A Cabeça de Steve Jobs

A Cabeça de Steve Jobs Leander Kahney

Resenhas - A Cabeça de Steve Jobs

Cyntia.Saray 07/09/2020

Excentricidades de um gênio
Perfeccionista. Elitista. Criativo. Entusiasmado. Autêntico. A verdade é que Steve Jobs possui diversos adjetivos para descrever o que fora uma personalidade autêntica. Como gosto de enfatizar, "um Jobs nunca precisou ler como ser 'Jobs'", pois é o tipo de genialidade tão legítima que nada antes dele o descreve e tudo depois é apenas uma singela comparação de suas características. Poderia narrar diversas passagens de sua biografia, mas seria até redundante, levando se em conta a repercussão de sua vida pessoal e profissional. Sobre o livro, digo que ele fragmenta algumas peculiaridades - talvez as mais enigmáticas - de uma vida profissional intensa, turbulenta. Há pouco na leitura que tenha realmente me surpreendido, admito. Posso assinalar dois tópicos principais: um perfil ainda mais enérgico do que imaginara, tanto quanto um molde bem "tradicional" para estimular a criatividade. A busca pela excelência em seus produtos vai de encontro com as alegorias que se imagina quando falamos de inovação. Inclusive zombam desses sistemas "modernos" que buscam a todo custo despertar a criatividade alheia. Quando na verdade, o foco é totalmente na experiência do usuário e insaciável gana pela perfeição. O que torna a vida de Jobs extremamente atrativa é observar a linha tênue entre genialidade e insanidade, revolução e excentricidade. Interessante ler os vislumbres de uma mente que podia enxergar anos a frente de sua época e ainda hoje, ser totalmente incompreensível em muitos aspectos. Talvez a nossa inaptidão de assimilar tamanha singularidade seja exatamente o que torna Steve Jobs extraordinário.

Anderson.Rossi 26/03/2020

E se Steve Jobs fosse seu chefe?
O livro trás uma abordagem diferente de quem foi Steve Jobs, focando no ambiente profissional em volta dele, colocando um pouco de lado as evoluções e invenções que ele deu vida. Os principais questionamentos desta obra seriam se o leitor contrataria ou se trabalharia para Steve Jobs, pois é muito fácil olhar e adimirar a apple e suas invenções, mas e o caminha até chegar lá, com uma pessoa que nos padrões de hoje é consederada tóxica e que entrega excelentes resultados.

A leitura do livro é fluída e nos faz avaliar se ele merece toda a grandiosidade que recebe ou se quem deveria receber esse patamar deveriam ser as equipes que trabalharam para ele.

Edson Camara 05/06/2018

O livro foi publicado em 2008 quando Steve Jobs ainda esta vivo.
Hoje a Apple é a maior empresa de tecnologia do mundo e conquistou uma legião de fãs no mundo inteiro que não abrem mão de seus produtos Apple.
O livro escrito pelo editor da revista Wired, Leander Kahney, apesar de estar datado, com 10 anos de publicado, continua atual porque conta a história da Apple com todos seus altos e baixos e problemas que geraram tantos sucessos.

Com sua leitura ficamos sabendo como surgiu o MacBook, o iPod, a iTunes e o iPhone entre outros produtos de tanto sucesso da empresa e como passo a passo a Apple foi construindo seu futuro.
Leander dedica uma boa parte do livro a debater a personalidade e a forma de Steve Jobs pensar, afinal o livro chama-se A cabeça de Steve Jobs e cumpre muito bem o seu papel.
Vitor Hugo 05/06/2018minha estante
Boa resenha, Edson! Estou lendo o livro e devo termina-lo amanhã. Uma das passagens mais bacanas do livro, foi quando fala do retorno dele a Apple, e existiam vários produtos. Ele praticamente excluiu tudo(não dava retorno) e desde então, passaram a trabalhar com quatro produtos. Achei genial!

oilutmaia 02/07/2017

Bom, mas repetitivo
As ideias que o livro trás são realmente muito boas, mostram questões relativas à liderança e à forma de pensar de Steve. No entanto, ao longo do livro muitos dos temas são abordados de forma repetida, mostrando que algumas páginas a menos teriam feito o mesmo efeito.

