O Cirurgião

O Cirurgião Tess Gerritsen

Resenhas - O Cirurgião

Bia 22/11/2022

Esperava mais
Vi várias pessoas falando horrores desse livro, e realmente esperava mais, o serial foi médio e a detetive que tem destaque na série nesse primeiro volume quase não aparece, e qdo aparece sempre está focando no tema de desigualdade homem x mulher, mas li até o final e pretendo ler o segundo tbm, gostei muito da vítima principal!

Sayonara 28/12/2012

Foi bom enquanto durou.
Vou falar a verdade.
Havia muito tempo que eu estava super interessada em ler um livro da Tess (olha a intimidade), mas me faltava a oportunidade (R$) de pegar e ler um, principalmente esse "O Cirurgião".
A princípio deixe eu dizer... A autora foi impecável em sentido de detalhes nos procedimentos médicos, em criar uma mente psicopata fora dos clichês e abordar um assunto muito assustador.
O enredo é interessantissimo e vc realmente se sente preso ao querer descobrir quem é o bendito louco assassino e como ficará nossa querida Catherine Cordell a pobre coitada envolvida no meio dessa loucura toda.
Agora, o que eu acho, não, eu tenho certeza, a autora pecou completamente, foi na formação da personagem de Jane Rizzoli.
Sempre escutei altos comentários muito bem formados sobre a detetive Jane Rizzoli, que a personagem era aquilo, era isso... mas super me decepcionei.

Na verdade achei a mulher um porre.
Foi uma sucessão de cenas de autopiedade e injustiça forçada que eu me irritei completamente com a mulher e passei a achá-la um pé no saco, literalmente.
Sabe, essa história de que: "Ai que meus pais preferem meu irmão a mim, ai que eu sou a única mulher no meu departamento.. bla, bla, bla,bla... ela não fazia questão de se enturmar com seus demais colegas, criou um preconceito na cabeça dela tão grande que acabou se tornando verdade dentro do departamento.
Por isso que nem o climax do livro, nem a cena em que o psicopata estava para ser pego, valeu tanto quanto quando o maravilhoso e bondoso detetive Moore (nessa hora ele virou um santo pra mim) virou e disse umas belas verdades na cara da Rizzoli. Verdades que eu mesma estava sonhando durante todo o livro que alguém dissesse pra ela e ela deixasse de ser tão chata.. por que é isso que ela é... chata.

Ele virou e disse:
_ Então você odeia Catherine pela aparência dela. E está chateada comigo por me derreter por ela. Mas sabe de uma coisa Rizzoli? QUE HOMEM VAI SE DERRETER POR VOCÊ, QUANDO NEM VOCÊ GOSTA DE SI MESMA?

Foi ai, foi nesse exato momento que eu joguei o livro pra cima, subi em cima da cama e comecei a gritar de felicidade e bater palmas pro maravilhoso detetive Moore.

Mas voltando realmente ao foco que é o livro e sua horripilante história em questão, se vc não curte sangue, uma mente doentia montando um plano mais doentio ainda... e muita..muitaaaa maldade... Eu não te indico esse livro.

Mas indico sim pra quem curte uma história super bem desenvolvida e rica em detalhes e que a cada página um mistério se resolve e outro começa.
Você vai conhecer Dra. Catherine Cordell e vai se apaixonar e torcer por ela, tenho certeza, da mesma forma que eu torci em todas as trezentas e tantas páginas do livro, vai tirar suas próprias conclusões sobre a detetive Rizzoli e vai apreciar (de um certo ponto) a inteligência e audácia de um psicopata.

4 estrelas... não dei 5 por conta da Rizzoli, espero que essa tenha sido apenas uma 1ª impressão errada e que nos próximos livros ela melhore.

AdrianoBiLL 27/06/2023

Uma obra-prima do suspense policial!
O meu primeiro contato com um livro da Tess Gerritsen foi no começo de 2009, quando do nada resolvi comprar "O Jardim de Ossos". Este foi o primeiro livro que eu li da autora e já achei excelente, já despertou o meu interesse em conhecer mais da sua bibliografia. Foi então que eu comprei um segundo livro...

A primeira vez que eu li "O Cirurgião" foi ali por volta de julho de 2010. Ao término do livro eu identifiquei na hora a minha paixão pelo suspense policial, pelo thriller médico, pelo suspense em torno da busca de um serial killer, das séries de assassinatos, e também já identifiquei todo o meu amor e admiração pela Tess. Ou seja, foi com "O Cirurgião" que eu me tornei um verdadeiro fã da Tess Gerritsen.

Depois de mais de uma década eu resolvi reler este que eu considero com um dos seus melhores livros de toda a sua carreira.

"O Cirurgião" é impecável, irretocável, uma obra-prima da literatura que te sufoca e te prende com uma história absurdamente incrível.

