O Jardim de Ossos

O Jardim de Ossos Tess Gerritsen

Resenhas - O Jardim de Ossos

Letícia 16/12/2022

Tess Gerritsen é uma escritora que gosto muito e até hoje todos os livros que li, amei. Com esse claro que não foi diferente.
Essa narrativa tem uma abordagem diferente, mescla passado e presente contando a história de duas mulheres e de como elas estão interligadas apesar do tempo. A maneira como isso é explorado é muito inteligente, não fica cansativo, tem muita ação e acredite, tem até uma pitada de romance.
Tess mais uma vez não deixou de nos presentear contando a parte técnica da medicina, mostrando bem como eram questões médicas na era vitoriana.

Juliana 13/01/2021

Suspense médico com final surpreendente ..
O ritmo é lento, mas.os personagens são bem construídos

leferraz 19/08/2021

Achei o começo um pouquinho sem graça, mas logo a história engrena e fica bem legal.
Pelo nome e pela capa, achei que era mais suspense. Mas é um mistério envolvendo passado e presente, sobrevivência e amor verdadeiro.

Loraine 04/12/2016

Suspense fantástico
Bom, eu adoro as histórias da Tess, pois me prendem do início ao fim, e "O Jardim de Ossos" não foi diferente. Já li alguns livros dela e é uma escritora que indico sem pestanejar. Tess Gerritsen sempre me presenteou com narrativas deliciosas e é uma escritora na qual confio, pois sei que não vai me decepcionar com finais forçados/mirabolantes e sem sentido ou personagens mal desenvolvidos e incoerentes. Seus livros são garantia de satisfação!
Nessa história, achei a trama muito bem conduzida e os dois grandes mistérios excelentes: quem era o "Estripador de West End" e de quem era a ossada encontrada no jardim da casa da personagem Júlia, nos tempos atuais. Duas histórias contatadas paralelamente (com mais ênfase na história de 1830), mas apresentando, através de cartas antigas, os acontecimentos que envolveram as primeiras gerações da família de Margareth Page, até que todos os mistérios fossem solucionados.
Um livro que desde o momento que peguei para ler quase não consegui mais parar, tamanha foi a curiosidade. Narrativa incrível, que me fazia praticamente enxergar as cenas. E com um final surpreendente.
Outro ponto que mereceu nota dez foi a apresentação dos procedimentos médicos na época de 1830. Não vou ficar falando mais para não dar spoiler, mas posso dizer que o frio na barriga foi constante durante a leitura: chocante!
Rafa Ferrante 04/12/2016minha estante
Interessante

Benny Carvalho 04/12/2016minha estante
Oh Deus... Mais um para a lista de desejados

Bruna 04/03/2017

Bem vinda ressaca literária!
Meu coração está em pedaços depois de ler esse livro. Está coberto de tristeza e de felicidade também! Um dos melhores livros que já li, e quero que todo mundo nesse mundinho tenha a oportunidade de lê-lo.

Rose e Norris tomaram um espaço no meu coração e seram sempre um dos meus favoritos! Que estória gente, que apanhado de lição sobre a medicina do século 19, que romance, que mistério, que suspense... Tess, com certeza lerei todos seus livros daqui pra frente. 5 mil estrelinhas pro meu novo favorito, já estou com saudades
Tatids 04/03/2017minha estante
Esse livro é sensacional!!!! Um dos melhores que já li ?

Tatids 04/03/2017minha estante
Livro sensacional!!!! Um dos melhores que já li!!!!

Bruna 04/03/2017minha estante
É maravilhoso!! Entrou para os meus favoritos também, amei demais

Núbia 04/03/2017minha estante
Quero ler, vou adicionar!

Bruna 04/03/2017minha estante
Nubia, por favor leia! É incrível, você vai amar s2

Núbia 04/03/2017minha estante
Obrigada pela dica, Bruna! ?

Zenttibal 12/03/2017minha estante
Final fantástico... Apoteótico, muito além do que esperava. Amei!

eloisa 22/02/2022

que livro maravilhoso, eu amei cada momento dessa leitura.
o livro é contado através de acontecimentos do passado e em momentos atuais, porém, poderia facilmente tirar todo o desenrolar do presente. não é nada que me faça achar o livro menos maravilhoso. só tenho a dizer que é perfeito e merece ser lido
Vinicius383 26/04/2022minha estante
Até me animei pra ler ele, parece ótimo :)

eloisa 26/04/2022minha estante
vale a penaa :)

