Feche Bem os Olhos

Feche Bem os Olhos John Verdon

Resenhas - Feche Bem Os Olhos

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Carla Reis 03/12/2020

Eu amo um bom livro policial e confesso que o autor ganhou um lugar especial na minha estante. Os livros são bem construídos muito bem escritos empolgantes, enfim se vc gosta de livros policiais recomendo a série inteira.

Livy 09/08/2012

Um thriller policial imperdível!
Depois de ter solucionado os crimes em Eu sei o que você está pensando, David Gurney (mais precisa e ansiosamente a sua esposa, Medeleine) acredita que finalmente poderá usufruir da sua aposentadoria, dedicando-se exclusivamente dos afazeres domésticos de sua casa de campo em Catskill, região rural do estado de Nova Iorque. Afinal de contas, aos 46 anos de idade, Gurney e a esposa saíram do agito da cidade para um refúgio tranquilo no campo. Plantar rosas e hortaliças, passear pelo bosque, sentar-se em um banco à frente do lago, é tudo o que Madeleine quer que ele faça. Ela bem que insiste, mas... Um ano depois dos acontecimentos narrados em Eu sei o que você está pensando, o marido (para seu desespero, obviamente) está às voltas com um outro caso intrigante, misterioso e desafiador. Jillian Perry, uma excêntrica e problemática jovem de 19 anos, é assassinada brutalmente no dia do seu casamento com um não tão menos excêntrico, mas milhonário e famoso psiquiatra, Dr. Ashton. Indicado por Jack Hardwick, do Bureau de Investigação Criminal, Val Perry, a mãe da vítima, procura Gurney em seu reduto paradisíaco para lhe fazer uma oferta que ele não poderá recusar: ela quer que ele encontre o assassino de sua filha, vivo ou morto.

O que decorre daí por diante, nas 424 páginas do livro, é o que há de melhor no gênero policial investigativo. Um verdadeiro caleidoscópio de intuição e instinto policial que David Gurney destila como nenhum outro.

Mas, antes de mais nada, tenho que elogiar o excelente trabalho e bom gosto da Editora Arqueiro. A capa do livro ficou maravilhosa. Combina perfeitamente com o contexto do livro (e no decorrer da leitura você perceberá o quanto...), além de não ser excessivamente apelativa, como aqueles que vendem apenas pela capa. A parte gráfica, diagramação e edição ficou excelente, também. Outrossim, parabenizo Alvez Calado pela tradução do livro. Ficou ótima.

Tecnicamente, Feche Bem os Olhos é um romance policial de suspense investigativo, com uma história originalíssima, narrativa em terceira pessoa centrada no protagonista David Gurney e uma história apaixonante que mistura crimes e suspense, drama existencial, amor, renúncia, a busca da perfeição e a genialidade deturpada da besta humana (notícia comum nos telejornais), entre outras coisas.
John Verdon captura a nossa atenção com uma narrativa enxuta, precisa, instigante, carregada de um suspense crescente e contínuo. Nada de palavreados rebuscados, clichês ou divagações fora de contexto. Seu estilo é impecável. Gosto muito da forma como ele escreve, e ficarei imensamente feliz se Verdon não parar por aí.

David Gurney é o típico sujeito por quem você se afeiçoa de imediato. Já no primeiro livro a carga de carisma desse personagem é altamente irresistível. Gurney é um misto de Sherlock Holmes (Jack Hardwick não cansa de dizer isso no livro, a cada encontro dos dois) e Hercule Poirot. Sir Arthur Conan Doyle e Agatha Christie aprovariam, sem dúvida alguma.

Se por um lado, na vida profissional como detetive de homicídios, David Gurney conquistou credibilidade e menções honrosas por seu desempenho profissional como policial obstinado e absolutamente correto, motivos pelo qual ele é levado a participar das investigações de crimes no primeiro livro e, agora, nesse segundo caso, por outro lado, em sua vida conjudal, as coisas não aparentam seguir no mesmo rumo. Madeleine faz de tudo para que o marido desista de participar da investigação. Pesa o fato de que ela esperava poder viver o resto de sua vida ao lado do marido na bucólica fazenda de Catskill. E por mais que ele lhe prometa que essa será sua última incursão no meio policial, não consegue apartar-se do investigador que ainda vive dentro dele, e que se recusa a se aposentar.

No meio desse clima meio nebuloso da sua vida conjugal, que parece caminhar para uma inevitável separação, Gurney ainda tem que lutar com fatores adversos que ameaçam a sua integridade física, as suas emoções e o seu perfeito equilíbrio mental. Caçar o assassino de Jillyan Perry não será apenas um esforço concentrado de perícia policial e instinto investigativo. David Gurney será arrastado para os limites da sanidade mental e de uma profunda constatação do mundo obscuro e perverso que ele, ao longo de todos esses anos, acreditava conhecer perfeitamente.