É realmente incrível a riqueza de detalhes técnicos que a Tess emprega em sua história. Por ela ter sido médica ela consegue colocar tudo que está acontecendo com uma precisão invejável. Todos os detalhes cirúrgicos e termos técnicos da medicina que envolve uma cirurgia, uma perfuração, uma incisão (excisão), tudo muito bem explicado, muito bem detalhado, muito crível, que nos imerge cada vez mais em sua história.

Existe assassinato perfeito? O Cirurgião era o assassino perfeito, era o assassino inteligente, cauteloso, organizado, metódico, cético, que deixava poucas pistas, ou nenhuma. E o mais curioso é você justamente achar que ele odiava as mulheres, pois tudo que ele queria era somente o útero delas, pois ele desfeminiza as suas vítimas, as purifica dos seus pecados. É completamente bizarro e doentio!

É incrível como a história te prende, te envolve, te abraça, te sufoca, quando você passa a percorrer cada passo do assassino oculto (juntamente com cada personagem), quando você passa a criar suas expectativas, suas imaginações, suas apostas e suas conclusões. É bizarro pensar em como um médico formado cirurgião possa ser o psicopata de toda a história. Como um médico que foi treinado para salvar vidas pode simplesmente dizimá-las com golpes precisos e letais.

Outro ponto muito curioso na história está relacionado com a Detetive Rizzoli, que passava todos os preconceitos possíveis por ser mulher e estar atuando só ao lado de homens em uma profissão predominantemente masculina. Ela sofria agressões verbais, desconfianças, discriminações, assédio e machismo. Me remete muito ao caso da Clarice Starling em "O Silêncio dos Inocentes".

"O Cirurgião" é um livro que traz uma história muito intrigante, muito pertinente, muito curiosa, ao mesmo tempo que se revela inquietante, perturbador, assustador, simplesmente por conter uma história pesada, que incomoda com seus desfechos, que incomoda com seus inúmeros gatilhos de estupros, torturas e violência contra a mulher. Eu considero o livro impecável mas entendo perfeitamente que é muito difícil o recomendar para alguém por esses motivos, principalmente se este alguém for uma mulher que já tenha passado por experiências traumáticas. É difícil imaginar como uma pessoa irá reagir diante de uma história tão perversa, tão cruel, tão chocante, envolvendo assassinatos, torturas, estupros, violência, machismo, preconceito e discriminação.

Por outro lado eu considero o livro como uma obra de arte da literatura. Simplesmente por ter sido escrito por uma autora que está no hall das maiores escritoras de suspense médico e policial de todos os tempos.

A sua maior fraqueza pode ser o medo. O medo une o elo eterno. Assim como a ovelha, o leão também é abençoado. E também o caçador.

Obra-prima irrevogável!
5 estrelas!
⭐⭐⭐⭐⭐
👏👏👏👏👏
Karolinne.9 28/06/2023minha estante
??????

Letícia 16/07/2020

Perfeito
Me apaixonei perdidamente já no primeiro livro. Estou indo pro 3° da série, porém, até o momento, esse foi meu preferido.

Mara 23/05/2022

Deixou a desejar...
Começou muito intenso, assassinatos cruéis, pesados e bizarros, no decorrer da trama me deixou animada pra tentar descobrir quem estava cometendo tais crimes, mas foi exatamente aí que a história deixou a desejar...pra mim faltou, podia ter sido diferente!!

Andressa Kunzler 04/10/2020

investigam um assassino, que imita Andrew Capra (um serial killer que foi morto dois anos antes). Assim, o imitador dopa a sua vítima (uma mulher que já foi vítima de estupro) e com ela ainda viva retira o seu útero, e somente apreciar a dor de sua vítima é que corta a sua garganta.
? Andrew Capra (que inspira o atual assassino) deixou apenas uma sobrevivente... e seu nome é Catherine Cordell, uma cirurgiã de sucesso que aos olhos de todos inspira confiança e não deixa transparecer qualquer sinal de fraqueza, pois foi seu orgulho que a manteve de pé depois de tudo o que passou.
? Enquanto a história se desenrola é possível perceber que Catherine passa a ser o foco do novo assassino. Seria ela seu maior desafio? Ou apenas um trabalho não terminado de Andrew Capra que, na mente do assassino, precisa ter seu desfecho...
? Até ler esta obra eu nunca havia ouvido falar dela, o que sinceramente é uma pena gigantesca, pois o livro é sensacional!!!
? Os capítulos são curtos, o que traz fluidez a leitura, e que somado ao suspense criado pela autora torna impossível largar o livro antes de saber o desfecho!
? Um dos melhores thrillers que já li! E se você, assim como eu, é fã de um excelente thriller, leia este livro!
? Se você já leu ele comenta aqui o que achou e compartilhe conosco a sua experiência, vou adorar saber a sua opinião!

