Feche Bem os Olhos

Resenhas - Feche Bem Os Olhos

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Tatiane554 26/04/2022

Muito bom!
Mais um livro de John Verdon que termina com excelência!O primeiro livro que eu li desse autor eu adorei a forma de escrita dele ,e esse segundo aqui continua a mesma coisa ! O David Gurney continua sendo uma pessoa fantástica e muito inteligente no ramo criminalista,um gênio,ideias pra lá de sábias,ele é capaz de ver coisas onde os outros não conseguem,onde muitas vezes os demais policias não conseguem pensar que tudo é possível, que sim sempre tem que duvidar de tudo ,procurar por tudo,questionar tudo! Davi é maravilhoso e a Madeleine continua chatinha! Mas um ótimo livro ,recomendo a leitura!
Ramon 26/04/2022minha estante
Todos os livros dele são ótimos. O próximo, na minha opinião é o mais top!!!

Tatiane554 26/04/2022minha estante
Sim posso imaginar!! Os 2 primeiros eu já gostei bastante.. em breve começo o 3 !

Paty Gluszczak 03/01/2021

Fechar bem os olhos
Um livro bem estruturado com um mistério muito bem construído,prende em cada detalhe.
Gostei e indico muito.

@jana450 05/06/2020

AMEI
É o tipo de livro que gosto e assim que terminei minha vontade foi começar o outro imediatamente.

A leitura fluiu e o final teve muita ação!
Temas fortes!

Marcela Pires 16/07/2012

Minha Opinião
"O modo como você a descreveu: virada para o corpo,
com a tiara intacta. Parece um arranjo deliberado que significava
algo para o assassino ou deveria significar algo para outra pessoa."
p. 66

David Gurney é um detetive aposentado, que um ano antes soluciona o caso do "Assassino dos Números" e quase morreu. Devido a isso e a crise constante em seu casamento, decide aposentar-se e morar no campo com sua esposa Madeleine.
Porem, seu amigo, o detetive Hardwick desperta o Sherlock Holmes adormecido dentro de David com o caso de Jillian, uma jovem rebelde e problemática segundo sua mãe que casa com o psiquiatra Dr Ashton, e na noite do seu casamento é encontrada decapitada no chalé do jardineiro.
A culpa recai toda a Hector Flores, o jardineiro e empregado de confiança de Ashton.
Gurney, apesar do descontentamento de sua esposa, decide aceitar o caso.
A partir dai sua vida corre perigo e cada página do livro é um suspense sem fim, não deixando o leitor desgrudar um minuto de suas palavras.
Uma trama de terror e mortes tem que ser desvendada!

Adorei o livro. São 425 páginas que "voam" no decorrer da leitura, pois essa é contagiante, e o leitor não consegue fechar o livro sem saber o final.
No meio da trama, o suspense se intercala com as próprias problemáticas do personagem de David, fazendo-o repensar sobre a vida.
É um suspense em tanto, o final é excelente, enredo amarrado, personagens bem montadas.
Recomendo muito!!!

VERDON, John
Feche bem os olhos/ Jonh Verdon [tradução de Alves Calado]: SP: Arqueiro, 2012.
ISBN: 978-85-8041-073-0

Eli Coelho 18/08/2012

Narrativa envolvente+Personagens humanizados+Crime intrigante= Perfeição.
"Porque acreditamos no que acreditamos?" (David Gurvey - pág 28)

Acompanhamos David Gurvey um ano depois dos eventos do livro "EU SEI O QUE VOCÊ ESTA PENSANDO", portanto há no inicio algumas referencias ao "caso do assassino dos numeros" especialmente nas conversas de Gurvey e Hardwick, mas não ler um não implica em entrave para ler esse pois são histórias independentes.

O autor soube dosar melhor os personagens nesse livro e portanto eles deixam de ser caricatos (critiquei isso em "EU SEI...). A humanidade dos personagens e seus relacionamentos é muito bem retratada tornando a história verossimel.

SINOPSE: Val Pery, teve sua filha (descrita por ela como uma psicopata) assassinada no dia do casamento. O principal suspeito desaparece.Insatisfeita com a investigaçao ela recorre a consultoria de Gurvey. O detetive se vê novamente num dilema: deseja seguir sua natureza investigativa mas teme decepcionar sua esposa. Paralelo a isso Gurvey é procurado por um colecionador milionário que deseja comprar seus quadros.

