, está no aprendizado, naquilo que você se permite abraçar, aproveitar e mudar. Muitas vezes nós cultivamos o deserto dentro da gente, ao fecharmos o nosso coração, secamos e morremos, não a morte física, mas pra vida. Esse aprendizado ficou fixado em minha mente, nunca senti tanto a presença de Jesus como nesse livro, a emoção é indescritível.
Mais uma vez afirmo que, o Espírito Santo escreveu através das mãos de William P. Young, ele soube nos passar a mensagem, sem misturar religião e crendices. Mas nos fez abrir os olhos para algo maior, que é amor ao próximo.
Indico esse livro a todos que acreditam que algo de bom existe em nossas vidas, uns chamam de destino, outros apenas coincidência, eu chamo de Deus.
Na verdade Indico este livro a todos que amam fraternamente, incondicionalmente e divinamente.

Fantástico, lindo, emocionante, perfeito!

P.S.: Alguém parou pra pensar qual a diferença do "real" e "verdade"? (risos) Amei essa abordagem, adorei a explicação. (vide página 43)
Tati 20/12/2012minha estante
Sua resenha tem Spoiler! Marque ela...

Patty 14/03/2013minha estante
Tb ri muito com a Maggie!!! O livro é ótimo! Ainda prefiro o A Cabana...mas gostei da surrealidade do William nesse livro.

Marcela @ler_sim_ler_sempre 21/07/2014minha estante
Perfeita sua resenha. Tambem estou apaixonada pelo livro e pelos personagens. Isso sim é uma historia digna de um bom filme

Larissa Alferes 31/03/2021

Pode te fazer chorar
Peguei esse livro por acaso na estante. Há anos ele me olhava e entro resolvi pegar. No começo foi muito difícil, denso. Parei e depois resolvi continuar porque não gosto de deixar nenhum livro pela metade. Valeu a pena e muito! Não chorei, mas sei que não chorei porque minha leitura foi muito interrompida, nos momentos mais emocionantes. Vale muito a leitura, mais de uma vez se possível! Eu ainda vou reler! Recomendo muito!!!
Fairyne 01/04/2021minha estante
Esse livro é muito bom. Confesso que chorei no final kk. Ele conseguiu tirar umas lágrimas de mim kk. Eu amei os personagens, a estória, tudo kk.

Larissa Alferes 01/04/2021minha estante
Tambem! Vou querer ler de novo!

Mari 01/02/2016

A Travessia - Minha 2ª Resenha
"O que deixamos para trás e o que nos espera adiante pouco importam se comparados com o que existe dentro de nós" - Ralph Waldo Emerson.
Como não amar Anthony Spencer?! Apesar de ser um 'multimilionário egocêntrico', Tony aprende a perdoar a pessoa mais importante: a si mesmo.
Uma história comovente e tão reflexiva, que nos pensar mais sobre nossos atos durante a vida, e que sempre há a possibilidade de um recomeço, de uma nova vida.
Apesar de haver os personagens Deus, Jesus e Espírito Santo, o livro em si não influencia a nenhuma religião; apenas é reforçado de que o Amor é quem vence no final das contas.
Uma leitura gostosa e incansável, que te faz refletir, rir e ao mesmo tempo querer descobrir: quem Tony irá curar, afinal?

PS.: Chorei...
Danna 03/04/2016minha estante
Oi, Maary, sou nova no Skoob e estou ainda um pouco perdida. li recentemente A travessia e gostei muito. Você teria algum livro bacana para me indicar?

Mari 08/04/2016minha estante
Oi, Danna! Tudo bem? Seja muito bem vinda!
Pois então, indico os livros do Dan Brown como O Código da Vinci e/ou Anjos e Demônios (falei os dois porque foram os únicos que - por enquanto - eu li). Apesar de constar como gênero romance, os livros abordam muito sobre fatos historicamente comprovados e muito polêmicos com relação às religiões. Show!
Se preferir muito romance como eu, do tipo meloso (muito mesmo!), escolha um Querido John ou A Última Música do Nicholas Sparks. E boas leituras!
Depois me conte caso ler algum dos quais indiquei. Bjs.
Ps.: Desculpa o livro aqui, rs.