Cibelli.Gianjope 02/11/2020

Meu Deus!!!!
Quando escolhi ler os livros da Tess Gerritsen, fiz uma pesquisa sobre a escritora, quantos livros que foram lançados e se tinha alguma sequência para ler. Então comecei a ler e não parei mais, Tess é maravilhosa e essa série Rizzoli & Isles é S-E-N-S-A-C-I-O-N-A-L, é uma leitura que te prende do inicio ao fim e ainda fica aquele gostinho de quero mais.

Obs: Série Rizzoli & Isles, tem sequência O cirurgião é o volume 1, depois desse tem mais 11 volumes.

@joaozinhomarcos 26/10/2020

Livro 10/10
Nossa, segundo livro da Tess que eu leio e posso dizer, que autora maravilhosa

É um livro que prende do começo ao fim, não tem nenhuma encheção de linguiça, o livro pra quem gosta dessa pegada: suspense, policial, ?terror? é super indicado.

Vou agora pro próximo livro que é o dominador ...

Bia 11/05/2020

Angustiante
Minha primeira experiência com essa autora, e gostei muito.
Adorei a descrição médica, o desenvolvimento e o desfecho que apesar das inúmeras teorias que criei de quem era o culpado não acertei nada. O tempo todo fiquei com uma angustiante sensação de impotência pelo pouco que se sabia sobre o cirurgião, só não consegui simpatizar com a Rizzoli, mas devo admitir que ela é muito inteligente quando quer e o final vale muito a pena! Que livro

Deyvid  12/04/2016

O Cirurgião
Este é o primeiro livro da série Rizzoli & Isles. Tess Gerritsen nos apresenta a detetive Jane Rizzoli que, juntamente com seu parceiro, o também detetive Thomas Moore, buscam desvendar os mistérios que cercam os crimes praticados por um serial killer: O cirurgião. Alcunha esta recebida devido as incisões que realizava em suas vítimas.

O livro possui diversas características que podem caracterizá-lo como uma ótima obra. Boa escrita, personagens marcantes e um enredo assustador e envolvente são exemplos disso.

Após ter lido "O Cirurgião" fiquei com aquela sensação de quero mais, não vendo a hora de ler "O Dominador", livro que dá continuidade a série.
Francielly 25/05/2016minha estante
Olá Deyvid, eu li O Dominador, e se você gostou do Cirurgião, com certeza vai gostar desse...é empolgante os livros da Tess...

Deyvid  03/06/2016minha estante
Oi Fran, realmente, empolgante é uma ótima palavra para descrever o que achei deste primeiro livro. Acredito que os demais da Tess também sejam assim. Obrigado pela indicação. Pretendo ler O dominador em breve.

Maria12089 27/08/2021

QUE LIVRO
Eu simplesmente AMEI cada capítulo desse livro, UAU... completamente sem palavras.
A Rizzoli foi a minha personagem favorita desse livro, apesar de ser "durona"...
E Moore por ser o " santinho"
E temos um assassino.. vivo ou morto? Eis a questão ??

Yas 18/08/2021

Uma história pesada, com detalhes horríveis mas um suspense muito bom! Não consegui parar de ler até chegar no final.

Rayslan 22/10/2017

Surpreendente!!
Acho que foi o melhor romance policial que li nos últimos tempos!! Foram 2 dias de apreensão, suposições e muita adrenalina!!
Leitura com detalhes que te fazem imaginar a cena perfeita onde acontecem os fatos, leitura fluida, vc não consegue parar de ler, apenas quer saber o final, o que de fato aconteceu!! E com um epílogo de dar arrepios!
Se é fã de livros policiais, de leitura fácil, de jogo de gato e rato.... Recomendo 100%... Vc não vai conseguir parar até descobrir a verdade!!!

eloisa 02/03/2022

outro livro da autora que também gostei, porém, o jardim de ossos segue sendo o melhor.
no começo achei que não ia levar essa leitura pra frente, mas dei uma insistida e valeu a pena. gostei bastante. talvez lerei outros livros da autora.

@teucristovam 17/02/2022

Rizzoli e Isles sem Isles
Como fã de Rizzoli & Isles eu esperava um pouco mais, ou pelo menos que a Maura aparecesse, mas aparentemente esse primeiro é só a Jane Rizzoli
Fora isso, é um livro gostoso e tranquilo de ler. Apenas teve uns conceitos sorofobicos que eu até relevaria pelo ano que foi escrito, apesar que quem escreveu foi uma médica...
Quanto a investigação, gostei bastante quando tentavam descobrir as características do assassino, mas a revelação em si não tem nada demais.
Espero que os próximos sejam um pouquinho melhores