Feche Bem os Olhos

Resenhas - Feche Bem Os Olhos

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Niz @mundo.literario 05/08/2015

Surpreendente
Depois de ler Eu sei o que você está pensando de John Verdon eu virei fã de suas tramas e seu modo cativante de escrever. Feche bem os olhos é um livro surpreendente que prende a sua atenção do início ao fim. Amei e super recomendo.

Priscila700 28/05/2015

Excelente!
Eu virei fã de John Verdon quando li o primeiro livro da série: Eu sei o que Você está Pensando.
Feche Bem os Olhos é uma história envolvente, bem escrita e me prendeu do início ao fim. Gosto é uma coisa que não se discute, portanto, para mim, foi uma excelente leitura. O livro cumpriu seu papel e atendeu às minhas expetativas, assim, recomendo muito a leitura. Seria interessante ler o primeiro livro da série, pois este cita os eventos acontecidos na primeira obra e fica mais fácil entendê-lo como um todo.

Denise195 06/05/2020

Uma leitura fácil. O livro se desenvolve em um ritmo bom de acompanhar. A trama é bem elaborada e as personagens bem construídas.

Sandi 31/03/2014

Feche Bem Os Olhos- John Verdon
Contém spoilers!

Minha adolescência foi marcada por livros policiais. Tanto que a primeira autora adulta que li foi Agatha Christie. Com o passar do tempo, comecei a diversificar bastante as leituras, mas esse amor de adolescência ainda permanece. E, na busca por um autor que eu não conhecia no gênero, esbarrei em John Verdon.

Feche Bem Os Olhos conta a história de um assassinato brutal cometido durante um casamento. A noiva é encontrada decepada no chalé do jardineiro do seu futuro esposo. Quando meses de investigação não alcançam o objetivo de encontrar o suspeito, o detetive aposentado Dave Gurney é contratado pela mãe da vítima. Sua incrível habilidade investigativa mostra que nesse caso nada é o que parece.

Infelizmente comecei no segundo livro da série relacionada ao detetive David. Embora algumas informações quanto ao passado da personagem não fiquem claras, o fato de não ler o primeiro livro não compromete o entendimento de Feche Bem Os Olhos. Nesse livro, John Verdon explora de modo inteligente vários temas polêmicos e constrói um caso realmente interessante e cheio de camadas. Como pontos positivos, destaco a criatividade do autor em criar situações improváveis e habilidade de nos trazer um final coerente que não desafia a inteligência do leitor.

Porém, como uma fã de histórias policiais, senti muitas vezes que o livro poderia ser muito melhor do que é. Não consigo, por exemplo, estabelecer um ligação entre a grande fama de investigador de David com suas ações durante o caso. O detetive, que é glorificado em todos os momentos possíveis como alguém de inteligência e percepção notáveis, comete erros amadores durante a narrativa. Que tipo de policial conta os detalhes investigativos para todas as pessoas que encontra? Qual profissional treinado aceita se encontrar com uma pessoa desconhecida que acabou de fazer uma oferta totalmente descabida? E ainda bebe a primeira coisa colocada na sua frente? (Esse é o primeiro conselho que qualquer pai dá a um filho- não aceite balas de estranhos).

Além dessas falhas da personagem principal que realmente me irritaram, acho que o escritor poderia ter desenvolvido melhor as características psicológicas das personagens, principalmente diante de temas tão densos como os apresentados. Seria interessante que o perfil psicológico da vítima e do assassino fossem esmiuçados. Senti que tudo foi asséptico, como um médico falando sobre uma cirurgia. Enquanto isso temos um excesso de cotidiano do detetive, com seus jantares infindáveis (sério, não interessa saber o que ele come todo dia) e sua esposa, a única com personalidade melhor desenvolvida, porém a personagem mais chata de toda a trama.

Apesar das incongruências, Feche Bem Os Olhos merece ser lido. John Verdon é um autor inteligente, sabe criar uma história viciante. Infelizmente para chegar aos pés dos grandes mestres do gênero ainda falta muito.

Ju Oliveira 04/02/2014

David Gurney, investigador de homicídios aposentado da Polícia de Nova Iorque, definitivamente não consegue ficar muito tempo longe dos mistérios que envolvem certos crimes. Aposentado a dois anos, ele agora é convidado a trabalhar como consultor em um crime cheio de enigmas e fatos inexplicáveis.

Jillian Perry, uma jovem de 19 anos é encontrada morta em sua própria festa de casamento. De uma forma brutal e horrenda, todas as pistas apontam para o jardineiro da família. Mas nesse caso, nem tudo é o que parece ser…

Mesmo estando muito tentado a aceitar o convite e fazer parte das investigações do assassinato, David fica bastante indeciso, pois sabe que se aceitar, estará travando uma guerra conjugal, pois sua esposa Madeleine é totalmente contra seu envolvimento, já que tudo que ela mais queria era a tão sonhada aposentadoria do marido. Eles agora moram em uma fazendo no interior onde a paz reina constantemente. Mas com a mente agitada que David possui, ele não resiste a esse enigma e aceita a proposta. Quanto mais fundo ele entra nos fatos do relatório policial, mais dúvidas o cercam. Nessa história, praticamente nada se encaixa.

