O Jardim de Ossos

O Jardim de Ossos Tess Gerritsen

Resenhas - O Jardim de Ossos

eloisa 22/02/2022

que livro maravilhoso, eu amei cada momento dessa leitura.
o livro é contado através de acontecimentos do passado e em momentos atuais, porém, poderia facilmente tirar todo o desenrolar do presente. não é nada que me faça achar o livro menos maravilhoso. só tenho a dizer que é perfeito e merece ser lido
Vinicius383 26/04/2022minha estante
Até me animei pra ler ele, parece ótimo :)

eloisa 26/04/2022minha estante
vale a penaa :)

gislainefrg 22/09/2021

Meu primeiro livro da autora.
Lembro de visitar a livraria (anos atrás) e ficar encantada com a capa e sinopse.
Muito tempo depois peguei pra ler e amei!

João 12/01/2013

Excelente!
O livro é tão bom que nem da pra ficar fazendo muitos
comentarios..
Li o livro no dia ,não conseguia parar de
ler..me prendeu do inicio ao fim!
Muito interessante os capitulos que contem autopsias.
Uma aula de historia e de patologia.
Muito bom!
Que venha mais Tess Gerritsen.

leferraz 19/08/2021

Achei o começo um pouquinho sem graça, mas logo a história engrena e fica bem legal.
Pelo nome e pela capa, achei que era mais suspense. Mas é um mistério envolvendo passado e presente, sobrevivência e amor verdadeiro.

Leilyany 13/02/2010

O livro tem a peculiaridade de tratar paralelamente duas histórias acontecidas em séculos muito diferentes.

Tudo começa quando Júlia encontra um crânio em seu jardim.Daí uma série de acontecimentos leva-a a se conectar com a história desse achado.Depois vem em 1830,a história de Rose,que inicialmente não possui nenhuma relação com Marshall,mas que depois por presenciar e testemunhar a existência do Estripador de West End,acaba conhecendo-o.Daí começa uma incessante luta para proteger Margaret(a sobrinha de Rose) que de uma forma que apenas Rose acredita ser necessário no início.

O leitor fica preso com a forma de a autora tratar os acontecimentos nos dias atuais e em 1830,sendo que o que aconteceu em séculos tão distintos possui um elo que os une e explica a própria história de Júlia.

Sem contar com as inúmeras descrições das aulas de anatomia do profº Sewall,relatadas por Tess.Cheguei a sentir o cheiro e a viscosidade dos órgaos a cada vez que eu lia no livro quando o Dr.Sewall fazia sua apresentação com seus instrumentos militramente precisos.

A história realmente surpreende.Ainda mais quando se está chegando na parte decisiva do livro,é um "Nãooo!! :O " a cada momento!!rs!

Pra quem gosta de um pano de fundo médico,com drama,romance,ação,com certeza é uma ótima leitura!

Já tinha lido "O pecador" da Tess tbm,mas "Jardim de Ossos" com certeza foi o melhor por enquanto. Ela me conquistou e vou continuar lendo mais livros de sua autoria.

Suzi 18/07/2011

Completo
Julia é uma recém divorciada que adquire uma casa muito antiga e velha. Ela vê em sua restauração uma oportunidade de distração e superação de seus recentes problemas.
Ao decidir montar um jardim na casa acaba tendo uma grande surpresa: encontra um esqueleto feminino que remonta de uma época muito distante...Este fato a assusta mas ela acaba se identificando com "o esquecimento" desta mulher e decide mergulhar fundo nesta estória.
A trama que envolve o esqueleto é separada da vida de Julia por muito tempo (século XIX). As realidades retratadas são totalmente distintas, mas a autora consegue descrever e discorrer perfeitamente as duas tramas. Há uma junção perfeita dos enredos!
Amei o livro, já sou muito fã desta autora e este livro só concretizou minha admiração. Achei a estória muito completa, há romance, mistério, relações genuínas de amor e amizade, há conteúdo muito interessante sobre a história da medicina e tudo isso com uma qualidade imensa!

Super recomendo!

Marques60 02/11/2021

Esse livro é bem diferente dos outros que eu li da Tess. Achei interessante, mas não tão bom quanto os outros.

Regina 06/01/2010

Recém-divorciada, Julia Hamill tenta recomeçar sua vida comprando uma casa antiga e muito necessitada de cuidados. Escavando o jardim abandonado, ela encontra um crânio. A polícia investiga e descobre um corpo que foi enterrado muito antes de a casa ter sido construida, em 1880.

Julia, então, recebe um telefonema de Henry Page, primo da antiga proprietária da casa (Hilda) e historiador da família. Henry ficou com todos os documentos que estavam na casa de Hilda e oferece ajuda a Julia para, juntos, descobrirem mais sobre o esqueleto enterrado no jardim. E assim, vamos descobrindo mais sobre Norris, Rose e Holmes e sobre o Estripador de West End.

Tess faz uma reconstituição histórica muito boa – a gente se sente em 1830, com sua sujeira, preconceitos (contra imigrantes irlandeses e papistas), pobreza e luta pela sobrevivência. Vemos também os elegantes salões onde cavalheiros e damas das classes altas se divertem e interagem. Norris é um personagem com um pé em cada ambiente: fazendeiro pobre, vê no estudo da medicina, além de vocação natural, um modo de ascender socialmente.

Rose Connolly é uma imigrante de 17 anos que vê sua irmã sofrer as dores do parto por cinco dias. Deitada numa cama de hospital, Aurnia sofria e guardava um segredo. Rose, apesar da pouca idade, é uma sobrevivente. Uma mulher forte, íntegra e amorosa. Além de muito bela.