Wesley.Reis 28/06/2017

A frente de seu tempo
Jobs foi revolucionário, criou novos produtos e uma nova forma de gestão. Foi expulso da empresa que ele mesmo fundou e a Apple esteve à beira da falência na década de 90! Assumindo novamente seu posto de líder da empresa que colocara no mundo e que havia sido expulso, manteve suas convicções e o DNA da corporação. A Apple nasceu para ser revolucionária, rebelde! O que transformou a Apple na maior empresa do mundo na volta de Jobs não foi seu amadurecimento, não foi a mudança da empresa, pelo contrário, ele a manteve fiel aos princípios e valores que já tinha na década de 80! O que mudou foi o mundo! Podemos a partir dessa análise compreender a genialidade de Jobs, ele criou uma empresa, com conceitos avançados de mais para sua época! Jobs era na década de 80 um empreendedor 30 anos à frente de seu tempo! Com a convicção que sempre teve, esperou a sociedade evoluir a um ponto que ele já havia enxergado a tempos e mantendo seu DNA colheu os frutos de uma revolução!

Mara.Sousa 14/06/2017

Pode até ter sido um grande nome na tecnologia, mas como pessoa...
Olha, terminei o livro na marra, por que haja estômago para aguentar esse cara.

Raquel Comunale 03/11/2016

O livro relativamente pequeno foi escrito em 2007 por Leander Kahney, um editor e ex-repórter sênior da Wired News. Ele aborda assuntos extremamente interessantes como a minúcia que Jobs tinha com cada fase do projeto de criação de um produto, ele participava das decisões mais cruciais como o tipo de hardware até a definição sobre a embalagem do produto. Sempre cercado de profissionais de um nível extremamente alto Jobs precisou se cercar dos melhores para tirar suas ideias incríveis do papel e apresentá-las ao mundo. Um maníaco por perfeição e excêntrico por natureza que não tinha medo de descartar um produto incrível por ter uma ideia ainda mais genial que a anterior.

Jobs fundou a Apple e revolucionou o mercado de computadores pessoais para, alguns anos depois, ser afastado da sua empresa. Com dinheiro na mão criou a Pixar que trabalhou em lançamentos anuais de desenhos que marcaram a infância de muita gente como Toy Story, Monstros SA, Ratatouille e alguns outros.
Convidado a voltar para uma Apple endividada e com um catálogo de produtos pouco expressivos Jobs fez aquilo que ele sabe fazer de melhor: inovou. Com um misto de tecnologia, marketing e acordos lucrativos ele conseguiu retomar o controle da empresa e emplacar produtos que mudariam a vida (e a rotina) de milhões de pessoas. Com o foco na "experiência do usuário" Jobs atraiu a atenção e o fanatismo dos usuários.
Além dos sucessos icônicos do iPod e iPhone a empresa investiu na criação das lojas físicas da Apple que se tornaram templos tecnológicos que também focam na experiência do usuário e no estilo de vida que eles almejam.

Eu gostei muito do livro. Jobs além de um gênio era um líder nato que estimulava sua equipe até limite para alcançar seus objetivos. Creio que sua maior missão de "mudar o mundo" com seus providos foi alcançada com sucesso ao olhar pra trás. Vendo a apresentação do primeiro iPhone em 2007 fica claro a paixão e a entrega que ele tinha com seus produtos. Tem alguns capítulos mais técnicos do que outros mas, no geral, a história prende a atenção.

