O Cirurgião

O Cirurgião Tess Gerritsen

Resenhas - O Cirurgião

Kaly 25/05/2022

Tess Gerritsen, tu é baphonica
Se vc procura um suspense policial de alta qualidade, recomendo muito O Cirurgião.
O Cirurgião tá longe de ser um thriller clichê, a história é tão bem escrita q me sinto dentro de um episódio de CSI(só q bem melhor), a narrativa é bem desenvolvida e os personagens e os ambientes são muito bem construídos.
E oq dizer do vilão? Sem dúvidas, é o vilão mais bem construído q eu já li
4.5/5

Vinicius.Faria 15/03/2020

Em O CIRURGIÃO, TESS GERRITSEN nos apresenta um Thriller Médico assustador, com estilo e características muito peculiares, talvez únicas dentro do gênero, criando uma narrativa empolgante e estimulante, cheia de suspense e de muitos (muitos mesmo...) momentos que beiram o campo do sinistro.

Além do enredo que envolve e prende o leitor, os personagens são muito bem desenvolvidos, cada um ao seu modo, apresentando características, sonhos, medos e, principalmente, traumas singulares, todos convergindo para o enriquecimento e desenvolvimento da narrativa, o que resulta no trabalho maravilhoso que é entregue ao leitor.

Outro aspecto singular da obra é a introdução, de forma muito inteligente, do leitor na mente do assassino, o que acontece já na primeira página, levando aquele a conhecer e a se interessar ainda mais pelo CIRURGIÃO, que, muito embora só vá ser apresentado oficialmente no final da narrativa, torna-se um dos personagens mais complexos e interessantes de toda a história.

O CIRURGIÃO é um livro interessante e empolgante do início ao fim, com um desenvolvimento sólido e contínuo, e com um encerramento que pode ser descrito simplesmente como fantástico, cabendo aqui aquela frase clichê: "Cara, eu não conseguia parar de ler".

Porém, o aspecto mais cativante do livro é, nada mais, nada menos, que a personagem principal, a Detetive Jane Rizzoli, que, embora divida espaço com outros dois bons personagens, o Detetive Thomas Moore e a Dra. Catherine Cordell (além do Cirurgião é claro), é a personagem mais interessante, envolvente e cativante, sendo testada como policial, como mulher, como filha, como ser humano ..., bom de todas as formas imagináveis. E no final, só o que se pode dizer é: "Eu amo essa mulher".

O CIRURGIÃO é uma obra sombria e assustadora, com momentos que farão passar calafrios na sua espinha, recheada de suspense, traumas, desafios pessoais, superação e até uma pitada de romance.

site: https://escritosdevinicius.blogspot.com/

Helaine.ragazzi 21/05/2021

Um dos melhores policial/suspense
Amo livros policial/suspense e esse até hoje foi um dos melhores, meu preferido sem dúvida! Tenso, intrigante, vc fica preso do início ao fim, aliás o fim é de roer as unhas, fiquei com os nervos a flor da pele! Vale muito a pena e super indico para quem gosta de leitura desse gênero.
juliany 21/05/2021minha estante
fiquei com vontade de ler agora kkkkk

Alex07 22/09/2022

Inacreditável esse livro, estou de boca aberta , muito intenso.
A Tess gerritsen é genial esse primeiro livro da série com a detetive Jane Rizzoli é muito bom , pena que pelo que eu estava lendo sobre os outros livros o detetive Thomas Moore não estará, gostei dele .
Agora o que falar desse serial Killer " o cirurgião " , fascinante , gosto de uma fala do personagem Zucker " O Cirurgião não caçava como nenhum assassino serial que conheço. Ele é único. Ele fica escondido porque escolhe suas vítimas sem ser visto. Ele as encontra por seu sangue , por sua dor."
Genial , porém a que define esse serial seria a frase de um psiquiatra " Ele é como Ted Bundy. Inteligente, organizado e , na superfície, completamente funcional."
favoritado.

Gláucia 17/04/2014

O Cirurgião - Tess Gerritsen
O que eu gosto nos romances policiais é o fato de se tratar de uma leitura que fazemos de forma menos passiva, onde assumimos um pouco o papel de detetive para tentarmos descobrir antes do término o verdadeiro culpado. O livro é bom, consegue prender nossa atenção, é tenso e tem muuuuito sangue. Mas o autor aqui não nos permite que façamos uma leitura interativa sem nos fazer sentir enganados. Todo romance do gênero tem esse objetivo mas aqui trata-se de outro detalhe que não posso mencionar para não estragar o desfecho.

site: https://www.youtube.com/watch?v=y5SKMD9z-Ss

Ângela Cerqueira 13/04/2020

Este livro é simplesmente VICIANTE. A história nos envolve de uma forma impressionante que nos faz querer concluir a leitura o mais rápido possível.
Indico todos os livros posteriores de Tess, como por exemplo: O Dominador.

Chaluppe 15/10/2021

Aquela sensação que só os grandes trazem...
Tess é genial. A cada nova página, uma nova descoberta. A precisão na descrição das cenas, a densidade dos personagens, os tema abordados... Mulher, que livro!
Um dos primeiros suspenses que eu li e instantaneamente me apaixonei.
Até hoje me certifico de algumas coisas como janelas e carros... esse livro é daqueles que te põe em pânico, mas que te faz refletir também.
Não é mais um livro sobre como a mulher é um troféu e o quanto ela precisa lutar pelo seu espaço. Esse livro vai além. Mostra as pessoas e as imperfeições de ser quem somos e vivermos do modo como quisermos.
Tess, pra mim, é leitura obrigatória!