Começam a acontecer crimes hediondos, com as vítimas brutalmente mutiladas. Norris, que encontrou os dois primeiros corpos, passa a ser o principal suspeito. Para evitar ser preso, ele precisa da ajuda de Rose, a única que viu o assassino. Temendo por sua vida, Rose passa a se esconder e, depois de alguns dissabores, junta-se a Norris e Holmes para tentar evitar novos assassinatos e eliminar a ameaça que paira sobre eles.

Com todos os crimes, violações de sepulturas, aulas de anatomia e sofrimento e pobreza, o amor que nasce entre Rose e Norris é um sopro de ar fresco! Um amor calmo, belo, puro… Mas o suspense e mistério que cercam esses personagens e os ligam a Julia e Henry e Tom, sobrinho-neto de Henry, é de um brilhantismo maravilhoso! Tess tece uma história perfeita e o último ponto completa o quadro de forma brilhante! Recomendo.

Claire Scorzi 12/01/2010minha estante
Eu vejo os títulos dessa autora e me sinto entre atraída e receosa. Tem muita descrição de violência, do 'cometer' os crimes? Passei os olhos em um - não era dela, mas só cito pra explicar - e me senti até mal. Detalhista. Gosto muito de suspense, mas quando descambam para detalhar as cenas do crime sendo cometido, não gosto.

Jonas 09/07/2021

Muito bom. Muito suspense e mistério se misturam para criar uma atmosfera empolgante. Culminando em um clímax emocionante e inesperado.

Fabiolab 27/05/2011

Quanto aprendizado!
Com certeza esse foi o livro que tomou o lugar de MEU FAVORITO de todos que já li até hoje. Nas minhas resenhas, costumo colocar um breve resumo sem contar o final, mas nesse não farei, pois ele tem que ser lido.
Com esse livro, posso dizer que aprendi bastante, em termos históricos da sociedade (diferenças sociais, comportamento social),em termos históricos da medicina( o avanço da medicina, como eram prestados os serviços medicos e em troca de que, dissecação e outros termos relacionados a medicina que antes para mim eram desconhecidos, alias desconhecidos para qualquer leigo nesse assunto como eu, visto que a escritora é formada em medicina), valores de vida ( com que tipo de coisas cada pessoa está preocupada no dia-a-dia no livro cita as diferentes prioridades dos ricos e dos pobres como por exemplo, as moças ricas ficavam falando sobre vestidos das outras, criticando alguns atos enquanto a moça pobre tinha a preocupação de manter a sobrinha viva, de saber quando e por quanto tempo teria dinheiro para pagar a ama de leite e para se alimentar) Uma breve historia de Oliver Wendell Homes que foi um importante médico, que por fim acabou descobrindo que a febre fuminante depois dos partos se davam por questões de higiene. Há no livro um sutil romance que não interfere no objetivo do mesmo e mesmo assim o torna emocionante a ponto de rancar lágrimas dos olhos. É memorável. Eu realmente gostei muito desse livro, muito inteligente e pretendo ler mais dessa mesma escritora.

Kastiel.com 24/01/2022

inventividade de Tess Gessitsen!
Inventividade é uma palavra que peguei do livro e para mim exprime exatamente o que seu livro é, ao mesmo tempo que é ligado a personagens reais e lugares reais de dois séculos atrás.
A história fica alternando entre passado e presente, e fica interligando ambos em acontecimentos que nos vemos empolgados em ver até onde vai, e o final por mais surpreendente que seja(cheio de plot um atrás do outro) vale cada segundo de leitura. Se bem que eu já sabia de quem era o bebê, mas meu julgamento se provou em parte errado, uma vez que ele nada tinha a ver com os assassinatos.
Eu pensei que no momento presente no livro, seria revelado para o mundo quem realmente era o estripador mas isso não aconteceu. Nem por isso o livro não mereça ganhar 5 estrela. Essas são minhas impressões do livro, é o primeiro que leio de Tess e vale a pena. O que vai ficar marcado pra mim dessa autora são os excelentes diálogos que ela cria, mesmo entre um pouco de suspense ela nos faz rir.

Bela 26/04/2011

Vira, Vira, Vira, Vira
Senti que o título da minha resenha fora um pouco estranho, mas esse foi o lado espontâneo do meu cérebro pensando: vira a página, preciso saber o que acontece depois! - durante toda a leitura do livro O Jardim de Ossos.
É uma história realmente envolvente, um thriller que paira sobre duas épocas completamente diferentes e excelentemente descritas.
Além das descrições de época, percebi durante a leitura que os personagens eram definidos e misteriosos, intrigantes.
O Jardim de Ossos foi um dos melhores thrillers que já li, Stephen King estava certo, Tess Gerritsen não pode faltar na sua estante!

Amanda 17/05/2022

Pensei que seria melhor
Tem algo nesse livro que me incomodou, mas não sei exatamente o que. Enquanto fui lendo, eu tive a sensação de que a história não se aprofundou tanto, parece que tudo aconteceu tão rápido que não deu tempo nem de criar uma simpatia pelos personagens, ou até antipatia por outros, então não me apeguei tanto assim pra me empolgar com a leitura e com seu final. E já falando no final, esse foi um ponto positivo, achei bem costurado e sem furos, mesmo não ficando chocada da forma que gosto quando leio suspense, ainda assim achei que foi muito bem escrito.
Acho que pra quem tá iniciando no gênero, é uma boa pedida!