A abordagem de vitimas/algoz de violencia sexual, especialmente a praticada por mulheres (ninfomania?)é muito interessante e quase inédita em livros.

A trama é elaborada e envolvente num crime improvavel e novamente com elementos que não se encaixam. Surpreendentemente o autor "engana" o leitor e remete a pergunta que inicia essa resenha quando magistralmente revela a verdade sobre o crime de forma muito inteligente.

Nesse 2º livro o autor se supera, tornando melhor o que já era muito bom. SUPER RECOMENDO!

Renato 19/05/2015minha estante
Este é um dos melhores livros do estilo, muito bom mesmo!

Jaque - Achei o Livro 19/03/2023

Nesse segundo livro da série, o detetive Dave Gurney ainda não teve tempo para aproveitar sua aposentadoria. Mais uma vez ele é procurado por seu amigo da polícia para trabalhar como consultor num caso bizarro de homicídio. A jovem noiva Jillian, foi decapitada logo após dizer o sim e sua cabeça colocada ao seu lado, de maneira a passar uma mensagem.
Dave reluta em aceitar o caso, mesmo que a mãe de Jillian ofereça altas quantias em dinheiro, pois sua esposa Madeleine é totalmente contra seu envolvimento com a polícia.
Ele decide então trabalhar no caso por apenas duas semanas e desistirá se não conseguir algo de relevante nesse tempo, assim consegue driblar o ânimo de sua esposa.
Porém, quanto mais ele investiga, mais novas evidências ele descobre e aquilo que parecia ser apenas um homicídio, dá lugar à uma teia de crimes horríveis com um assassino extremamente inteligente à frente.
O envolvimento de Dave acaba ficando cada vez mais presente quando o assassino começa a prever seus passos e faz um jogo de gato e rato com ele.

O livro é excelente! A genialidade do autor em construir essa trama é incrível. Nada é tão simples como parece ser e a esperteza do assassino em manipular as pessoas foi uma das melhores partes da estória.
Quanto à parte pessoal do protagonista, vemos um repeteco do primeiro livro. Sua situação mal resolvida com a esposa, a falta de diálogos entre eles e a clara insatisfação de ambas as partes.
O livro poderia ser um pouco mais curto se não fossem as passagens descritivas desnecessárias para a estória, o que para mim é um ponto negativo mas a trama bem escrita e os capítulos curtinhos ajudam a passar por cima desse detalhe.
Super recomendo, assim como o primeiro livro.

site: https://acheiolivroperdiosono.blogspot.com/2023/03/feche-bem-os-olhos-john-verdon-dave.html
@autora_lidianemastello 19/03/2023minha estante
Gostei da premissa, qual é o primeiro?

Jaque - Achei o Livro 20/03/2023minha estante
O primeiro é Eu Sei o que você está pensando.

Bruna396 08/01/2022

Alucinante
Amo livros de investigação e depois que eu li "Eu sei o que você está pensando" me apaixonei pelo David Gurney. Inteligente, sagaz, e com instintos surreais.

A história é cheia de suposições, muitas pessoas vão entrando em cena, e vai ficando cada vez mais curioso. Não sei se foi o livro, ou se eu já estou ficando boa nessas leituras, mas desde a primeira parte eu tinha certeza quem era o responsável.

Mas isso não tira o mérito do livro e da leitura. Terminei 2021 e comecei 2022 bem!

Super indico!

ShirleyStortLeite 19/07/2021

Mais um assassinato resolvido
Meu segundo livro do autor e foi um pouco decepcionante.
A história é muito boa, mas como o autor conduziu a narrativa e os fatos deixaram a desejar na minha opinião.
Na metade do livro eu já sabia quem era o assassino, e desde então foi um narrativa exaustiva, podia ter explorado mais o suspense que a história pode proporcionar, pois é uma história bem elaborada.l
A investigação dessa vez é descobrir quem decepou a cabeça de Jillian Perry no dia do seu casamento, uma jovem de 19 anos que tem um passado sombrio e cheio de mistério.
Quem gosta do gênero deve dar uma chance pois a história abordada é muito intrigante e também ver outros títulos do autor.
O primeiro que li foi PETER PAN TEM QUE MORRER, e foi muito bom.
Partiu mais um mistério para ser resolvido por David Gurney?
Felippe Araujo 20/07/2021minha estante
Não desiste dele ainda não! Não brinque com fogo e eu sei o que você está pensando são bem legais

Nath @biscoito.esperto 10/12/2012

Li o primeiro livro de John Verdon, Eu sei o que você está pensando, no início de 2012. Eu sempre fui muito fã de romances policiais e John Verdon prometia muito com um livro audacioso.