Este é o segundo livro de John Vernon com o personagem David Gurney. O primeiro foi Eu sei o que você está pensando, que é simplesmente fantástico. Nesse segundo livro, achei a trama muito mais complexa, com algumas pontas soltas, alguns fatos completamente irrelevantes e desnecessários. Não que eu não tenha gostado do livro, pelo contrário. A história é muito boa! Mas quando leio um thriller policial, gosto de me surpreender e isso infelizmente não aconteceu neste livro. Saquei quem era o culpado pouco depois do início. São muitas pistas durante toda a história.

Temas como violência sexual causada por mulheres/meninas contra crianças, distúrbios sexuais femininos e prostituição, são a base para alguns crimes citados na trama, além do crime central, que é a morte da noiva. Feche bem os olhos, não foi um livro que me prendeu do começo ao fim, como aconteceu com “Eu sei o que você está pensando“, mas há várias cenas eletrizantes e chocantes. Não é o melhor policial que já li, mas sem dúvida é um bom livro. Recomendo!

site: http://juoliveira.com/cantinho/feche-bem-os-olhos-resenha-promocao/

Araggorn 02/12/2013

Feche bem os olhos é delicioso!
Lembro-me de ter lido o primeiro livro de John Verdon lançado pela editora Arqueiro e ter gostado muito, porém ainda não tinha me conquistado. O segundo livro me convenceu e John Verdon entrou para minha lista de autores favoritos.
John Verdon criou um detetive muito verossímil com uma trama complexa de desvendar e um assassino engenhoso, tornando cada página deste segundo romance um verdadeiro mistério.
David Gurney é um detetive aposentado de grande fama e vive com sua segunda mulher. Ele tem um grande trauma em sua vida que é a perda de seu filho de 4 anos e continua se culpando. Ele e a segunda mulher moram num lugar calmo nas montanhas, mas a saudade da vida policial o torna triste e meio deslocado no lugar, ao contrário de sua mulher, que adora sair para caminhar e pedalar em meio a natureza. Mesmo aposentado, um colega insiste que ele assuma um caso de assassinato como consultor, pois a investigação do caso está sendo relapsa. A vítima teve sua cabeça decepada no dia do seu casamento. Os responsáveis pela investigação nada conseguiram descobrir. Os rastros terminam a 150 passos do chalé e desaparecem. Os cães farejadores não serviram de nada. Quando David Gurney decide investigar não sabia que seria um dos casos mais difíceis de sua vida.
John Verdon nos apresenta uma verdadeira trama policial com muito suspense, mistérios que parecem insolúveis e pessoas estranhas.
David Gurney é um policial de extrema competência e sua concepção é realista, dotando de drama, sensibilidade e reflexões sobre a vida junto a sua esposa e sobre si mesmo.

Excelente livro!

site: www.siriguelasaltitante.com.br

Paula 02/02/2024

O livro é bom, a história é intrigante,consegui matar a charada antes do fim livro ( adoro quando isso acontece porque me faz sentir uma detetive kkk) porém o que chateou foi a vida pessoal do protagonista do livro ,que nem sei como ainda conseguiu ficar casado até o fim do livro ,a história vai em volta muito no cotidiano do casal e isso acaba ficando maçante ,se tivesse tirado tinha ficado perfeito

Gabxxs 07/02/2023

Incrível
Primeiro livro desse gênero que eu leio e posso dizer que apesar de não ter lido o primeiro da trilogia, esse me surpreendeu muito mais do que esperava.
É completo, com uma narrativa perfeita e extremamente detalhada, incrivelmente interessante e eletrizante, conta a história com uma linha incrível de personagens complexos e bem construído.

Hélio 10/03/2013

Depois que terminei de ler "Eu sei o que o você está pensando" fiquei ansioso para ler outra obra do mesmo autor e, assim, devorei esse livro.
Todavia, embora a leitura prenda e seja relativamente boa, a história não convence.
Há muita superficialidade ao explorar certos aspectos da história - diversos elementos da construção psicológica ou do passado dos personagens que poderiam ter sido explorados foram deixados de lado - e, sobretudo, paradoxalmente, foi cometido muito exagero e excesso nessa narrativa no que tange à crueldade e à frieza de alguns personagens. É, portanto, uma obra muito fraca se comparada à outra que citei.
Chamou a minha atenção, em especial, a diferença que caracteriza a esposa do protagonista: no primeiro livro era uma pessoa vivaz, com conselhos e deduções sagazes, os quais foram fundamentais para a elucidação da trama; no segundo livro é apontada como uma mulher brega e apaixonada pela natureza, só isso.

Lorena Urbano 24/05/2021

Gosto cada vez mais do Dave Gurney...
Segundo livro do John Verdon que leio e mais uma vez foi uma leitura muito gratificante! Dave Gurney é um personagem que me cativou. Em "Feche bem os olhos" temos uma trama envolvente que deixa a gente no escuro por grande parte da leitura, já que mais uma vez Gurney se envolve em caso que parece não fazer nenhum sentido. Mas, como já sabemos, ainda está para nascer um enigma que o Dave não seja capaz de desvendar e esse foi incrível! Ansiosa pelo próximo caso do nosso querido detetive!

Helen Lima 17/05/2020

Segundo livro de John Verdon que li. Achei a leitura cansativa, mas a história é bem legal! A noiva é decapitada bem na sua festa de casamento e o suspeito principal é o jardineiro da casa, que acabou desaparecendo.

Alê 30/08/2021

O livro é bem estruturado, tem vários detalhes e de leitura fácil, gostei bastante dessa história e do desfecho.

Duda 23/01/2022

É um livro de mistério muito bom, que te prende a cada passo do David, e isso é legal, gosto de livros assim que me prendem e me faz querer mais.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6