A Cabeça de Steve Jobs

A Cabeça de Steve Jobs Leander Kahney

Resenhas - A Cabeça de Steve Jobs

raulpereira 11/03/2011

O livro é bem interessante, pois mostra peculiaridades que Steve Jobs possui no mundo dos negócios, seus altos/baixos, seus prós/contras e como esse conjunto lhe deu muito dinheiro e sucesso em seus empreendimentos.

O ponto fraco do livro, é que em diversas ocasiões o autor ficava em cima do muro e dava um tom romântico para tudo, parecendo um fã escrevendo a respeito do ídolo, fora algumas constantes repetições, mas apesar disso, não invalido a leitura.

elina 25/02/2011

Esse e o cara!
Irado esse Steve maluco! Bom livro para macmaniacos, bom para entender as estrategias de lideranca e marketing da Apple.

Robbie 21/02/2011

A Cabeça de Steve Jobs - Leander Kahney
Este livro é bem legal, principalmente pra quem está cursando algo na área de gestão. É possível identificar várias teorias da administração nas práticas de Steve Jobs, o que particularmente me deu um alívio já que às vezes me pergunto pra que estou aprendendo certas coisas? Mesmo sabendo que muito do conhecimento dele é autodidata, o cara largou a faculdade, e aparecia só nas aulas do interesse dele, muito louco e inteligente queria ter essa coragem.

De certo que há muito de genialidade no cara e paixão pelo que faz o que dá o diferencial, sem dúvidas um gênio dessa geração.

O livro conta um pouco da história de vida de Jobs antes da Apple, na parte da introdução, coisas do tipo... foi filho adotivo, teve problemas de comportamento na escola, um vizinho lhe apresentou a eletrônica o que o fez se apaixonar por tecnologia entre outras coisinhas do seu percurso.

Mas o principal foco fica na Empresa que Jobs criou, a Apple, e na sua forma peculiar de geri-lá, com todo o seu temperamento singular de ver as coisas. Jobs sempre buscou a simplicidade e principalmente a qualidade de seus produtos o principal diferencial competitivo da Apple. Lembrando também dos melhores profissionais.

Basicamente o livro conta de como a Apple e Jobs parecem ser um só e de como um não consegue sobreviver sem o outro, a Apple é Jobs.

A parte do livro que mais gostei foi essa, achei brilhante.

"Estou procurando um lugar que precise de muitas reformas e consertos, mas que tenha fundações sólidas.Estou disposto a demolir paredes,construir pontes e acender fogueiras. Tenho uma grande experiência, um monte de energia, um pouco dessa coisa de "visão" e não tenho medo de começar do zero."

currículo de Steve Jobs no site . Mac da Apple

Nanoreader 07/02/2011

Apple = Jobs
Não se limita apenas a ele e mas nunca foge dele. A forma como é descrita a história dele se entrelaça a todo momento com a história da empresa e dos seus produtos. A criação dos produtos é discutida, a forma como a empresa funciona, a relação dele com suas criações e com seus funcionários. É como se Jobs fosse a Apple e ele fosse ela.
Sua sede por excelência de produtos, qualidade e funcionários nos é mostrada diariamente com suas criações. A prioridade não é vender muito e sim vende qualidade e com isso transmitir confiança e segurança.

lucazweb 05/01/2011

Começando um imperio
Esse livro descreve como Steve Jobs começou uma das maiores empresas do mundo da tecnologia. Mostra como ele se preocupou com cada detalhes antes de lançar os produtos, da embalagem ate a parte interna e não visível dos aparelhos. Recomendo³

Moitta 12/12/2010

Um gênio a ser estudado
Foi absolutamente prazeroso ler esse livro, e saber melhor o que tinha ouvido em boatos e pedaçoes de informações sobre Jobs e a Apple.

No final de cada capitulo há um breve resumo em tópicos, o que eu considero bem útil. Não bastasse a historia ser suficientemente cativante, o livro é muito bem escrito.