No entanto reparei uma coisa que vale ressaltar: durante a leitura tanto de Eu sei o que você está pensando quanto de Feche bem os olhos, todas as pessoas que me viram lendo e quiseram saber sobre o assunto do livro me fizeram a mesma pergunta: Esse autor cumpre o que promete na sinopse?

Foi então que percebi que os dois livros de John Verdon tem uma premissa tão boa, mas TÃO boa, que parecem que vão decepcionar. O primeiro livro promete um assassino meio Mãe Diná e o segundo um assassinato levemente impossível, já que nada se encaixa na história. E muitos me perguntaram também qual dos dois livros era melhor. Sem desmerecer nenhum dos enredos, mas eu adivinhei o mistério do livro um e simplesmente fui enganada pelo autor no livro dois! Sempre que não descubro o mistério do livro o julgo muito bom, então Feche bem os olhos está melhor cotado que Eu sei o que você está pensando. Mas ambos são excelentes.

Este é o segundo livro que narra uma das peripécias de Dave Gurney, detetive aposentado, pelo mundo da investigação. Dave se aposentou há dois anos mas ainda não largou sua inclinação detetivesca. No ano anterior ele solucionara o incrível caso Mellery e, desde então, prometera à sua esposa não mais se envolver com crimes, já que ele quase perdeu a esposa no ano anterior.

No entanto esse novo caso parece sedutor aos olhos vigilantes de Gurney. A jovem Jillian Perry foi morta no dia de seu casamento, tendo sua cabeça arrancada. A princípio tudo parece uma execução trágica, mas o caso se torna algo impossível de solucionar, já que absolutamente nada se encaixa. Gurney tem em mãos um suspeito desaparecido, um passado trágico, uma GRAVAÇÃO do momento em que acharam o corpo e toda uma equipe de perícia para ajudar. Infelizmente, esse suspeito desaparecido não parecesse ter passado, já que sumiu sem deixar rastros. O passado trágico de Jillian apenas revela uma garota levemente perturbada e a gravação não é muito clara.

Gurney leva tudo para o lado pessoal e está determinado a solucionar o caso.

Gente, eu criei mil teorias (que, se vocês quiserem conhecer, podem ler no meu histórico de leitura. Nenhuma delas está correta então, mesmo que não tenha lido o livro ainda, pode dar uma conferida. Mas se você ler minhas teorias depois de ler o livro será melhor por que você entenderá meu raciocínio) e simplesmente falhei. E, olha, eram teorias muito boas! Se eu escrever um livro policial nunca chegará aos pés deste.

John Verdon cria camadas e mais camadas de mistérios a ser solucionados e te deixa querendo entender o que aconteceu. E o melhor é que ele nunca termina um livro te deixando com alguma dúvida. Então não se preocupe: TUDO será resolvido entro de 432 páginas.

E é isso que admiro em Verdon. Ele cria uma trama complexa e aparentemente indesvendável e simplesmente te desarma mostrando a resolução. E o pior é que se você prestar atenção bem nas palavras, tudo estava ali. Você é que não viu.

E, além de uma investigação brilhante, cheia de ação, aventura e mistérios, o drama do livro é outro atrativo. Os dilemas da vida de Gurney com sua esposa, seu filho morto e tudo o mais chegam a te emocionar.

É isso que digo quando alguém me pergunta por que gosto tanto dos livros de John Verdon: eles me tocam. E, mais que isso, me fazem pensar. Não só pensar para desvendar um mistério, mas pensar na vida, nas pessoas à minha volta e no amor incondicional.