Vanderlete 20/11/2021

Mds ????
Eu não tenho nem palavras para descrever o tanto que esse livro me impactou e o quanto Deus falou comigo através dessa leitura.
Me apeguei tanto aos personagens que não queria terminar mais o livro só pra poder passar mais tempo com eles.
O W.P. Young tem um dom dado por Deus, pra escrever histórias nessa vibe.
Eu sinto a escrita, a história e os diálogos do livro bem mais desenvolvidos do que no livro "A Cabana", que por sinal é um dos meus livros favoritos da vida. Sinto a escrita do autor muito madura e a descrição dos personagens e o humor colocado no meio da história também.
Mais um livro favoritado da vida !!
Recomendo muito !!
Jennie 20/11/2021minha estante
São livros com espiritismo?

Vanderlete 20/11/2021minha estante
Não ?

Dani 10/09/2015

Infelizmente "A Travessia" não surtiu tanto efeito em mim como o maravilhoso "A Cabana".
É um livro bom, mas fica nisso.
Tem passagens interessantes e reflexivas, mas nada que o faça ser algo memorável.
Carol Corrêa 18/09/2015minha estante
Acredito que tivemos a mesma frustração com esta leitura. A Cabana foi memorável, algo novo, adorei a ideia de uma figura feminina sendo Deus, no entanto A Travessia não trouxe nada de novo e acabou que desde o inicio do livro já tinha uma boa noção de como acabaria tudo.

Dani 29/10/2015minha estante
Carol você expressou muito bem o que eu queria dizer. Enquanto "A Cabana" foi algo novo e memorável, "A Travessia" não conseguiu seguir o mesmo ritmo e acabou se tornando algo previsível. Uma pena.

Rodrigão 12/09/2021

Chorei
Indescritível o que senti com esse livro. Foi uma leitura marcante com um final inesperado. Preciso de um abraço.
Rubi 07/10/2021minha estante
Também me senti exatamente assim, e falei isso para meu filho, que não entendeu nada, mas ganhei o abraço! Várias vezes tive a sensação que o autor tinha certinho para mim!

Bruna 17/07/2021

No começo eu achei meio sem graça, mas vc precisa de só um pouquinho de paciência q tudo melhora, e fica divino
Bruna 17/07/2021minha estante
Lembrando q é aquele tipo de livro que quanto menos vc souber, melhor é a leitura

Isabela Belaa 15/01/2023

Final extraordinário
Simplesmente um livro de muita reflexão sobre a vida, escolhas e as consequências destas. Uma linda reflexão sobre empatia com o próximo, de ver o todo e não so um parte, sua parte, seu mundinho. Nos faz pensar como facilmente erguemos barreiras pra varias coisas, deixando o ego, o egoísmo e o orgulho prevalecer em tantos momentos, em tantas atitudes. Mas tambem nos mostra e confirma que não estamos sozinhos nunca, mesmo que não possamos ver, que tenhamos deixado o medo pairar por um momento, nunca estamos sozinhos, Deus esta sempre conosco, só precisamos parar e observar e sentiremos sua presença realmente um livro emocionante com muitos ensinamentos e reflexões.
Rael Alves 16/01/2023minha estante
Parabéns por mais essa leitura concluída, seja muito cheia de conhecimentos e da presença do Espírito Santo!

Natan 23/01/2022

Um bom livro
O que falar de Wilian P. Young? Tudo que ele escreve é maravilhoso, eu não sou nada religioso e adoro os seus livros.
Doutor Song 23/01/2022minha estante
De fato, a escrita do autor é muito agradável, mesmo nas partes inquietantes.

Gabi 24/12/2014

"A Travessia" é um livro surpreendente, no começo me deparei com algo meio monótono, mas com o passar dos capítulos fui me envolvendo de uma forma que só parei quando terminei de ler a última página. Algo que vale a pena frisar, sou kardecista, porém respeito e sempre que possível leio sobre outras religiões; é notável que o livro relaciona-se com os ideais evangélicos. Deixo claro que achei simplesmente admirável.

"Eu desejo, como qualquer ser humano, sentir-me em casa onde quer que esteja". - Maya Angelou

" - Ah, tudo o que você precisa saber é o seguinte: no coração de toda a existência há uma dança de amor altruísta e fraterno, uma comunhão. Nada é mais profundo, mais simples e puro".

