Feche Bem os Olhos

Resenhas - Feche Bem Os Olhos

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Brenda 05/06/2020

Feche bem os olhos - John Verdon
Eu adoro os livros do John, porém, neste específico, a leitura foi arrastada, devido ao fato de que muita coisa acontecia, muitos detalhes. Porém, como sempre, a conclusão dos fatos me conquistou, fez toda a leitura valer a pena. Recomendo!

João 26/03/2013

Resenha retirada do blog Lá na Minha Estante (http://laanaminhaestante.blogspot.com)
John Verdon trabalhou durante muito tempo em agencias publicitarias na cidade de Nova York, ou seja, é um cara criativo, pode-se saber disso não apenas por estar em suas biografias mas pelo modo que arquiteta o enredo desse livro, não que para escrever suspense policial seja preciso muita criatividade ( não estou desmerecendo autores de suspense policial, mas as estórias normalmente seguem os mesmos padrões), mas é o modo como somos levados pela narrativa que faz desse livro, único.

David Gurney é um detetive aposentado, que se mudou da cidade grande para uma suposta vida tranquila no campo, vida essa que o livro nos da a entender, é constantemente incomodada por casos que precisam da ajuda de Gurney, pessoas o procurando para um serviço particular.

E é assim que Dave se envolve com o caso de Assasinato de Jillian Perry, uma mulher com problemas psiquiátricos que foi assassinada de modo estranho em sua festa de noivado, todas as pistas apontam para um único suspeito, o jardineiro mexicano que Dr. Ashton, psiquiatra famoso, diretor de uma escola para meninas sexualmente abusivas, e marido da garota assassinada, contratou para trabalhar em sua casa, e que inclusive mora em um chalé na propriedade do mesmo.

Logo de Início, Gurney se envolve em algo muito maior do que poderia imaginar, e quando se da conta, encontra-se em meio a um grande escândalo sexual, que além de coloca-lo em perigo, pode atingir quem ele ama.

Não sendo esse o primeiro livro sobre o detetive Gurney, de começo me senti receoso quanto à leitura, pensando que eles teriam ligações ou seja, pensava que "Feche Bem os Olhos" fosse uma continuação direta de "Eu sei que você está pensando", e não é, é um daqueles tipos de livro que mesmo envolvendo o mesmo personagem não interferem em livros anteriores ou futuros.

Feche bem os olhos é um livro de suspense investigativo que durante sua execução adiciona fatos que rapidamente se mesclam a narrativa original, Verdon faz isso com um controle impressionante, não deixando nada fugir dos rumos propostos. Gurney é um personagem incrível, com quem nos identificamos prontamente, é sarcástico, inteligente e de raciocínio rápido, por falar nisso, o humor negro na narrativa de Verdon é outro fato que faz o livro se tornar incrível. Mas por contra partida além de sermos apresentados às qualidades de Gurney, somos apresentados também à seus defeitos e inseguranças, o que da um ar de realidade maior à narrativa.Não só o protagonista é um personagem com essas características como também pessoas coadjuvantes.

Durante a leitura Verdon nos apresenta a seguinte questão:
"basta agir de modo que o alvo "descubra' os fatos em que você quer que ele acredite a seu respeito, é só dar a ele um motivo poderoso para acreditar em seu papo furado e fazer com que ele queira acreditar em você[...]"
E é exatamente isso que acontece conosco, nos faz acreditar em fatos que são desmascarados no fim, o que pelo menos pra mim é inédito afinal, em que outro livro somos apresentados a algo novo que acaba por ludibriar completamente?

MAS, como nem tudo é perfeito, tive problemas com um único fato: em alguns assuntos levantados durante a estória não há profundidade, ou seja, os assuntos não são explorados como deveriam, deixando espaços grandes que poderiam facilmente ser preenchidos.

Por fim, feche bem os olhos é um livro muito bom, não perfeito, mas dentro do gênero que tanto se limita, acabou por se tornar o meu favorito.

Paola 03/04/2013

Uma tragédia em meio a um casamento. A noiva Jillian Perry é brutalmente assassinada. E tudo indica que seja pelo jardineiro do noivo, Hector Flores. No entanto, o assassino está a solta e com isso a mãe de Jillian procura pelo detetive David Gurney para investigar o caso e descobrir onde está Hector.

Hesitante no primeiro momento, Gurney não aceita o caso, considerando que está aposentado e vivendo no campo. E também sua esposa não aprova a ideia dele se envolver com mais um criminoso. Mas, nunca deixamos de fazer aquilo que realmente gostamos, David Gurney acaba aceitando o caso. Porém, por apenas 15 dias!