Espero ansiosamente por "Let the devil sleep".

site: www.nathlambert.blogspot.com

otxjunior 05/12/2020

Feche Bem os Olhos, John Verdon
Quando o único adjetivo por muito tempo que conseguimos pensar sobre um livro é... longo, é porque temos um problema. E foi assim em toda a extensão de Feche Bem os Olhos, de John Verdon, segunda entrada na série que acompanha a aposentadoria atribulada do detetive David Gurney; que novamente é resgatado de seu retiro idílico, para infelicidade de sua esposa, a passiva agressiva Madeleine, e jogado em uma trama diabólica envolvendo decapitações e predadores sexuais do sexo feminino, para variar. E se pareceu confuso ou se alguma passagem de sua leitura não foi clara, não se preocupe, em algum ponto o detalhe introduzido será repetido ad nauseam até o assassino, antecipado por mim aos 13% do ebook, cair no colo do brilhante investigador. Sobre o clímax aliás, eu tive dificuldade em comprar quando algo em menor escala aconteceu com Jack Reacher no final de um dos livros de Lee Child! Falando nele, que imediatamente é caracterizado como O Cara, falta essa naturalidade para o herói da série de Verdon, onde se lê outros personagens referirem dessa maneira a ele, mais do que é mostrada sua genialidade. Por outro lado, na exposição de sua vulnerabilidade é onde o livro ganha força, quando as consequências de um almoço com um mecenas bilionário o atemorizam, e por tabela o leitor.
Ainda refleti sobre a relevância de se contar hoje uma história que vilaniza mulheres num setor em que estatisticamente figuram como vítimas, o abuso sexual. Entre as diferentes agressoras, não é a menos danosa a esposa do protagonista. Com um ciúme doentio e generalizado, e portanto clientes, alunas e colegas de trabalho sempre aparecem insinuantes e histéricas, a megera ainda falha em reconhecer a carreira bem-sucedida e eclética do marido. Este parece ser vítima também de masculinidade tóxica, pista lançada nos episódios curtos de suas relações com o pai e com o filho ausente. O traço psicológico é também importante para a resolução da trama exageradamente elaborada. Mas não mais sutil por isso: eu também seria um psicótico se minha mãe se chamasse Tirana Magdalena! O jardineiro mexicano se chama Flores e os filhos da máfia sardenha, Ticiano, Rafael e Leonardo, embora o sobrenome menos óbvio e nada italiano é Skard! Sobre nomes ainda, os capítulos têm títulos, o que é deliciosamente antiquado ao sugerir os ótimos romances de Agatha Christie, por exemplo, mas que comprova a falta de criatividade do autor quando um deles se chama "Um Monte de Outras Coisas". Deste não pretendo ler muitas outras coisas, não.

Livy 09/08/2012

Um thriller policial imperdível!
Depois de ter solucionado os crimes em Eu sei o que você está pensando, David Gurney (mais precisa e ansiosamente a sua esposa, Medeleine) acredita que finalmente poderá usufruir da sua aposentadoria, dedicando-se exclusivamente dos afazeres domésticos de sua casa de campo em Catskill, região rural do estado de Nova Iorque. Afinal de contas, aos 46 anos de idade, Gurney e a esposa saíram do agito da cidade para um refúgio tranquilo no campo. Plantar rosas e hortaliças, passear pelo bosque, sentar-se em um banco à frente do lago, é tudo o que Madeleine quer que ele faça. Ela bem que insiste, mas... Um ano depois dos acontecimentos narrados em Eu sei o que você está pensando, o marido (para seu desespero, obviamente) está às voltas com um outro caso intrigante, misterioso e desafiador. Jillian Perry, uma excêntrica e problemática jovem de 19 anos, é assassinada brutalmente no dia do seu casamento com um não tão menos excêntrico, mas milhonário e famoso psiquiatra, Dr. Ashton. Indicado por Jack Hardwick, do Bureau de Investigação Criminal, Val Perry, a mãe da vítima, procura Gurney em seu reduto paradisíaco para lhe fazer uma oferta que ele não poderá recusar: ela quer que ele encontre o assassino de sua filha, vivo ou morto.

O que decorre daí por diante, nas 424 páginas do livro, é o que há de melhor no gênero policial investigativo. Um verdadeiro caleidoscópio de intuição e instinto policial que David Gurney destila como nenhum outro.

Mas, antes de mais nada, tenho que elogiar o excelente trabalho e bom gosto da Editora Arqueiro. A capa do livro ficou maravilhosa. Combina perfeitamente com o contexto do livro (e no decorrer da leitura você perceberá o quanto...), além de não ser excessivamente apelativa, como aqueles que vendem apenas pela capa. A parte gráfica, diagramação e edição ficou excelente, também. Outrossim, parabenizo Alvez Calado pela tradução do livro. Ficou ótima.

