O Cirurgião

O Cirurgião Tess Gerritsen

Resenhas - O Cirurgião

fernandaugusta 22/06/2021

Impossível largar
"O cirurgião" é um suspense de tirar o fôlego. Tem todos os elementos para fazer quem está lendo não largar o livro até terminar: um serial killer assustador, uma dupla de detetives ótima, ambiente envolvente e bastante ação.

Em Boston, um assassino está solto. Ele mutila mulheres, após entrar em suas casas. Seu prêmio é o útero das vítimas. A retirada do órgão é feita com a vítima viva. Depois de satisfeito, a garganta destas mulheres é cortada, em um final sangrento. O problema é que o assassino conhecido por estas características foi morto por sua última presa, dois anos antes, na cidade de Savannah. Quem estaria por trás da alcunha de "Cirurgião" agora?

A Dra. Catherine Cordell mudou-se de Savannah para Boston justamente para esquecer seu passado aterrorizante. Foi ela quem matou "O Cirurgião" anterior. Nos últimos dois anos, consolidou-se como uma médica experiente em cirurgias e procedimentos de urgência. Quando os detetives Thomas Moore e Jane Rizzoli a procuram, ela não sabe em que pode ajudar neste caso. Ela só quer esquecer.

Até que o cirurgião começa a deixar claro que a Dra. Cordell está muito mais vulnerável do que pensa. E estabelece um rastro de terror, desaparecendo logo em seguida. Em meio a todos estes eventos, conhecemos o detetive Moore, que desenvolve um senso de proteção muito forte em relação a Dra. Cordell. E também a detetive Rizzoli, única em um meio masculino, constantemente ignorada, lutando por um reconhecimento que vá além da sua falta de atrativos físicos.

Tess Gerritsen nos mantém sempre no alto do suspense, na sensação de que algo importante vai acontecer a todo momento. Adorei a ambientação hospitalar, que ajuda a manter esse foco em situações de emergência e surpresas. O estilo de narrativa da autora, embora menos sombrio, me lembra bastante o de Thomas Harris, de quem sou grande fã.

"O Cirurgião" foi uma das melhores leituras que fiz neste gênero. Procurarei a sequência, com certeza.

Andy.Sena 28/04/2021

Sou apaixonada pela série Rizzoli&Isles e estava com expectativa para conhecer um pouco dos livros. Confesso que fui com muita sede e não me sentir nenhum pouco saciada. Entendo que esse é o primeiro livro da série, uma introdução e claro que os personagens vão amadurecer. Mas eu achei que o livro focou demais no Moore ao invés da Rizzoli, ela foi apenas um personagem secundário que acabou ganhando um foco mais central no desfecho do livro. De toda forma, a história te prende até o final.

Marilia 29/12/2020

Leitura fluída
O primeiro livro da Saga Rizzoli & Isles.
A detetive Jane Rizzoli busca o Serial killer denominado O Cirurgião.
Uma trama envolvente com investigação policial, tortura física e psicológica, na medida certa.

Marcela262 14/07/2022

Muito bem escrito, muito bem trabalhado. Amei que a detetive nao foi descrita como uma muilher perfeita, ela é cheia de defeitos assim como de qualidades. E o dia a dia dela dentro de uma coorporaçao de maioria masculina com todas as suas dificuldades é muito bem representada.

Julinho 09/11/2022

Esse livro aborda a questão da mulher de forma muito sútil e profunda, sem apelar para diálogo de textão de rede social. Vemos duas mulheres que não se gostam, nenhum um pouco (muito pelo contrário), mas que no final das contas salvaram a vida uma da outra.

Rizzoli, muitas vezes soa ao leitor como uma CHATA, mas é impossível não considerar justificado o seu ressentimento pelo mundo (machista!) a sua volta.

Os policiais (homens), são no mínimo, incompetentes. O que podemos considerar um furo: como uma potencial vítima/alvo de um assassino serial anda por aí sem uma escolta permanente? Como uma testemunha com risco de vida, é escoltada apenas por apenas um policial, da porta quarto de um hospital? Não devia ter alguém lá dentro com ela? E o policial abandona a escolta???

Eli Coelho 10/11/2012

Minha descoberta do suspense médico
Esse é o primeiro livro da Tess Gerritsen que leio. Também é meu primeiro suspense médico. Já tinha ouvido maravilhas a respeito de Robin Cook, mas me perguntava: O que pode acontecer de tão incrível em um hospital? Finalmente descobri.