E assim começa páginas e páginas atrás de provas, evidências, entrevistas a possíveis suspeitos, reuniões e a polícia, todos envolvidos em busca da verdade sobre o crime. Capítulos que são mais quebra cabeças, afim de nos mostrar o desfecho do assassinato.

Ao mergulharmos na história, percebemos que há muitos mais crimes envolvidos. Que o caso é mais profundo do que imaginamos. Sem deixar pontas soltas e com uma narrativa que prende o leitor o final do livro é muito bom. O que faz com que o livro seja muito recomendado!

Nanda 06/01/2013

Nunca tive uma leitura tão agradável e instigante! Que livro! Que história!

Paty 28/12/2012

Perfeito!!
Simplesmente perfeito!! Inteligente, intrigante, um livro que prende sua atenção do inicio ao fim... instiga sua mente.. sua curiosidade, historia bem desenvolvida, personagens interessantes e bem desenvolvidos..misterioso, envolvente, além de um tema complexo como abuso sexual onde o autor trabalha muito bem a mente dos envolvidos.
Adoreiiiiii..
Jo 09/07/2017minha estante
David Gurney está na lista dos meus detetives favoritos. John verdon é muito bom.

Paty 10/07/2017minha estante
Mtt bom...

Lyvia76 15/04/2024

Como todo bom livro de suspense, Feche bem os olhos prende o leitor do início ao fim, e o recomendo à todos os fãs de enredos misteriosos e enigmáticos.

Leonardo.Calandrini 16/07/2020

Eu li esse livro já tem um tempinho, mas consigo lembro bem dele porque a história é fascinaste e te prende do início ao fim. E esse é o segundo livro do autor com os mesmos personagens (sem que seja uma continuação), então não problema ler ele antes do primeiro, como eu fiz, pois é uma história nova, só não há apresentação e caracterização dos personagens. A narrativa é bem detalhada, mas não a ponto de ser chata ou arrastado. O crime policial e a investigação através dos olhos do detetive te deixa apreensivo e te faz achar que todos os personagens são suspeitos. Com ótimas doses de ação e suspense, é uma ótima leitura. "Eu sei o que você está pensando" está nas minhas metas de leitura!

Carla.Zuqueti 20/11/2012

É um livro bom, mas a leitura é um pouco cansativa. Os dramas particulares do detetive Gurney tornam a trama um pouco chata. O final é bom.

A Redfield 25/10/2013

Feche Bem os Olhos
David Gurney é um detetive aposentado que há pouco participou de uma investigação no caso Mellery (no primeiro livro de John Verdon, chamado Eu Sei o Que Você Está Pensando), no qual colocou sua vida e seu casamento em risco. Recentemente, surge um convite para participar de outro caso terrível: a noiva é assassinada cruelmente no dia do seu casamento. David não consegue recusar a oferta, por mais que esteja aposentado, e isso desagrada sua esposa Madeleine. Com o casamento afetado pela sua escolha, ele decide ir em frente e desvendar o mistério. Mas o que ele não esperava é que o assassino fosse tão esperto e engenhoso, a cada passo na investigação, fica mais difícil desvendar o que realmente aconteceu. Sem falar o final do livro, que deixa todos boquiabertos.

Com um ritmo marcante e eletrizante, John Verdon consegue prender a atenção do leitor à cada novo detalhe desvendado. Gurney é um personagem incrível, quase um Sherlock Holmes - quase -, o que não o livra de sofrer quase que um "golpe" na história.

Simplesmente amei, ótima narrativa. Apenas achei que o autor poderia ter dado mais explicações sobre o que aconteceu com Gurney quando ele foi se encontrar com Jykynstyl. Recomendo pra quem gosta de romance policial.

Carolcktd 28/03/2017

O livro começa desenvolvendo lentamente e aos poucos se torna muito intenso. Quando você vê já está vidrado na história, imaginando o que virá a seguir. Os personagens são bem construídos, sendo o principal bem sólido. A esposa acaba beirando a chatice, mas analisando o contexto dá para compreender ela. O final da história é bem surpreendente não deixando a desejar em nada. Em alguns momentos no meio do livro podemos até imaginar quem é o assassino, porém os motivos que o levaram ao assassinato é difícil solucionar ate os capítulos finais. Enredo muito bem construído e fundamentado, não deixando pontas soltas. Vale a pena a leitura.

Livretando 16/01/2014

Resenha: Feche bem os olhos
David Gurney está em seu segundo ano de aposentadoria. Ex-detetive de investigação criminal, a mente de David não consegue parar de pensar em seus antigos casos e como ele usava de todo seu potencial para resolvê-los - o que cria grande conflito com sua vida pacata no campo, sem movimentação e com sua esposa que precisa desta tranquilidade. Agora, um ano após a resolução do caso “Assassino dos Números” (visto no livro “Eu sei o que você está pensando”) um novo crime precisa de solução e o departamento de investigação criminal volta a pedir ajuda ao detetive aposentado.