Karina 08/06/2020

As cenas que envolvem algum procedimento médico são excelentes. Não conseguia desgrudar do livro.

Sté.Souza 07/09/2020

Mediano
Definição de mediano.
Eu achei a história boa, mas só isso, nada surpreendente, achei a escrita prolixa.
Se eu estava sem sono, era só pegar nesse livro e eu dormia como uma pedra.
Talvez os outros livros da autora sejam melhor.

Su 21/03/2023

Volume 1 Rizzoli & Isles
Neste primeiro livro conhecemos apenas a detetive Jane Rizzoli. A única mulher que atua como detetive na delegacia de Boston.

Juntamente com o parceiro provisório Thomas Moore, ela se dedica a encontrar e capturar o assassino em série que ganhou o nome de O Cirurgião. Já que ele tem como método levar como souvenir o útero de suas vítimas.

O modo dele agir lembra um caso antigo, cujo assassino havia sido morto por uma vítima que sobreviveu na cidade de Savannah. Então cabe a Rizzoli junto com Moore tentar descobrir se o culpado pelos crimes é um imitador ou apenas alguém muito perturbado.

A narrativa do livro é excelente e foi muito bem escrito. Possui capítulos longos, então por esse motivo acaba sendo bastante descritivo. Contém também muitos termos médicos, já que Tess antes de se tornar autora, foi médica na vida real. Mas eu acho isso o diferencial nos livros dela, e amo. Agora, caso sintam curiosidade de ler essa história, já vão sabendo que terão muitas descrições dos crimes brutais que esse ass4ssino cometeu e inclusive outros tipos de gatilhos.

No início, a autora colocou a detetive Rizzoli como alguém difícil de lidar, uma personagem que parece ser antipática. Mas no decorrer da história já dá para perceber o motivo pra ela agir dessa forma; e tudo que ela passa só pra poder provar o seu valor, tanto pros colegas de trabalho, quanto para sua própria família.

Luis.Romario 06/06/2020

Leitura Maravilhosa
Ótimo livro , suspense do início ao fim, um final bem fluido, e o destaque que se ao vilão é muito bem elaborado!

Rafa 03/03/2023

Um thriller que choca qualquer leitor
Nenhum livro havia me chocado tanto quanto esse, os detalhes pertubadores de como os assassinatos ocorrem, a forma brutal que muitas mulheres são tratadas no decorrer da leitura. Enfim, esse livro te faz suspeitar de qualquer homem que passe por você, recomendo somente para pessoas que sabem separar a leitura da realidade, caso não saiba, você pode não querer mais colocar os pés para fora de casa.
Sou o tipo de pessoa que não lê romance, então as pitadas de romance que são colocadas durante o decorrer da história não foram de meu agrado, tirando esse mero detalhe, esse livro te cativa e faz querer ler ele com afinco.
Acima de tudo, o que mais me conquistou foi a habilidade da autora em colocar situações que muitas mulheres já passaram, seja assédio ou machismo em local de trabalho. Toda mulher que trabalhou em um ambiente com homens se identificará com a Rizolli, uma personagem que conquistou o meu respeito e admiração. Durante toda a sua trajetória na trama me identifiquei com ela, sentindo suas frustrações e seu desejo aguçado em ser uma mulher forte.
Enfim, um ótimo livro, digno de sua fama.

literatats 26/05/2021

tanta coisa boa fez eu me apegar a esse livro mas o melhor de tudo é como a autora conseguiu criar personagens reais. meu primeiro suspense na área hospitalar e não tem nada que eu não tenha gostado, desde o inicio a vontade de não parar de ler é enorme.
catherine para mim é uma das melhores personagens já criada no universo de suspense policial/thriller, não sei se ela aparece nos outros livros dessa série mas torço para que sim.
anyway, leiam, tudo de bom;

stealtheduda 03/11/2023

O cirurgião
Quando eu cheguei na Livraria Cultura em Porto Alegre/RS, no auge da minha paixão por Sherlock Holmes, a vendedora me indicou a Tess por ser parecida com Agatha Christie e Arthur Conan Doyle. Então veio aí, mais um romance com detetives pra minha coleção.

Sobre a minha resenha pessoal: esse é um daqueles livros que chama a atenção pela descrição e pelo enredo, pois trata-se de um suspense médico de primeira qualidade, é intenso, chocante e narra um rastro de sangue deixado por um assassino cruel, e cabe aos detetives Thomas Moore e Jane Rizzolli descobrirem quem é o ?O Cirurgião?. Apesar de ser um dos meus livros preferidos, devo alertar desde já que o conteúdo é sensível (e violento).
Ninguém entende o motivo pelo qual esse livro me impressiona tanto, mas a descrição das cenas são incríveis, lembro como se fosse hoje dos detalhes da descrição de uma foto, do apartamento da vítima, características das personagens, e etc.
Enfim, apesar do lapso temporal, pois li ele em 2014, esse livro ganhou meu coração e até hoje está no meu top 3 de livros favoritos.
Tess Gerritsen foi irretocável em cada linha, e aos fãs de romances policiais ou da medicina, o livro possui descrições surpreendentemente reais e tramas angustiantes.
Com carinho,
D.

Nayra 08/02/2021

"veja uma vez, faça uma vez, ensine uma vez"
História muito bem escrita, que prende a atenção do início ao fim.
O desfecho achei que foi meio fraquinho, mas não tira o mérito da história.
As descrições são muito bem feitas, principalmente nas partes ligadas a medicina/anatomia, o que deixa a história ainda mais tensa.