Tecnicamente, Feche Bem os Olhos é um romance policial de suspense investigativo, com uma história originalíssima, narrativa em terceira pessoa centrada no protagonista David Gurney e uma história apaixonante que mistura crimes e suspense, drama existencial, amor, renúncia, a busca da perfeição e a genialidade deturpada da besta humana (notícia comum nos telejornais), entre outras coisas.
John Verdon captura a nossa atenção com uma narrativa enxuta, precisa, instigante, carregada de um suspense crescente e contínuo. Nada de palavreados rebuscados, clichês ou divagações fora de contexto. Seu estilo é impecável. Gosto muito da forma como ele escreve, e ficarei imensamente feliz se Verdon não parar por aí.

David Gurney é o típico sujeito por quem você se afeiçoa de imediato. Já no primeiro livro a carga de carisma desse personagem é altamente irresistível. Gurney é um misto de Sherlock Holmes (Jack Hardwick não cansa de dizer isso no livro, a cada encontro dos dois) e Hercule Poirot. Sir Arthur Conan Doyle e Agatha Christie aprovariam, sem dúvida alguma.

Se por um lado, na vida profissional como detetive de homicídios, David Gurney conquistou credibilidade e menções honrosas por seu desempenho profissional como policial obstinado e absolutamente correto, motivos pelo qual ele é levado a participar das investigações de crimes no primeiro livro e, agora, nesse segundo caso, por outro lado, em sua vida conjudal, as coisas não aparentam seguir no mesmo rumo. Madeleine faz de tudo para que o marido desista de participar da investigação. Pesa o fato de que ela esperava poder viver o resto de sua vida ao lado do marido na bucólica fazenda de Catskill. E por mais que ele lhe prometa que essa será sua última incursão no meio policial, não consegue apartar-se do investigador que ainda vive dentro dele, e que se recusa a se aposentar.

No meio desse clima meio nebuloso da sua vida conjugal, que parece caminhar para uma inevitável separação, Gurney ainda tem que lutar com fatores adversos que ameaçam a sua integridade física, as suas emoções e o seu perfeito equilíbrio mental. Caçar o assassino de Jillyan Perry não será apenas um esforço concentrado de perícia policial e instinto investigativo. David Gurney será arrastado para os limites da sanidade mental e de uma profunda constatação do mundo obscuro e perverso que ele, ao longo de todos esses anos, acreditava conhecer perfeitamente.

Apesar da maioria dos personagens vistos em Eu sei o que você está pensando fazerem parte desse segundo livro, Feche Bem os Olhos não é uma continuação direta daquele livro. John Verdon dá uma rápida e básica pincelada sobre os acontecimentos da história anterior, porém, sem entrar em detalhes. Tudo é feito em forma de comentários, por parte de Jack Hardwick, sem comprometer a leitura daqueles que não leram o livro anterior. Desta forma brilhante, você não precisa ler Eu sei o que você está pensando para saborear este livro. No entanto, eu recomendo que você comece por aquele livro. Por um motivo bastante simples: você terá um melhor entrosamento com os personagens e, principalmente, com o estilo investigativo do detetive Gurney. Além do que, o livro é imperdível.

Leia o restante da resenha em:

sandra 22/09/2015

Uma leitura pesada onde se vê o pior da raça humana, mães que n respeitam os flhos e filhos totalmente desestruturados. Psicopatias e doentes envolvidos por uma mente brilhante. Não imagino onde o autor teve tanta inspiração. Muito bom.
Silvana 22/09/2015minha estante
Sandra, agora fiquei curiosa... Já me disseram que esse segundo livro é muuuuito melhor que o primeiro, que, a propósito, não gostei tanto... Li "Eu Sei O Que Você Está Pensando" há vários meses atrás e ainda não tive vontade de dar continuidade à série...mas acho que vou ter que dar um jeito de ler logo esse livro...

Tati 22/09/2015minha estante
Bom saber, quero ler!!!

sandra 22/09/2015minha estante
Não consegui descobrir o autor das mortes até o final, suspeitei no inicio mas depois deixei pra lá e no final era o próprio kkkk

Thais 13/10/2015minha estante
Se eu ler esse antes de "Eu Sei O Que Você Está Pensando" terei problema em desenvolver o raciocinio do livro? Pois falaram que esse livro é melhor do que o primeiro.

Carla Reis 03/12/2020

Eu amo um bom livro policial e confesso que o autor ganhou um lugar especial na minha estante. Os livros são bem construídos muito bem escritos empolgantes, enfim se vc gosta de livros policiais recomendo a série inteira.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6