O Jardim de Ossos

O Jardim de Ossos Tess Gerritsen

Resenhas - O Jardim de Ossos

Helmer 25/02/2021

Jardim de ossos
Nem sei por onde começar... Tess é maravilhosa, este é o primeiro livro dela que leio que nao é da saga da Dra Isles e de sua dupla. Fiquei emocionada com o final. Um livro muito bom, leitura gostosa e rica em detalhes. Super recomendo.

Livia.Moraes 26/08/2021

Surpreendentemente
Adorei a leitura, adorei como a medicina é descrita.
Escrever sobre presente e passado foi muito gostoso de ler, a autora sabe como nos prender.

Duda 20/11/2021

Eu achei incrível esse livro, esse tipo de história te prende e faz você querer ler mais para poder descobrir o que vai acontecer e isso é demais.

Kisa 19/03/2023

Ossos no jardim
Este é um daqueles livros que vai te prender. Passei grande parte do livro me segurando na cadeira.
É um livro de suspense "médico" que não deixa a desejar nem no que diz respeito ao suspense nem no que diz respeito ao "médico". Damos de cara com várias situações da medicina precária do sec. XIX, mas isso é mais um contextualização do que um fim. O ambiente claustrofóbico da Boston de 1830 influencia diretamente a historia e o ambiente contado nos dias atuais. Os dois momentos retratados, passado e presente, são complementares um ao outro e, interessantes em sua maneira.
Errei feio na minha aposta para: quem é o assassino? Mas o plot twist fez todo o sentido e, avaliando, poderia ter sido identificado.
Livro mais que recomendado! O Jardim dos Ossos me abriu as postas para o mundo de Tess Gerritsen!

Renato Neves 10/03/2012

Um livro excelente. Tem uma linguagem uma pouco densa com jargões médicos, porém, é uma estória que você só consegue parar de ler pelo cansaço mental, mas após descançar, você só pensar em voltar a ler.
Simone de Cássia 11/09/2012minha estante
Também achei isso, Renato!
Quero muito ler de novo.. rs rs
Muito bem escrito, muito bem criado... Amei!

Renato Neves 11/09/2012minha estante
Muito bom né Simone. Como vc já deve ter visto eu gostei bastante do trabalho dela. É simplesmente sensacional. Esse foi meu primeiro de muitos dela. Mas acredite, ela tem melhores. Não sei se vc vai seguir a sequÊncia de Rizzoli & Isles, mas o "Dublê de corpo" é muito mais intrigante. Fica a dica. Obs: é o quarto livro da série.

Ju_Araujo 04/04/2014minha estante
Vim comentar so para dizer: Dublê de Corpo é muiiiiito bom. Nota mil. Meu favorito dela ate hj.

Renato Neves 04/04/2014minha estante
Estou lendo no momento Clube Mefisto, me parece bom tbm, mas como dublê de corpo ainda não vi outro. O Cirurgião também é da mesma qualidade do duble.

Andrea 08/08/2009

Gerritsen é má
Foi meu primeiro livro da autora, era doida pra lê-la. E fiquei mais animada ainda quando li que era médica. Já tinha lido que ela seria "a herdeira" de Robin Cook (outro autor que gosto demais), mas não tinha ligado o comentário à sua pessoa. Nem feito a ligação "medicina". Amo thrillers médicos!

Tudo começa quando Julia compra uma casa caindo aos pedaços e, sem querer, acha ossos enterrados no jardim ( O Jardim de Ossos, sacaram? :P). A partir daí, é um mergulho na medicina do século XIX, intercalando com as descobertas de Julia (e Henry, um velhinho rabugento maravilhoso!) sobre o caso, no século XXI.

Tess é mórbida, ela conta com detalhes as autópsias para os estudantes de medicina e como se conseguiam corpos para as faculdades. Mas o mais chocante é a vida das pessoas nessa época: morando em lugares imundos e ainda divindo o espaço minúsculo com pessoas doentes (e insetos). Isso sem falar em como os médicos "cuidavam" dos seus pacientes. Isso sim é o mais assustador. As mortes violentas ficaram mais como um pano de fundo. Totalmente demais, mas não me chocaram tanto quanto as ações da época.

Em nenhum momento a leitura ficou arrastada, cansativa. Tess soube fazer essa mudança de passado/futuro sem perder o fio da história. E, de quebra, teve um romacenzinho e um final de partir o coração. Mas maravilhoso!

Como diz King, na capa do livro: Tess vai ser leitura obrigatória na minha vida, a partir de agora. o/

Leitor Oculto 26/07/2020

Interessante!
Um livro para quem gosta de um bom thriller sobre a temática médica.

O interessante, nesse caso, é que a ambientação se dá no século XIX quando a medicina estava "engatinhando" e as técnicas de tratamento eram precárias.

A narrativa não é tão fluida ao longo do livro e, em alguns momentos, um pouco cansativa, porém vai ganhando ritmo e surpreende no final.

Achei interessante!

Bruna.Bortolazza 18/08/2020

O jardim de ossos
Tao intenso que parece que li três livros! Amo a intercalação entre capítulos do passado e do presente. Amo todo o detalhe que a autora consegue dar para os temas da medicina. É louco imaginar que ?lavar as mãos? não era um item básico da rotina e que um parto era quase uma sentença de morte. Muito mistério, romance, história e surpresas! Vale demais a leitura!

talitha 05/09/2021

muito bommmmmmm
é o primeiro livro que leio da autora e é muito bom, os personagens são muito bons me importei e shippei eles o tempo todo kkk a história em si também é interessantíssima nunca tinha lido esse tipo de livro e me apaixonei, essa parte medica foi tudo pra mim serio eu amei e com certeza vou per mais.
o único defeito eu diria que achei o final confuso, essa ligação entre o passado e o futuro achei legal e desnecessário e talvez até um pouco conveniente demais; acho q tinha momentos que a história da Júlia mais atrasava a parte que realmente importava, mas mesmo assim foi um bom livro com certeza recomendo!!

Gi 06/08/2020

Amei os personagens, as curiosidades da época...adoro quando o autor intercala o passado e o presente.
Uma leitura forte e envolvente.

Marcelo.Oliveira 08/07/2020

Boston, Século XIX
"Certa vez disse que conhecia-me de outrora. Estava certo." Página 443.

Suspense cativante que se passa em Boston, e regiões próximas à cidade em território estado-unidense, alternando a história em dois séculos distintos, desde a descoberta de estranhos ossos no jardim da recém-divorciada Julia Hamill.
Débora Galter 09/07/2020minha estante
Bela referência ?

Marcelo.Oliveira 09/07/2020minha estante
muito obrigado ?

cbarbugiani 31/03/2021

Tensissimo
A história é dividida entre 1830, quando aconteceu o bafão todo e os dias atuais, uma parte se ligando à outra.

A única coisa que posso dizer é que toda hora vinha um troço que acabava com a minha paz de espírito. Um raio de um suspense sem fim, de um "Mas que merda vai acontecer agora? Já não deu?" que fez meu cérebro me lançar olhares reprovadores porque combinamos "sem livro tenso".

Débora Galter 05/09/2020

"Até então. Os mortos talvez partissem para sempre, mas a verdade podia ser RESSUSCITADA". p.441

Vanderson15 30/03/2022

Interessante, Suspense, Romance
Primeiro livro da Tess que leio, e gostei bastante do formato da narrativa alternando em duas épocas. Confesso que achei o início bem parado e arrastado, tanto que comecei a ler, parei, depois retomei e li até o fim. A narrativa se torna tão envolvente que vai ficando interessante, com muito suspense, além de muita argumentação científica. Realmente Muito bom!