Jobs é e sempre foi obscecado pela experiência do consumidor, tem seus valores claros, e isso está acima de querer "lucro" ou "ser a maior empresa". Entende a importância do Design, tanto externo do produto (sua aparência, inclusive a embalagem) como interno, dos softwares e interfaces com o usuário. Compreendeu a importância de simplificar coisas complexas, assim facilitando a vida dos usuários.
Quando o sigilo é importante, como contra a espionagem industrial e estratégia de marketing, Jobs sabe controlar sua equipe e impedir vazamento de informações, mas não é um maniaco; na Pixar, onde tal confidenciabilidade não é importante, há total liberdade para com a imprensa e bloggeiros. Há um objetivo para qualquer comportamento obcessivo.

Saber dizer NÃO: O que deixar de fora é tão importante quanto, se não mais, do que o que entra. É evidente na apple seu foco, 4 modelos de computadores, o minimo de botões no ipod e iphone, as próprias lojas da apple, com enormes espaços vazios que valorizam mais o que está lá.
Saber dizer não, sacrificar boas idéias por não ser o momento ou não se adaptarem.

A busca por excelência é evidente e um padrão que cada um deveria ter internalizado, e não precisar de pressão externa para tal.

Jobs trabalha apenas com os melhores. Qualidade é melhor do que quantidade. Trabalha com uma pequena equipe de elite, confia e dá liberdade para esses proficionais nota 10.

A inovação vêm de manter o consumidor em vista, ter sempre um olho nas novas tecnologias sendo lançadas, concentrar-se nos produtos, saber conectar coisas, ser flexível, fazer protótipos e perguntar aos clientes (não especificamente o que eles desejam como produto, mas que experiência gostariam de ter ou não ter).
Fazer protótipos é um ponto importantíssimo, ao invéz de cada grupo criar do inicio ao fim algo e apresentar isso pronto, criam-se vários protótipos, que são discutidos em grupos (às vezes avidamente) e refeitos dezenas de vezes.
O ato de criação é bem característico: Envolve diversos setores na criação como marketing, design, engenheiros e etc. A click wheel do ipod foi sugerida por alguem do marketin. Não é o usual processo linear, onde um grupo faz e manda para o próximo. Há uma infinidade de idas e vindas, revisões e até abandono do projeto se não estiver de acordo. A criação é conjunta, orgânica.

Jobs não se apega aos produtos e sabe sacrificar um quando é preciso. "Se queimar os navio todos terão que ficar e lutar". Saber abandonar uma idéia é precioso. Saber defendê-la também. Jobs faz questão que todos tenham opiniões fortes e saibam defendê-las com unhas e dentes. Sabe motivar, cobrar, incentivar e repreender.

Gabriel 15/12/2010minha estante
So aumenta a minha ansiedade para ler esse livro...

Madytt 29/11/2010

Hum...médio...
Esse é um livro que fala sobre alguns traços marcantes da personalidade de Steve Jobs que é repassado para a forma de dirigir a Apple e faz com que a empresa seja o sucesso que é. Basicamente trata-se de um "manual" no qual se tem informações e lições muito importante para pessoas que trabalham ou querem trabalhar na área de marketing, desenvolvimento de produto, mostra o que como as empresas deveriam fazer para atrair mais clientes, foca principalmente na experiência do usuário que Steve tanto prioriza. Em alguns momentos senti um certo sentimento de "já não li isso?" ou "aii q redundante"...no geral é um livro bom pra quem gosta de livros assim de lições empresariais e tal.

Marcelo290 26/11/2010

Enfadonho
Pensei em parar várias vezes.
O autor divide o livro por assuntos. Entao varias historias sao contadas varias vezes.
Acho que se o livro fosse em ordem cronologica seria mais interessante.
Destaque para uma parte interessante sobre marketing (da pág. 117 a 136).

Suzi Hay 08/11/2010

O que falar ?
Bem, sou suspeita para falar do livro, pois como fã de Steve Jobs, tenho acompanhado sua carreira o máximo que posso.
Com personalidade forte e marcante, ele tem um jeito singular de administrar. Como líder e mentor, acho que me inspira em certos aspectos.
O livro relata sua carreira, e descreve alguns episódios de sua vida profissional.
Mesmo não sendo uma aficcionada em tecnologia, a forma como ele administra e conduz o negócio da Apple e também das outras empresas, é algo que me fez pensar na carreira, e em como devemos ter "paixão" naquilo que fazemos.