Apesar da maioria dos personagens vistos em Eu sei o que você está pensando fazerem parte desse segundo livro, Feche Bem os Olhos não é uma continuação direta daquele livro. John Verdon dá uma rápida e básica pincelada sobre os acontecimentos da história anterior, porém, sem entrar em detalhes. Tudo é feito em forma de comentários, por parte de Jack Hardwick, sem comprometer a leitura daqueles que não leram o livro anterior. Desta forma brilhante, você não precisa ler Eu sei o que você está pensando para saborear este livro. No entanto, eu recomendo que você comece por aquele livro. Por um motivo bastante simples: você terá um melhor entrosamento com os personagens e, principalmente, com o estilo investigativo do detetive Gurney. Além do que, o livro é imperdível.

Leia o restante da resenha em:

sandra 22/09/2015

Uma leitura pesada onde se vê o pior da raça humana, mães que n respeitam os flhos e filhos totalmente desestruturados. Psicopatias e doentes envolvidos por uma mente brilhante. Não imagino onde o autor teve tanta inspiração. Muito bom.
Silvana 22/09/2015minha estante
Sandra, agora fiquei curiosa... Já me disseram que esse segundo livro é muuuuito melhor que o primeiro, que, a propósito, não gostei tanto... Li "Eu Sei O Que Você Está Pensando" há vários meses atrás e ainda não tive vontade de dar continuidade à série...mas acho que vou ter que dar um jeito de ler logo esse livro...

Tati 22/09/2015minha estante
Bom saber, quero ler!!!

sandra 22/09/2015minha estante
Não consegui descobrir o autor das mortes até o final, suspeitei no inicio mas depois deixei pra lá e no final era o próprio kkkk

Thais 13/10/2015minha estante
Se eu ler esse antes de "Eu Sei O Que Você Está Pensando" terei problema em desenvolver o raciocinio do livro? Pois falaram que esse livro é melhor do que o primeiro.

Lucas 10/08/2012

RESENHA "FECHE BEM OS OLHOS"
David Gurney sempre foi viciado em resolver enigmas. Mesmo dois anos depois de ter trocado a carreira policial pela pacata vida no campo, sua mente investigativa não consegue resistir a uma boa charada. Foi assim com o caso do Assassino dos Números, um ano antes. Agora, a história se repete quando ele é convidado para trabalhar como consultor e ajudar a polícia a desvendar um instigante homicídio. Jillian Perry, uma jovem de 19 anos, foi morta de maneira brutal no dia do próprio casamento. Todas as pistas apontam para um misterioso jardineiro, só que nada mais na história se encaixa. Gurney, apesar do descontentamento de sua esposa Madeleine, decide aceitar o caso. Quando o caso começa a avançar, fica claro que o assassino é não só mais inteligente e implacável do que ele esperava, como também destemido o suficiente para atacar seu ponto fraco. David terá que pensar além das evidências para desvendar o quebra-cabeça mais sinistro com que já se deparou.

"O modo como você a descreveu: virada para o corpo, com a tiara intacta. Parece um arranjo deliberado que significava algo para o assassino ou deveria significar algo para outra pessoa."
Página 66

O livro tem vários diálogos - o que todo leitor gosta – e a narração é ótima.
O livro me surpreendeu muito. No começo, a história é meio lenta, mas depois de mais ou menos 200 páginas, o livro fica fascinante!
A trama foi muito bem construída. Quando eu pensei que não haveria uma solução para o caso, surgia uma opção, essa era a parte em que eu surpreendia muuuito. John Verdon é um ótimo escritor e tem uma inteligência incrível.
Infelizmente, o final de “Feche Bem os Olhos” é um pouco decepcionante. Sabe quando o livro acaba do nada? Então, é mais ou menos assim. O livro tem o seu desfecho de uma forma estranha, até um pouco confusa. A história é boa, porém, poderia ter terminado de uma forma mais “heróica”, o que Gurney (Personagem principal do livro) merecia.
Como sempre, a editora caprichou na edição do livro e eu não encontrei nenhum erro gramatical.
Recomendo o livro para os leitores que apreciam um ótimo suspense/romance policial. Vale a pena ler o novo lançamento da Arqueiro!

BLOG "NOTÍCIAS & RESENHAS"

Natalia 10/05/2022

Vou dar uma outra chance
Acho que peguei pra ler, sem estar com vontade de ler esse gênero. Eu amei a história, muito boa mesmo, mas acho q ñ estava no clima, mas com certeza vou ler outro livro do autor, e se eu gostar, leio esse novamente

nitinha 04/04/2020

Simplismente Perfeito
Somente leiam, vale muito a pena!