A história é interessante, um serial killer imitador. Uma vitima sobrevivente e envolvida em nova perseguição. Há inúmeros momentos de tensão e ação que não deixam a história perder folego. Pensei que a descrição de procedimentos médicos poderia me deixar meio perdido, mas não. Mesmo para leigos é possível entender o contesto geral da ação.

Quanto aos personagens, Moore é o policial gente fina e competente. Rizzoli é a caricatura de policial feminina feia, mal amada e rejeitada em mundo predominantemente masculino e que tenta mostrar seu valor. É patética, chata, mas acabamos torcendo por ela na segunda metade da trama.

Senti nesse livro a ausência da imprensa. É comentado alguma coisa, mas não mostra um trabalho efetivo da policia em dar explicações a imprensa sobre esse serial killer. Faltou nesse ponto verossimilhança.

A identidade do Cirurgião não surpreende por não ser um personagem presente em todo o livro. É frustrante saber que a história do Cirurgião tem uma continuação no livro O Dominador, mesmo depois dele ser pego pela policia.

Enfim nesse livro tenho duas fascinantes descobertas: uma grande escritora e um novo estilo de suspense.

CÓDIGO AZUL, corram pra ler! rs...rs...
malaguetta 14/11/2012minha estante
fiquei com vontade de ler o livro só por causa da resenha haha

Eli Coelho 14/11/2012minha estante
Realmente Litah, essa escritora é 10. Já estava na minha lista de "escritores que preciso ler", há tempos. Vale a pena.

Helder 04/07/2017minha estante
Também estava na minha lista de autores que precisava ler e valeu a pena. Só fiquei com o pé atrás quando leio que a serie é da Rizzolli, pois há tempos não via uma personagem tão chata. Difícil imaginar que com tão baixa estima ela possa protagonizar os outros livros.

Sayonara 28/12/2012

Foi bom enquanto durou.
Vou falar a verdade.
Havia muito tempo que eu estava super interessada em ler um livro da Tess (olha a intimidade), mas me faltava a oportunidade (R$) de pegar e ler um, principalmente esse "O Cirurgião".
A princípio deixe eu dizer... A autora foi impecável em sentido de detalhes nos procedimentos médicos, em criar uma mente psicopata fora dos clichês e abordar um assunto muito assustador.
O enredo é interessantissimo e vc realmente se sente preso ao querer descobrir quem é o bendito louco assassino e como ficará nossa querida Catherine Cordell a pobre coitada envolvida no meio dessa loucura toda.
Agora, o que eu acho, não, eu tenho certeza, a autora pecou completamente, foi na formação da personagem de Jane Rizzoli.
Sempre escutei altos comentários muito bem formados sobre a detetive Jane Rizzoli, que a personagem era aquilo, era isso... mas super me decepcionei.

Na verdade achei a mulher um porre.
Foi uma sucessão de cenas de autopiedade e injustiça forçada que eu me irritei completamente com a mulher e passei a achá-la um pé no saco, literalmente.
Sabe, essa história de que: "Ai que meus pais preferem meu irmão a mim, ai que eu sou a única mulher no meu departamento.. bla, bla, bla,bla... ela não fazia questão de se enturmar com seus demais colegas, criou um preconceito na cabeça dela tão grande que acabou se tornando verdade dentro do departamento.
Por isso que nem o climax do livro, nem a cena em que o psicopata estava para ser pego, valeu tanto quanto quando o maravilhoso e bondoso detetive Moore (nessa hora ele virou um santo pra mim) virou e disse umas belas verdades na cara da Rizzoli. Verdades que eu mesma estava sonhando durante todo o livro que alguém dissesse pra ela e ela deixasse de ser tão chata.. por que é isso que ela é... chata.

Ele virou e disse:
_ Então você odeia Catherine pela aparência dela. E está chateada comigo por me derreter por ela. Mas sabe de uma coisa Rizzoli? QUE HOMEM VAI SE DERRETER POR VOCÊ, QUANDO NEM VOCÊ GOSTA DE SI MESMA?

Foi ai, foi nesse exato momento que eu joguei o livro pra cima, subi em cima da cama e comecei a gritar de felicidade e bater palmas pro maravilhoso detetive Moore.

Mas voltando realmente ao foco que é o livro e sua horripilante história em questão, se vc não curte sangue, uma mente doentia montando um plano mais doentio ainda... e muita..muitaaaa maldade... Eu não te indico esse livro.