"Uma pessoa não é quem foi em sua última conversa com ela; ela é quem foi durante todo o seu relacionamento". - Rainer Maria Rilke

"Tony estava pasmo ao constatar quanto havia de sagrado no cotidiano, e como partículas de luz cercavam e envolviam as simples rotinas e tarefas do dia a dia. Tudo era extraordinário, não havia nada de comum".
Jorge.Carvalho 13/10/2015minha estante
a Travessia traz um debate bem interessante na forma que muitos preferem levar a vida, Antony Spencer tem uma serie de experiencias no seu estado de coma e uma oportunidade de voltar a terra, olhando através dos olhos de outro ira descobrir a ilusão que foi sua vida recheada de escolhas erradas e mesquinhas. O livro demonstra a importância dos valores básicos de amor respeito e humildade, sentimentos demode na atual forma de viver que a sociedade global prefere vivier, a busca pelo sucesso material afastar o homem de Deus, esta bem explicito nos cinco primeiros capítulos. uma leitura muito boa que leva a refletir comportamentos diarios que levam pessoas ao isolamento. As ultimas paginas refletem a total evolução que Tony viveu e encontrou vendo o mundo de forma diferente vencendo os traumas de sua infância e a traição a seu irmão Jake. Agora aguardar proximo livro do autor.

Diego 18/01/2013

Perdera ambas e a solidão foi a sua mais fiel companhia.

Mas, Tony não contava com o que estava por vir.

- E isso vale a pena? - sussurrou Tony.

Fantástico, lindo, emocionante, perfeito!
Italo 02/02/2013minha estante
informe que tem SPOILER

Aldry 23/12/2012

O fato de como somente Deus pode entrelaçar situações, trabalhando os seus milagres na vida de todos! Lindo

Sabrina.Gislaine 16/05/2024

É uma história cativante , prende o leitor do início ao fim , transmite todas as emoções que o autor indica em suas anotações , faz refletir sobre o caminhar da vida.

Erik 13/01/2013

Se A cabana tocou seu coração..esse livro nao vai te decepcionar
Sem fazer muitas voltas pois o texto vai ser um pouco longo rs...o livro gira em torno de Anthony Spencer um riquinho chato pra caramba que só pensa nele mesmo..a historia começa quando Spencer sofre um derrame e no hospital em coma ele conhece Jesus e o espirito santo ( que é uma vovó que eu gostei muito).
Conversando com Jesus e o Espírito Santo o rapaz faz uma reflexão de toda a sua vida e vê o quanto errou e deixou-se guiar pela ambição do poder e do egocentrismo. Ele não acredita em Deus e por isso teve dificuldades para acreditar e compreender aquilo tudo que estava acontecendo em sua vida. Vendo que durante toda a sua trajetória ele esteve praticamente morto,Spencer pede uma nova chance e Jesus lhe diz:
-Na jornada que está prestes a começar, você poderá escolher curar fisicamente uma pessoa, mas só uma. Assim que escolhê-la, a sua jornada chegará ao fim. – Posso curar uma pessoa? Está me dizendo que sou capaz de curar quem eu quiser? – Na mesma hora, seus pensamentos se voltaram para o seu próprio corpo em um quarto de UTI. – Deixe-me ver se entendi. Posso curar qualquer pessoa que quiser? Jesus se inclinou na direção dele.
– Na verdade, você não pode curar ninguém, não sozinho. Mas estarei do seu lado, e a pessoa por quem você decidir orar, eu a curarei através de você.
Sua prece é ouvida por Jesus e Spencer retorna para a terra, só que agora ele está dentro de uma pessoa, onde pode ver as coisas através desta, mas não é capaz de ler os pensamentos, é como se ele estivesse assistindo toda a vida desse indivíduo, mas ele consegue conversar. Mas nem sempre ele fica na pessoa e pode mudar para outra através de um beijo. As vezes ele volta para o mundo onde está entre a vida e a morte para conversar com Jesus e Vovó. Esses são os lugares onde a historia acontece, e o autor soube muito bem o momento em que era preciso oscilar os cenários e é engraçado quando as pessoas veem que Spencer está dentro delas, no começo o desespero é inevitável.
Vivendo essa chance de concertar tudo em sua vida e salvar uma pessoa (inclusive ele mesmo)ele acaba vivendo uma grande aventura e conhece pessoas muito especiais com quem começa a ter uma relação afetiva e verdadeira.
Muito mais de que uma ficção o autor nos ensina muitas coisas que estão esquecidas por nós atualmente como a falta de crença em Deus e como toda a nossa ambição, egocentrismo e demais erros que fazemos em nossa vida pode nos estar levando a morte sem ao menos percebermos. Um livro muito profundo e tocante, que nos faz refletir muitas coisas. Te garanto que após ler a obra você vai ficar pensando na histórias por dias ou até mesmo pelo resto de sua vida.