Vanessaf 20/12/2017

Os livros do John Verdon são muito bons em relação as histórias, que fazem você pensar. O único problema, é que você tem que ler seus livros na ordem certa, pois ele comenta muito sobre os livros anteriores, fazendo com que você fique um pouco perdido se não os leu. Infelizmente isso não é culpa do autor. Já teve casos que a editora lança os livros fora da ordem e isso, realmente é muito chato!

Tiffany27 10/01/2024

A história em si é interessante e intrigante, fazendo com que o leitor pense em várias possibilidades, mas a leitura para mim se tornou cansativa pelo fato que o autor ficou indo e voltando na história pessoal do investigador.
O final do livro ficou bem mais interessante e atrativo justamente porque ele parou de citar Madeline e a vida pessoal do investigador.
Paula 02/02/2024minha estante
Vdd totalmente desnecessário ficar falando da vida pessoal dele nem sei como ele ainda conseguiu ficar casado até o fim do livro kkkk

Damadanoite 10/02/2024minha estante
Nossa sim, do meio do livro para frente que pra mim ficou interessante. Tinha muita que só encheu linguiça kkkkkk

MendesRodrigo 10/12/2020

David David
A história foi bem na medida, achei que os personagens foram pouco explorados, uma trama de fácil dedução, o que ficou interessante foi a resolução em si.
Um livro bom para se iniciar no gênero investigativo, sem cenas explicitas.

Ana Moon 18/02/2023

Feche bem os olhos
Eu vou ser bem sincera, apesar de adorar investigações foi uma leitura bem lenta que demorou muito pra me prender. Na verdade nao me prendeu em momento algum, terminei de ler so pra acabar logo, mas o enredo foi muito fraco, muitas coisas desconexas pra tudo ser resolvido quase ao final muito rapido. Tambem nao gostei do desfecho

Helen Lima 17/05/2020

Segundo livro de John Verdon que li. Achei a leitura cansativa, mas a história é bem legal! A noiva é decapitada bem na sua festa de casamento e o suspeito principal é o jardineiro da casa, que acabou desaparecendo.

Araggorn 02/12/2013

Feche bem os olhos é delicioso!
Lembro-me de ter lido o primeiro livro de John Verdon lançado pela editora Arqueiro e ter gostado muito, porém ainda não tinha me conquistado. O segundo livro me convenceu e John Verdon entrou para minha lista de autores favoritos.
John Verdon criou um detetive muito verossímil com uma trama complexa de desvendar e um assassino engenhoso, tornando cada página deste segundo romance um verdadeiro mistério.
David Gurney é um detetive aposentado de grande fama e vive com sua segunda mulher. Ele tem um grande trauma em sua vida que é a perda de seu filho de 4 anos e continua se culpando. Ele e a segunda mulher moram num lugar calmo nas montanhas, mas a saudade da vida policial o torna triste e meio deslocado no lugar, ao contrário de sua mulher, que adora sair para caminhar e pedalar em meio a natureza. Mesmo aposentado, um colega insiste que ele assuma um caso de assassinato como consultor, pois a investigação do caso está sendo relapsa. A vítima teve sua cabeça decepada no dia do seu casamento. Os responsáveis pela investigação nada conseguiram descobrir. Os rastros terminam a 150 passos do chalé e desaparecem. Os cães farejadores não serviram de nada. Quando David Gurney decide investigar não sabia que seria um dos casos mais difíceis de sua vida.
John Verdon nos apresenta uma verdadeira trama policial com muito suspense, mistérios que parecem insolúveis e pessoas estranhas.
David Gurney é um policial de extrema competência e sua concepção é realista, dotando de drama, sensibilidade e reflexões sobre a vida junto a sua esposa e sobre si mesmo.

Excelente livro!

site: www.siriguelasaltitante.com.br

Ju Oliveira 04/02/2014

David Gurney, investigador de homicídios aposentado da Polícia de Nova Iorque, definitivamente não consegue ficar muito tempo longe dos mistérios que envolvem certos crimes. Aposentado a dois anos, ele agora é convidado a trabalhar como consultor em um crime cheio de enigmas e fatos inexplicáveis.