Mas indico sim pra quem curte uma história super bem desenvolvida e rica em detalhes e que a cada página um mistério se resolve e outro começa.
Você vai conhecer Dra. Catherine Cordell e vai se apaixonar e torcer por ela, tenho certeza, da mesma forma que eu torci em todas as trezentas e tantas páginas do livro, vai tirar suas próprias conclusões sobre a detetive Rizzoli e vai apreciar (de um certo ponto) a inteligência e audácia de um psicopata.

4 estrelas... não dei 5 por conta da Rizzoli, espero que essa tenha sido apenas uma 1ª impressão errada e que nos próximos livros ela melhore.

Mara 23/05/2022

Deixou a desejar...
Começou muito intenso, assassinatos cruéis, pesados e bizarros, no decorrer da trama me deixou animada pra tentar descobrir quem estava cometendo tais crimes, mas foi exatamente aí que a história deixou a desejar...pra mim faltou, podia ter sido diferente!!

@joaozinhomarcos 26/10/2020

Livro 10/10
Nossa, segundo livro da Tess que eu leio e posso dizer, que autora maravilhosa

É um livro que prende do começo ao fim, não tem nenhuma encheção de linguiça, o livro pra quem gosta dessa pegada: suspense, policial, ?terror? é super indicado.

Vou agora pro próximo livro que é o dominador ...

Deyvid  12/04/2016

O Cirurgião
Este é o primeiro livro da série Rizzoli & Isles. Tess Gerritsen nos apresenta a detetive Jane Rizzoli que, juntamente com seu parceiro, o também detetive Thomas Moore, buscam desvendar os mistérios que cercam os crimes praticados por um serial killer: O cirurgião. Alcunha esta recebida devido as incisões que realizava em suas vítimas.

O livro possui diversas características que podem caracterizá-lo como uma ótima obra. Boa escrita, personagens marcantes e um enredo assustador e envolvente são exemplos disso.

Após ter lido "O Cirurgião" fiquei com aquela sensação de quero mais, não vendo a hora de ler "O Dominador", livro que dá continuidade a série.
Francielly 25/05/2016minha estante
Olá Deyvid, eu li O Dominador, e se você gostou do Cirurgião, com certeza vai gostar desse...é empolgante os livros da Tess...

Deyvid  03/06/2016minha estante
Oi Fran, realmente, empolgante é uma ótima palavra para descrever o que achei deste primeiro livro. Acredito que os demais da Tess também sejam assim. Obrigado pela indicação. Pretendo ler O dominador em breve.

melissabaltieri 22/04/2021

Romance policial muito bem feito
Me prendeu desde o começo, colocou mulheres como protagonistas e ainda teve um romance incluso.
Recomendo muito.

Claumdd 15/06/2022

O cirurgião
Leitura muito interessante, p quem gosta de policial, suspense, mistérios e sangue. Aqui somos apresentados a Detetive Rizoli que apesar de ser a melhor policial da sua unidade, é descriminada exatamente por ser mulher ?
Mas ela não desiste de mostrar sua competência, mesmo estando fora do caso, e parte numa caçada p salvar a vida da médica sequestrada. Vale a leitura, super fluida e te prende desde o 1° capítulo.

Dulce 07/07/2021

Envolvente!!
Livro tenso e cheio de suspense!! Personagens marcantes e apaixonantes!! A escrita de Tess Gerritsen é espetacular!!

Bia 22/11/2022

Esperava mais
Vi várias pessoas falando horrores desse livro, e realmente esperava mais, o serial foi médio e a detetive que tem destaque na série nesse primeiro volume quase não aparece, e qdo aparece sempre está focando no tema de desigualdade homem x mulher, mas li até o final e pretendo ler o segundo tbm, gostei muito da vítima principal!

Rayslan 22/10/2017

Surpreendente!!
Acho que foi o melhor romance policial que li nos últimos tempos!! Foram 2 dias de apreensão, suposições e muita adrenalina!!
Leitura com detalhes que te fazem imaginar a cena perfeita onde acontecem os fatos, leitura fluida, vc não consegue parar de ler, apenas quer saber o final, o que de fato aconteceu!! E com um epílogo de dar arrepios!
Se é fã de livros policiais, de leitura fácil, de jogo de gato e rato.... Recomendo 100%... Vc não vai conseguir parar até descobrir a verdade!!!