site: http://desencontre.blogspot.com.br/

Sebo du Carlitos 31/10/2016

Disponível no Sebo du Carlitos
www.seboducarlitos.46graus.com

Digão Livros 22/09/2016

Nem tudo é perfeito...
Há algumas pessoas que possuem o dom de enxergar além em determinado assunto. Para quem assistiu MATRIX, é como se enxergasse o mundo como realmente ele é. Como se a MATRIX fosse decifrada.
Assim era Steve Jobs quando falamos de tecnologia.
Temperamental, irascível por vezes; surpreendente quase sempre. Jobs conseguiu arregimentar uma legião de fãs fieis aos seis produtos, adoradores de uma religião do consumo que se tornou as criações da Apple.
Ter um Apple passou a significar fazer parte de uma família exclusiva, que usufrui de bens de alto valor monetário, tidos como simples e extremamente sofisticados.
Essa simplicidade reconhecida sempre foi a obsessão de Steve, que alucina e apaixona seus seguidores.
Jobs sempre foi perfeccionista, meticuloso, insistente. O interessante é que ele não dominava todo o processo de criação. Não era engenheiro. Seu principal diferencial era enxergar o produto pronto mesmo sem que uma linha do projeto tenha sido colocada no papel.
Isso impactou diretamente modo de ser da Apple, e criou um mundo a parte em relação aos concorrentes. Por exemplo, o % de investimento em pesquisas em relação aos concorrentes é brutalmente maior, assim como o valor agregado dos produtos criados.
Jobs tornou-se uma espécie de Messias do mundo tecnológico, um avatar do sucesso. Tudo era clean, simétrico, sofisticado, simples e perfeito.
Infelizmente, nem sempre é fácil lidar com gênios. Eles costumam serem impetuosos, impacientes, intolerantes, amedrontadores.
Steve encaixava nesse perfil. E talvez tivesse sido isso que tenha ocasionado a sua expulsão da empresa fruto de sua criação.
É sabido também que a sua genialidade o trouxera de volta, dessa vez com infinitos poderes de gestão.
Contudo, o tempo mostrou que suportar a pressão de pessoas assim é desumano. Muitos ficaram pelo caminho.
A Apple definitivamente marcou época, assim com ao Pixar, do mesmo criado.
Não deixa de ser uma triste ironia que alguém tão obcecado pela perfeição tenha sucumbido por um raríssimo defeito de fabricação, que o retirou precocemente da Terra.
Enfim, nem tudo é perfeito.

marciofleury 21/02/2016

Um resumo da história de Steve Jobs, mas com narrativa um pouco "viciada"
Mostra uma visão geral do comportamento e história de Steve Jobs. Achei que possui uma visão um pouco "viciada": ponto de vista de um grande fã da Apple. Mas no geral é um bom livro, mas nada surpreendente.

sheldonled 20/02/2015

Incrível!!!
A Cabeça de Steve Jobs é um livro escrito por Leander Kahney, um jornalista que faz parte de excelentes projetos como wired.com e o blog Cult of Mac e cobre a Apple a mais de 10 anos. Ele escreve com clareza, simplicidade e detalhes, como Steve Jobs adotou traços de sua personalidade para conduzir a Apple ao triunfo. Acho que é desnecessário dizer que Jobs foi o fundador e presidente da Apple até (quase) sua morte, ficando de fora da empresa apenas alguns anos. Acho que é desnecessário dizer o que é a Apple.

Jobs era um cara que não parava, seu espírito inventivo e obsessão pela perfeição o levou a inovações magníficas que mudaram todo o mercado de tecnologia, como exemplo, o uso do mouse, da interface gráfica (antes da Apple os computadores eram grandes telas pretas com texto puro), de aparelhos portáteis de música digital e de celulares-mini-computadores com telas sensíveis ao toque (ou simplesmente smartphones).

Jobs também era conhecido pelo seu temperamento difícil, o que desencadeou uma série de coisas que culminaram na sua saída da Apple, determinada pela comissão da diretoria. Mas seu talento era tanto que nesse tempo ele Fundou a Pixar que, como a Apple, lançou grandes sucessos: Toy Story, Monstros S.A, Os Incríveis, Carros, Up – Altas Aventuras etc. Jobs também fundo a NeXT, uma empresa de tecnologia que, a princípio, foi criada para concorrer com a Apple.