Jillian Perry, uma jovem de 19 anos é encontrada morta em sua própria festa de casamento. De uma forma brutal e horrenda, todas as pistas apontam para o jardineiro da família. Mas nesse caso, nem tudo é o que parece ser…

Mesmo estando muito tentado a aceitar o convite e fazer parte das investigações do assassinato, David fica bastante indeciso, pois sabe que se aceitar, estará travando uma guerra conjugal, pois sua esposa Madeleine é totalmente contra seu envolvimento, já que tudo que ela mais queria era a tão sonhada aposentadoria do marido. Eles agora moram em uma fazendo no interior onde a paz reina constantemente. Mas com a mente agitada que David possui, ele não resiste a esse enigma e aceita a proposta. Quanto mais fundo ele entra nos fatos do relatório policial, mais dúvidas o cercam. Nessa história, praticamente nada se encaixa.

Este é o segundo livro de John Vernon com o personagem David Gurney. O primeiro foi Eu sei o que você está pensando, que é simplesmente fantástico. Nesse segundo livro, achei a trama muito mais complexa, com algumas pontas soltas, alguns fatos completamente irrelevantes e desnecessários. Não que eu não tenha gostado do livro, pelo contrário. A história é muito boa! Mas quando leio um thriller policial, gosto de me surpreender e isso infelizmente não aconteceu neste livro. Saquei quem era o culpado pouco depois do início. São muitas pistas durante toda a história.

Temas como violência sexual causada por mulheres/meninas contra crianças, distúrbios sexuais femininos e prostituição, são a base para alguns crimes citados na trama, além do crime central, que é a morte da noiva. Feche bem os olhos, não foi um livro que me prendeu do começo ao fim, como aconteceu com “Eu sei o que você está pensando“, mas há várias cenas eletrizantes e chocantes. Não é o melhor policial que já li, mas sem dúvida é um bom livro. Recomendo!

site: http://juoliveira.com/cantinho/feche-bem-os-olhos-resenha-promocao/

Denise195 06/05/2020

Uma leitura fácil. O livro se desenvolve em um ritmo bom de acompanhar. A trama é bem elaborada e as personagens bem construídas.

Sandi 31/03/2014

Feche Bem Os Olhos- John Verdon
Contém spoilers!

Minha adolescência foi marcada por livros policiais. Tanto que a primeira autora adulta que li foi Agatha Christie. Com o passar do tempo, comecei a diversificar bastante as leituras, mas esse amor de adolescência ainda permanece. E, na busca por um autor que eu não conhecia no gênero, esbarrei em John Verdon.

Feche Bem Os Olhos conta a história de um assassinato brutal cometido durante um casamento. A noiva é encontrada decepada no chalé do jardineiro do seu futuro esposo. Quando meses de investigação não alcançam o objetivo de encontrar o suspeito, o detetive aposentado Dave Gurney é contratado pela mãe da vítima. Sua incrível habilidade investigativa mostra que nesse caso nada é o que parece.

Infelizmente comecei no segundo livro da série relacionada ao detetive David. Embora algumas informações quanto ao passado da personagem não fiquem claras, o fato de não ler o primeiro livro não compromete o entendimento de Feche Bem Os Olhos. Nesse livro, John Verdon explora de modo inteligente vários temas polêmicos e constrói um caso realmente interessante e cheio de camadas. Como pontos positivos, destaco a criatividade do autor em criar situações improváveis e habilidade de nos trazer um final coerente que não desafia a inteligência do leitor.

Porém, como uma fã de histórias policiais, senti muitas vezes que o livro poderia ser muito melhor do que é. Não consigo, por exemplo, estabelecer um ligação entre a grande fama de investigador de David com suas ações durante o caso. O detetive, que é glorificado em todos os momentos possíveis como alguém de inteligência e percepção notáveis, comete erros amadores durante a narrativa. Que tipo de policial conta os detalhes investigativos para todas as pessoas que encontra? Qual profissional treinado aceita se encontrar com uma pessoa desconhecida que acabou de fazer uma oferta totalmente descabida? E ainda bebe a primeira coisa colocada na sua frente? (Esse é o primeiro conselho que qualquer pai dá a um filho- não aceite balas de estranhos).

Além dessas falhas da personagem principal que realmente me irritaram, acho que o escritor poderia ter desenvolvido melhor as características psicológicas das personagens, principalmente diante de temas tão densos como os apresentados. Seria interessante que o perfil psicológico da vítima e do assassino fossem esmiuçados. Senti que tudo foi asséptico, como um médico falando sobre uma cirurgia. Enquanto isso temos um excesso de cotidiano do detetive, com seus jantares infindáveis (sério, não interessa saber o que ele come todo dia) e sua esposa, a única com personalidade melhor desenvolvida, porém a personagem mais chata de toda a trama.

Apesar das incongruências, Feche Bem Os Olhos merece ser lido. John Verdon é um autor inteligente, sabe criar uma história viciante. Infelizmente para chegar aos pés dos grandes mestres do gênero ainda falta muito.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6