Cristiano @imagensdocris 25/10/2010

Nota 2.5
O livro foi importante para eu conhecer um pouco da trajetória de Steve Jobs mas, foi difícil para terminá-lo...
A autor é repetitivo...Enfadonho. Quanto mais você lê, mais fica chato...
Acho que ele não possuía material para findar o livro e começou a repetir informações...
No final do livro, fiquei querendo ter algum produto da Aplle, talvez esse foi o intuito do autor...
Recomendo a Palestra de Steve Jobs para formandos da Stanford...
Está no Youtube, com legandas... é uma síntese do livro.

Marcelo290 13/11/2010minha estante
Exatamente a minha opnião! Enfadonho!!

Wendell 04/10/2010

Ótimo livro
É sem dúvida um relato do sucesso da Apple, capitaneada por Jobs. Desde a sua criação até o sucesso do iPhone, o autor rtelata os casos de sucesso desde que Steve voltou a presidir a empresa. Leitura recomendada para quem curte administração e tecnologia.

Bruno Cullen 04/10/2010

Boa leitura
Aborda sobre o lado positivo e também o lado negativo da personalidade empreendedora, narcisista e controladora de Steve Jobs.

O autor se perde algumas vezes mas consegue retomar e concluir o livro.

Recomendo para quem quer entender um pouco mais sobre empreendedorismo design e desenvolvimento de produtos.

Adriii 20/09/2010

O louco Steve Jobs
Steve Jobs era uma pessoa de foco e espírito inventivo, muitas vezes tirano pelo seu perfeccionismo incontrolável, cuja personalidade o fizeram ser capaz de levar a Apple ao triunfo. Para Jobs "as pessoas não sabem o que querem até você mostrar a elas" e tirar um produto da embalagem é algo importante para o consumidor, quanto à finalidade do produto, pois esse processo de desembalar é uma questão de familiarização com o produto. Além de cuidar dessa rotina de "desempacotamento" para cada produto da marca Apple, Jobs controla os demais aspectos da experiência do consumidor, que vão dos filmes publicitários às lojas personalizadas. Todos os produtos projetados e todas as decisões tomadas, são com base no usuário.

A Apple foi tirada da falência graças à maneira de pensar de Steve Jobs, sendo que em 10 anos ele conseguiu transformá-la numa empresa mais rentável do que um dia já foi. A transformação da Apple para uma potência global deu início em 2001, com o lançamento do iPod, que em 2007, teve mais de 100 milhões de vendas. Em 2006 foi lançado o iPhone que modificou monstruosamente o mercado de celulares, ocupando 90% do mercado americano (2007).

Toy Story foi o primeiro filme totalmente animado por computador feito pelo estúdio particular de cinema de Jobs, em 1995, a PIXAR, quando esse estúdio ainda era pequeno. Devido ao estrondoso sucesso, a Disney adquiriu a Pixar em 2006 pela bagatela de 7,4 BILHÕES DE DÓLARES.

O domínio de computadores ainda é da Microsoft e a Apple não conseguirá tomar essa posição. Porém, o controle do mercado de eletrônicos de consumo digital para comunicação de forma rápida e entretenimento, é outra questão.

A carreira de Jobs tem imenso impacto nos computadores, na cultura e na APPLE, sendo ele um dos homens mais ricos do mundo na atualidade. Além de planejamentos estratégicos inteligentes, Job podia contar com a SORTE. O livro não mostra como funciona a cabeça desse louco de nome Steve Jobs, mas pode-se ter uma visão do que é ser empreendedor, ter liderança e atuar de maneira precisa em marketing, trabalhando com criatividade.

Conclui-se então, que por trás de uma grande empresa, existe a presença de pessoas que enxergam além do que é comum, que diariamente buscam pelo aprimoramento de seu conhecimento e carregam consigo a auto-confiança.

Michel 20/09/2010

A cabeça de um ícone
Minha paixão pelos produtos da Apple vem desde a década de 80 quando teclei pela primeira vez no Apple II. Entender como um dos ícones empresariais da atualidade pensa foi uma leitura enriquecedora.