Kastiel.com 24/01/2022

inventividade de Tess Gessitsen!
Inventividade é uma palavra que peguei do livro e para mim exprime exatamente o que seu livro é, ao mesmo tempo que é ligado a personagens reais e lugares reais de dois séculos atrás.
A história fica alternando entre passado e presente, e fica interligando ambos em acontecimentos que nos vemos empolgados em ver até onde vai, e o final por mais surpreendente que seja(cheio de plot um atrás do outro) vale cada segundo de leitura. Se bem que eu já sabia de quem era o bebê, mas meu julgamento se provou em parte errado, uma vez que ele nada tinha a ver com os assassinatos.
Eu pensei que no momento presente no livro, seria revelado para o mundo quem realmente era o estripador mas isso não aconteceu. Nem por isso o livro não mereça ganhar 5 estrela. Essas são minhas impressões do livro, é o primeiro que leio de Tess e vale a pena. O que vai ficar marcado pra mim dessa autora são os excelentes diálogos que ela cria, mesmo entre um pouco de suspense ela nos faz rir.

cris 09/07/2018

Amei
História envolvente que junta o passado e presente

Amanda 17/05/2022

Pensei que seria melhor
Tem algo nesse livro que me incomodou, mas não sei exatamente o que. Enquanto fui lendo, eu tive a sensação de que a história não se aprofundou tanto, parece que tudo aconteceu tão rápido que não deu tempo nem de criar uma simpatia pelos personagens, ou até antipatia por outros, então não me apeguei tanto assim pra me empolgar com a leitura e com seu final. E já falando no final, esse foi um ponto positivo, achei bem costurado e sem furos, mesmo não ficando chocada da forma que gosto quando leio suspense, ainda assim achei que foi muito bem escrito.
Acho que pra quem tá iniciando no gênero, é uma boa pedida!

Carolina.Espirito 12/08/2023

Adoro a autora e peguei esse ao finalizar a série da Rizzoli e Isles que eram bem dinâmicos, então achei esse particularmente muito arrastado, costumo decorar os livros dela, e esse me vi muitas vezes obrigada a seguir, me animei mais no meio do livro?.

Jô Santos 28/12/2019

Uma obra instigante e surpreendente
Não posso dizer que "O jardim de ossos" foi uma leitura eletrizante, não foi, mas foi uma leitura fascinante. Com personagens cativantes, mas humanos, que erram e que tentam fazer o melhor que podem. Uma trama instigante envolvendo medicina, o que já é uma marca da escritora (que também é médica), ainda no século XIX, onde era muito mais barbara do que técnica. O mistério envolvendo ossos achados no quintal da recém mudada Júlia e as tramas ocorridas no século XIX envolvendo o Estripador de WestEnd se entrelaçam.
O desenrolar dos acontecimentos finais é instigante e surpreendente. E mais uma vez Tess Gerritsen demonstra porque é uma das escritoras mais reconhecidas do gênero. Este já é o meu segundo livro lido da autora e posso dizer que estou encantada, mal posso esperar pelo próxima.

Grazi218 06/08/2023

Incrível... uma leitura fácil e nada previsível. Com certeza vou querer ler outros títulos da autora

*Si* 10/10/2022

Caprichos do destino
Uma história intrincada, uma trama super bem construída. A narrativa se passa de forma alternada entre 1830 e dias atuais. A recém divorciada Julia Hamill compra a casa dos seus sonhos, uma antiga propriedade que guarda muitos segredos. Depois de encontrar ossos no seu quintal, Julia começa uma caçada para descobrir a história da sua casa, o que só será revelado a partir de cartas e documentos que contam tudo o que aconteceu ali, exatamente em 1830.
Muito bacana as voltas que o mundo dá, os caprichos do destino entrelaçando passado e presente com uma força irresistível. Adorei!!!

Mari <3 28/09/2022

Alguém me ajuda a parar de chorar
5 estrelas é pouco pra esse livro porque MEU DEUS DO CÉU QUE PERFEIÇÃO. Eu chorei tanto no final, e que plot foi esse.

Kel 30/04/2020

Inteligente e bem amarrado!
A capa foi o que me ganhou, e a sinopse foi bem instigante. O livro que me apresentou à autora Tess Gerritsen é o meu favorito dela até hoje. O jardim de ossos mescla passagens do passado e do presente nos entregando uma história cativante e aos mesmo tempo sofrida. Fala também sobre as mudanças que foram ocorrendo na medicina ao longo do tempo apontando o cuidado com a higiene como forma de evitar mortes. A protagonista é corajosa para a época, muito sozinha, muito sofrida mas com uma grande coração. O mistério envolto é meticulosamente amarrado, Tess não deixa pontas soltas, até aquele ultimo mistério deixado para a última página ela nos deleita com a revelação fechando o livro com um final digno de todo o contexto, excelente!