Jillian Perry, uma moça de 19 anos, é encontrada morta no dia de seu casamento com um famoso psiquiatra. A cena do crime é misteriosa: Jillian estava vestida de noiva, a cabeça separada do corpo e colocada em cima de uma mesa olhando para a vítima. Aconteceu tudo em um pequeno chalé, sendo que toda a região estava sendo gravada para o grande dia do casamento. Nas filmagens vemos a moça entrando no chalé e 15 minutos depois o noivo vai chamá-la para um brinde com os convidados, e se depara com o corpo. Ninguém saiu do chalé, ninguém entrou. Como o crime aconteceu?

Essa é a base inicial para o livro Feche bem os olhos. Logo no começo da investigação um dos detetives diz para Gurney que o crime parece feito em camadas, que nada é simples, que existe muito mais coisa nisso. Realmente é isso o que acontece, camadas sobre camadas, até que chega um momento em que isso se torna um excesso desnecessário. O autor quis criar um cenário tão complexo que se torna irreal ao mesmo tempo. Os acontecimentos em certas partes são muito artificiais, David esbarra em evidências que deveriam estar seguramente escondidas de modo muito simples. Detalhe para o trabalho da equipe de investigação da cena do crime que simplesmente não analisa as provas porque achavam que não daria resultados. Se os testes nas evidências tivessem sido feitos desde o começo do livro, não passaríamos das primeiras 100 páginas, pois já teríamos revelações.

Não entendi exatamente o que John Verdon quis fazer neste livro. O primeiro de seus livros, “Eu sei o que você está pensando”, tinha uma trama simples, porém bem construída, amarrada de certa forma que tínhamos uma surpresa no fim da obra. Já neste livro estamos diante de uma trama complexa que se perde em suas próprias explicações, leva a becos sem saída que o autor pareceu querer ignorar com situações que não são explicadas. E infelizmente, mais uma vez, o autor não soube preparar o fim de sua obra. Tanto trabalho para nas últimas páginas, ao não saber o que fazer para descrever o que aconteceu, prefere que seu personagem não vivencie o acontecimento, e só sabemos de detalhes em poucas palavras, umas 30 no máximo, sobre TUDO o que aconteceu no final do caso.

Se você tiver tempo e estiver com o livro em mãos e nada para fazer vale ser lido pelo mistério do crime em si, mas não pela trama geral do livro. Foi ansioso que esperei este lançamento e infelizmente me decepcionei.

site: http://livretando.blogspot.com.br/2012/10/feche-bem-os-olhos-john-verdon.html

Leila 04/01/2019

Este é o primeiro livro do autor que leio. É a continuação da série que inicia com Eu sei o que você está pensando. Ainda não li o primeiro, mas tenho curiosidade. Como o livro nunca está disponível na biblioteca, resolvi começar pelo segundo.

A narrativa mostra como o detetive aposentado David Gurney pensa e formula suas hipóteses sobre os casos que investiga. Realmente, ele é muito inteligente para resolver enigmas, mas foi facilmente enganado por seus inimigos, em algumas situações. David é muito bom em descobrir o que aconteceu, em formular teorias, mas na hora da prática, não é tão sagaz.

Há quatro meses, Jillian foi decapitada em sua festa de casamento. O crime ocorreu em um chalé que ficava na propriedade do noivo, local da festa, e nenhum convidado viu quando aconteceu. Aparentemente, o suspeito desapareceu sem deixar pistas e a polícia não chegou a lugar nenhum com a investigação. A mãe da noiva morta contrata Gurney para investigar e descobrir o paradeiro do assassino. Ao iniciar a investigação, o detetive percebe que o caso não tem nada de simples... e nada faz sentido.

Além de Jillian, outras pessoas são assassinadas da mesma forma. David desconfia que se trata de um serial killer.

O final é bom, com reviravoltas chocantes. Desconfiei do assassino, mas não consegui descobrir como ele fez tudo, foi bem mirabolante. No final, David descobre que o assassino está ligado a algo bem maior, que envolve outras pessoas poderosas. Gostei do livro e recomendo a leitura. Quando puder, vou ler o primeiro livro da série também.

Resenha publicada na página Meus Livros e Sonhos.

site: http://meuslivrosesonhos.blogspot.com.br/

mafer 09/03/2014

Favoritado
Nesse segundo livro da saga de David Gurney, John Verdon não decepciona e acaba de ganhar mais uma fã. Mesmo que passe pela sua cabeça o provável assassino, você nunca terá certeza. É um livro que te prende do início ao fim. Daqueles em que o fim dos capítulos marcam cenas cruciais. Não parei até chegar no fim.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6