Ressurreição

Ressurreição Leon Tolstói

Resenhas - Ressurreição

gabrisingr 10/01/2024

Teve alguns capítulos muito bons, mas teve momentos que ja tinha dado o que tinha que dar e n acabava mais
eu ja havia lido a morte de ivan ilitch do autor e quis me aventurar em um mais longo pra ter contato com a escrita pra eventualmente ler Anna Karenina

Valéria 01/09/2020

Este é um daqueles livros atemporais, que subverte os desvãos da alma, que desnuda abruptamente os sentimentos. É um romance translúcido em verdade, que prescinde de final feliz. Que aguça a dor e a coragem, que nos confronta com o pior e o melhor de sermos humanos, que ignora as convenções sociais e que mantém viva a consciência individual.
É um livro para ser devorado lentamente ao longo de anos, como a maior parte da literatura russa, onde tudo é grandioso, perturbador e extraordinário.

nan4 19/10/2022

!
terminei após bons 2 meses lendo outros livros , Tolstoy é um mestre , eu o faria feliz . Te amo velho

Andréia 30/09/2023

Claro, excelente leitura. Livro grande mas a leitura não fica enfadonha. Me decepcionei um pouco com o final, mas não atrapalhou o encanto pela leitura. Trata de diversos temas, a propósito, atuais, como péssimo sistema prisional, diferença de classes, vantagens por conhecer pessoas influentes, prostituição, dentre outros.

Bruna Peixoto 12/07/2023

Eu amei o livro, apenas o final que me pareceu que ainda faltava algo. Talvez o final seja o que dá sentido ao título do livro. Já que ele começa a compreender o sentido da vida, quando começa a compreender as escrituras.

stéfanie 19/02/2021

eu me arrastei por algum tempo no começo do livro, mas ao começar as alteração de discurso, e o narrador onisciente se tornar mais forte, a história começa a crescer.
tolstói, como de praxe, ao longo de toda a narrativa expõe posicionamentos socialistas e mostra sempre a luta interna do homem e a influência da religião em seus pensamentos. a crítica feita ao sistema carcerário russo do final do século 19 fica bem clara, e a curta distância com o sistema atual brasileiro assusta; as passagens em meio dos desterrados, já no finalzinho do livro, onde podemos entrar na cabeça dos personagens secundários, mesmo que por poucas linhas, é incrível.
porém, o final... é FRUSTRANTE. sinto como se tivesse trilhado todo um caminho pra chegar em nada, como se o desfecho nem existisse!!!
eu amo romance histórico e o último capítulo quebrou todas as minhas expectativas.
gostaria de ter chegado à siberia.

Juliana 21/08/2021minha estante
Com certeza , de todos que li dele, esse me frustou legal , mas as reflexões são incríveis , mas senti falta do romance e do enredo

Giany.Alves 14/02/2023

Um livro excelente. Tolstoi sem dúvida merece todos os elogios e fama que tem, sua escrita é fantástica e a tradução de Rubem Figueiredo tb. Um livro que mesmo sendo um clássico a escrita é muito atual deixando a leitura super fluída.
A narrativa, a construção da história e principalmente a apresentação da sociedade russa e principalmente a crítica social por trás dos textos de Tolstoi são excelentes.
Ao participar de um júri o nobre Nekhlyudov percebe que uma das acusadas é uma antiga paixão da adolescência que acabou desvirtuada por ele, a partir deste momento, passa a entender o mal que suas ações provocou na vida de Maslova e decide tentar reparar todo o mal que ocorreu na vida dela por causa dele. Passa a criticar a vida da aristocracia russa que provoca tanto sofrimento e discriminação aos menos favorecidos da sociedade.