Jobs voltou a Apple em um momento difícil da empresa, e o motivo foi que a empresa necessitava de uma reformulada no sistema operacional e resolveu pedir ajuda à NeXT. Essa ajuda resultou na compra da NeXT, o que levou, gradativamente, Jobs aos cargos de decisão da Apple novamente até ele se tornar CEO da empresa.

Duas das conclusões mais interessantes de Jobs, na minha opinião, foi as três eras do computador, e o Hub digital. Basicamente as três eras do computador são a da produtividade, a da internet e a do estilo de vida. Esta última nos leva ao conceito de que o computador seja um Hub Digital para gadgets (câmera digital, celulares, players de música etc).

Um hub é qualquer dispositivo capaz de aceitar conexões de outros dispositivos, servindo ao mesmo tempo de central para recepção e transmissão de dados. Esse termo é mais conhecido por causa dos dispositivos, do mesmo nome, que distribuem internet numa rede local, mas é muito usado em outras áreas, como hub de empresas, ou hub de profissionais, e por Steve Jobs, como hub digital.

Este livro conta toda essa história que resumi acima, porém de forma detalhada, com depoimentos de pessoas que viveram tudo isso, sempre focando a personalidade e os erros e acertos de Steve Jobs, para que também sirva como um guia de liderança para os novos tempos, ensinando ao leitor formas de criar sua própria cultura de inovação. A conclusão que tive desse livro é que quero sentir cada traço da personalidade desse Gênio em busca da perfeição nos aparelhos da Apple. Até hoje nunca utilizei nada da empresa por preferir tecnologias abertas e/ou livres, mas estou pensando em abrir exceções.

site: http://wordstorm.sheldonled.com/resenha-a-cabeca-de-steve-jobs/

Wellington.Vidal 05/02/2015

As pessoas não sabem o que querem até você mostrar a elas!
E é com essa frase motivacional e entre outras que esse homem foi considerado um gênio do mundo da tecnologia. Steve Jobis não foi apenas um mero fundador de umas das maiores empresas do ramo de tecnologia e sim um grande filósofo que sempre motivou um grande número de pessoas. Neste livro você não vai apenas saber como foi a cabeça de Steve mas sim saber um pouco da filosofia de vida dele, vai saber também como um cara que foi adotado e que chegou a dormi no chão de um dormitório, e que sempre andava muito até o outro lado da cidade pra comer a melhor comida que ele já comeu se transformou em um bilionário de grande sucesso e até hoje ele é respeitado por todos! Eu particularmente que sou muito fã dele, fiquei muito motivado pelo fato de ele ter tido uma forte determinação e sempre pensar naquilo que até então não existia no mercado da tecnologia. Você que está pensando em ler esse livro, eu digo pra você: “Leia, e se impressione com a jornada desse gênio”. A cabeça de Steve Jobis é um livro cheio de detalhes e riscos que o fundador correu quando viu a empresa falida mas mesmo assim não perdeu a esperança de ver ela cheia de produtos novamente. Boa leitura a todos!

Andalik 18/08/2014

A Cabeça de Steve Jobs - Resenha em 07/02/2010
É difícil acreditar que um homem revolucionou os computadores nos anos 70 e 80, o cinema de animação e a música digital nos anos 2000. Baseado em dezenas de entrevistas com amigos (ou não) e colaboradores da Apple, o livro traça o perfil psicológico de Steve Jobs, exibindo sempre seu caráter elitista, absurdamente perfeccionista e controlador.

O livro, em sua maioria, narra fatos e curiosidades a partir do retorno de Steve Jobs à Apple em 1997 e a reconstrução da empresa (da falência eminente ao sucesso absoluto).

O fim de muitos produtos, corte de dezenas de projetos, a reestruturação da linha de computadores de n modelos para apenas 4 (dois desktops e dois notebooks), o marketing arrasador, a entrada para as lojas de varejo (Apple Store), o desenvolvimento do iPod e muito mais.

Este livro é, ao mesmo tempo, uma biografia e um guia sobre liderança.

Recomendação: Novos (e antigos desinformados) usuários da marca Apple, Interessados na biografia de Steve Jobs.